Search

Ouro Preto: 8 razões para visitar a principal cidade histórica de Minas

Conteúdo atualizado em 20 de outubro de 2023

A cidade histórica de Ouro Preto é a mais importante e mais conhecida dentre as cidades históricas de Minas Gerais, devido ao seu papel central no período do ciclo do ouro no Brasil. É tão importante que está tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1938 e foi também a primeira cidade no Brasil a receber o título de Patrimônio Mundial da Unesco, em 1980.

O principal motivo desse reconhecimento todo é o estado de conservação de sua arquitetura antiga – o traçado urbano colonial permanece praticamente intacto desde a sua fundação por bandeirantes paulistas, lá no distante ano de 1698. O formato do casario da cidade como conhecemos até hoje na verdade só surgiu a partir de 1720, quando a pequena Vila Rica se tornou Ouro Preto: as construções passaram a ser de pedra e cal, expressão da riqueza propiciada pela exploração do ouro e do trabalho escravo. O ouro e o talento de artistas excepcionais, como o escultor Aleijadinho e o pintor Manoel da Costa Athaíde, possibilitaram a construção de monumentos que destacam a cidade na arquitetura mundial, criando o estilo conhecido como barroco mineiro.

Outro motivo histórico da importância de Ouro Preto, que todo brasileiro aprende nas aulas de História, é o fato da cidade ter sido o palco do mais famoso (e um dos primeiros) movimento em prol da independência do Brasil: a Inconfidência Mineira. A cidade permaneceu tão importante e estratégica ao longo dos anos que, após a independência do Brasil, D. Pedro I nomeou Ouro Preto como capital da província de Minas Gerais. A mudança da capital para Belo Horizonte só ocorreu em 1897, quando a extração do ouro deixou de ser definitivamente um gerador de riquezas para o país e houve o início do ciclo do café.

Há muitos motivos para conhecer Ouro Preto. Mas em resumo, atualmente, pode-se dizer que é uma cidade histórica encantadora, que oferece uma variedade de atrações e experiências únicas para os turistas que vão visitá-la. Aqui neste post vamos listar 8 razões para visitar Ouro Preto.

1- Ouro Preto é Patrimônio Histórico

Como já mencionado acima, Ouro Preto é um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1980, famosa por sua arquitetura colonial bem preservada, igrejas barrocas e ruas de paralelepípedos que permitem aos visitantes voltar no tempo e explorar a história do Brasil colonial.

2- Igrejas Barrocas

A cidade é conhecida por suas lindas igrejas barrocas, como a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias. Essas igrejas são consideradas verdadeiras obras de arte arquitetônica, bem conservadas e abertas à visitação.

Igreja de São Francisco de Assis

3- Museus

Ouro Preto abriga diversos museus, sendo os mais conhecidos o Museu da Inconfidência, localizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e que apresenta a história da Inconfidência Mineira; o Museu do Oratório, instalado numa casa onde morou Aleijadinho e que hoje exibe uma coleção impressionante de oratórios de época; e o Museu Casa dos Contos, no prédio que funcionou como administração da cidade no século 18.

Museu da Inconfidência

4- Arte e Cultura

Ouro Preto é uma cidade universitária importante (onde destacam-se a tradicional Universidade Federal de Ouro Preto e o Instituto Federal de Minas Gerais) e por isso tem uma cena cultural vibrante, com festivais de música, teatro e dança ao longo do ano, além de uma forte tradição de artesanato e artistas locais. O carnaval nas suas ladeiras é famosíssimo e é considerado o melhor carnaval de Minas Gerais.

5- Antigas Minas de Ouro

Ouro Preto possui pelo menos cinco antigas minas de ouro do período colonial abertas à visitação, sendo as mais conhecidas a Mina do Chico Rei, que fica dentro da cidade, e a Mina da Passagem, localizada entre Ouro Preto e Mariana. Esses são passeios riquíssimos para entender um pouco mais sobre como era a exploração do ouro e o funcionamento da sociedade na época.

Nós visitamos as duas minas e contamos os detalhes neste post: Mina do Chico Rei e Mina da Passagem: atrações imperdíveis em Ouro Preto

Mina do Chico Rei

6- Gastronomia Mineira

Que me perdoem os outros estados do Brasil, mas a comida mineira é a melhor de todas! rsrs A culinária mineira é famosa por seus pratos tradicionais e saborosos, como feijão tropeiro, tutu à mineira e o famoso pão de queijo. Experimentar a comida local é uma parte essencial da visita a Ouro Preto, que conta com muitos restaurantes deliciosos e que servem todos os pratos tradicionais.

prato típico mineiro – esse é do Restaurante Casa do Ouvidor

7- Paisagens, Cachoeiras e Trilhas

Rodeada pela Serra do Espinhaço, a paisagem formada pelo lindo casario colonial de Ouro Preto, as ruas de pedra e as montanhas ao fundo é um conjunto de encher os olhos, especialmente ao entardecer. Há vários mirantes na cidade, como o Mirante do Morro São Sebastião, que permitem uma visão panorâmica do centro histórico – só há que ter coragem para enfrentar as íngremes ladeiras!

pôr-do-sol no mirante da Igreja das Mercês de Cima

A região ao redor de Ouro Preto também é repleta de belas cachoeiras e trilhas para caminhadas. Para quem gosta de trilhas, há várias no Parque Estadual do Itacolomi e no Parque Municipal das Andorinhas.

8- Atmosfera Única

Conhecemos algumas outras cidades históricas de Minas, como Tiradentes e São João del Rey. E embora todas tenham ainda muitos elementos do Brasil colonial, Ouro Preto tem uma atmosfera única – talvez pelo estado de conservação de suas ruas, ou suas ladeiras íngremes e estreitas, ou as igrejas cheias de ouro, ou ainda suas casinhas coloridas… talvez seja o conjunto todo, que nos transporta ao passado imediatamente. É quase possível imaginar Tiradentes e seus conterrâneos da Inconfidência Mineira andando por ali! Só vale enfatizar que andar pela cidade é bem cansativo, pois é um sobe e desce sem fim – prepare bem as pernas e o fôlego antes de ir!


Dica extra para conhecer um pouco mais de Ouro Preto sem sair de casa:

Escrito a quatro mãos por um francês e uma brasileira, A Paixão de Tiradentes é uma história de suspense que mistura passado e presente, Brasil e França. Um estudante francês se muda para Ouro Preto após o assassinato da mãe em Paris, trazendo consigo um mistério envolvendo uma fortuna em diamantes, escondidos dentro de um santo do pau oco da época de Tiradentes – esse é um resumo da narrativa que mescla realidade e ficção usando fatos históricos (no caso, a Inconfidência Mineira e seus principais personagens). A parte do suspense é meio forçada, mas pelo enredo todo vale a leitura – especialmente nas partes que se passam no Brasil colonial, uma verdadeira viagem no tempo.


>> Ouro Preto fica a apenas 100 km de Belo Horizonte e é um bate-e-volta bem comum para quem está hospedado na capital mineira (foi o que fizemos, aproveitando um feriado prolongado). Leia aqui nosso roteiro de 2 dias em Belo Horizonte.

Se for alugar um carro para fazer essa viagem, faça uma cotação com nosso parceiro Rentcars.

Mas se for se hospedar em Ouro Preto, encontre sua hospedagem pelo Booking!

Booking.com

Encontre excursões e passeios guiados em Ouro Preto pela Civitatis!


Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema PATRIMÔNIOS UNESCO. Mais uma iniciativa do Grupo 8on8, do qual fazemos parte, onde os blogs integrantes desenvolvem um tema comum, ilustrando com apenas 8 fotos e publicando no dia 8 de cada mês. Vale conferir os demais posts!


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Continue entre Mochilas e Malinhas

12 respostas

  1. Ouro Preto é uma cidade que tenho muita vontade de conhecer e ainda não tive a oportunidade de ir. Acho que vou pirar com tanta coisa para fazer e lugares históricos para conhecer e entender. Obrigada pelas dicas.

  2. Cíntia, seus posts são sempre bem completos, com dicas ótimas! Não sabia que Outo Preto tinha tantos museus, preciso voltar a esta parte de Minas para conhecê-los. Ótima escolha para a blogagem coletiva.

  3. Como gulosa que sou obviamente que já fiquei pensando da gastronomia mineira rsrs Mas Ouro Preto é muito interessante e tenho bastante vontade de fazer o passeio visitando as minas de ouro. Amei essa dica do post!

  4. Cíntia, conheci Ouro Preto de passagem, quando tinha apenas 5 anos. Me lembro de um menino guia que sabia tudo da cidade. Era muito inteligente e nos mostrava Ouro Preto e suas curiosidades. Preciso voltar, assim como BH, que conheci na mesma ocasião e não lembro de mais nada. Agora com essa 8 razões para visitar Ouro Preto e suas dicas não tenho mais desculpas. Ano que vem vou voltar! Obrigada!

  5. Ouro Preto é uma cidade linda né? Concordo com seus 8 motivos para visitá-la, estou querendo retornar em breve e já anotei algumas dicas

  6. Estive em Ouro Preto uma vez, há muitttoooos anos, e só conheci a cidade, não consegui explorar nada nos arredores, como as minas de ouro e cachoeiras. Mas recordo até hoje a maravilhosa feijoada que comi aí e as lindas igrejas que tanto fazem lembrar as portuguesas. Lindo post

  7. Falou em gastronomia mineira já me convenceu a visitar Ouro Preto. rs
    Brincadeiras à parte, eu tenho muita vontade de conhecer essa cidade principalmente pela riqueza histórica e pelas igrejas. É engraçado, pois não sou uma pessoa religiosa mas adoro visitar as igrejas que passo em viagens.

    Bjs

  8. Nossa mais recente viagem em família foi para MG, focamos nas cidades históricas e claro que Ouro Preto estava no roteiro. Ficamos 2 dias inteiros na cidade e adoramos. Os meninos ficaram muito curiosos, sempre fazendo perguntas ao guia que nos acompanhou por 1 dia todo. É um destino que toda família brasileira deveria conhecer.

  9. Moei no Rio por anos e nunca fui a Ouro Preto, estava até na lista, mas a gente vai empurrando né… um dos meus arrependimentos, porque era fácil de ir. Mas Minas Gerais está nos planos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *