Cervejeiros de plantão, quem mais ama conhecer as fábricas de cerveja, seus processos e ainda aproveitar para degustar alguns rótulos diferentes? Nós gostamos muito e aproveitamos todas as oportunidades que aparecem – por isso ficamos muito curiosos em fazer a visita guiada à fábrica da Heineken, localizada em Jacareí, a poucos minutos da nossa casa (e cerca de 100 km da capital paulista).
Nós fizemos a visita, chamada de Inside the Star, em agosto de 2024 e podemos dizer que foi uma experiência muito bacana! Abaixo todos os detalhes desse passeio.
Onde fica a fábrica da Heineken e como agendar a visita guiada
O tour guiado pela fábrica Heineken aqui no Brasil está disponível apenas na cervejaria localizada em Jacareí (SP). A empresa ocupa um terreno enorme no bairro Rio Abaixo e o acesso é fácil, via Rodovia Presidente Dutra, a cerca de 100 km da capital paulista.
Para agendar a visita – ou melhor, experiência Inside the Star – é preciso comprar os ingressos com antecedência pelo site Heineken – Inside the Star. Basta clicar no botão Comprar Ingresso, e o visitante será direcionado ao site Ingresse.com, responsável pela venda dos ingressos da visita. É preciso então localizar o banner Inside the Star Jacareí e escolher a data, horário e número de ingressos. Normalmente as visitas há horários de terça a sábado, mas a disponibilidade varia bastante por conta da alta procura. Nós fomos num sábado e tivemos que agendar com bastante antecedência.
O ingresso dá direito à entrada e participação no tour, à degustação no final, entrada na lojinha de produtos licenciados e um brinde.
Vale se atentar para as seguintes regras para partipar do tour:
- é preciso ser maior de 18 anos,
- estar vestido adequadamente (sapatos fechados, calças compridas e blusa com mangas – não são permitidos sandálias, chinelos, saias ou vestidos por questões de segurança),
- chegar com 20 minutos de antecedência.
Curiosidade: a visita à fábrica da Heineken de Jacareí segue o mesmo modelo oferecido na sede da empresa, localizada em Amsterdã, Holanda. Confira aqui como comprar os ingressos: Heineken Experience, ou já agende a visita com outro passeio famosíssimo em Amsterdã clicando abaixo:
Experiência Inside the Star
A ideia por trás da visita à fábrica da Heineken é mostrar um pouco do universo da marca, desde a sua fundação, passando por detalhes de sua história, a expansão ao redor do mundo, o processo de fabricação da famosa cerveja Heineken, seu posicionamento atual no mercado mundial e brasileiro e a preocupação com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Além de matar a curiosidade de ver como é produzida a cerveja, especialmente daqueles que não estão familiarizados com processos industriais.
O tour começa numa pequena antessala, já dentro das instalações da fábrica, onde a guia dá todas as instruções e explica como será a visita. Em seguida, todos passam à sala ao lado e assistem a um vídeo que conta sobre a fundação da empresa, sua expansão pelo mundo e como ela funciona hoje, tudo projetado em diferentes telas.
A próxima etapa da visita é sobre a produção de cerveja: as matérias-primas, de onde vêm, a importância da água na qualidade da cerveja, como é o processo de fabricação e aquela explicação básica presente em toda cervejaria, seja ela grande ou pequena.
Logo em seguida, numa sala super fotogênica e instagramável, ficam exemplares de todas as marcas pertencentes à Heineken, tanto de cervejas (Amstel, Eisenbahn, Baden Baden e Schin são algumas delas) quanto de refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas (como Itubaína). É nessa sala também que fica esse painel de estrela super bacana da foto de abertura do post. Após as explicações, a guia deixa todos bem à vontade para fazer perguntas e tirar fotos.
A próxima etapa da experiência é a visita à área de produção. São disponibilizados armários com chave para que todos os visitantes guardem seus pertences antes de sair pela fábrica, e são distribuídos EPIs e fones para todos – a guia se comunica com um microfone e os fones são necessários para que todos possam escutar suas instruções.
O grupo de visitantes é então conduzido até uma das áreas de engarrafamento (entendemos que pode haver variação do local dependendo da programação de produção e/ou manutenção da fábrica). Não é permitido fotografar no caminho ou na área de produção – há somente uma parada no letreiro, já no final da visita, onde pode-se tirar fotos na área externa.
Finalmente chega-se a um dos momentos mais esperados da visita: a degustação rsrs O grupo de visitantes é levado até uma sala que parece um bar (inclusive há um letreiro dizendo Inside the bar): um balcão com chopeiras, alguns petiscos distribuídos pelas mesas, um cantinho instagramável que imita uma geladeira. Na descrição do tour no site está informado que há degustação de dois tipos de cerveja, mas durante a nossa visita as bebidas foram servidas bem à vontade: chope Amstel e Heineken, long neck Heineken normal e zero, alguns tipos de Baden Baden, refrigerantes – bastava pedir.
Nessa mesma sala/bar fica a lojinha com produtos licenciados: camisetas, bonés, bolsas térmicas, etc. Não há venda direta de bebidas ali. Segundo nos informaram é possível comprar bebidas apenas online, através de uma plataforma parceira da Heineken.
A visita termina ali, com a degustação e a entrega dos brindes (no nosso caso, ganhamos copos com o logo da Baden). No total, a experiência dura pouco mais de uma hora e meia, e ao final os visitantes são conduzidos novamente à portaria, para sair da fábrica.
Outras cervejarias que conhecemos
Nós gostamos de cerveja e não perdemos a oportunidade de conhecer novas cervejarias! Veja abaixo outros lugares que já visitamos:
- Cervejaria Bohemia, em Petrópolis (RJ) – um passeio quase obrigatório na cidade! Tem um formato parecido com o tour da Heineken, mas com uma pegada mais turística (e aberta a menores de 18 anos). Contamos um pouco dessa visita no post Roteiro de 4 dias em Petrópolis.
- Baden Baden, em Campos do Jordão (SP) – fizemos esse tour há muitos anos, quando ainda era permitida a entrada de crianças. Após sua aquisição pela Heineken, o formato da visita mudou – hoje ela é muito semelhante à da Heineken, com entrada proibida a menores de 18 anos e venda dos ingressos pela plataforme Ingresso.com. Mais detalhes desse passeio no post Atrações imperdíveis em Campos do Jordão.
- Cervejarias artesanais em Blumenau (SC) – na capital brasileira da cerveja e sede da Oktoberfest mais famosa do Brasil não faltam cervejarias. Nós conhecemos algumas delas e contamos neste post: O que fazer em Blumenau além da Oktoberfest.
- Cervejarias artesanais em Cunha (SP) – essa cidade pequenininha e cheia de atrativos naturais tem também uma boa oferta de pequenas cervejarias artesanais, como a Wolkenburg, a Caminho do Ouro e a Reale. Conhecemos todas elas e contamos tudo no post Melhores cervejarias artesanais em Cunha.
Encontre sua hospedagem em São José dos Campos pelo nosso parceiro Booking.
Booking.comSalve essa imagem no seu Pinterest
Respostas de 6
Que legal! Juro que não sabia que existia esse tour pertinho de mim. Eu fiz a visita a fábrica da Heineken em Amsterdã há um tempo atrás e certeza que já coloquei esse passeio nos meus planos. Adorei.
Que interessante. Sei que também há tours Heineken em Amesterdão, mas como não gosto de cerveja não costumo fazer. É sempre uma boa forma de conhecer mais sobre a produção de um produto.
Raquel, acredita que também não gosto de cerveja e geralmente eu dou a minha para algum colega que faço no passeio kkk
Eu adoro conhecer fábricas e seus processos, mesmo sendo de algo que eu nem consumo, como cerveja hahhaha Já estive em algumas fábricas de cervejas grandes e pequenas, mas nem sabia ainda dessa experiência da Heineken em Jacareí!
Parece ser muito interessante visita guiada à fábrica da Heineken em Jacareí. Adoro visitar fábricas! Não sabia que a marca Schin pertencia a eles!
Adorei saber mais sobre a Inside the Star a visita na Heineken em Jacareí. Fui no passeio em Amsterdam e achei muito bacana. Pelas suas informações o passeio aqui é menor, mas lembra muito o holandês no estilo moderno e criativo. Apesar de não beber cerveja acho muito legal conhecer cervejaria.