5 séries de sucesso da Netflix inspiradas em livros

São muitos os livros que inspiraram filmes e séries de sucesso – e embora seja difícil adaptar as sutilezas de uma narrativa escrita, onde o leitor tem contato com os pensamentos e reflexões dos personagens, além de detalhes impossíveis de transcrever para as telas, há casos em que os livros são simplesmente pontos de partida para a criação de séries excelentes.

Em mais um post para viajar sem sair de casa, listamos aqui 5 ótimas séries disponíveis na Netflix, que foram inspiradas em livros.

👉 Confira também nosso post de 6 séries infanto-juvenis inspiradas em livros

1- O Gambito da Rainha

Fenômeno de 2020, a série O Gambito da Rainha foi responsável por um aumento gigantesco no interesse por xadrez em nível global. Baseado num livro publicado em 1983 do autor Walter Tavis – ele mesmo um exímio jogador de xadrez – a série conta a conturbada história de Beth Harmon, uma órfã que se torna um prodígio do xadrez e sucesso mundial, viciada em calmantes desde a infância e alcoólatra que quase põe tudo a perder na vida adulta. Para os não iniciados no jogo (como eu), o nome do livro vem de uma famosa jogada no xadrez. 

A história é um pouco perturbadora em vários momentos, quando acompanhamos Beth no fio da navalha entre seus vícios e seu incrível talento, e eu confesso que esperava um fim trágico para ela – o que felizmente não aconteceu (me desculpem o spoiler).

✈ Para viajar sem sair de casa – Beth viaja por diversos países para competir, começando no interior dos EUA, passando pelo México (numa das passagens mais tristes da série), por diversos países da Europa e terminando na União Soviética.

🔞 Temporadas e classificação etária – 1 temporada (e não haverá outra pois é considerada minissérie, portanto não tem continuidade), classificação 16 anos – considero adequado, pois há alguns momentos bem sombrios durante a série

📚 Onde comprar o livro – a versão em português do livro que deu origem à série acaba de ser lançada e pode ser ser comprada na Amazon (e com brinde!) aqui: O Gambito da Rainha

2- Bridgerton

Outra série fenômeno que tem dado o que falar. Inspirado na coleção Os Bridgertons, publicados pela primeira vez em 2000 pela autora Julia Quinn, a série de época se passa na Inglaterra de meados de 1815 e tem produção assinada por Shonda Rhimes, mundialmente conhecida pela ótima Grey´s Anatomy.

Mas não se engane achando que é uma história de época como outra qualquer – a série inova por não contar somente com personagens brancos (destaque para o duque de Hastings e a Rainha Charlotte, além de outros personagens importantes) e muitas cenas de sexo (que também constam em todos os livros). A primeira temporada é baseada no livro 1 de uma série de 8, cada um deles focado num dos 8 irmãos da família Bridgerton – neste caso, Daphne. Na segunda temporada, o protagonista é o irmão mais velho de Daphne, Anthony, e sua história de amor com Kate. A terceira temporada já foi anunciada e parece que não seguirá a cronologia dos livros.

✈ Para viajar sem sair de casa – no livro, a Londres do começo do século XIX é o principal cenário, com seus bailes suntuosos e costumes da época. Já na série a maioria das cenas foi filmada na cidade de Bath, e não em Londres, e a fachada da casa dos Bridgerton (que aparece muitas vezes) pertence à Ranger´s House, que fica em Greenwich.

🔞 Temporadas e classificação etária – 2 temporadas (já anunciada a terceira), classificação 16 anos – achei pouco, 18 anos seria mais adequada, tamanha a quantidade de cenas de sexo, especialmente na primeira temporada

📚 Onde comprar o livro – na Amazon, primeiro volume aqui – O Duque e Eu – e a coleção completa aqui – Box Os Bridgertons

👉 Dica: o blog Londres para Principiantes tem um post só sobre séries inglesas – a Inglaterra na sua TV, vale conferir!

3- Virgin River

Eu adoro uma série estilo novelão e Virgin River é o exemplo perfeito. Inspirado na série de livros de mesmo nome da autora Robyn Carr, a história tem como personagem central a enfermeira Mel Monroe, que decide se mudar de Los Angeles para uma cidadezinha minúscula no norte da Califórnia meses após a morte súbita de seu marido, a fim de curar suas feridas (que não são poucas e vão sendo mostradas aos poucos). 

Lógico que há toda uma série de subtramas típicas de cidades pequenas, com um personagem se metendo na vida do outro, mas a trama principal gira em torno de Mel e o solteirão-gato-meio problemático Jack.

✈ Para viajar sem sair de casa – Virgin River não existe de verdade, foi inventada pela autora. Na história, fica localizada na Califórnia, mas a série é filmada em Vancouver, no Canadá. As paisagens são deslumbrantes!

🔞 Temporadas e classificação etária – 3 temporadas (a quarta será lançada em breve), classificação 16 anos – achei adequada, talvez pudesse até ser 14 anos, pois a série é bem leve

📚 Onde comprar o livro – na Amazon, o primeiro livro da série se chama Virgin River – Um lugar para sonhar e é centrado na personagem de Mel. Cada livro da coleção é focado em um personagem diferente de Virgin River.

4- Lupin

Sou fã do ator Omar Sy e ele é o protagonista da série Lupin, uma adaptação contemporânea dos livros de Maurice Leblanc e seu personagem famoso: Arsène Lupin, o Ladrão de Casaca. Nos livros, Lupin é um exímio ladrão capaz dos engodos mais impossíveis, sempre sem usar de violência. Na série, o jovem Assani Diop (personagem de Omar Sy) fica obcecado pelo livro após ganhá-lo de seu pai – que foi injustamente preso e acabou morto na prisão – e se torna uma espécie de Arsène Lupin moderno, repetindo muitos dos truques mencionados nos livros. Essa primeira temporada tem 5 episódios (ou capítulos), onde somos apresentados a Assani e que termina em suspenso, já preparando o gancho para a próxima temporada. Adoro as produções francesas e essa não decepciona.

✈ Para viajar sem sair de casa – a temporada toda é uma viagem deliciosa por Paris – as tomadas panorâmicas, o primeiro episódio todo no Museu do Louvre, as estações de metrô e os passeios pelas ruas.

🔞 Temporadas e classificação etária – 2 temporadas, classificação 16 anos – achei um pouco exagerada, pois são poucos os momentos de real violência

📚 Onde comprar o livro – na Amazon, o primeiro livro chama-se Arsène Lupin – O Ladrão de Casaca e reúne as 9 histórias mais famosas do personagem.

5- Orange is the New Black

Mais um caso de série que superou o livro – nesse caso, superou em 7 temporadas (!), tamanho o sucesso. No livro autobiográfico a história é bem curta: a protagonista Piper, agora adulta, levando uma vida normal e prestes a se casar com um cara muito bacana, descobre que foi condenada a 15 meses de prisão por conta de uma aventura com uma traficante de drogas anos atrás. Ela conta então sobre sua experiência na prisão, o dia-a-dia e sua interação com as outras detentas e com os guardas. 

Já a série parte desse ponto e cria toda uma rede de intrigas, com destaque para muitas das personagens coadjuvantes e para a traficante ex-namorada de Piper, que logicamente vai parar na mesma prisão onde ela está. Eu não passei da 1a temporada porque achei pesada demais – há muita violência física e psicológica, muitas cenas de cunho sexual, embora tudo sempre venha temperado com um certo humor – mas a série tem uma legião de fãs e levou à fama muitas das atrizes escaladas para os papéis secundários.

✈ Para viajar sem sair de casa – acho que ninguém quer viajar de verdade por presídios 😄 mas são muitos os filmes e séries ambientados em diferentes unidades prisionais. Fato é que prisões funcionam como sociedades à parte, com suas próprias regras e hierarquias, e na série vemos bem isso, embora a prisão de Lichtfield (onde Piper cumpre sua pena) seja fictícia. A Piper verdadeira cumpriu sua pena em Connecticut, na unidade de segurança mínima de Danbury.

🔞 Temporadas e classificação etária – 7 temporadas, classificação 18 anos – bem adequada, pois eu, com mais de 40, me choquei em diversos momentos

📚 Onde comprar o livro – na Amazon, Orange Is The New Black. A série também está disponível em DVD e blu-ray – aqui o box da temporada 1

Já conferiu nossos outros posts da série Viajar Sem Sair de Casa? Em tempos de distanciamento social, temos muitas dicas de livros, filmes e séries 😉

👉 Que tal viajar através da leitura? Tem uma lista de livros onde o local é tão importante quanto os personagens; tem seleção de livros da escritora Jojo Moyes, para quem ama as histórias dela; e um post muito bacana para viajar pelas biografias de 10 mulheres incríveis. Ah, e se quiser presentear um(a) viajante, confira a nossa lista de melhores presentes para viajantes impedidos de viajar

👉 Se a ideia for viajar através de séries e filmes, tem seleção de 7 filmes fora do circuito de Hollywood e filmes e séries da Netflix para viajar com as crianças.

 

 Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens (mentais ou reais) desde 2009; e nossos 2 malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 12 e 10 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga. Às vezes somos 5, quando meu enteado, atualmente com 19 anos, nos acompanha – os malinhas amam quando o irmão mais velho está junto!

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Vá de carro

Compre suas passagens

Não viaje sem seguro

Leia com a gente

Posts Recentes

Continue entre Mochilas e Malinhas

Viajando através dos livros de Jojo Moyes

Um dos aspectos que mais interessantes nos livros de Jojo Moyes é a descrição dos lugares e dos costumes do tempo em que as histórias se passam – tem roadtrip até a Escócia, tem pousada na Austrália, tem a atualidade em Londres, tem uma aldeia francesa na época da 1a Guerra Mundial, tem mudança para Nova York, tem cidade rural nos confins da Irlanda, tem interior da Inglaterra no presente e no passado… Uns me agradaram mais, outros são meio fantasiosos demais (ou forçados), mas sem dúvida vale conhecer um pouco mais dessa famosa escritora.

9 respostas

  1. Ótima lista, mas dessas 5 séries da Netflix inspiradas em livros, acho que a maioria não tem uma classificação indicativa para crianças, não é isso? Queria muito ver com eles o gambito da rainha, mas ainda não dá. De qualquer forma, dicas anotadas para a sessão só de adultos, rs.

  2. Adoro séries do netflix! Da lista comecei a assistir orange is the new black mas não me prendeu, brigertom eu amei! posso até assistir de novo rsrs e as outras ainda não assisti, adorei as dicas das séries inspiradas em livros.

  3. Dessas séries de sucesso da Netflix inspiradas em livros, só assisti as duas primeiras e adorei. Bridgerton no início pareceu morna, mas ganhou minha atenção no decorrer da temporada. Já o Gambito da Rainha é sensacional, apesar de lenta em alguns momentos.
    Quero assistir Lupin e Virgin River ainda. Bom saber que está bem recomendada.

  4. Gosto de séries mais curtas, como o Gambito da Rainha, porque são mais objetivas e não ficam enrolando. Gostei de tuas sugestões, Cintia. Não vejo a hora de sair a nova temporada de Lupin, atuação, locação, enredo, tudo ótimo. Não sabia que era um livro, obrigada pela dica.

  5. Ótima lista de séries da Netflix inspiradas em livros! Assisti a todas elas, mas os livros só li Bridgerton e Lupin (que foi o primeiro livro que consegui ler em francês :D). Vou procurar os livros das demais! Obrigada!

  6. Das 5 séries inspiradas em livros, só não assisti (ainda) Lupin. Cada uma a seu jeito, é maravilhosa. Só Orange is the new black que oscilou um pouco ao longo das temporadas.

  7. Amei as sugestões de séries da Netflix inspiradas em livros. Lupin me levou para Paris (a cena mostrando o Louvre vazio é incrível). Outra série que me fez sentir lá foi Emily em Paris. De todas as séries que você indicou a que mais gostei foi o Gambito da Rainha. Achei sensacional (e também achei que haveria um fim trágico rsrs)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *