Search
letreiro barra bonita

Passeio de Barco com Eclusagem em Barra Bonita: Guia Completo

Localizada no interior de São Paulo, a cerca de 300 km da capital, a pequenina Barra Bonita se tornou um destino turístico famoso por causa do rio Tietê. Para a maioria das pessoas, o Rio Tietê é sinônimo da paisagem urbana da capital paulista, que dá nome a uma das vias expressas mais movimentadas da cidade. Mas em Barra Bonita ele é atração principal: cheio de vida, largo, limpo e repleto de peixes e pássaros, e local de um dos passeios mais legais do estado, o passeio de barco com eclusagem.

rio Tietê em Barra Bonita
uma das pontes sobre o rio Tietê em Barra Bonita

A eclusa do rio Tietê

Para quem não se lembra das aulas de Geografia, deixo aqui uma explicação rápida rsrs: Eclusa é uma obra de engenharia hidráulica que permite que embarcações subam ou desçam os rios em locais onde há desníveis, tornando-os navegáveis – uma espécie de elevador gigante para navios e barcos.

Inaugurada em 1973, a eclusa de Barra Bonita foi construída para transpor o desnível de 25 metros (mais ou menos a altura de um prédio de 10 andares) criado pela barragem da Usina Hidrelétrica de Barra Bonita, inaugurada pouco antes. Ela viabilizou o transporte de grandes cargas por centenas de quilômetros ao longo do Tietê, e se tornou uma das partes mais importantes da Hidrovia Tietê-Paraná.

mapa hidrovia Tietê-Paraná
fonte: https://semil.sp.gov.br/

Mas qual o diferencial da eclusa em Barra Bonita? Além da utilidade prática – a navegabilidade -, a eclusa passeou a ser explorada turisticamente e se tornou a principal atração da cidade, atraindo milhares de visitantes. Como dá pra ver no mapa acima, há várias outras eclusas ao longo da hidrovia, mas a de Barra Bonita é a única que permite também a navegação de lazer.


Se for alugar um carro para passear pela região, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


Como é o passeio de barco pelo rio Tietê em Barra Bonita

Oferecido por diversas agências de turismo perto do porto fluvial, o passeio de barco pelo rio Tietê é a maior atração de Barra Bonita. E há vários formatos de passeios: desde o mais curto, que inclui a navegação até a eclusa e a eclusagem (a opção com almoço incluído é bem popular), até cruzeiros de vários dias, num trajeto que vai até a vizinha Jaú e inclui outras paradas. É possível também se hospedar num hotel flutuante ou até fretar um barco para um passeio personalizado.

Barra Bonita
Porto Fluvial em Barra Bonita

Mas aqui vamos falar do mais popular deles: o passeio de barco com eclusagem. Disponível em todas as agências na orla do rio, normalmente são oferecidos em dois ou três horários ao dia nos fins de semana e feriados. A dica é: se for alta temporada de férias ou feriado, o melhor é fazer a reserva com antecedência para não correr o risco de ficar sem fazer o passeio, pois a procura é grande.

O passeio pode durar de duas a três horas e é muito tranquilo. No caminho até a eclusa passa-se embaixo das pontes Campos Salles (feita de arcos de ferro, é super fotogênica e liga Barra Bonita à vizinha Igaraçu do Tietê) e da Ponte do Açúcar. Durante o percurso um guia vai contando detalhes da cidade e da construção da eclusa, além de curiosidades da região. É bem bacana poder observar a beleza do rio, com muitos pássaros e peixes, algumas praias frequentadas pelo pessoal da cidade, marinas com aluguel de jet skis, e outras opções de lazer que têm o Tietê como atração principal.

O ponto alto do passeio de barco é, sem dúvida, a passagem pela Eclusa de Barra Bonita, uma monumental obra de engenharia hidráulica que permite aos navios vencerem um desnível de mais de 25 metros. O tempo de eclusagem, ou seja, o tempo em que o barco fica dentro da câmara enquanto a água se move, é de 15 a 25 minutos. Uma curiosidade interessante é que o mecanismo de subida e descida não usa motor, apenas a gravidade e bombas para enchimento/esvaziamento da água.

eclusa de Barra Bonita
eclusa de Barra Bonita

Nós tivemos a sorte de pegar um dia lindo de inverno, com céu azul e sem vento, e aproveitamos muito! Fizemos o passeio com a Tapri Barra Bonita, uma das agências mais tradicionais e que tem vários barcos e opções de passeios. Foram muito atenciosos conosco por toparem fazer um passeio vip sem cobrar a mais por isso – era uma sexta-feira e não havia passeios agendados, mas prepararam um barco menor e nos levaram mesmo assim.

Quanto custa fazer o passeio de barco em Barra Bonita

O preço dos passeios varia de acordo com o tipo de passeio, se inclui ou não almoço, o tamanho do barco e o número de pessoas. O passeio mais comum e oferecido em todos os lugares, que é com almoço incluído, custava R$130 (em julho/25). Se estiver em família ou grupos grandes, vale tentar negociar esse valor. Nós pagamos R$100 por pessoa pois fomos só nós quatro num barco menor, sem almoço.

Para outros formatos de passeio, cruzeiros e eventos é melhor entrar em contato diretamente com as agências.

O que fazer em Barra Bonita além do passeio de barco

Barra Bonita é uma cidade bem pequena, com apenas 35 mil habitantes, mas é considerada uma das 10 melhores cidades para se viver no estado de São Paulo pela qualidade de vida que oferece. Mas isso não quer dizer que tenha muito mais atrações além do passeio de barco.

Abaixo alguns outros pontos de interesse em Barra Bonita. Todos ficam pertinho do Porto Fluvial e podem ser visitados em poucas horas.

  • Memorial do Rio Tietê – achamos o espaço meio bagunçado, mas ainda assim interessante. No acervo constam fotos e notícias sobre o rio, detalhes da história, fauna e flora da região, informações sobre a importância da reciclagem de resíduos e outras curiosidades. Gostamos especialmente do balcão com amostras da água do Tietê em diferentes cidades, explicando o processo de depuração natural do rio – na prática, como ele se “autolimpa” ao longo do curso. A entrada é gratuita.
  • Museu Municipal – localizado num prédio antigo de 1929, oferece um acervo de fotos, jornais e objetos doados que fizeram parte da história do desenvolvimento do município. Entrada também gratuita.
  • Praça do Artesanato – localizada exatamente em frente ao ponto de embarque dos passeios, abriga diversos quiosques de artesanato regional (cerâmicas, objetos em madeira e tecelagem), souvenires, peças de decoração, presentes e artigos importados. Há algumas lojinhas interessantes, mas também muita quinquilharia chinesa, portanto não se empolgue muito.

Onde se hospedar em Barra Bonita

A oferta de hospedagem em Barra Bonita é bem limitada (mesmo considerando sua vizinha Igaraçu do Tietê) e as pousadas e hotéis são bem simples. Abaixo algumas opções:

Quem quiser mais opções de hospedagem ou for esticar a viagem pelas cidades próximas, Jaú pode ser uma boa alternativa. É uma cidade um pouco maior, conhecida pela produção de calçados.

Outras passeios bacanas pelo interior de SP

A gente ama explorar nosso estado e já fizemos vários passeio muito legais por aqui!


Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema ÁGUA. Mais uma iniciativa do Grupo 8on8, do qual fazemos parte, onde os blogs integrantes desenvolvem um tema comum, ilustrando com apenas 8 fotos e publicando no dia 8 de cada mês. Vale conferir os demais posts!


Aproveite a promoção Real Friday!: Todos que adquirirem seguro viagem com a Real, independente da cobertura, até o dia 30/11/2025 e preencherem o formulário enviado após a compra até o dia 01/12/25 concorrerão ao sorteio de 1 mala de bordo ou 1 mochila (você escolhe) + 1 Airtag – serão 2 sorteios, 2 ganhadores diferentes!

Seguro Viagem Geral 2

O sorteio será realizado no dia 03/12/2025 (segunda-feira) e divulgado no Instagram da Real.


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 15 e 12 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Garanta ingressos por aqui

Powered by GetYourGuide

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Continue entre Mochilas e Malinhas

Uma resposta

  1. Já fiz passeios em rios com eclusas em três países: Portugal, China e Egito, todos eles com paisagens maravilhosas. Pessoalmente, a parte da eclusagem é a menos interessante, mas o meu marido virou criança com o entusiasmo! Talvez por ser engenheiro, fica maravilhado com grandes obras e mecanismos, haha.
    Na China, onde o passeio com eclusa é feito na mítica barragem das três gargantas, a mesma coisa! Por muito que aprecie o facto de uma construção humana permitir o transporte para barcos de grande porte com esses grandes desníveis, não me consigo entusiasmar tanto como com as paisagens naturais.
    Os malinhas gostaram do passeio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *