Um dos mais conhecidos pontos turísticos da cidade de Toronto, no Canadá, a Casa Loma é mesmo um passeio imperdível! Assim como a CN Tower, outro símbolo de Toronto, a Casa Loma recebe milhares de visitantes todos os anos, que se encantam com sua arquitetura imponente e todas as curiosidades que cercam a casa (como por exemplo, o fato de ter sido utilizada como cenário de vários filmes famosos).
Nós estivemos lá em julho de 2024, durante nosso roteiro de 12 dias pelo leste do Canadá, e neste post vamos compartilhar nossa experiência visitando a Casa Loma.
IMPORTANTE: Brasileiros precisam de visto para entrar no Canadá. Antes de começar a planejar sua viagem, confira aqui nosso post com o passo a passo para tirar o visto canadense.
Um pouco da história da Casa Loma
Assim como outros castelos e residências suntuosas ao redor do mundo, a Casa Loma teve origem no desejo de uma pessoa muito rica de mostrar toda sua riqueza rsrs No caso, o proprietário e idealizador do projeto foi Sir Henry Mill Pellat, um empresário que ganhou muito dinheiro por ser o principal acionista da empresa que fornecia eletricidade à cidade de Toronto.
Projetada para se assemelhar a um castelo medieval, a casa levou três anos para ser construída (de 1911 a 1914) mas nunca chegou a ser 100% concluída. A Primeira Guerra Mundial interrompeu o projeto, e logo em seguida a Grande Depressão abalou as finanças de Sir Henry, que acabou indo à falência e tendo todos os seus bens confiscados, incluindo o casarão.
Vale dizer que tudo na Casa Loma foi e ainda é superlativo: 300 pessoas trabalharam nos três anos de sua construção; são 98 quartos e 39 banheiros, 59 telefones, um elevador, um forno suficientemente grande para assar um boi, duas passagens verticais para órgãos de tubos, duas passagens secretas no gabinete de Sir Henry do piso térreo, além de 2 hectares de jardins. Ao ser concluída, em 1914, era a maior residência privada do Canadá. Era tão imponente que ganhou até nome: Casa Loma significa “casa na colina”, por se localizar na parte mais alta da cidade.
Após o confisco, a Casa Loma funcionou como hotel e clube noturno por alguns anos até ser arrendada por uma ONG, que se comprometeu a restaurá-la e mantê-la e é responsável por sua administração até hoje.
>> Leia também sobre outra atração imperdível em Toronto: como é a visita à CN Tower
Como é a visita à Casa Loma
A visita à Casa Loma inclui explorar seus três andares, além do jardim e do subterrâneo que leva às antigas estrebarias.
No primeiro piso ficam as salas principais da antiga casa: o Great Hall, a biblioteca, a sala de jantar, uma estufa e o escritório de Sir Henry. No segundo piso ficam as dependências íntimas dos antigos moradores: as suítes de Sir Henry e sua esposa e quartos de hóspedes. Já o terceiro piso é ocupado por uma exposição permanente de armas e munições, além de conter as dependências dos antigos criados da casa. Também é do terceiro andar que saem as escadas que levam às torres, onde é possível ter uma visão panorâmica dos jardins.




Embora a casa principal seja lindíssima, os pontos mais interessantes e pitorescos da visita ficam no subterrâneo: a partir de um acesso no térreo é possível conhecer a adega e percorrer todo o túnel que leva às estrebarias e à garagem, que hoje abriga uma exposição permanente de carros antigos. Ao longo do caminho há placas e paineis contando partes da história da própria casa e da cidade de Toronto, bem interessante.


Também perto da adega fica um restaurante e a lojinha de souvenirs, e por ali em todas as paredes veem-se posteres e telas mostrando as cenas dos filmes filmadas na casa.
Mas uma das áreas mais legais da Casa Loma é a Celebrity Gallery, que fica próxima à antiga estrebaria. Poucos sabem mas vários cômodos da Casa Loma foram usados como cenários em filmes e séries. Nessa exposição são recriadas algumas cenas gravadas ali, com direito a sósias em cera dos principais atores e atrizes e uma placa indicando qual cômodo da casa foi utilizado. Alguns deles: Vin Diesel em Operação Babá; Chris Evans em Scott Pilgrim contra o Mundo; Richard Gere em Chicago.
Mas o destaque mesmo vai para cenas de X-Men, já que muitas áreas da Casa Loma foram utilizadas representando a famosa escola do Prof. Xavier. Nós adoramos e nos divertimos muito ali!


Além desse acervo permanente, ao longo do ano há uma variada programação cultural que inclui exposições temporárias, apresentações musicais e shows – vale conferir o site antes da visita.
Como comprar os ingressos para a Casa Loma
Há diversas maneiras de comprar os ingressos para a Casa Loma, sendo que algumas delas são combinadas com outras atrações da cidade e que normalmente compensam em termos de custo. Aqui vamos apresentar algumas delas.
- A primeira opção é comprar diretamente no site (Casa Loma tickets). Ali é possível comprar os ingressos para a visita básica (General Admission – $40 dólares canadenses para adultos de 14 a 64 anos) e também os ingressos para os eventos em cartaz.
- Outra opção é comprar o City Pass Toronto, que inclui a entrada da CN Tower e outras três atrações na cidade, sendo uma das opções a Casa Loma. Essa foi nossa escolha e, além da CN Tower e da Casa Loma, visitamos também o Royal Ontario Museum e o Toronto Zoo. Para quem vai passar alguns dias em Toronto, vale a pena.
- Outra ótima opção é fazer um tour guiado pela Casa Loma pela GetYourGuide, um passeio que inclui os ingressos de entrada e tem duração de 1,5 hora. Veja abaixo algumas outras opções de passeios guiados em Toronto.
Como chegar na Casa Loma
Ao contrário das outras atrações famosas de Toronto, a Casa Loma fica mais afastada do centro da cidade (cerca de 5 km da CN Tower), mas é facilmente acessível através de ônibus e metrô (no site há instruções detalhadas de como chegar lá). Também é possível ir de uber ou táxi.
Nós fomos de carro pois estávamos com um carro alugado no dia da visita, mas não recomendamos: o estacionamento é pequeno e caro (C$ 20). O melhor mesmo é ir de transporte público ou uber.
Confira abaixo outros passeios super bacanas em Toronto:
Encontre sua hospedagem em Toronto pelo nosso parceiro Booking:
Dica extra: Não viaje para o Canadá sem seguro viagem! Embora o seguro não seja obrigatório para entrar no país, os serviços médicos no Canadá são caríssimos e ninguém quer ter a péssima surpresa de precisar de assistência médica durante a viagem e voltar com uma dívida gigante. Ainda mais viajando em família, essa é a melhor opção. Faça sua cotação com nosso parceiro Real Seguros e escolha o plano que melhor te atende.

Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema CASTELOS E RESIDÊNCIAS INCRÍVEIS. Mais uma iniciativa do Grupo 8on8, do qual fazemos parte, onde os blogs integrantes desenvolvem um tema comum, ilustrando com apenas 8 fotos e publicando no dia 8 de cada mês. Vale conferir os demais posts!
- Destinos Por Onde Andei… | Castelo Brown, em Portofino, Ligúria, Itália
- Viajante Econômica | A Casa do Rio Vermelho, em Salvador
- Travel Tips Brasil | Castelo na França: uma viagem medieval em Baux-de-Provence
Salve essa imagem no seu Pinterest
Respostas de 13
Gente,
perdi essa! Tenho que voltar a Toronto já! rs
Não sabia mesmo da existência da Casa Loma e depois de ler seu post fiquei bem curiosa com esse castelo!
Acho que adoraria essa parte subterrânea também. E fiquei surpresa em saber que ali gravaram X-men. É bacana visitar locação de filme né?
Eu curto!
Valeu a dica, Cintia.
Bjs
Mari
Que legal esse passeio para conhecer a Casa Loma em Toronto! Eu adoro conhecer lugares onde foram gravados filmes, sempre tem algo especial né? Obrigada pela dica
Bem lega a Casa Loma, não conhecia. Adoro esses castelos, ela é incrível por dentro e a parte subterrânea também.
Eu adorei ler seu post e relembrar como era interessante a Casa Loma. Nunca me esqueço de ter visto as passagens secretas dessa casa imponente em plena Toronto. Bateu saudades do Canadá. Quero voltar um dia. Bjs
A Casa Loma, em Toronto, é realmente impressionante, uma atração imperdível na cidade. Quando a visitei era inverno e estava chovendo muito, mesmo assim isto não me impediu de apreciar toda a beleza dessa imponente construção.
Além disto, estava toda enfeitada de luzes devido à época próxima ao Natal, o que fez com que ficasse ainda mais especial.
Dica excelente para os visitantes de Toronto, lindo post, parabéns.
Como a excentricidade dos ricaços fazem bem ao património de uma cidade rsss. Gostei muito de conhecer a Casa Loma de Toronto através dos seus olhos. Um cenário perfeito para filmes, sem qualquer sombra de dúvida.
Adorei conhecer a Casa Loma em Toronto e sua curiosa história. As exposições parecem ser muito interessantes! Ótimo post!!
Cíntia, não fui à Casa Loma, então adorei saber em detalhes como é a visita! Também achei bem legal o subterrâneo, muito louco até, não? Azar da família que teve a casa confiscada, e sorte da população por ganhar um espaço histórico-cultural em Toronto.
Nossa, que casa linda!!!! Fui a Toronto há alguns anos e não conheci essa casa. Talvez por não estar no centro. Preciso voltar, com certeza!
Nunca estive em Toronto, mas pelo que pude perceber conhecer essa casa se torna parada obrigatório por toda sua história e arquitetura. Me pereceu cenário de filme, será que já não foi de algum?
Já foi cenário de vários filmes e séries, como mencionei no post. Há até uma área chamada Celebrity Gallery dedicada a mostrar quais filmes e quais cômodos da casa foram usados.
Não imaginava encontrar uma construção como a Casa Loma no Canadá. É 100% um castelo hehe. Fico pensando em como era a manutenção de uma mansão com essas dimensões, 98 quartos gente! os números são realmente ‘superlativos’. Anotado pra quando formos para o Canadá :).
Nunca fui à Toronto e essa Casa Loma já me deixou com vontade de voltar ao Canadá, onde só conheço Niágara Falls.