Quem nos segue aqui há algum tempo já sabe que temos um pequeno dinolover em casa. E fazemos questão de incentivar esse interesse do nosso menino visitando museus e exposições que tenham temática de dinossauros (além de alimentar a vasta biblioteca que ele tem no quarto e assistir as trilogias Jurassic Park e World até cansar 😄) – conhecemos tantos lugares e livros que já renderam dois posts aqui no blog:
↪ Onde ver dinossauros – dicas de parques e museus no Brasil
↪ 9 livros sobre dinossauros + 1 sobre o universo – uma viagem jurássica
Sendo assim, nunca perdemos a oportunidade de conhecer um lugar ou exposição novos – por isso logo que soubemos da Expodinos já nos programamos para ir!
A Expodinos estreou dia 10 de setembro de 2022 e está prevista para ficar em cartaz até final de novembro no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra) dentro do Parque Ibirapuera, em São Paulo. A maior parte do acervo – réplicas de fósseis e alguns fósseis verdadeiros – veio do Museo Paleontológico Egidio Feruglio, localizado em Telew, na Patagônia argentina. E a grande estrela da exposição é o Patagotitan, um gigante de mais de 37 metros de comprimento, considerado o maior dinossauro já descoberto no mundo, que habitou aquela região.
Mas além desse gigante argentino há réplicas de outros dinos interessantíssimos, que os pequenos dinolovers vão amar com certeza – o nosso, em especial, amou ver a cabeça do Giganotossauro e ficou fascinado com os carnívoros pequenininhos, que lembram os velociraptores dos filmes.
Além disso, há também muita informação sobre a origem dos continentes, a evolução dos dinossauros, detalhes anatômicos… ao todo são 20 fósseis e 16 esqueletos completos, incluindo o do Patagotitan, que praticamente domina uma das áreas da exposição.
E para nossa alegria, tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente o professor e paleontólogo Luiz E. Anelli, curador e responsável científico da exposição, que estava lá durante a nossa visita. Foram alguns minutos de tietagem, com direito a fotos e autógrafos em dois livros muito especiais de sua autoria: Dinos do Brasil e Novos Dinos do Brasil (falamos desses livros neste post: Livros infantis para viajar pelo Brasil)
Do lado de fora há uma lojinha cheia de coisas bacanas – inclusive os livros Dinos do Brasil -, um café, um espaço onde as crianças podem brincar de paleontólogo (escavando um dino), um simpático dino que se mexe e um espaço de realidade aumentada.
👉 Como chegar & onde comprar os ingressos & para saber mais
A exposição acontece no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra) – Parque do Ibirapuera – São Paulo
Mais informações nas páginas oficiais da exposição no Facebook e no Instagram
Para comprar os ingressos: Livepass Brasil
Matéria do Fantástico sobre os fósseis apresentados na exposição: Uma viagem à Patagônia pré-histórica
– Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-
Respostas de 6
Que bacana! Tenho um filho de 3 anos e ele também ama dinossauros. Adorei a dica. Você sabe se essa exposição vai para outras capitais também quando sair de São Paulo? Obrigada
Li recentemente que deve ir para o Rio após a temporada em SP.
É muito importante a postura de vocês, pais, alimentando esse interesse e curiosidade com material de qualidade e exposições. A aprendizagem fruto de uma curiosidade genuína é mais rica e fluida. Que seu pequeno se envolva cada vez mais dessa forma.
Que divertida a Expodino no Parque Ibirapuera. O sue dino lover amou, dá para sentir na carinha dele nas fotos! Esse é um programa divertido para toda a família! Adorei o post, super informativo. 🙂
Aqui em casa sou eu a pessoa que é louca por qualquer exposição com dinossauros. A Expodino parece ser muito legal.
Espectacular esse Expodinos, um ótimo programa para quem estiver em São Paulo por estes dias. Nós também procuramos estimular os interesses científicos do nosso filho, através de exposições, livros e outros eventos. É uma forma lúdica de ensinar as crianças (e nós também aprendemos).
P.S. também adorei o nome do dinossauro da região: Patagotitan parece um nome saído das estórias do tio Patinhas 🙂