O que dizer de um museu em que o próprio lugar é uma obra de arte? Assim é a Casapueblo, um misto de galeria de arte, museu, restaurante e hotel à beira-mar e um passeio imperdível para quem visita o Uruguai.
Se for alugar um carro para passear pelo Uruguai, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!
História da Casapueblo
Localizada em Punta Ballena, entre Montevidéu e Punta del Este, esta casa idealizada pelo artista plástico Carlos Páez Vilaró demorou 36 anos até tomar a forma atual.
Inicialmente funcionava como casa de verão e ateliê para o artista, que era pintor e escultor e se dedicou a representar em suas obras as tradições uruguaias. É também nítida em suas obras a influência da cultura africana, pois durante sua juventude ele viveu por vários anos no continente africano. Carlos Vilaró era reconhecido internacionalmente e ganhou diversos prêmios – além da Casapueblo e das obras ali, há painéis seus nos EUA, Argentina, Chile, Panamá e Haiti. Ele morreu em 2014, aos 90 anos, na própria Casapueblo, onde morava.
Sua obra mais conhecida e ponto turístico obrigatório para quem vai ao Uruguai, a Casapueblo não foi planejada e foi crescendo de forma meio desordenada. Batendo o olho, parece que a inspiração óbvia são as casinhas brancas de Santorini, na Grécia, mas Vilaró dizia que o prédio era formado por ninhos de joão-de-barro, só que feitos em cimento caiado e estuque.
Muitos artistas e personalidades importantes foram recebidos por Vilaró em sua casa – e reza a lenda que Vinícius de Moraes se inspirou na Casapueblo para escrever o poema A Casa (quem não se lembra dos versos: Era uma casa muito engraçada / não tinha teto, não tinha nada…?)
Casapueblo atualmente
Hoje o complexo de Casapueblo conta com um hotel, restaurante, café, lojinha e o museu, formado por 4 salas onde ficam expostas algumas das obras de Vilaró. É bom adiantar que o local nada tem de grandioso – as salas do museu são bem pequenas e os visitantes não podem contar com a colaboração dos funcionários (atendimento não é o forte dali) – mas o conjunto formado pela construção totalmente branca com o azul do mar e do céu é realmente incrível, especialmente durante o pôr-do-sol. Não à toa cada espacinho no terraço virado para o mar é disputado a tapa no fim do dia, pois todos querem ter a chance de ver o sol se pondo no mar. Esse momento é tão importante que desde 1994 acontece a chamada Cerimônia do Pôr-do-sol – minutos antes do sol começar a se por ouve-se um poema declamado por Vilaró nos alto-falantes dispostos estrategicamente no terraço.
Acompanhando os preços abusivos altos que se praticam ali, o café – localizado próximo ao terraço disputado – oferece bolos, salgados e sucos a preço de ouro (o que não nos impediu de experimentar algumas coisinhas, pois estávamos com fome depois de um dia de passeio em Montevidéu).
Quem quiser desfrutar de vista exclusiva e acesso à praia tem que se hospedar no Club Hotel Casapueblo, desembolsando a bagatela de mais de mil reais a diária (valores exatos no site do hotel) – valores que não surpreendem, uma vez que Punta del Este ali pertinho é lugar de gente muuuuito abonada, em especial na temporada de verão.
>> O blog Across the Universe tem post contando como é se hospedar ali: Hospedando no Casapueblo
No labirinto interno do prédio ficam as salas com as obras de Vilaró: pinturas, esculturas, desenhos, aquarelas e objetos que apresentam seu traço característico, quase infantil, de curvas arredondadas e figuras humanas meio distorcidas.
Ao final da visita, há uma lojinha vendendo de tudo um pouco: livros sobre Carlos Vilaró e suas obras, sobre a história da Casapueblo, sobre arte em geral; objetos inspirados nos desenhos do artista, aquarelas e desenhos, etc. Nem é preciso dizer que os preços são meio salgados, embora os objetos sejam realmente lindos.
Pôr-do-sol na Casapueblo
Para quem não quiser ficar brigando por espaço no terraço para ver o pôr-do-sol, o conselho é sair do complexo e procurar um lugar perto de onde os carros ficam estacionados – ali é possível ter a mesma vista e tirar lindas fotos sem ninguém atrapalhando. Foi o que fizemos e ficamos ali só acompanhando o sol se por devagarinho no mar – e podemos afirmar com certeza que foi um dos pores-do-sol mais lindos que já vimos.
Vale a pena conhecer a Casapueblo?
Muita gente vai perguntar: mas vale a pena pagar ingresso (o preço da entrada gira em torno de R$ 30 por pessoa) para entrar numa casa estranha, pagar um rim por um suco, não ser bem tratado pelos funcionários e ainda ter que brigar por um espaço ao sol? A Casapueblo é um lugar icônico e muito conhecido no Uruguai, um daqueles pontos turísticos tipo Cristo Redentor no Rio – há quem ame e há quem odeie. Nós amamos, achamos o lugar lindo (apesar de bem menor do que imaginávamos) e tivemos a sorte de pegar um dia claro, que proporcionou um pôr-do-sol inesquecível. A questão é só calibrar as expectativas, por isso o cuidado de dar todos os detalhes neste post.
Informações sobre funcionamento, localização e preços podem ser consultados diretamente no site Museo-Taller de Casapueblo.
Reserve sua hospedagem no Uruguai pelo nosso parceiro Booking.
Booking.comDica extra: Não viaje sem seguro viagem! Faça sua cotação com nosso parceiro Real Seguros e escolha o plano que melhor te atende.
Posts relacionados:
- Essa visita fez parte de uma viagem deliciosa que fizemos pelo Uruguai, e o roteiro completo está neste post: URUGUAI COM 2 MALINHAS – PUNTA DEL ESTE E ARREDORES
- Algum tempo depois voltamos ao Uruguai, dessa vez sem os malinhas, e visitamos Colonia del Sacramento – Roteiro em Colonia do Sacramento .
- Leia também O que fazer em Punta del Este?, pelo blog Travel Tips Brasil
Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema MUSEUS PELO BRASIL E O MUNDO. Vale conferir os demais posts com ótimas dicas de museus em diferentes lugares!
- Museu Interativo Mirador em Santiago do Chile, pelo blog Família que Viaja Junto
- Instituto Ricardo Brennand em Recife (PE), pelo blog Uma Senhora Viagem
- Museu Oscar Niemeyer em Curitiba (PR), pelo blog Vamos Viajar Pra Onde Agora
- Roteiro Raízes Coloniais em Gramado (RS), pelo blog 3 Gerações e 1 Mala
- Forte de Copacabana e Museu Histórico do Exército no Rio de Janeiro (RJ), pelo blog Viajante Móvel
- Museo del Mar em Punta del Este, no Uruguai, pelo blog 6 Viajantes
Salve essa imagem no seu Pinterest
Respostas de 53
Lugar imperdível pra quem for pro Uruguai. Lugar lindo, as obras dele são um espetáculos. Amei quando conheci!!!
Certeza que é Uruguai?? kkkkkkkkk essas casinhas brancas lembram tanto a grécia né?? Adorei conhecer Casapueblo através do seu post, já quero ver de pertinho
Muito lindo mesmo. Já fui a Punta del Este, mas não cheguei a visitar a Casapueblo, ficou faltando, tenho que voltar lá. Adorei as informaçõees
Ah a Casa Pueblo é um passeio imperdível para quem visita o Uruguay. Não tem como não amar esse lindo lugar. A vista, o museu, o restaurante e o hotel é tudo lindo, né?
Pelas fotos a casa é belíssima, quando fui a Punta del Este não consegui visita-la, mas quando retornar ao Uruguai quero conhece-la.
É mesmo um passeio obrigatório em qualquer visita ao Uruguai. Como se não bastasse a linda paisagem da Casapueblo que faz a gente se sentir na Grécia (rs), ainda tem um belo acervo. Boa dica.
A Casapueblo no Uruguai é realmente um lugar imperdível, aliás Punta Del Este também achei. Fiquei chocada com os preços em Punta. O acervo da Casapueblo no Uruguai é pequeno mas muito interessante e me lembrou um pouco o trabalho de Miró. Beijocas
Eu já tinha visto muitas fotos e ouvi muito falar dessa Casapueblo no Uruguai. A Primeira vez que vi a foto dessa casa, eu tinha certeza que estava olhando para as casas branquinhas da Grecia. Álias quando descobri que tem um lugar tão lindo aqui do lado do Brasil, minha vontade de conhecer o Uruguai só cresceu!
Ai que delícia de post! Eu já estive na Casapueblo com minha família também, mas como filha e não como mãe haha Me transportei para lá através do seu post! Vejo também que é hora de voltar com meu marido e filha! 🙂
Nossa pra mim valeu a pena demais visitar a CASAPUEBLO NO URUGUAI! Como é linda e icônica! Sem falar no pôr do sol fantástico! Pra mim um lugar inesquecível e que sempre recomendo muito. Adorei relembrar através do seu post!
Sim, o lugar já é uma obra de arte, a localização,… tudo. Fotos maravilhosas da Casapueblo no Uruguai! Show de dica!!!
Ai está um destino que ainda não conheço. Sempre fui deixando para depois e estou fazendo isso a 11 anos mas em breve irei a este paraiso.
Com certeza a Casapueblo no Uruguai tem que estar no roteiro para quem pretende visitar esse país. A casa é bem diferente e muito bonita, além de ter uma vista incrível. As fotos ficam lindas nesse lugar! Eu adorei!
Sou louca para conhecer a Casapueblo, deve ser tão linda!!! Certamente estará no meu roteiro quando for ao Uruguai. Ótima dica
É linda mesmo, programa obrigatório no Uruguai!
Eu visitei o Uruguai duas vezes mas não fui em Casapueblo. Adorei as dicas, vou guardar pra quando formos novamente. A gente sempre vê por foto, tem que visitar. Abraços
Tem que visitar a Casapueblo numa próxima vez!
Que saudadeeee de passar o fim de tarde na Casa Pueblo!
Um dos lugares mais especiais de uma viagem ao Uruguai, né?!
Ao particularmente adoro nosso vizinho e não vejo a hora de poder viajar de novo para revisitá-los… hehehe
Ótimas dicas!
Também não vejo a hora de voltar, o Uruguai é lindo!
Eu me encantei com a Casapueblo. Foi incrível o por do sol nesse local. Adorei ler o seu post e relembrar as emoções. Uma ótima dica para quem visita o Uruguai.
Também me encantei, é realmente um lugar super especial no Uruguai.
Eu amei conhecer a Casapueblo! O pôr do sol de lá está na lista dos meus preferidos até o momento. Lindo demais, né?
Muito lindo, inesquecível!
é linda mesmo! A casapueblo no Uruguai é um destino imperdível, mesmo tendo que deixar o rim rsrsrs eu tb pagaria!
Quando a gente já está lá, paga o rim e ainda fica feliz hahahaha
Casa Pueblo lugar lindo pela sua beleza natural e também cultural. com as obras de Carlos Paez. Lembra muito Santorini sua construção e o melhor estar tudo preservado
Lembra mesmo as construções de Santorini…
Eu só tive um dia muito rápido em Punta del Este e não fui na Casa Pueblo… que arrependimento! Amei esse post! Quero ficar hospedada no hostel que tem dentro 🙂
Também ficamos com vontade de nos hospedar lá dentro, deve ser maravilhoso!
Nossa, eu estive em Punta e não consegui ir na Casapueblo. PRECISO voltar pra lá pra conhecer esse lugar lindo!
Vai ter que voltar, Marcela hahaha
Ah, eu amei seu post sobre a Casa Pueblo. Quando eu fui tb conheci o querido Carlos Páez Vilaró. Já quero voltar. Parabéns pelo post, obrigada por compartilhar essas ricas informações.
Que sorte e que privilégio ter conhecido o Vilaró pessoalmente, deve ter sido incrível!
Ainda quero visitar este lugar maravilhoso. Sempre deixei o Uruguai em segundo lugar. Acho que agora será diferente.
O Uruguai é lindo, vale a pena considerá-lo sim!
Na primeira vez que visitei Casapueblo fiquei deslumbrada! Era baixa temporada, parecia que eu era a dona da casa e estava com alguns poucos amigos curtindo a vista. Quando retornei no verão passado, estava super tumultuado, todos disputando um espacinho para poder contemplar o pôr-do-sol e ouvir o poema.
Ainda bem que experimentei o lado bom primeiro, porque senão não ia querer voltar mais. O lugar é lindo, mas vale a pena ir cedo e fora de temporada para poder admirar as obras e o entardecer sem um mundaréu de gente. <3
Que sorte, Gisele! Realmente na alta temporada é bem tumultuado, por isso optamos por ver o pôr-do-sol do lado de fora.
Eu acho a Casapueblo um dos lugares mais apaixonantes do Uruguai, e, de fato, é um lugar que não dá para deixar de fora do roteiro!
Infelizmente, quando estive lá o dia estava nublado. Imagino que com o pôr sol o passeio fica ainda mais especial!
Adorei as dicas.
Obrigado!
Também acho, Murilo! Não dá pra deixar a Casapueblo fora do roteiro.
Acho que nunca li um post sobre o Uruguai em que Casapueblo não estivesse como visita obrigatória. É mesmo uma beleza, mas acho que eu evitaria o final do dia por causa das multidões, apesar de ser um 'evento'.
O melhor é fazer o que fizemos, entramos à tarde e saímos para o estacionamento para aproveitar o pôr-do-sol mais tranquilamente.
A Casa Pueblo tem um quê de semelhança também com a arquitetura de Gaudi. Muito lindo!
Tem mesmo, Luciana!
Sou apaixonada pelo Uruguai e sempre recomendo a Casapueblo. O local é incrível, principalmente, para assistir ao pôr do sol.
Também amamos o Uruguai e sempre recomendamos a Casapueblo – lugar imperdível mesmo, não é?
Estive uma vez no Uruguai, mas não posso dizer que conheci o país realmente, e não fui na Casapueblo. Agora estou voltando e suas dicas vão me ajudar muito a saber o que fazer por lá sem deixar nada interessante de fora 🙂
SIm! Aproveite muito, o Uruguai é um país lindo!
Eu estive em Punta, mas não visitei a Casapueblo. A minha intenção seria me hospedar nela, mas não rolou. Deixa para uma próxima oportunidade.
Interessante a proposta de arquitetura em casas de João de Barro, não acha? Uma forma inusitada de ver a vida e ter uma perspectiva de ângulos única para a arquitetura.
Embora não entenda quase nada de arquitetura, acho bem divertidos esses desenhos meio caóticos de casa de João de Barro, como se realmente não fosse planejados.
Que delícia é essa Casapueblo. Para além da inspiração grega, acho que tem qualquer coisa de Gaudí. O que vc acha? Gostei muito do passeio e do pôr do sol, vou incluir no próximo roteiro ao Uruguai. Alguma dica para evitar multidões por lá?
Lembra também Gaudí, outra pessoa já tinha comentado isso por aqui… a melhor dica para evitar multidões é ir fora da alta temporada (não faça como nós que fomos na semana entre Natal e Ano Novo)
Oi Cintia, realmente a Casapueblo tem seus prós e contras, mas como todo ponto turístico de destaque eu acho que tem que ser visitada pelo menos uma vez! A dica do por do sol no estacionamento é muito boa. A vista de lá é bem linda!
Eu sou do time que curte esse museu que já é um destaque por sua arquitetura.
Beijos
Mari
Todo roteiro que leio fala da Casapueblo e o que post explica bem porque é um passeio obrigatório na cidade! É uma arquitetura muito diferente e especial. Vontade de conhecer ao vivo e a cores.