Search
Santa Teresa

O que fazer em 3 dias no Rio de Janeiro: roteiro cultural e histórico

Quando a gente pensa em Rio de Janeiro já vem à cabeça as paisagens naturais deslumbrantes, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, as calçadas de Copacabana. Mas o Rio é bem mais que isso! Além de ser uma metrópole super relevante para o Brasil, a cidade tem um patrimônio histórico e cultural riquíssimo, que vale a pena explorar.

Neste post vamos detalhar um roteiro de 3 dias pelo Rio de Janeiro, com foco em atrações culturais e históricas, perfeito para um feriado prolongado mas que também pode ser encaixado em um roteiro mais longo (caso tenha mais dias para explorar a Cidade Maravilhosa!).

Abaixo o roteiro que fizemos num feriado prolongado, lembrando que é possível trocar a ordem a gosto do freguês 😉 Só atente-se para o horário de funcionamento das atrações, pois algumas delas não abrem aos finais de semana e feriados.

  • Dia 1: Porto Maravilha – AquaRio, YupStar, Boulevard Olímpico, Praça Mauá e Museu do Amanhã
  • Dia 2: Free walking tour pelo centro histórico, Real Gabinete Português de Leitura e Confeitaria Colombo
  • Dia 3: Santa Teresa de bondinho

Se precisar alugar um carro, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


Roteiro no Rio: Um dia no Porto Maravilha

A antiga área do porto no Rio de Janeiro foi totalmente repaginada, ganhou o nome de Porto Maravilha e hoje é uma das regiões mais turísticas da cidade, concentrando arte, cultura e entretenimento. É perfeita para um dia de passeio!

Num itinerário a pé de pouco mais de 2 km, pode-se começar o dia no AquaRio, o maior aquário marinho da América Latina. Ao lado dele fica a YupStar, a roda-gigante com 88 m de altura, que permite uma visão panorâmica da região do porto, da Baía de Guanabara e outro pontos famosos da cidade.

Da Praça Muhammad Ali, onde ficam o AquaRio e a YupStar, até a Praça Mauá fica um corredor chamado de Boulevard Olímpico: um calçadão onde ficam o famoso Mural Etnias, obra de Eduardo Kobra feita para as Olímpiadas do Rio, e outros grafites bacanas.

Finalmente chega-se à Praça Mauá, onde ficava o antigo cais do porto. A Praça Mauá é um dos pontos mais emblemáticos e revitalizados do Rio de Janeiro, marcando o início da Avenida Rio Branco e do Boulevard Olímpico. Com o projeto Porto Maravilha, acabou se tornando um amplo espaço de convivência com vista para a Baía da Guanabara e palco de dois museus importantes: o Museu do Amanhã, que ocupa o cais do antigo porto, e o Museu de Arte do Rio.

Museu do Amanhã

Museu do Amanhã foi o ponto final do nosso dia de passeio pelo Porto Maravilha, mas amigos cariocas recomendaram também conhecer o Museu de Arte do Rio, que fica ali ao lado. Aliás, para subir ao rooftop não é preciso entrar no museu, e nos garantiram que a vista dali é linda! #ficaadica

Roteiro no Rio: Um dia explorando o centro histórico

Repleto de riquezas de época, explorar o centro histórico do Rio é uma aula de História do Brasil! Para começar o dia por lá a melhor maneira é fazer um free walking tour: é seguro, pois anda-se em grupo com um guia de turismo, e em pouco mais de duas horas é possível percorrer (com muita informação!) os principais pontos históricos. Nós fizemos o tour com a Civitatis e recomendamos muito! Em uma manhã já tínhamos um panorama geral das melhores atrações do centro histórico.

Uma vez finalizado o free walking tour dá para voltar e parar para conhecer melhor os pontos que mais te interessarem. No nosso caso, aproveitamos a tarde para conhecer o Real Gabinete Português de Leitura, fundado em 1837 e considerada uma das bibliotecas mais bonitas do mundo.

E para finalizar o dia, voltamos à Confeitaria Colombo. Fundada em 1894, é um ponto turístico obrigatório pela história e arquitetura, e parte da história urbana do Rio de Janeiro. Vale o alerta: o lugar é lindo, mas não crie muitas expectativas em relação à comida (cara e nada especial).

Quem preferir pode também dar uma parada na Casa Cavé, a confeitaria mais antiga da cidade, fundada em 1860 e cuja especialidade são os doces portugueses.

Roteiro no Rio: Um dia pelo bairro de Santa Teresa

Localizado no topo de uma colina, o bairro de Santa Teresa é puro charme carioca, a começar pela maneira de chegar até lá: o bondinho amarelo que passa em cima dos arcos da Lapa é um verdadeiro patrimônio histórico do Rio de Janeiro, em funcionamento há quase 130 anos.

Há tempos queríamos fazer esse passeio e ele é perfeito para um dia! Mas é preciso ficar atento: os ingressos para o bondinho se esgotam rapidamente, especialmente em feriados e fins de semana. Nossa sugestão é seguir cedo para a Estação Carioca, onde são vendidos os bilhetes (que só podem ser adquiridos pessoalmente, não há venda online) e já garantir os seus. O embarque é por ordem de chegada e normalmente os bondinhos saem a cada 20 minutos. Confira aqui horários, preços e condições de compra: Bondes Santa Teresa.

O trajeto em si já é um passeio lindo, embora não exatamente confortável – afinal, é um bondinho antigo – mas subir vendo as lindas paisagens do Rio é indescritível! E durante o trajeto o condutor vai contando um pouco dos lugares de forma muito bem humorada.

Bondinho de Santa Teresa

E o que ver em Santa Teresa? A dica é descer no Largo dos Guimarães e ir explorando o bairro: há bares, restaurantes, ateliês e lojinhas bacanas. Nós fizemos exatamente isso – paramos no tradicional Bar do Mineiro para comer e depois fomos descendo, parando no Largo do Curvelo (que é outra parada do bondinho) para fotos e seguimos para o Parque das Ruínas (agora Parque Glória Maria), um centro cultural com vista maravilhosa para a cidade.

Se houver tempo vale conhecer também a Chácara do Céu, ali pertinho, um museu que reúne arte, arquitetura e natureza (nós não conseguimos ir até lá, infelizmente).

E já que descer é bem mais fácil, o passeio por Santa Teresa pode terminar na famosa e super fotografada Escadaria Selarón, uma obra de arte urbana criada pelo artista chileno de mesmo nome, hoje um dos lugares mais visitados do Rio.

Dica de hospedagem no Rio

Se a intenção da sua viagem ao Rio for explorar a região mais central, como o Porto Maravilha, Lapa e Santa Teresa, é bom se hospedar perto do metrô ou próximo o suficiente para se locomover de uber. Nós nos hospedamos no Hotel Regina, no Flamengo, super bem localizado. Com mais de cem anos e muitas histórias, tem localização privilegiada e um ótimo custo-benefício.

Veja outras opções de hospedagem aqui:

Confira aqui outros passeios interessantes pelo Rio de Janeiro


Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema O QUE FAZER EM... Mais uma iniciativa do Grupo 8on8, do qual fazemos parte, onde os blogs integrantes desenvolvem um tema comum, ilustrando com apenas 8 fotos e publicando no dia 8 de cada mês. Vale conferir os demais posts!


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 15 e 13 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Garanta ingressos por aqui

Powered by GetYourGuide

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Continue entre Mochilas e Malinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *