Como é o Museu das Ilusões em São Paulo

Que saudades estávamos de visitar um museu! Há um bom tempo não saíamos para um passeio cultural e resolvemos fazer essa “extravagância” em tempos (ainda, infelizmente) de pandemia – todos nós estávamos ansiosos por sair de casa um pouco.

Nossa escolha recaiu sobre um novo museu em São Paulo, o Museu das Ilusões. Embora esteja instalado dentro de um shopping, nos informamos direitinho como estavam sendo as precauções para evitar aglomerações: pelas fotos, vídeos e informações do site, nos sentimos seguros de arriscar esse passeio.

Mas afinal, do que se tratam essas tais ilusões que dão nome ao museu? São ilusões de óptica, que “enganam” nosso cérebro e rendem experimentos (e fotos) muito interessantes, pois nossa cabeça tende a ajustar o que vemos a memórias e conhecimentos que façam sentido – mesmo que o que nossos olhos estejam vendo não faça sentido 👀.

um vaso ou duas pessoas de frente uma para a outra?

O Museu das Ilusões é o primeiro museu desse tipo na América Latina. O acervo foi inspirado em outros museus de ciências e de ilusão de óptica que existem no mundo, e os experimentos ficam espalhados em diferentes salas – em cada uma há um monitor que explica como funcionam os experimentos daquela sala e qual o melhor lugar para tirar fotos. 

cara de um…
focinho de outro!

Há também marcações no chão (um desenho de câmera fotográfica) para indicar o ângulo exato para ver a “ilusão” perfeita – no caso de experimentos com cadeiras, como o da entrada do museu, o ponto certo é essencial.

quem é grande e quem é pequeno?

As salas são amplas e o número de visitantes é bem limitado, o que evita filas e aglomerações em frente aos experimentos (duvido que em tempos sem pandemia seria tranquilo assim! – ao menos algo bom nessa situação toda). Havia álcool gel disponível em todas as salas e vimos os monitores limparem com frequência os locais onde os visitantes colocam as mãos, assim como eles limpavam as próprias mãos antes e depois de tocarem nos nossos celulares (em várias situações eles se oferecem para tirar as fotos). 

papai acabou perdendo a cabeça

Alguns dos experimentos mais interessantes são aqueles imersivos: o túnel colorido, onde ficamos parados mas temos a sensação que estamos nos movimentando; a casa invertida, que rende fotos muito engraçadas; todos que envolvem espelhos, pois a ilusão é infinita. 

casa invertida
os malinhas, eu e mais uma multidão
gigantes e anões
duas cabeças pensam melhor do que uma

Os painéis também rendem ótimas fotos: nós surfamos, ficamos presos dentro de uma garrafa, entramos ou caímos num túnel infinito, sorrimos ao lado de um T-Rex – e por fim demos um reset na vida, que não anda fácil pra ninguém!

deixa eu ver seus dentinhos, seu lagarto!
pegando aquela onda
presos e juntinhos
socorro!!!!
reiniciando em 3, 2, 1…

No corredor final ficam expostas imagens famosas de ilusões de óptica, como a do garfo (3 ou 4 dentes?) e do elefante (quantas pernas ele tem?), além do piso que dá a sensação de estar em movimento e dois quadros de realidade aumentada – o das vaquinhas sendo abduzidas é muito bom!

cuidado com o buraco!

Em resumo: o Museu das Ilusões é um ótimo programa para a família toda – especialmente as crianças da faixa etária dos malinhas (8 e 11 anos) vão curtir, por já entenderem um pouco como os experimentos funcionam. Achamos também que o número de visitantes estava bem controlado e foi fácil manter uma distância segura das outras pessoas.

5 malinhas trabalhando

👉 Preços e onde comprar os ingressos:

Os ingressos podem ser comprados direto no local ou pelo site www.eventim.com.br (com taxa de conveniência)

Os preços variam conforme o número de ingressos – nós compramos o combo familiar de 4 ingressos, deu total de R$100 (+20 da taxa, pois compramos pelo site). Escolas têm preços diferenciados, vale consultar diretamente o site do museu (www.museudasilusoes.com.br)

👉 Localização e horários:

Shopping Eldorado – 3o piso

Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros – São Paulo

Terças a sábados, das 12 às 22h

Domingos e feriados, das 12 às 20h

Mais informações no site e nas páginas do Instagram e do Facebook

👉 Como chegar:

Nós fomos de carro e não foi difícil encontrar um lugar para estacionar numa das ruas próximas à Av. Rebouças, mas é possível estacionar dentro do shopping.

De metrô, a estação mais próxima é a Faria Lima.

🔎🔍

⇝ Museu é lugar de criança sim! Temos muitos posts de museus diversos, e um post com alguns dos nossos museus preferidos.

⇝ A gente adora passear em São Paulo – e temos um post só com dicas do que fazer em São Paulo com crianças.

 Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens (mentais ou reais) desde 2009; e nossos 2 malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 12 e 10 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga. Às vezes somos 5, quando meu enteado, atualmente com 19 anos, nos acompanha – os malinhas amam quando o irmão mais velho está junto!

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Vá de carro

Compre suas passagens

Não viaje sem seguro

Leia com a gente

Posts Recentes

Continue entre Mochilas e Malinhas

36 respostas

  1. O Museu das Ilusões parece mesmo o programa perfeito para fazer em família! Pelas fotos, as crianças amaram, né? Nunca fui a um, e agora entrou para minha lista!

  2. Nossa, eu nunca tinha ouvido falar deste Museu das Ilusões!

    Parece ser uma atração incríveis tanto para crianças como para adulto. Ao menos eu adoro esse tipo de museu!

    Vou me programar para visitá-lo assim que possível!

    Adorei a dica!

  3. Que legal o museu das ilusões em SP, eu fui em um em Foz do Iguaçú, e achei mega divertido !! com certeza já quero conhecer esse

  4. Que maneiro esse museu das ilusões em SP, não sabia nem que tinha ai. Já anotei a dica para conhecer, achei bem interessante

  5. Adorei. Moro em São Paulo e não sabia da existência desse Museu das Ilusões. Muito legal. Assim que acabar a pandemia, quero ir lá.

  6. Amei as informações sobre o Museu das Ilusões. Logo que for a São Paulo vou me programar para conhecer. Adoro esse tipo de museu.

  7. São Paulo sempre com ótima opções para as famílias. O Museu das Ilusões entraria facinho no nosso roteiro, um passeio super divertido pra relaxar de tudo. E é o primeiro museu da América Latina, então uma atração imperdível. Adorei as fotos, vi que todos se divertiram bastante.

  8. Que ótima notícia saber que o Museu de Ilusões chegou a São Paulo. Eu visitei o museu em Toronto e foi super divertido. Além de render ótimas fotos e vídeos, ser totalmente interativo ganhou meu coração. Pelo que vi no seu relato, muitas atrações estão presentes em SP. Recomendarei aos amigos.

  9. Acho bem bacana este tipo de museu, que mexe com nossas sensações. O Museu das Ilusões em São Paulo parece mesmo ser fantástico e um ótimo passeio para se fazer com as crianças. É o brincar com a imaginação, com as sensações através da perspectiva das ilusões. Adoraria levar minha filha para conhecer!

  10. Que demais esse museu das Ilusões. Meus pequenos iriam curtir demais esse passeio. Adorei a dica. Vontade de voltar em SP.

  11. Adorei saber como é o Museu das Ilusões em São Paulo, já tinha ouvido falar dele, mas ver as fotos e sua experiência me fez ter vontade de visitá-lo, um passeio divertido, principalmente em família.

  12. Que programa divertido o Museu das Ilusões em São Paulo! Em 2019 tivemos um nesse estilo aqui no Rio, mas que tinha apenas a parte das imagens para fotografar (como aquela do surf). Infelizmente, o museu fechou por conta da pandemia. Quero muito visitar quando estiver por aí!

  13. Poxa, que pena que ao visitar São Paulo eu não sabia da existência do Museu das Ilusões. Quando voltar à cidade, vou levar minhas filhas.

  14. Nossa, muito muito legal mesmo! Feliz de saber que tem mais essa opção em São Paulo. Assim que possível vou visitar com certeza! Obrigada por compartilhar!

  15. Não conheço o Museu das Ilusões de São Paulo, ficou anotado para minha próxima visita a cidade. Eu até cheguei a conhecer o do Rio, quando estava recentemente inaugurado um pouco antes do "estouro" da pandemia e nem sei mais como estão as coisas agora, Vida longa aos museus e as experiências.
    beijos

  16. Olha que eu conheço muitos museus em São Paulo e nunca ouvi falar desse museu. Vi que está localizado no shopping Eldorado. Sabe dizer se ele será um museu fixo ou temporário?

    Adorei as salas com muitas técnicas de como iludir o ollhar de uma pessoa, super legal!

    1. É temporário, Dani, mas não divulgaram até quando ficará no shopping (pelo menos não que eu tenha visto, talvez no site haja informações mais recentes). Vá conhecê-lo sim, é uma experiência bem bacana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *