Search

Roteiro de um dia em Gonçalves

Conteúdo atualizado em 25 de fevereiro de 2024

Amo o sul de Minas! As paisagens são incríveis, a comida é ótima e as cidades são fofas – além de serem pertinho de casa.

Aproveitamos um feriado de Corpus Christi para fazer um bate-volta até Gonçalves, uma dessas cidades, que fica a cerca de 100 km daqui de São José dos Campos, ou umas 2 horas de viagem, por uma linda estrada sinuosa em meio às montanhas.

Decidimos não pegar nenhuma estrada principal, e sim através da estradinha que leva até Monteiro Lobato. De lá pegamos sentido São Bento do Sapucaí, e então seguimos a indicação para a estrada que leva a Gonçalves – sem dúvida o trecho mais bonito, pois vamos subindo, subindo, vendo as fazendas e as cidades lá embaixo. Estava um dia de sol bem gostoso, com temperatura muito agradável. Pela altitude, imagino que seja bastante frio no inverno, principalmente à noite.

A cidade é bem pequenininha, e parte das ruas estava interditada para a preparação dos tradicionais tapetes coloridos no chão, no caminho por onde passa a procissão rumo à igreja, que fica na parte mais alta da cidade.

Os malinhas adoraram ver as pessoas fazendo os desenhos no chão, não só com a tradicional serragem colorida mas também com flores, tampinhas de garrafa, papel picado… como sempre, fizeram mil perguntas pois era algo que nunca tinham visto. A tradição católica nessas cidades pequenas é muito forte.

Na cidade há inúmeras lojinhas cheias de cachaças de todos os tipos e preços (algumas caríssimas), geleias, doce de leite, todo aquele pacote de gostosuras típicas de Minas. Há várias opções de restaurante, e acabamos almoçando no Paulo das Trutas, que já conhecíamos de Monte Verde.

Depois de zanzar um pouco pela cidade, paramos na Padaria e Café São Francisco para um café e comprar uns queijinhos. A casa onde fica a padaria foi a primeira casa de alvenaria da cidade, segundo nos contaram, construída há mais de cem anos. Ela foi toda restaurada e recebeu essa pintura externa colorida maravilhosa.

Logo na entrada fica a padaria propriamente dita, à esquerda – onde deveria ser a sala da casa – ficam as mesas do café, com uma estante cheia de livros de todos os tipos, inclusive em inglês e alemão. Nos fundos ficam os queijos (o melhor é que dá pra experimentar todos, e a moça que nos atendeu nos explicou tudo sobre eles, foi ótima!), e ao lado de onde ficam os queijos há uma porta para o sótão, cheio de surpresas.

Fizeram uma espécie de museu, com vários objetos antigos, distribuídos nas salinhas. Meio claustrofóbico mas muito bem pensado! Meus malinhas que adoram um museu ficaram fascinados com os objetos, perguntando o que eram e pra que eram usados. Adoraram também a janelinha que dá para a calçada, ficaram lá espiando os pés das pessoas que passavam.

Há várias trilhas e cachoeiras ao redor da cidade, assim como diversas opções de hospedagem. A família do blog Trilhas e Cantos tem muitas dicas de Gonçalves e arredores, vale a pena conferir este post aqui: O que fazer em Gonçalves, Minas Gerais

Para quem mora aqui nos arredores é uma ótima opção para um passeio de um dia, uma alternativa a Campos do Jordão (que fica lotada nesse feriado e no período de inverno) e uma chance de saborear um pouco de Minas pertinho de casa.

Mais informações sobre a cidade e a programação de eventos ao longo do ano podem ser conferidas nos links abaixo:

Prefeitura Municipal de Gonçalves

Visite Gonçalves

Portal da Associação Pró-Turismo em Gonçalves

Gostou? Tem mais cidadezinhas adoráveis nos posts abaixo:

Roteiro pelo centro de São Luiz do Paraitinga com 2 malinhas

Itatiaia e Penedo em um fim de semana com 2 malinhas

Roteiro em Guararema com 2 malinhas

Monte Verde com 2 malinhas

O que fazer em Paranapiacaba com 2 malinhas

Entre Minas e São Paulo: o que fazer em Andradas e Espírito Santo do Pinhal

 

 Salve essa imagem no seu Pinterest –

 

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *