Mais um passeio delicioso, cultural e gratuito que fizemos em São Paulo: fomos conhecer a Japan House, na Avenida Paulista, e pudemos conferir as exposições que estavam em cartaz na época: Japão em Sonhos e Construção.
>> Leia também: Programas gratuitos em São Paulo <<
Sobre a Japan House São Paulo
O projeto Japan House foi criado pelo governo japonês com o intuito de difundir a milenar cultura japonesa em todos os seus aspectos: arte, comida, hábitos, natureza. São Paulo foi um dos 3 lugares no mundo escolhidos para abrigar uma Japan House – os outros são Los Angeles, nos EUA, e Londres, na Inglaterra.
A casa abriga exposições itinerantes, organiza workshops, clubes de leitura, apresentações musicais e diferentes eventos (a agenda completa pode ser consultada no site Japan House SP).
No térreo há uma loja linda com objetos de todos os tipos: louças tradicionais, objetos de arte, origamis delicadíssimos, livros, esculturas, móveis. Também no térreo fica a sala onde atualmente está em cartaz a exposição imersiva Japão em Sonhos (até 26 de abril de 2020), que é linda! Uma sequência de imagens típicas do Japão projetadas nas paredes – o festival das lanternas e a florada das cerejeiras são as mais bonitas e tocantes – junto a uma trilha sonora que faz com que a gente viaje mesmo pelo país. Os visitantes se espalham pelos bancos e pelo chão, numa experiência deliciosa. Os malinhas amaram e vimos muitas outras crianças também encantadas.
No primeiro andar fica uma loja de presentes onde o principal atrativo é a forma tradicional japonesa de embrulhar os objetos em tecido (inclusive eles ensinam como fazê-lo, numa técnica que tem o nome de furoshiki. Por causa das próximas olimpíadas ali também estão expostos dois bonecos grandes dos mascotes dos jogos de 2020, Miraitowa e Someity.
Já no segundo andar ficam as exposições de arte, e a que está atualmente em cartaz até dia 12 de abril de 2020 é a instalação Construção, do artista japonês Tadashi Kawamata. Eu e os malinhas tínhamos visto na TV uma reportagem sobre ela e ficamos encantados! Com o auxílio de 350 universitários voluntários e 180 mil hashis (os famosos palitinhos japoneses), foi construída uma espécie de escultura imensa, que ocupa praticamente a sala toda. Os malinhas ficaram chamando de labirinto mas a intenção do artista foi criar um ambiente com um material totalmente inusitado – como curiosidade, os hashis utilizados na instalação eram refugo, isto é, foram rejeitados por algum defeito ou não conformidade e, portanto, seriam descartados.
Não é permitido tocar na instalação, mas há um pedacinho dela, exposto numa mesa, onde pode-se tocar e ver como os hashis foram colados um a um.
Nas paredes da sala ficam fotos de outras instalações feitas pelo mesmo artista em outras partes do mundo. Não sei se foi impressão minha, mas as mais caóticas sempre estavam fora do Japão – aquelas em terras japonesas me pareceram bem mais “certinhas”.
Também no segundo andar fica um restaurante japonês que me pareceu bem tradicional, mas como não sou muito entusiasta de comida japonesa acabamos não experimentando.
A entrada nas exposições é gratuita e os grupos são organizados por número de pessoas. Primeiro entra-se na sala no térreo e após finalizada a projeção o grupo é encaminhado ao 2o andar, onde pode-se ficar o tempo que quiser.
Localização e funcionamento da Japan House SP
A Japan House fica localizada no início da Avenida Paulista, número 52.
Nós fomos de carro e não foi difícil encontrar um lugar para estacionar ali por perto, numa rua perto da Paulista, mesmo sendo domingo de carnaval. Há também um estacionamento (pago à parte) no subsolo do prédio. De metrô, as estações mais próximas são Paraíso e Brigadeiro.
Horário de funcionamento, programação e agenda cultural podem ser consultados diretamente no site Japan House SP, ou nos perfis do Facebook e Instagram (@japanhousesp)
Vai de avião até São Paulo? Clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Vai de Promo!
Reserve sua hospedagem em São Paulo pelo Booking
Booking.comMais dicas de São Paulo capital
- Conheça o Museu da Imigração Japonesa neste post Museu da Imigração Japonesa: Para se encantar em São Paulo, pelo blog Let´s Fly Away
- Sugestão de hospedagem perto da Av. Paulista neste post: Dica de hotel em São Paulo, pelo blog Receitinhas e Viagens
- Confira também esse post com 10 pontos turísticos gratuitos na Avenida Paulista
- Quer mais passeios com crianças em São Paulo? Tem muitos neste post aqui: O que fazer em São Paulo com crianças: muitas dicas!
Salve essa imagem no seu Pinterest
Respostas de 21
Bem bacana saber mais da Japan House. Não conhecia. Adoro São Paulo, cheio de surpresas e coisas legais para se fazer por lá. Já posso programar para a próxima visita.
A gente adora explorar São Paulo! Sempre tem algo novo e surpreendente para conhecer.
Sou fascinada pela cultura japonesa, acho que fazem tudo (incluindo arte) com uma delicadeza emocionante. O facto de S. Paulo ter sido escolhida para esse centro diz muito sobre a presença japonesa no Brasil. Um privilégio visitar um lugar assim
Realmente, a imigração japonesa no Brasil deixou sua marca, especialmente em São Paulo.
A Japan House é um dos meus pontos preferidos na Avenida Paulista, sempre com exposições bem interessantes.
Adoro que tem sempre exposições novas na Japan House – já fui 2x. Sempre uma boa ideia juntar com outro passeio ali na região da Avenida Paulista!
Sou fascinada pela cultura japonesa, e gosto muito de ver as exposições temáticas. E esse novo espaço Japan House é fantástico, adorei saber. Uma ótima opção de lazer em família.
São Paulo sempre recheada de coisas legais para se fazer, adorei o Japan House, com certeza uma opção ótima para pequenos e grandes aprenderem sobre esta cultura fantástica.
Nós adoramos conhecer a Japan House, a biblioteca tem até uns mangás que as crianças adoraram encontrar. O restaurante tem uma comidinha típica bem gostosinha para quem curte culinária japonesa, mas já vi que não foi o caso de vocês, rs.
Queremos muito visitar esse espaço, adorei esse relato!! São Paulo cabe em tantas viagens, agora é esperar um pouco para retornar a essa terra bonita e levar as crianças na Japan House!
Interessante este projeto para difundir a milenar cultura japonesa!! Programa gratuito e mega bacana!! Ainda hoje temos muito a aprender com o exemplo dos japoneses em muitos aspectos!! E nesta exposição as crianças amaram o Japan House de São Paulo!!
Conheci a Japan House quando fui ao Encontro Japão.br, onde tivemos acesso à cultura japonesa de forma espetacular.
Achei muito interessante o espaço, e o que mais me chamou a atenção, foi uma exposição com maquetes de obras arquitetônicas super modernas no Japão.
Uma boa pedida para família com crianças, ótima dica.
Que dica incrível! Eu não conhecia a Japan House. Adorei o espaço e a proposta! Além de tudo isso, é um programa gratuito. Vou incluir no roteiro na minha uma próxima visita a São Paulo
Super interessante essa casa, as coisas dos japoneses não tem explicação, são muito boas né? Adorei as formas de embrulhar presentes, deve ser uma coisa bem cuidadosa.
Aqui em Roma também tem uma Casa do Japão e o legal é que há um passeio guiado pelo jardim. Na época da floração das cerejeiras é muito legal!
Imagino que deva ser lindo!
A Japan House parece-me um programa perfeito para quem, como eu, gosta de incluir passeios culturais nos seus roteiros. Aliás, a cultura japonesa é de uma graciosidade que merece todo esse destaque. Adorei essa instalação com 180 mil hashis. Imaginar o trabalho que deu para montar. Melhor que visitar a Japan House de S. Paulo, só ir a Tóquio acompanhar os Jogos Olímpicos rs
Verdade, Ruthia hahahaha
Já tive algumas chances de passear por São Paulo, mas ficou faltando conhecer a Japan House! Parece ser muito legal, na próxima oportunidade vou seguir suas dicas!
Adorei essa dica de passeio gratuito em São Paulo! Vou pra lá semana que vem e já incluí a Japan House no meu roteirinho 🙂 obrigada!
Bateu saudade da Japan House aqui. É um cantinho na Av. Paulista que gosto muito de visitar sempre que estou pela região. Acho tão zen e sempre com algum programa interessante. Amei o post!