Royal Ontario Museum em Toronto

Royal Ontario Museum em Toronto: uma viagem pela história, natureza e culturas do mundo

O que você vai ler neste post

Compartilhe este post:

Se você está planejando uma viagem para Toronto, provavelmente já ouviu falar do Royal Ontario Museum, mais conhecido como ROM, uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade. E nem podia ser diferente: o ROM é o maior museu do Canadá e um dos mais importantes museus da América do Norte, e reúne exposições que encantam tanto adultos quanto crianças e adolescentes. Em resumo, um passeio imperdível!

No nosso roteiro de 12 dias pelo leste do Canadá, ficamos em Toronto por 4 dias e fizemos todos os passeios obrigatórios: CN Tower, Ripley´s Aquarium, Casa Loma… e gastamos várias horas no ROM, logo no primeiro dia de viagem. Como esperado, não decepcionou: dinossauros gigantes, múmias egípcias, pedras preciosas, animais empalhados e artefatos de diferentes culturas, tudo isso num prédio de arquitetura única.

Neste post vamos contar como foi essa visita e o que esperar do Royal Ontario Museum em Toronto.

Sobre o Royal Ontario Museum

Localizado no centro da cidade, o ROM levou mais de 2 anos para ser construído. Foi inaugurado em 1914 com uma fachada clássica e imponente de pedra, mas com o aumento sucessivo do acervo ao longo dos anos, o museu foi aumentado três vezes.

A última expansão foi em 2007, quando ganhou um anexo moderníssimo chamado The Crystal (O Cristal), desenhado pelo arquiteto Daniel Libeskind. O resultado foi uma mistura entre a construção histórica e a moderna estrutura de vidro, que criou um contraste bem curioso (e segundo alguns, polêmico, pois teria descaracterizado o prédio original). Uma pena que não temos foto dessa fachada 🙁 A empolgação para entrar foi tanta que nem lembramos!

foto do site oficial https://www.rom.on.ca/

Pelo tamanho do seu acervo fixo, formado por milhões de objetos que contam a história da humanidade e do planeta, o Royal Ontario Museum é o maior museu do Canadá e um dos mais interessantes do mundo. Com certeza vale a pena conhecê-lo!


IMPORTANTE: Brasileiros precisam de visto para entrar no Canadá. Antes de começar a planejar sua viagem, confira aqui nosso post com o passo a passo para tirar o visto canadense.


O que ver no Royal Ontario Museum: principais atrações

Como mencionado antes, o ROM é enorme! O acervo gigantesco se espalha entre os quatro andares do edifício (que é lindíssimo por si só), por isso é aconselhável priorizar o que se quer ver. Em meio dia é possível ver as principais exposições, que listamos abaixo.

Galerias de Culturas Mundiais (Egito Antigo e Ásia) – ficam no 1o e 3o andares e são uma viagem pela história da humanidade. A coleção de arte chinesa e os templos reconstruídos são impressionantes!

Royal Ontario Museum em Toronto

Galeria dos Dinossauros – fica no 2o andar e é uma das grandes atrações do ROM. Nosso caçula, especialista em dinos, ficou fascinado! E com certeza é uma área imperdível para quem vai com crianças e/ou se interessa por paleontologia.

Biodiversidade – também no 2o andar, é uma área muito interessante para quem ama animais de todos os tipos. Nossos malinhas adoraram!

Exposições temporárias – Antes da visita, consulte as exposições temporárias em cartaz. Muitas delas trazem experiências imersivas e atividades especiais que podem tornar o passeio ainda mais interessante. Quando estivemos no ROM uma das exposições temporárias era sobre felinos, nós amamos!

Uma dica: entre um andar e outro, não deixe de apreciar os totens dos povos aborígenes do Canadá que ficam nas escadas, onde cada detalhe tem um significado. E claro, tire uma foto (ou várias) com o esqueleto de dinossauro na entrada, é uma das marcas registradas do ROM!

Para saber mais sobre as exposições, horários de funcionamento, como chegar, etc, consulte o site Royal Ontario Museum.

Como comprar os ingressos para o Royal Ontario Museum

Há diversas maneiras de comprar os ingressos para o Royal Ontario Museum, sendo que algumas delas são combinadas com outras atrações da cidade e normalmente compensam em termos de custo. Aqui vamos apresentar algumas delas.

