Quando a gente pensa em Rio de Janeiro já vem à cabeça as paisagens naturais deslumbrantes, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, as calçadas de Copacabana. Mas o Rio é bem mais que isso! Além de ser uma metrópole super relevante para o Brasil, a cidade tem um patrimônio histórico e cultural riquíssimo, que vale a pena explorar.
Neste post vamos detalhar um roteiro de 3 dias pelo Rio de Janeiro, com foco em atrações culturais e históricas, perfeito para um feriado prolongado mas que também pode ser encaixado em um roteiro mais longo (caso tenha mais dias para explorar a Cidade Maravilhosa!).
Abaixo o roteiro que fizemos num feriado prolongado, lembrando que é possível trocar a ordem a gosto do freguês 😉 Só atente-se para o horário de funcionamento das atrações, pois algumas delas não abrem aos finais de semana e feriados.
- Dia 1: Porto Maravilha – AquaRio, YupStar, Boulevard Olímpico, Praça Mauá e Museu do Amanhã
- Dia 2: Free walking tour pelo centro histórico, Real Gabinete Português de Leitura e Confeitaria Colombo
- Dia 3: Santa Teresa de bondinho
Se precisar alugar um carro, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!
Roteiro no Rio: Um dia no Porto Maravilha
A antiga área do porto no Rio de Janeiro foi totalmente repaginada, ganhou o nome de Porto Maravilha e hoje é uma das regiões mais turísticas da cidade, concentrando arte, cultura e entretenimento. É perfeita para um dia de passeio!
Num itinerário a pé de pouco mais de 2 km, pode-se começar o dia no AquaRio, o maior aquário marinho da América Latina. Ao lado dele fica a YupStar, a roda-gigante com 88 m de altura, que permite uma visão panorâmica da região do porto, da Baía de Guanabara e outro pontos famosos da cidade.


Da Praça Muhammad Ali, onde ficam o AquaRio e a YupStar, até a Praça Mauá fica um corredor chamado de Boulevard Olímpico: um calçadão onde ficam o famoso Mural Etnias, obra de Eduardo Kobra feita para as Olímpiadas do Rio, e outros grafites bacanas.
Finalmente chega-se à Praça Mauá, onde ficava o antigo cais do porto. A Praça Mauá é um dos pontos mais emblemáticos e revitalizados do Rio de Janeiro, marcando o início da Avenida Rio Branco e do Boulevard Olímpico. Com o projeto Porto Maravilha, acabou se tornando um amplo espaço de convivência com vista para a Baía da Guanabara e palco de dois museus importantes: o Museu do Amanhã, que ocupa o cais do antigo porto, e o Museu de Arte do Rio.

O Museu do Amanhã foi o ponto final do nosso dia de passeio pelo Porto Maravilha, mas amigos cariocas recomendaram também conhecer o Museu de Arte do Rio, que fica ali ao lado. Aliás, para subir ao rooftop não é preciso entrar no museu, e nos garantiram que a vista dali é linda! #ficaadica
Roteiro no Rio: Um dia explorando o centro histórico
Repleto de riquezas de época, explorar o centro histórico do Rio é uma aula de História do Brasil! Para começar o dia por lá a melhor maneira é fazer um free walking tour: é seguro, pois anda-se em grupo com um guia de turismo, e em pouco mais de duas horas é possível percorrer (com muita informação!) os principais pontos históricos. Nós fizemos o tour com a Civitatis e recomendamos muito! Em uma manhã já tínhamos um panorama geral das melhores atrações do centro histórico.
Uma vez finalizado o free walking tour dá para voltar e parar para conhecer melhor os pontos que mais te interessarem. No nosso caso, aproveitamos a tarde para conhecer o Real Gabinete Português de Leitura, fundado em 1837 e considerada uma das bibliotecas mais bonitas do mundo.


E para finalizar o dia, voltamos à Confeitaria Colombo. Fundada em 1894, é um ponto turístico obrigatório pela história e arquitetura, e parte da história urbana do Rio de Janeiro. Vale o alerta: o lugar é lindo, mas não crie muitas expectativas em relação à comida (cara e nada especial).
Quem preferir pode também dar uma parada na Casa Cavé, a confeitaria mais antiga da cidade, fundada em 1860 e cuja especialidade são os doces portugueses.
Roteiro no Rio: Um dia pelo bairro de Santa Teresa
Localizado no topo de uma colina, o bairro de Santa Teresa é puro charme carioca, a começar pela maneira de chegar até lá: o bondinho amarelo que passa em cima dos arcos da Lapa é um verdadeiro patrimônio histórico do Rio de Janeiro, em funcionamento há quase 130 anos.
Há tempos queríamos fazer esse passeio e ele é perfeito para um dia! Mas é preciso ficar atento: os ingressos para o bondinho se esgotam rapidamente, especialmente em feriados e fins de semana. Nossa sugestão é seguir cedo para a Estação Carioca, onde são vendidos os bilhetes (que só podem ser adquiridos pessoalmente, não há venda online) e já garantir os seus. O embarque é por ordem de chegada e normalmente os bondinhos saem a cada 20 minutos. Confira aqui horários, preços e condições de compra: Bondes Santa Teresa.
O trajeto em si já é um passeio lindo, embora não exatamente confortável – afinal, é um bondinho antigo – mas subir vendo as lindas paisagens do Rio é indescritível! E durante o trajeto o condutor vai contando um pouco dos lugares de forma muito bem humorada.

E o que ver em Santa Teresa? A dica é descer no Largo dos Guimarães e ir explorando o bairro: há bares, restaurantes, ateliês e lojinhas bacanas. Nós fizemos exatamente isso – paramos no tradicional Bar do Mineiro para comer e depois fomos descendo, parando no Largo do Curvelo (que é outra parada do bondinho) para fotos e seguimos para o Parque das Ruínas (agora Parque Glória Maria), um centro cultural com vista maravilhosa para a cidade.
Se houver tempo vale conhecer também a Chácara do Céu, ali pertinho, um museu que reúne arte, arquitetura e natureza (nós não conseguimos ir até lá, infelizmente).
E já que descer é bem mais fácil, o passeio por Santa Teresa pode terminar na famosa e super fotografada Escadaria Selarón, uma obra de arte urbana criada pelo artista chileno de mesmo nome, hoje um dos lugares mais visitados do Rio.


Dica de hospedagem no Rio
Se a intenção da sua viagem ao Rio for explorar a região mais central, como o Porto Maravilha, Lapa e Santa Teresa, é bom se hospedar perto do metrô ou próximo o suficiente para se locomover de uber. Nós nos hospedamos no Hotel Regina, no Flamengo, super bem localizado. Com mais de cem anos e muitas histórias, tem localização privilegiada e um ótimo custo-benefício.
Veja outras opções de hospedagem aqui:
Confira aqui outros passeios interessantes pelo Rio de Janeiro
Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema O QUE FAZER EM... Mais uma iniciativa do Grupo 8on8, do qual fazemos parte, onde os blogs integrantes desenvolvem um tema comum, ilustrando com apenas 8 fotos e publicando no dia 8 de cada mês. Vale conferir os demais posts!
- Chicas Lokas na Estrada | O que fazer em Belo Horizonte
- Dani Turismo | O que fazer na Patagônia Argentina?
- Destinos Por Onde Andei… | O que fazer em Valladolid, Yucatán, México
- Let’s Fly Away | O que fazer em Canberra: roteiro de viagem completo pela capital da Austrália
- Mulher Casada Viaja | O que fazer na região de Jungfrau e Interlaken
- O Berço do Mundo | Kunming (China): guia para descobrir a cidade da primavera
Salve essa imagem no seu Pinterest



























