Passeio perto de casa + chocolate = combinação irresistível! Pertinho de onde moramos, em São José dos Campos, fica uma das maiores fábricas da Nestlé, responsável pela produção de muitos dos chocolates que amamos: KitKat, Lollo, Alpino, Chokito, Galak. E o mais interessante é que eles oferecem visitas guiadas à fabrica, onde é possível conhecer um pouco mais sobre a história da marca e o processo de fabricação dessas delícias. Um passeio que super recomendamos! Abaixo todos os detalhes do Chocotour Nestlé na fábrica de Caçapava.
Onde fica a fábrica da Nestlé e como agendar o Chocotour
Localizada em Caçapava (cerca de 120 km de São Paulo), à beira da Rod. Pres. Dutra, a fábrica da Nestlé oferece visitas guiadas por suas dependências. As visitas – ou chocotours – devem ser agendadas com antecedência através do site Nestlé Com Você, e normalmente ocorrem de segunda a sábado, em três ou quatro horários diferentes.
Vale dizer que os horários são bem concorridos, especialmente aos sábados, e é bom agendar com bastante antecedência. No dia da visita, deve-se chegar à fábrica 30 minutos antes do horário marcado para fazer o pagamento e receber as orientações antes do início do Chocotour. O tour completo leva cerca de 1h30.
Endereço: Av. Nestlé, 1800 – Caçapava-SP
Agendamento, valores e outras informações: Nestlé Com Você
Chocotour Nestlé
A visita se inicia nos guichês próximos ao estacionamento de visitantes. Ali se pagam as entradas e os visitantes recebem os crachás e as instruções para o tour, e são encaminhados para uma salinha de espera. A graça dessa sala são os bancos em formato de KitKat! E numa das paredes há um mapa esquemático do roteiro da visita.
Chegado o horário da visita, um monitor reforça as regras de segurança e coloca um vídeo institucional, que conta um pouco a história da empresa e também das origens do chocolate. Logo após os visitantes são encaminhados para o interior da fábrica.
O primeiro ponto de parada é um cacaueiro, plantado na área externa dos prédios. A monitora explica um pouco sobre a árvore e os frutos, que darão origem ao chocolate depois de processados.
Depois o grupo é encaminhado para a visita no interior da fábrica. Todo o trajeto é feito por um túnel acima das áreas produtivas. Em alguns pontos há janelas onde é possível ver os processos. Logo no início somos informados que a capacidade daquela fábrica é de 120 mil toneladas de chocolate por ano, e que é a maior produtora de KitKat da América Latina.
Nesse início da visita, somos apresentados às origens do chocolate, ao processo de fabricação do chocolate ao leite, etapa por etapa, e à história da Nestlé no mundo e posteriormente no Brasil. Muito interessante saber como nasceu a empresa, que sobreviveu a duas grandes guerras e se tornou uma das marcas mais conhecidas do mundo.
A próxima etapa do Chocotour é uma das mais legais, pois fala da história das marcas de chocolate que são comercializadas no Brasil. Muitas delas despertam uma memória afetiva nos mais velhos pois marcaram época, como o Chokito, o Prestígio, o Alpino e o Lollo (que mudou de nome por uns anos, mas voltou a ser Lollo).
Há toda uma seção dedicada ao Surpresa – quem foi criança na década de 80 com certeza amava esse chocolate e colecionava os cartõezinhos sobre animais que vinham com ele.
Tudo nessa etapa da visita é feito para se conectar com a marca, afinal não há quem não se lembre das propagandas, das antigas embalagens, e até do gostinho de cada chocolate. Há também muitos painéis e figuras que rendem fotos engraçadas, um joguinho interativo para as crianças e todo um espaço para o KitKat, que é carro-chefe dessa fábrica.
E no final da visita, todos ganham um caixinha de brinde, com alguns bombons. Confesso que eu esperava que estivesse cheia de KitKats – afinal, não são feitos ali? – mas eram bombons de outra marca.
Ao fim do Chocotour dentro da fábrica, os visitantes são encaminhados à portaria e convidados a entrar no Empório Nestlé, aquela lojinha básica de toda visita guiada. A variedade de produtos é enorme, mas com exceção de algumas ofertas achamos os preços bem parecidos com os de outros lugares. De qualquer modo, não tem como não sair com uma sacolinha cheia de chocolate, não é mesmo?
Outras fábricas de chocolate que conhecemos
Nós amamos chocolate e não perdemos a oportunidade de conhecer fábricas de chocolate! Veja abaixo outros lugares que já visitamos:
- Fábrica de chocolates Garoto, em Vila Velha (ES) – as visitas à fábrica estão suspensas por tempo indeterminado, mas vale conhecer ao menos o Museu do Chocolate, que fica no mesmo local da fábrica. O agendamento da visita deve ser feito no mesmo site da Nestlé, uma vez que a Garoto foi adquirida pela marca suíça há alguns anos.
- Fábrica de chocolates Nugali, em Pomerode (SC) – primeira fábrica de chocolates no Brasil a trabalhar no conceito bean-to-bar, ou seja, a ser responsável por todas as etapas de fabricação (da compra das amêndoas à venda de produto final). Vale dizer que a visita é muito bacana e os chocolates são deliciosos!
E se a intenção for uma viagem gastronômica com foco em chocolate, leia (e se delicie!) com esse post do blog Descobrir Viajando: Os melhores destinos para os amantes de chocolate.
Mais passeios nos arredores de São José dos Campos
>> Somos suspeitos para falar da nossa cidade, mas ela é mesmo linda! Confira também nossos posts sobre o que fazer em São José dos Campos em um fim de semana e sobre os parques de natureza em São José dos Campos
>> Um passeio incrível, que as crianças amam, é o Projeto Selva Viva em Taubaté, bem perto de São José dos Campos e Caçapava
>> Também dá para complementar o passeio visitando o Memorial Aeroespacial em São José dos Campos
Reserve sua hospedagem em São José dos Campos pelo nosso parceiro Booking.
Booking.comSalve essa imagem no seu Pinterest
Respostas de 12
Amei a dica! Meu filho é louco por chocolates e vai amar fazer essa visita guiada na fábrica da Nestlé. Dica anotada!
Que passeio delicioso!!!!
O Lollo, original, com desenho da vaquinha (e o Lollinho bundudinho – hahahahaha) era meu favorito!!!! Chocolate surpresa também está no coração! Pecado que nao o fabricam mais…
O valor eles apenas informam após agendamento confirmado?
Pagamos 30 reais por pessoa, em 2022. Na hora do agendamento já aparecem todos os detalhes, inclusive os preços. E depois do agendamento no site eles enviam um email de confirmação, novamente com todos os detalhes para o dia da visita.
Ah, que delícia de passeio, mas a sacolinha no final tinha que ser dos produtos que eles produzem né? Adorei a dica
Tá aí um passeio que eu nem sabia que era possível, muito legal para crianças e adultos com certeza. Vou indicar para algumas pessoas que eu sei que vou amar, e compartilhe seu pin no Pinterest 🙂
Nossa, meu filho do meio e meu marido com certeza irão adorar fazer esse Chocotour Nestlé, eles são chocólatras! Vou comentar com eles e já sei que irão querer ir o mais breve possível :).
Nossa seu post é o que eu precisava para me convencer a fazer esse tour delicioso, amei as fotos e dicas
Adorei, nem sabia que era possível visitar as fabricas da Nestlé. Um programa perfeito para os amantes de chocolate.
Que legal o Chocotour Nestlé, é uma marca tão conhecida que deve deixar a experiência ser ainda melhor.
Nem sabia que existia esse Chocotour Nestlé, acredita?!? Mais uma atração bacana nos arredores de São José dos Campos. Bateu uma nostalgia quando vi aquele painel de chocolate Surpresa. Eu adorava!! Ótima dica de passeio para toda a família!
Que passeio maravilhoso! Amo chocolate e adoro conhecer esses lugares assim, acho que vou querer levar meus sobrinhos, eles vão amar! Obrigada pela dica
Passei várias vezes pela rodovia e me perguntava se dava para visitar. Agora descobri que sim! Salvei o post para uma próxima ida a São Paulo de carro porque certamente vou adorar essa visita guiada na Nestlé. Chocólatra ama chocotour, não é?