Conhecida como a cidade dos exageros, a cidade de Itu, a 100 km de São Paulo, tem bem mais a oferecer que o famoso orelhão gigante rsrs Na verdade, a cidade tem um centro histórico super interessante e um dos parques geológicos mais diferentes que já conhecemos, o Parque do Varvito.
Neste post vamos sugerir um roteiro de um dia em Itu, incluindo o parque que mencionamos acima e a visita a um complexo cultural bem bacana, a Fábrica São Pedro, que leva esse nome por estar instalado numa antiga fábrica têxtil. E se sobrar tempo, vale dar uma passadinha no Museu Republicano, e – por que não? – tirar uma foto do famosíssimo orelhão que fica na praça em frente à Igreja Matriz N. Sra. da Candelária. Em resumo:
O que fazer em Itu em um dia
- De manhã: Parque do Varvito
- Almoço e tarde: Centro Cultural Fábrica São Pedro
- Tarde (se sobrar tempo): Museu Republicano e centro histórico
Se for alugar um carro para passear por Itu, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!
Onde fica Itu e sua importância na História recente do Brasil
Itu fica localizada na região metropolitana de Sorocaba, a cerca de 100 km da capital paulista. A cidade é conhecida como “berço da República” por ter sido o local da primeira convenção republicana do Brasil, lá nos idos de 1873, quando foi criado o Partido Republicano Paulista. Foi a partir daí que o movimento republicano tomou força, resultando no fim do império em 1889.
Por conta disso, a cidade tem um centro histórico bem preservado, sendo o prédio mais interessante o Museu Republicano de Itu.
O que fazer em Itu: comece pelo Parque do Varvito
Considerado um dos parques geológicos mais interessantes e importantes da América do Sul, o Parque do Varvito ocupa grande parte de uma antiga pedreira. Tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo), o parque existe desde 1995 e recebe muitos visitantes o ano todo.
Mas o que é o varvito, que dá nome ao parque? É um tipo de rocha sedimentar, formada pela sucessão repetitiva de camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano. O varvito é considerado uma das evidências de uma longa era glacial, ocorrida há 280 milhões de anos, quando um enorme manto de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul. Essa região de Itu onde fica o parque é a mais importante exposição desse tipo de rocha na América do Sul e é considerada um dos testemunhos mais importantes do período em que a América do Sul fazia parte do supercontinente Gondwana, localizada próxima ao Polo Sul e coberta por gelo.

Além disso, no varvito foram encontradas “pistas” fossilizadas de pequenos crustáceos que viviam no fundo dos lagos glaciais. No século XVII, o varvito ficou conhecido como “Laje de Itu” pois passou a ser usado em inúmeras construções da cidade e explorado na pedreira onde hoje é o parque. Ainda hoje, é possível ver exemplos desse uso no centro histórico.

O espaço todo do parque é muito agradável, com bastante verde e várias trilhas curtinhas, além de haver muitas informações em painéis explicativos distribuídos em vários pontos. A parte mais interessante é a que leva a um paredão impressionante de varvito, onde é possível ver claramente a formação da rocha em camadas.




Há também um lago, uma pequena cascata, quiosques para piquenique, uma lanchonete (que não estava funcionando quando fomos), espaço para exposições e um anfiteatro ao ar livre. É um passeio perfeito para começar o dia na cidade!


O parque fica a cerca de 1,5 km do centro da cidade de Itu. A entrada é gratuita e há estacionamento no local. Para mais informações sobre como chegar, horários de funcionamento e agenda de eventos, acesse o site Parque Geológico do Varvito.
O que fazer em Itu: Complexo Fábrica São Pedro
Instalado nas dependências da antiga tecelagem Fábrica São Pedro, o centro cultural de mesmo nome é um complexo super interessante e é um passeio completo. A estrutura total contempla:
- o Museu Asas de um Sonho (transferido de São Carlos para Itu em 2024), com o maior acervo histórico de aviação da América Latina;
- o Ateliê Kobra, um dos espaços de trabalho de Eduardo Kobra, também imperdível;
- o Museu Fama, com exposições de vários artistas;
- ateliês e galerias de arte;
- um restaurante e um café/bistrô;
- um antiquário;
- um espaço para eventos.
A entrada no complexo é gratuita, mas os ingressos dos museus são cobrados à parte.





Museu Asas de um Sonho e Fama Museu
Quando visitamos o Centro Cultural Fábrica São Pedro, havia uma exposição muito legal sobre Santos Dumont no Museu Asas de um Sonho, com réplicas do 14 Bis e objetos que pertenceram ao famoso aviador, bem interessante.



Foi também no Museu Asas que conhecemos a história extraordinária de Ada Rogato, considerada a pioneira da aviação no Brasil. Há uma sala dedicada a ela, contando dos seus feitos e com um de seus aviões, o pequeno Cessna batizado de “Brasil”, em exposição. Adoramos!

O ingresso para o Museu Asas inclui também a entrada para o Museu Fama, um conjunto de várias salas e instalações artísticas ao ar livre dentro do complexo. Basta manter a pulseirinha que é dada na bilheteria após a compra dos ingressos.








Ateliê Kobra
Uma das salas mais bacanas do complexo Fábrica São Pedro é, sem dúvidas, o Ateliê Kobra. Aberto ao público em 2024, o ateliê é de fato um dos locais de trabalho do mundialmente renomado grafiteiro e muralista Eduardo Kobra. O ateliê é composto por duas salas: logo na entrada uma exposição de diversos de seus trabalhos em forma de quadros; mais para dentro, o ateliê propriamente dito, cheio de materiais, referências, réplicas de murais famosos e um vídeo contando um pouco sobre o artista.




Tudo cheio de cores e referências a personagens reais, exatamente como são as suas obras, muito bacana! A entrada no Ateliê Kobra é cobrada à parte dos outros museus do complexo e o ingresso deve ser adquirido na porta.
Se sobrar tempo: Museu Republicano e centro histórico
Um passeio que também vale a pena em Itu é visitar seu centro histórico, formado por casarões centenários e ruas de varvito. Um dos casarões mais bem preservados é que abriga o Museu Republicano, que pertencia originalmente à família Almeida Prado. Em 1921 (ano do cinquentenário da Convenção Republicana) o casarão se tornou museu e foi incorporado ao Museu Paulista da USP, do qual faz parte também o Museu do Ipiranga, na capital. O acervo do museu é bem eclético: há registros da revitalização da casa, um pouco da história da cidade, uma réplica da sala onde houve a famosa Convenção de Itu e um acervo de obras de artistas locais. Vale também mencionar o jardim e os lindos azulejos da entrada da casa, que retratam cenas da fundação da cidade e momentos da história do Brasil. A entrada no Museu Republicano é gratuita e mais informações podem ser encontradas no perfil do museu no Instagram @museurepublicano.


Do Museu Republicano é possível caminhar até a Igreja Matriz, cujo interior foi todo restaurado e é muito bonito. A igreja fica em frente à “Praça dos Exageros” (cujo nome verdadeiro não é esse rsrs), onde fica o conhecidíssimo orelhão gigante e um semáforo também de tamanho exagerado. Ah, e ao redor da praça há várias lojinhas vendendo lembrancinhas alusivas ao exagero, assim como o famoso “sorvetão de Itu”.
É possível fazer uma visita guiada a Itu a partir de São Paulo, num passeio que inclui todo o centro histórico e a Fábrica São Pedro – veja os detalhes aqui: Excursão a Itu.
Onde se hospedar em Itu
Quem quiser esticar o passeio e se hospedar em Itu, a cidade oferece algumas boas opções. Abaixo listamos algumas delas:
- Novotel Itu Terras de São José Golf & Resort
- Ibis Itu Plaza Shopping
- Otho Hotel Convention & SPA
- Gandini Hotel
Outras opções de hospedagem abaixo:
Outros passeios perto de Itu
- Na vizinha Salto, há um parque muito bacana para levar as crianças: o Parque Rocha Moutonnée é cheio de dinossauros e também guarda uma herança das eras glaciais em forma de rocha.
- Para saber sobre outras atrações em Salto, recomendamos ler esse roteiro pela Estância Turística de Salto, pelo blog World by 2.
- Indaiatuba também fica perto de Itu e tem o lindo Museu da Água, que vale a pena conhecer.
- O interior de São Paulo tem muitas opções de passeios! Confira nosso post índice com uma lista de passeios bacanas pelo estado.
Encontre excursões e passeios guiados no estado de São Paulo pela Civitatis
Salve essa imagem no seu Pinterest
Respostas de 6
Eu tb comecei meu dia em Itu, saindo de Campinas pelo Parque do Varvito, mas a Fábrica São Pedro não era tão interessante ainda então não visitei – segui para a Praça dos Exageros e depois o centro histórico. Agora quero voltar pq vi que tem muitas novidades como o atelier do Kobra e o Museu Asas de um sonho!
Que legal, nunca imaginei que Itu fosse tão rica em turismo. Achei que só era sinônimo de coisas exageradas. Bom saber!
Não conhecia Itu, mas acho que ia gostar de visitar o atelier Kobra e o Museu Asas.
Me impressionei com essas sugestões de roteiro em 1 dia em Itu. Adorei o Parque do Varvito. Me pareceu super bonito. E com certeza iria no atelie do Kobra. Adoro o trabalho dele.
Adorei sua sugestão de roteiro de um dia em Itu. Achei que o Parque Varvito tem uma beleza peculiar. Adoraria visitar o Ateliê Kobra!
Não sabia que Itu era conhecida como a cidade dos exageros hahhaha, há muitas atrações para crianças, bem educativas.