Search

Rio de Janeiro a 4 – o básico com crianças

Conteúdo atualizado em 5 de setembro de 2023

Aproveitamos que marido ia correr a famosa Maratona do Rio em um fim de semana do mês de maio e resolvemos apresentar o Rio de Janeiro oficialmente para nossos malinhas – a mais velha já tinha ido duas vezes, bem pequenininha, e para o caçula seria a primeira vez. Eu estava doida pra fazer os passeios clássicos do Rio com eles e seria uma ótima oportunidade. Porque mesmo com todas as más notícias no jornal, o Rio insiste em ser lindo e acho uma pena ser tão maltratado. O Rio, que é tão conhecido no exterior, ainda tão pouco prestigiado por nós, brasileiros.

Chegamos num final de tarde na sexta-feira e ficamos hospedados num hotelzinho bem antigo na Lapa, próximo aos arcos, pois o final da maratona era no Aterro do Flamengo e queríamos um local perto para o marido nos encontrar. Não seria minha primeira escolha, pois apesar de bonita essa área da cidade é meio esquisita – gente dormindo nas ruas, muitos pedintes, ambiente bem degradado mesmo. Mas era conveniente e foi bom para os malinhas saírem um pouco da bolha em que vivem e vivenciarem uma realidade diferente.

Começamos o nosso roteiro pelo Bondinho do Pão de Açúcar e os malinhas estavam super empolgados. O trânsito em vários pontos da cidade estava bem confuso por conta das obras para as Olimpíadas (faltavam menos de 2 meses para a abertura), mas conseguimos estacionar relativamente perto. Vale dizer que todas as vezes que fomos para o Rio nos locomovemos com tranquilidade usando Waze ou Google Maps, sem sustos além do óbvio trânsito de cidade grande.

Apesar de ser sexta-feira havia uma fila bem grande pra comprar os ingressos e me arrependi de não ter comprado com antecedência pelo site (link aqui), que ainda dá 10% de desconto (os preços são bem salgados: R$ 110 adulto, em maio/19). Levamos mais de uma hora entre comprar e finalmente subir no bondinho, por isso fica a dica de comprar com antecedência.

Ficamos até o anoitecer para ver o pôr do sol lá de cima, muito lindo! Apesar do vento frio que nos pegou meio desprevenidos – onde já se viu passar frio na Cidade Maravilhosa, não é mesmo? Vale dizer que no site há outras opções de passeios, inclusive de um tour histórico que fiquei morrendo de vontade de fazer – link aqui.

De lá fomos jantar em Ipanema (tentamos ir no super famoso bar Garota de Ipanema mas estava lotado e acabamos em um outro bem pertinho) e descansar para o dia seguinte.

No sábado nos programamos para ir ao Parque Lage pela manhã e passar a tarde em alguma praia, pois os malinhas estavam loucos pra brincar na areia. Nós já conhecíamos o Parque Lage de uma outra vez que fomos ao Rio, e adoramos. É uma área verde enorme, próxima ao Jardim Botânico, com várias trilhas e laguinhos com peixes, e um aquário no meio das pedras. Uma pena que o café que funciona lá dentro estava fechado pois o prédio estava em reforma. Todo mundo adora tirar fotos em frente ao espelho d´água!

No palacete antigo – que é lindo – funciona uma escola de artes visuais, e a área verde mistura mata atlântica nativa e jardins projetados em 1840 por um paisagista inglês. Há várias pequenas trilhas e cantinhos que valem ser explorados. O Parque Lage, na minha opinião, é um dos lugares mais bonitos do Rio.

De lá almoçamos e seguimos de carro até São Conrado, pois queríamos ver o pessoal descendo na praia de paraglider. Os malinhas puderam também brincar um pouco na areia, que era o que eles queriam. Nosso sábado terminou sossegado, pois marido precisava descansar para a maratona do dia seguinte.

No domingo marido saiu cedinho do hotel e ficamos só eu e os malinhas. Como íamos ter a manhã toda livre decidi explorar os arredores, ir até os Arcos da Lapa e o Parque do Flamengo a pé, já que eram bem perto de onde estávamos hospedados. Preparei os dois malinhas, uma mochilinha com artigos de emergência, e seguimos até os Arcos. O lugar é mesmo muito bonito, mas até chegar lá (eram 2 quarteirões) vimos muita gente dormindo na rua e mendigando, bem triste. Dois homens, visivelmente drogados, tentaram conversar com a gente, e tive que explicar para os malinhas que eles estavam doentes, por isso não estavam no seu estado normal. Enfim… havia outros turistas e uma viatura da polícia por perto, o que me deixou mais tranquila – confesso que fiquei tensa, muito por causa das crianças. Tiramos fotos, eles correram atrás das pombinhas, e de lá seguimos para a Praça Paris, um parque bem gostoso onde havia bastante gente com crianças ou se exercitando.

Eles brincaram um pouco, tomamos sorvete, e de lá atravessamos a avenida e chegamos no Parque do Flamengo, uma grande área verde onde as pessoas andam de bicicleta, de skate, correm. Passamos também por um prédio onde fica o Monumento aos Mortos na 2a Guerra Mundial, dá pra subir na parte mais alta onde há um laguinho e tem-se uma vista boa da Marina da Glória e dá pra ver os aviões decolando e aterrissando no aeroporto, que é ali bem próximo.

Depois de tudo isso, estávamos todos cansados e com fome, eu já tinha tido notícias do marido (que tinha sobrevivido aos 42 km) e voltamos ao hotel para esperá-lo.

Quando chegou pegamos o carro e fomos almoçar em um dos quiosques na orla de Copacabana. Levamos o patinete e a bicicleta dos malinhas para eles poderem se divertir um pouco no calçadão após o almoço, e eles brincaram na areia também. Foi uma despedida da praia pois no dia seguinte iríamos embora.

Na segunda feira fizemos o check out e seguimos para o Corcovado, que seria nosso último passeio antes de ir embora. Deixamos para a segunda de manhã pois achamos que estaria mais vazio e não pegaríamos menos fila, o que de fato aconteceu.

Há quatro opções de locais para se pegar o transporte até o Cristo Redentor (informações completas aqui): Largo do Machado, Copacabana, Barra da Tijuca e o Centro de Visitantes na estrada das Paineiras – escolhemos esse último, já que estávamos de carro. Vale dizer que não há estacionamentos ali e é preciso parar ao longo da própria estrada, o que pode significar um boa caminhada até a bilheteria e o embarque das vans que levam ao Cristo. Ficamos tentados em ir de trem via Cosme Velho, que é uma outra opção para se chegar lá, mas demoraria mais e preferimos deixar para uma próxima vez.

Para chegar até o Centro de Visitantes seguimos as instruções do Waze, que nos mandou para o interior do bairro de Santa Teresa – o que foi sensacional, um caminho super diferente, vimos os bondinhos, as casas antigas, os ateliês… Até finalmente chegarmos na bilheteria, onde se pega a van para o Cristo. O estacionamento estava em obras então marido deixou a gente lá em cima e foi estacionar o carro. Como esperávamos, havia bastante gente mas foi bem rápido, logo pegamos a van e subimos, os malinhas amaram subir o morro cheio de curvas até chegar lá no alto.

O dia estava lindo e o Rio visto de cima é deslumbrante. Demos toda a volta para apreciar a vista, tomamos um lanche no barzinho que tem lá (aliás, com sucos deliciosos, uma grata surpresa). Pegamos a van de volta e fomos embora, renovados depois de um fim de semana prolongado em família.

↪ Links úteis

Bondinho Pão de Açúcar

Como chegar ao Cristo Redentor

Site oficial do Cristo Redentor

Trem do Corcovado

Parque Lage

↪ Dicas e Conclusões:

O Rio é lindo e vale muito a pena conhecer. Foi a primeira vez que fomos com os dois malinhas e eles adoraram, dá pra ficar muito mais tempo e não repetir nenhum passeio. Apesar de todas as tragédias que aparecem o tempo todo na tv, andamos bem tranquilos de carro, usando o Waze, e não nos perdemos nem uma vez apesar do trânsito estar confuso por conta das obras e das ruas que estavam fechadas por causa da maratona.

Os malinhas ficaram meio frustrados porque não ficamos muito na praia, mas o plano não era curtir praia mesmo. Entre os passeios obrigatórios que não fizemos estão o Jardim Botânico e a Lagoa, que ficaram para uma próxima vez.

A parte central da cidade, que eu não conhecia, é bem interessante apesar de degradada. A arquitetura (e as pichações) me lembraram um pouco Buenos Aires, e são locais em que é preciso ficar meio esperto com os pertences, mas sem neurose.

↪ Passeio adicional para uma próxima viagem ao Rio:

O AquaRio, maior aquário da América Latina, é também um super programa para as crianças. Dica do blog Turistando.inRio de Janeiro com crianças: Visitando o Aquário Marinho (AquaRio)

↪ Mais dicas do que fazer no Rio com crianças:

O blog Let´s Fly Away tem um post com muitas sugestões de passeios ao ar livre e culturais na cidade, vale conferir: 18 OPÇÕES DE DIVERSÃO PARA CRIANÇAS NO RIO DE JANEIRO

📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

🚗 Alugue um carro aqui: Rentcars
🛫 Compre passagens aéreas aqui: Passagens Promo
🏥 Contrate o seguro viagem aqui: Seguros Promo – use o cupom ENTREMOCHILAS5 e ganhe 5% de desconto!

📚 Compre livros e muito mais aqui: Amazon

📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍📍

Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

Uma resposta

1. Que legal Cintia, você aproveitaram muito bem o Rio de Janeiro!
    Com crianças é bem legal mesmo ir ao Parque Lage e ao Pão de Açucar. Acho dois programas imperdíveis que todo mundo adora.
    Não sabia que seu marido era maratonista. Muito bacana!