Search

Free walking tour pelo Centro do Rio: tudo o que você precisa saber

Conteúdo atualizado em 21 de maio de 2025

Que o Rio de Janeiro tem pontos turísticos incríveis e históricos, todos nós sabemos. A herança de ter sido capital do país por muitos anos continua lá, em edifícios históricos, monumentos e ruas espalhados pelo centro da cidade.

E uma das melhores maneiras de conhecer mais a fundo essa região é fazendo um tour guiado: além de ser bastante seguro, pois anda-se em grupos grandes com o auxílio de um guia de turismo, é possível aprender muito! Andar por um roteiro pré-determinado, parando nos principais pontos turísticos e ter a chance de ouvir detalhes interessantes sobre a nossa história traz uma nova perspectiva sobre a Cidade Maravilhosa.

Nós tivemos a chance, recentemente, de fazer um free walking tour que incluiu o centro do Rio e o bairro da Lapa. Agendamos pelo nosso parceiro Civitatis e gostamos muito! Neste post vamos compartilhar essa experiência e dar detalhes de como funciona um free walking tour desse tipo.

O que é um free walking tour?

Vamos começar do começo, para já esclarecer as dúvidas de quem nunca ouviu falar disso: o que é um free walking tour?

É um passeio a pé guiado por um guia de turismo credenciado, oferecido por algumas empresas de turismo de forma gratuita. Esse tipo de passeio é normalmente disponibilizado nas principais cidades turísticas, não só do Brasil mas do mundo todo, e é uma ótima maneira de conhecer, em poucas horas, os pontos turísticos mais importantes da cidade ou de uma área da cidade. Importante dizer que, embora seja gratuito, é de bom tom dar uma gorjeta ao guia – afinal, ele/ela está ali trabalhando e merece ser remunerado(a) por isso. Em geral, na descrição do tour já vem essa informação, e também o(a) próprio(a) guia menciona isso em algum momento do passeio, sem impor valores.

Aqui falaremos do tour oferecido pela Civitatis, parceira do blog, que oferece free walking tours em diversas cidades do mundo – só no Rio de Janeiro há várias opções de roteiros. É preciso reservar com antecedência pelo site e se atentar para as opções de horários disponíveis. Há também opção de free walking tours em outras línguas (inglês e espanhol), perfeitos para estrangeiros em visita à cidade.


Se for alugar um carro para passear pelo Rio, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


Como é o free walking tour pelo Centro e Lapa no Rio de Janeiro

Como mencionado antes, é preciso fazer a reserva do tour no site ou app da Civitatis. O voucher gerado é eletrônico, e deve ser apresentado ao guia no ponto de encontro, antes do início do tour. Esse foi o tour que fizemos:

O ponto de encontro foi no Largo da Carioca, em frente ao relógio. Como era um feriado prolongado, vários grupos de walking tour estavam saindo ao mesmo tempo, mas era bem fácil identificar os guias: todos de camiseta vermelha, já organizando os grupos. O ponto de encontro do tour sempre vem especificado na descrição do passeio e no voucher.

Esse free walking tour no Rio é um dos mais longos (leva cerca de 3 horas no total), pois passa pelos principais pontos históricos do centro da cidade e inclui uma caminhada até os Arcos da Lapa, onde o passeio é finalizado aos pés da Escadaria Selarón. É bom estar preparado com calçados confortáveis, filtro solar e água, pois anda-se bastante. Tivemos sorte de fazer o passeio num dia ensolarado de outono, com temperatura muito agradável, o que sem dúvida contribuiu para gostarmos muito da caminhada.

Os detalhes do itinerário estão na descrição do passeio (veja aqui: Free tour pelo centro histórico do Rio e Lapa), mas vamos destacar alguns pontos muito interessantes. Nossa guia era ótima e contou muitas curiosidades que certamente não estão nos livros didáticos de História rsrs

Antes do passeio são dadas as instruções:

  • regras e cuidados com a segurança pessoal (tomar cuidado com o celular, retirar jóias e ornamentos chamativos, etc – coisas que todos já deveriam saber);
  • como funcionam as paradas, onde após a explicação há um tempinho para fotos;
  • se atentar sempre ao tempo (nos pontos de parada) e procurar não se afastar demais do grupo.

As principais paradas são a Confeitaria Colombo, a Travessa do Comércio, o Paço Imperial e a Cinelândia. Com certeza é um lado do Rio de Janeiro que não estamos acostumados a ver, e é muito interessante perceber a clara influência portuguesa na arquitetura e nos nomes das ruas.

Passeio Público

Uma das curiosidades que aprendemos: você sabe a origem da expressão “maria vai com as outras”? Quando D. João VI fugiu de Portugal para o Brasil, evitando um confronto com Napoleão, trouxe também sua mãe, D. Maria (conhecida nos livros como D. Maria, a louca). Não se sabe exatamente que doença mental tinha D. Maria, provavelmente esquizofrenia ou uma depressão severa, mas ela vivia isolada em um dos casarões que foram ocupados pela corte portuguesa na Praça XV. Como tratamento, os médicos recomendaram que ela fizesse uma caminhada diária até o Passeio Público, o parque da foto acima. E todos os dias D. Maria saía caminhando com suas damas de companhia – as “outras” da famosa expressão “Maria vai com as outras”.

Como mencionado antes, o tour acaba aos pés da famosa (e fotogênica) Escadaria Selarón, bem pertinho dos Arcos da Lapa e da Catedral Metropolitana. Recomendamos muito esse free walking tour – e ele é um dos mais bem avaliados no site da Civitatis.

Confira também os outros free walking tours disponíveis: Rio de Janeiro

>> Para saber mais sobre o momento histórico da fuga de D. João VI para o Brasil e como isso afetou a cidade do Rio de Janeiro (e o Brasil), recomendamos muito a leitura de 1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, do historiador Laurentino Gomes.


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 15 e 12 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Garanta ingressos por aqui

Powered by GetYourGuide

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Continue entre Mochilas e Malinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *