MIS Experience com crianças – Exposição Leonardo da Vinci

Desde a abertura desse novo espaço do Museu da Imagem e do Som em São Paulo – o MIS Experience – estávamos loucos para ir e levar os malinhas para ver a exposição de abertura: Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio.

Com uma proposta super diferente e interativa e parceria com a TV Cultura, o MIS Experience foi inaugurado em novembro de 2019. A exposição sobre a vida e as inúmeras obras de Leonardo da Vinci, que foi inventor, cientista, engenheiro, artista e mais um monte de outras coisas, foi uma parceria com o museu italiano Museo Leonardo da Vinci. O bacana do MIS Experience é que, além de apresentar maquetes, documentos e réplicas dos projetos de Da Vinci, há uma sala com experiência multissensorial – animações gráficas projetadas por todos os lados, combinadas com áudio, com resultado incrível.

A mostra começa apresentando as anotações de Leonardo da Vinci, uns caderninhos escritos com uma letra bem miúda, e contando como muito do conteúdo se perdeu – seja por ter se extraviado ao longo dos anos, seja por tentativas de organizar as informações (muitas anotações eram codificadas por Da Vinci de forma que só ele conseguisse decifrá-las).

Depois há as seções de inventos do ar (o famoso paraquedas que já foi testado várias vezes e protótipos de aviões e helicópteros), de máquinas (guindastes e outros mecanismos de carga), o espelho infinito (malinhas amaram!), as inúmeras pinturas, os instrumentos de guerra (parte menos interessante, na minha opinião), os inventos aquáticos (como o protótipo assustador do escafandro) e os desenhos impressionantes do corpo humano (que ele dissecava escondido, pois era proibido profanar cadáveres naquela época).

Bem no meio da exposição fica a sala multimídia, que amamos! Sentamos no chão e ficamos encantados com a experiência.

Ao final, uma análise da pintura mais famosa de Leonardo da Vinci e de todos os tempos: a Monalisa. Desde a história do processo de pintura até as idas e vindas em diferentes mãos, até chegar a onde está hoje, no Museu do Louvre (sabiam que Napoleão Bonaparte manteve a pintura no seu banheiro por vários anos?). Também há uma extensa explicação sobre o efeito do tempo nas cores e na definição dos traços originais.

Eu amo esse tipo de passeio, mas e os malinhas? Não vou mentir: a espera na fila, a quantidade de gente e a dificuldade de ver as coisas por conta da pouca altura podem ser meio chatos para as crianças. Mas o momento da sala multimídia acaba compensando, pois elas conseguem sentar e realmente se sentir parte de tudo aquilo.

Na área externa, próximo ao café, eles também se divertiram – há cópias da Monalisa e da famosa gravura do Homem Vitruviano para eles colocarem a cabeça e tirarem fotos engraçadas.

Conclusão: eu sempre acho que vale a pena levar as crianças a esse tipo de passeio, não só pelo conteúdo mas pela experiência como um todo. Aprender a esperar a vez, observar a quantidade de gente interessada naquilo, proporcionar uma lembrança interessante, tudo isso é aprendizado (de quebra, nós adultos exercitamos a paciência e o poder de persuasão). Já tinha visto vários posts e reportagens sobre essa exposição, mas todos relatando experiências de adultos, por isso achei importante dividir nossa experiência de visita com as crianças. Nós valorizamos muito esses passeios culturais e nossos malinhas já estão bem acostumados (o que não nos livra de reclamações de fome, cansaço e tédio ocasionalmente 😄)

Informações importantes

👉 Local: Rua Vladimir Herzog, 75 – Água Branca – São Paulo

Dá para chegar de ônibus gratuito, que sai da estação Barra Funda.

De carro, prepare-se para desembolsar R$ 20 com os guardadores na rua, ou R$ 30 com o valet.

👉 Preços e horários: consulte o site (www.mis-sp.org.br/exposicoes), pois os preços variam de acordo com o dia da semana. Nós compramos o combo de 2 ingressos com 10% de desconto mais 2 meia-entrada para os malinhas um dia antes da visita (um domingo), e chegamos com uma hora de antecedência.

As sessões são agendadas de hora em hora e no momento da compra dos ingressos é preciso escolher o horário. Não vale a pena deixar para comprar na hora! Chegamos lá perto das 13h e só havia ingressos disponíveis para as 18h.

👉 Exposições: A exposição Leonardo da Vinci: 500 anos de um gênio ficaria em cartaz até maio de 2020, mas por conta do abre e fecha da pandemia foi prorrogada até dia 18 de julho de 2021. Por isso, se quiser vê-la, corra! Ainda não foram divulgadas informações sobre a próxima exposição.

👉 Quer mais passeios em São Paulo? Tem muitos neste post aqui: O que fazer em São Paulo com crianças: muitas dicas!

 

 Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-

 

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens (mentais ou reais) desde 2009; e nossos 2 malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 12 e 10 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga. Às vezes somos 5, quando meu enteado, atualmente com 19 anos, nos acompanha – os malinhas amam quando o irmão mais velho está junto!

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Vá de carro

Compre suas passagens

Não viaje sem seguro

Leia com a gente

Posts Recentes

Continue entre Mochilas e Malinhas

30 respostas

  1. Se há coisa que aprecio é esse legado aos jovens de lhes proporcionar experiências didácticas super-interessantes, que ajudem ao seu desenvolvimento e interesse por questões realmente relevantes 🙂

  2. O MIS está na minha lista de museus a visitar em São Paulo. Quero ver se consigo ir nele antes da exposição do Da Vinci acabar! Da última vez fui no Catavento e no Museu do Futebol.

  3. Eu sou louca com esse tipo de exposição cultural e histórica e que envolve ciência e arte! Por aqui amamos levar a nossa filha em museus e centros culturais. Fiquei encantada em saber dessa exposição sobre a vida e as obras de Leonardo da Vinci. Acredito e muito que dá para as crianças aprenderem em passeios como esse. Adorei seu texto!

  4. Eu fui nessa exposição e adorei me sentir dentro dos quadros dele!!! Mas o painel do kobra não tava pronto ainda qnd fui 🙁 – adorei a primeira foto do post hehehe. Ainda bem q a expo foi prorrogada até o fim d maio!

  5. Eu achei essa exposição o máximo, sabes se ela irá para outros estados? Fiquei com muita vontade de ver e não sei se vou conseguir ir a São Paulo.

  6. Queria muito ter ido com as crianças para a exposição de Leonardo da Vinci no MIS e agora ao ver os detalhes no post deu mais vontade ainda, rs. O MIS sempre monta mostras maravilhosas e com esse personagem o que não falta é descoberta!

  7. Tão interessantes as informações que mergulhei junto na aventura. Certíssimos em levar as crianças em eventos deste porte. Nesta então, é Leonardo da Vinci!! Fantásticas as atrações, as crianças amaram, deu para perceber pelas fotos e interações, embora as reclamações normais pelas filas. Os adultos também cansam. Mas, imperdível!

  8. Post muito enriquecedor tanto do conteudo quanto do artista. E concordo com voce na dificultade de manter as crianças na fila. Eu proprio nao usei brinquedo nenhum no Beto Carreiro por causa das filas. Para criança é muito mais complicado. Abraços

  9. que maravilha de passeio. Eu amo Leonardo da Vinci e pras crianças é ainda mais interessante. Mas como você mesma falou: fila e muita gente acaba atrapalhando o passeio dos pequenos.

  10. Eu também adoro esses passeios culturais, inclusive, já fui em alguma exposição do Leonardo da Vinci em São Paulo, mas não foi no MIS! Adorei a primeira foto dos malinhas!

  11. Que delícia de passeio. Acho que o MIS experience é o tipo de lugar perfeito para ir com crianças né, são muitos estímulos criativos e científicos. Adorei

  12. Muito simbólica a foto que abre o teu post. Adoro esses passeios culturais, como o Mix Experience, no qual podemos levar as crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *