Em quais situações vale a pena alugar um carro durante uma viagem? Assim como na vida “local”, um carro pode ser um perrengue ou uma mão na roda (com o perdão do trocadilho), dependendo de algumas condições.
Neste post vamos dividir um pouco sobre as nossas experiências alugando carros, no Brasil e no exterior, e indicar algumas situações onde alugar um carro pode ser uma boa opção para se locomover.
Só lembrando que a condição primordial para cogitar alugar um carro é ter carteira de motorista válida, ok? E se a intenção for alugar o carro fora do Brasil é preciso se atentar às regras de cada país quanto à validade da nossa carteira de habilitação 😉

Quando vale a pena alugar um carro?
É preciso avaliar bem o tipo de viagem e quanto de locomoção você está planejando na sua viagem. Vale a pena alugar um carro quando:
- a sua intenção for explorar uma região mais ampla, fazendo bate-voltas a partir de uma única cidade, e quer liberdade para ir e vir;
- estiver em família ou num grupo de mais de 3 ou 4 pessoas – nesse caso é mais confortável e até mais econômico se locomover de carro do que de transporte público;
- a viagem for para um lugar onde o transporte público é ruim e/ou não há outras opções de transporte.
Alguns exemplos baseados nas nossas experiências
Uruguai: é um país pequeno e com boas estradas. Nós nos hospedamos em Punta del Este e fizemos bate-voltas com carro alugado para Montevidéu, Punta Ballena e Piriápolis.

Beto Carrero e serra catarinense: voamos de SP até Navegantes, onde alugamos um carro e viajamos por uma semana num roteiro que incluiu Urubici, Blumenau e Penha, onde fica o parque. A serra catarinense é linda e viajar de carro é a melhor maneira de apreciar tudo que ela oferece.

Canadá: alugamos um carro em Toronto e fizemos bate-voltas para Niagara Falls e Niagara-on-the-lake (em Toronto mesmo usamos transporte público e uber).
Quando NÃO vale a pena alugar um carro?
Repense o aluguel de carro nas seguintes situações:
- Se for viajar sozinho ou em dupla – nesse caso normalmente é bem mais vantajoso financeiramente utilizar transporte público;
- Se for ficar somente em grandes centros urbanos, onde há trânsito e é difícil estacionar – nesse caso uber e transporte público são opções bem melhores;
- Se tiver medo de dirigir em lugares desconhecidos – viagem é para relaxar e espairecer, e não ficar tensa(o) o tempo todo, não é mesmo?
Nossas dicas para alugar um carro
Em todos os casos, usamos a Rentcars, parceiro do blog, que é um comparador de preços entre as melhores locadoras do mercado. Isso facilita muito na hora de escolher o carro e encontrar a melhor opção de custo-benefício entre as diversas locadoras.
Ah! E mesmo quando o aluguel é fora do Brasil o contrato é feito em reais, sem surpresas na hora de pagar o cartão de crédito – ou seja, sem IOF ou outras taxas que variam com câmbio. Isso sem falar nas várias promoções ao longo do ano, como a Black Friday e o Dia do Consumidor, que garantem bons descontos, e a opção de poder parcelar o valor em até 12x.
Se estiver planejando alugar um carro numa próxima viagem, aproveite o nosso cupom MALINHAS que dá direito a 5% de desconto! Basta aplicá-lo no momento de definir a forma de pagamento. Clique abaixo para acessar o site:
Pronto(a) para pegar a estrada? Esperamos que esse post tenha te ajudado a tomar a melhor decisão!
Gosta de viajar de carro? Leia também esses posts:
- Viagens de carro: uma lista de estradas incríveis no Brasil
- Rodovia dos Tropeiros: uma roadtrip incrível no interior de SP
- Road Trips: nossas dicas e experiências em viagens de carro com crianças
- Viagem de carro de São Paulo à Bahia com crianças: nossa experiência
Salve essa imagem no seu Pinterest



























