Nem sempre conseguimos concretizar o que planejamos, infelizmente. Aqueles que amam viajar e estão sempre pensando em novos roteiros sabem bem disso! Ainda mais nesses tempos de crise financeira e dólar tão alto, pode ser difícil fazer aquela viagem dos sonhos, principalmente depois que a família cresce – e o número de passagens também. Orçamento apertado, gastos inesperados, férias canceladas… com surpresas de todo tipo, há momentos em que tudo parece conspirar pra manter a gente em casa. Mas pra quem adora uma estrada e não abre mão de uma escapada de vez em quando, a alternativa pode ser fazer passeios curtos, tipo bate e volta, conhecendo lugares próximos e aproveitando o que viajar com as crianças traz de mais especial: aquele aumento no nosso repertório de experiências em família!
Para quem mora nos arredores de São Paulo capital, há opções para todos os gostos: museus, parques, passeios de trem, trilhas, tudo bem barato e sem necessidade de hospedagem.
Pode-se começar por Paranapiacaba, um distrito da cidade de Santo André, que fica a pouco mais de 50 km da capital. A história desse lugar, por si só, já é uma atração: em meados do século XIX foi criada uma vila para alojar os trabalhadores que construiriam a primeira ferrovia do estado de São Paulo, que serviria para escoar o café produzido na região até o porto de Santos. Como a grande maioria desses trabalhadores vinha da Inglaterra, a vilinha ficou com uma cara muito inglesa – tem até uma réplica do Big Ben! Dois museus são imperdíveis: o Museu Ferroviário, onde ainda são mantidos muitos maquinários e peças originais, e o Museu Castelo, onde a história da vila é contada numa visita guiada. Passeio redondinho para um dia!
Todos os detalhes nesse post: O que fazer em Paranapiacaba com 2 malinhas
Bem pertinho da capital também fica o Templo Zulai, em Cotia. Independente da religião do visitante, o local é um oásis de tranqüilidade, com suas estátuas imponentes (e um pouco assustadoras!). Uma oportunidade excelente de conversar com os pequenos sobre as culturas orientais e sua forte simbologia.
Mais sobre o templo aqui: São Paulo – 7 dicas de passeios com crianças
A pouco mais de 70 km da capital fica Guararema, outra cidadezinha fofa que vem explorando seu potencial turístico já há alguns anos e que conta com pelo menos duas atrações imperdíveis: o Parque da Pedra Montada, onde é possível ver duas rochas enormes misteriosamente equilibradas uma em cima da outra, que dão nome ao parque, e o passeio de maria-fumaça, uma viagem de cerca de 40 min até o distrito de Luís Carlos, com suas casinhas coloridas que alegram a vista de quem chega.
Tem mais sobre Guararema aqui nestes posts: Roteiro em Guararema com 2 malinhas e 6 incríveis passeios de trem no Brasil
Na linha de museus imperdíveis, na região do Vale do Paraíba existem dois que a criançada vai amar com certeza e podem ser visitados no mesmo dia. O Memorial Aeroespacial Brasileiro fica em São José dos Campos, a cerca de 100 km da capital, e conta um pouco sobre a história da aeronáutica no Brasil. Do lado de fora, aviões, foguetes e lançadores de satélites de verdade; dentro, a história da aviação desde Santos Dumont, o primeiro carro movido a álcool do Brasil, mais a história do CTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e seu fundador. Tudo extremamente didático e, de quebra, uma localização privilegiada: o museu fica ao lado da Embraer, a fabricante brasileira de aviões.
Post completo sobre o MAB aqui: Memorial Aeroespacial em São José dos Campos
Um pouco mais adiante, na vizinha Taubaté, fica o Museu de História Natural de Taubaté, com um acervo interessantíssimo: mistura dinossauros – uma paixão da maioria das crianças – com muitos outros animais, do mundo inteiro. Há fósseis de verdade e muitas réplicas, e os animais são empalhados e distribuídos de acordo com o tipo e região de origem. Programa maravilhoso para adultos e crianças!
Mais sobre este museu e muitos outros aqui: Museu é lugar de criança sim!
E ainda nessa região, impossível desviar de Campos do Jordão, super famosa pelo seu clima mais friozinho, a 170 km da capital. Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, nem só de badalação no inverno vive essa cidade, e há opções deliciosas para passeios em família. Um deles é o Museu Felicia Leirner, uma área verde enorme onde a criançada pode correr solta e brincar de esconde-esconde entre as esculturas que ficam ao ar livre.
Maravilhoso também é o Parque Amantikir, onde foram criadas réplicas dos jardins típicos de vários países do mundo, um mais lindo que o outro. E quando o tempo permite, a visão do alto é sensacional.
Já na Floresta Encantada as crianças vão enlouquecer ao ver de pertinho e até entrar nas casas da Branca de Neve, do Papai Noel, dos coelhinhos… Entre um passeio e outro cabe uma refeição em algum dos ótimos restaurantes da cidade. O segredo é ir no verão, para aproveitar tudo sem o stress do trânsito.
Todas as dicas de Campos aqui: 6 lugares incríveis em Campos do Jordão
Em clima também de montanha e bem pertinho de Campos fica a pequena São Bento do Sapucaí, paixão dos ecoturistas, que abriga a famosa Pedra do Baú. Através de uma estradinha linda em meio às montanhas chega-se ao parque de onde partem as trilhas. Com os pequenos dá pra fazer tranquilamente a trilha do Bauzinho que, apesar de irregular, é bem curtinha e permite uma linda vista da região.
Post completinho aqui: Trilha do Bauzinho em São Bento do Sapucaí
Ainda na região do Vale do Paraíba, a cerca de 220 km da capital e encravada no alto da serra que leva a Parati, fica a fofíssima Cunha, uma cidadezinha charmosa que abriga um lugar mágico: o Lavandário. É bom ir preparado para tirar muitas e muitas fotos, os campos de lavandas e as montanhas ao redor são um cenário maravilhoso e inesquecível!
Outras fotos lindas nesse post: Lavandário em Cunha com 2 malinhas
Finalmente, mudando de rumo e indo em direção ao interior do estado, existem alguns lugares pouco conhecidos que valem a visita. O Museu da Água em Indaiatuba, próximo ao aeroporto de Viracopos, é perfeito para a família toda. Combina um museu propriamente dito, com bastante história e tecnologia, a um cenário formado pela represa e muita natureza em volta. A trilha em volta da represa é leve e perfeita para conversar com os pequenos sobre a importância do uso consciente da água.
Tudo sobre ele neste post: Museu da Água em Indaiatuba
Um pouco mais adiante, já em Salto, a 100 km de São Paulo, o Parque da Rocha Moutonée surpreende com seus dinossauros gigantes e a história da rocha, que mostra a evidência das eras glaciais. Salto também vem investindo no seu potencial turístico e o Memorial do Rio Tietê, a Ponte Pênsil e o recém inaugurado Parque da Ilha da Usina também merecem uma visita – ficam à beira da cascata que dá nome à cidade e fazem uma justa homenagem ao rio Tietê, tão importante para o estado de São Paulo.
Todos os detalhes sobre os passeios em Salto nestes dois posts: Parque da Rocha Moutonnée e outros passeios em Salto (SP) e Memorial do Rio Tietê e Complexo da Cachoeira em Salto com 2 malinhas
Qualquer que seja a distância, o bacana é aproveitar a oportunidade de viajar para estreitar os laços em família, conversar sobre os lugares, aprender mais sobre a vida, a história e a natureza!
*************************************
Este post foi originalmente publicado na 1a edição da revista Viagens com Filhos, juntamente com 35 outras matérias de blogs Experts em Viagens com Filhos.
Para baixar a revista gratuitamente basta acessar este link:
https://www.viagenscomfilhos.com.br/p/revista.html
– Salve essa imagem no seu Pinterest –
11 respostas
Quanto passeio bacana! Adorei o Parque da Rocha, meu filhote ia adorar!
Abraços.
Os dinossauros são impressionantes! Meu pequeno ficou até com medo kkk
Ótimas dicas! A gente sempre fica procurando algo por perto para fazer e com essa lista ficou bem mais fácil!
Obrigada Karina! E ainda tem muito mais além dessa lista…
Que legal! Muitas dicas boas para quem quer fazer um bate-volta aqui pertinho de São Paulo! Beijos. Família Pezinho na Estrada
Obrigada Anna! E ainda ficou uma lista enorme de fora!
Adorei as dicas! Vou aproveitar pra incluir essas atividades em algumas visitas a família! 🙂
Helen Waldemarin
Obrigada Helen!
oi Cintia. Fiquei interessada no Memorial Aeroespacial Brasileiro em São José dos Campos e no Museu da Água em Indaiatuba. Anotado para quando tivermos alguns dias livres em São Paulo. Bjs
São museus muito legais, Adriana, certeza que suas crianças vão adorar!
Eu costumo dizer que não importa a distância, o que vale é viajar. Com certeza os bate-voltas são excelentes oportunidades de explorar o turismo interno e valorizar o que está tão pertinho de nós.
:*