Que o Rio de Janeiro é famoso por suas paisagens, pelo Cristo Redentor e pelas calçadas de Copacabana e Ipanema, todos nós (brasileiros e gringos) sabemos. Mas a cidade oferece muito mais que isso! Tem um centro histórico repleto da herança de ter sido capital do Brasil, tem trilhas e parques perfeitos para ecoturismo, e tem também a região sobre a qual vamos falar aqui: o Porto Maravilha.
Por décadas a região portuária do Rio de Janeiro sofreu com a degradação e com o descaso da prefeitura. Até que a perspectiva da Copa do Mundo de 2014 e das Olímpiadas em 2016 despertou o interesse em resgatar essa área e transformá-la em um novo ponto turístico. A partir de 2009 teve início o Projeto Porto Maravilha, que incluía transformações urbanísticas, recuperação e ampliação de infraestrutura, e a construção e instalação de obras culturais como o Museu do Amanhã e o Museu de Arte Moderna.
O resultado do projeto é o que podemos ver hoje: um lugar cheio de vida, com museus belíssimos, totalmente integrada ao transporte público e perfeito para um dia de passeio!
Se for alugar um carro para passear pelo Rio, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!
Nós estivemos no Rio em maio/2025 e passamos um dia passeando pela região do Porto Maravilha, num roteiro redondinho para visitar os principais pontos turísticos. Veja abaixo nosso itinerário e no mapa exatamente a distância que percorremos.
- AquaRio (Aquário Marinho do Rio de Janeiro)
- YupStar (roda-gigante)
- Boulevard Olímpico
- Praça Mauá e Museu do Amanhã
Dica: vá de uber ou transporte público, pois a região é bem complicada para circular de carro 😉
AquaRio – Aquário Marinho do Rio de Janeiro
Começamos o passeio pelo AquaRio, o maior aquário marinho da América Latina, que fica na Praça Muhammad Ali. É um ótimo passeio para crianças e adultos de todas as idades.


O aquário possui 28 tanques que abrigam mais de 10 mil animais de 350 espécies diferentes. O principal destaque é o Recinto Oceânico e de Mergulho, um túnel de acrílico de 9 metros de profundidade, onde é possível caminhar sob um tanque com grandes tubarões, raias e uma grande variedade de peixes. Nós amamos!



Além dos tanques há também um Museu de Ciências, que oferece exposições interativas sobre o ambiente marinho, uma lojinha cheia de souvenirs fofos e área de alimentação.



Mais informações sobre preços, horários de funcionamento e eventos especiais no site Aquário Marinho do Rio e no perfil @aquariomarinhodorio.
YupStar – a Roda-Gigante do Rio
Localizada ao lado do AquaRio, a roda-gigante YupStar permite uma visão privilegiada da cidade – afinal, tem 88 metros de altura!


As cabines são climatizadas e permitem até 8 pessoas em cada uma, além de ser pet-friendly. Antes de embarcar há paineis contando curiosidades e estatísticas da roda-gigante. A volta completa dura em média 20 minutos e do alto tem-se uma vista panorâmica do porto, da Baía da Guanabara e outros pontos icônicos da cidade.



É um programa meio pega-turista? Sim, especialmente porque os preços não são baratos. Mas para quem está ali de fato explorando a região, achamos que vale a pena. Mais informações sobre preços, descontos e combos promocionais no site YupStar Rio.
Boulevard Olímpico
Continuamos nosso passeio pelo Porto Maravilha saindo da YupStar sentido Praça Mauá. Esse trajeto totalmente revitalizado ao longo do cais do porto, chamado de Boulevard Olímpico, é um calçadão a céu aberto, onde as principais atrações são os grafites.


Dentre os grafites do Boulevard Olímpico vale destacar o Mural Etnias de Eduardo Kobra, que é considerado o maior painel de street art do mundo pelo Guinness Book. Ele representa nativos de cada um dos cinco continentes em uma homenagem aos arcos olímpicos e à união dos povos. É realmente muito bonito mas os paineis estavam quase irreconhecíveis de tão desbotados quando passamos por lá – e não vimos nada que indicasse uma previsão de revitalização, infelizmente.




O caminho todo até a Praça Mauá é bem agradável, perfeito para ser feito a pé ou de bicicleta. Como não é uma área muito movimentada, vale ficar bem atento(a) em relação à segurança e não marcar bobeira com seus pertences.
Museu do Amanhã e Praça Mauá
Finalmente chegamos ao ponto final do nosso roteiro: a histórica Praça Mauá, onde fica também localizado o lindíssimo Museu do Amanhã.
A Praça Mauá é um dos pontos mais emblemáticos e revitalizados do Rio de Janeiro, marcando o início da Avenida Rio Branco e do Boulevard Olímpico. Com o projeto Porto Maravilha, acabou se tornando um amplo espaço de convivência com vista para a Baía da Guanabara.
Ela está sempre movimentada por conta da feira de artesanato que ocupa grande parte do espaço todos os dias e atrai muita gente – isso sem contar os dois importantes museus que ficam ali pertinho: o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio.
E o que dizer do Museu do Amanhã? Inaugurado há dez anos, já se tornou um dos símbolos da cidade. Sua arquitetura moderna e sustentável já ganhou vários prêmios e surpreende pela completa integração à paisagem. O acervo difere de tudo que já vimos e é um convite à reflexão: como nossas atitudes de hoje podem impactar o futuro?




Abaixo nossa postagem no IG com algumas curiosidades interessantes sobre o Museu do Amanhã:
O Museu do Amanhã foi o ponto final do nosso passeio pelo Porto Maravilha, mas amigos cariocas recomendaram também conhecer o Museu de Arte do Rio, que fica ali ao lado. Aliás, para subir ao rooftop não é preciso entrar no museu, e nos garantiram que a vista dali é linda! #ficaadica
Dica de hospedagem no Rio
Se a intenção da sua viagem ao Rio for explorar a região mais central, como o Porto Maravilha, é bom se hospedar perto do metrô ou próximo o suficiente para se locomover de uber. Nós nos hospedamos no Hotel Regina, no Flamengo, super bem localizado. Com mais de cem anos e muitas histórias, tem localização privilegiada e um ótimo custo-benefício.

Veja outras opções de hospedagem aqui:
Confira aqui outros passeios interessantes pelo Rio de Janeiro
Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema LUGARES INTERESSANTES. Vale conferir os demais posts com dicas de outros lugares interessantes no Brasil e no mundo:
- Destinos Por Onde Andei… | Piazzale Michelangelo, a melhor vista de Florença
- O Berço do Mundo | Terraços de arroz de Longji: as montanhas do dragão
- Olivia Garimpando Por Aí | Phi Phi Don, na Tailândia, guia completo para além do passeio de um dia
- Pegamos Uma Estrada | Museu do Café: cultura e história no centro histórico de Santos
- Sempre Entre Viagens | Oito coisas a não perder em São Jorge | Açores
- 365 dias no mundo | Miyajima: o torii flutuante do mar de Seto (Japão)
Salve essa imagem no seu Pinterest




























Uma resposta
Tenho mesmo de voltar ao Rio de Janeiro, não conheço essa região e tenho a certeza que o Museu do Amanhã é o meu tipo de museu.