  1. A primeira opção é comprar diretamente no site do museu (ROM Tickets). Os preços variam um pouco de acordo com a época do ano e do dia da semana (em média, C$26 a 34, valores um pouco menores para idosos, crianças e estudantes). No momento da compra é possível adicionar as entradas para as exposições temporárias (em média C$10 a mais no valor do ingresso).
  2. Outra opção é comprar o City Pass Toronto, que inclui a entrada no ROM e na CN Tower mais outras três atrações na cidade, num combo que garante um desconto de mais de 30%. Essa foi nossa escolha e compensou muito! As atrações incluídas no City Pass podem variar ao longo do ano, sempre confira antes de comprar 😉
  3. Uma outra ótima opção é adquirir os ingressos para o ROM pelo nosso parceiro GetYourGuide, que permite o cancelamento com até 24h de antecedência e o pagamento com cartão de crédito.

Onde se hospedar em Toronto

Toronto é uma cidade grande e oferece uma grande diversidade de opções de hospedagem. Nós nos hospedamos em um ótimo hotel no bairro de Yorkville, a poucos metros do metrô e numa vizinhança muito bonita: o Canopy By Hilton Toronto Yorkville. A localização era excelente: fomos caminhando até o ROM e dali seguimos para as demais atrações no centro da cidade!

Clique no banner para ver outras opções de hospedagem em Toronto.

Confira também esses outros passeios em Toronto


Vai viajar a partir do aeroporto de Guarulhos? Deixe seu carro em boas mãos e aproveite o conforto do estacionamento mais próximo do aeroporto! Nós somos parceiros do Airport Park e, utilizando nosso cupom MOCHILASEMALINHAS, você ganha 10% de desconto! É só clicar no banner abaixo e garantir sua reserva 😉


Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema MUSEUS. Mais uma iniciativa do Grupo 8on8, do qual fazemos parte, onde os blogs integrantes desenvolvem um tema comum e publicam no dia 8 de cada mês. Vale conferir os demais posts!


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

O que você vai ler neste post

Quem Somos

Eu sou a Cíntia, e compartilho aqui as experiências de uma família apaixonada por viajar. Junto com meu marido e nossos filhos – os “malinhas” – criamos memórias explorando o mundo, pedacinho a pedacinho. 

Search

Inspire-se no nosso Pinterest

Reserve sua hospedagem

Vá de carro

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Estacione seu carro aqui

Compre livros e muito mais

Malas com desconto

Posts Recentes

Planeje e inspire-se

Comentários

Respostas de 8

  1. Gosto muito de museus e o Royal Ontario Museum parece impressionante. Acho a última ampliação do museu (Chrystal) bem interessante, embora seja muito distinto do prédio original, acho que lhe dá um toque arrojado. Bom sinal o espaço ter quer ser aumentado várias vezes.
    Sei que o meu filho iria ver com muita atenção o piso 2 também, com as áreas dedicadas aos dinossauros e biodiversidade. Haja energia para acompanhar.

  2. O meu marido ia adorar ver a parte nova (Cristal) e há sempre polémicas quando um museu decide renovar ou criar uma parte nova que não segue a linha arquitetonica original. O acervo do museu parece incrível, e muito completa.

  3. Qua fachada fantástica, essa do Royal Ontario Museum de Toronto, pena que não fizeram a fotinho na frente, mas nada que IA não resolva ahaha. A Galeria de Culturas Mundiais me lembrou a do Museu de Belas Artes de Boston. Dica anotada para quando eu voltar a Toronto, afinal, mudou muito desde 1997 quando estive lá ehehe.

  4. Adorei esse post sobre o Royal Ontario Museum em Toronto, porque dá pra entender bem como a visita vai muito além de um museu comum. Gostei especialmente de ver o destaque para os dinossauros, as galerias de culturas mundiais e a parte de biodiversidade. Muito legal!

  5. Confesso que não sei se gostei a combinação do prédio antigo com o anexo Cristal (que é lindo!). A coleção é bem do estilo que gosto. Amei a dica!

  6. Visitei o Royal Ontario Museum em Toronto e adorei, um dos museus mais lindos que já visitei. É espetacular percorrer as salas com o rico acervo deste museu, quanta história, ciência e cultura, vale muito a pena, recomendo a todos que forem à Toronto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *