Quando pensamos no Canadá, um país de dimensões continentais e banhado por dois dos mais importantes oceanos do mundo – Atlântico e Pacífico – é natural imaginar que há muitas opções de praias. Afinal, seu litoral é imenso! Mas as “praias” mais badaladas no verão (que pode durar pouco, mas apresenta temperaturas na casa dos 30oC), especialmente nos arredores de Toronto, são as praias de lago.
Os Grandes Lagos da América do Norte ficam bem ali, entre a fronteira do Canadá com os EUA, e há muitas cidades turísticas ao redor deles. Os lagos são tão imensos que não é possível ver terra do outro lado, e dão a impressão de mar mesmo – com a vantagem adicional de não haver maresia e da água ser doce.
Neste post vamos falar de uma dessas cidades turísticas: Grand Bend, localizada à beira do Lago Huron, a cerca de 220 km de Toronto. Nós passamos um dia por lá em julho de 2024, sob uma temperatura de 32oC, e nos misturamos à multidão que aproveitava a praia e o dia lindo de sol.
IMPORTANTE: Brasileiros precisam de visto para entrar no Canadá. Antes de começar a planejar sua viagem, confira aqui nosso post com o passo a passo para tirar o visto canadense.
Sobre o lago Huron e os Grandes Lagos da América do Norte
Antes de falar especificamente sobre Grand Bend, vale uma rápida explicação sobre os Grandes Lagos (e puxar da memória aquelas aulas de Geografia do ensino fundamental rsrs).
Os Grandes Lagos da América do Norte são cinco: Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontario. São o maior grupo de lagos de água doce da Terra em área total e representam 21% da água doce da superfície do mundo em volume. Estima-se que foram formados no último período glacial, há 14 mil anos, pelo derretimento de geleiras – o que explicaria o lindo azul turquesa das águas. E embora pareçam bem separados, na verdade formam uma única bacia de água doce, e são muito importantes em termos de transporte, comércio e pesca, além de abrigarem uma biodiversidade única.
São muitas cidades importantes localizadas à beira desses lagos, sendo as mais famosas Toronto, que fica às margens do lago Ontario; e Chicago (nos EUA), à beira do lago Michigan. Mas há muitas outras, tanto do lado do Canadá quanto dos Estados Unidos, e várias delas exploram turisticamente as “praias” dos lagos, como Grand Bend.
Como chegar a Grand Bend
Sem dúvida a melhor maneira de chegar e se locomover em Grand Bend é como os canadenses fazem: de carro. A partir de Toronto são 220 km por ótimas estradas, num viagem de aproximadamente 2h30. Mas no verão e especialmente aos finais de semana, há que se estar armado de paciência para achar um lugar para estacionar, pois a cidade lota.
Nós fomos de carro alugado pela Rentcars, parceira do blog, e usamos o mesmo carro também para bate-voltas em Niagara Falls e Niagara-on-the-Lake a partir de Toronto. E fazendo a reserva com antecedência, é possível pagar em reais com isenção de IOF – clique no banner abaixo para saber mais e fazer uma cotação.
O que fazer em Grand Bend em um dia
A grande atração de Grand Bend é, indiscutivelmente, a praia às margens do Lago Huron. Como já dito aqui antes, o lago é tão imenso que passa facilmente como mar, com a vantagem de não ter sal nem maresia. A beira do lago tem uma grande extensão de areia, permitindo que todos se acomodem com suas cadeiras e guarda-sóis (inclusive há aluguel desses ítens para quem for desprevenido). Há também salva-vidas e fiscalização constante: ao contrário do que estamos acostumados aqui no Brasil, em Grand Bend não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas na praia. Não é incomum os fiscais abordarem os turistas se desconfiarem, e quem for pego bebendo leva multa (e passa vergonha rsrs).
Outra diferença grande em relação ao Brasil é que não há ambulantes na praia – cada um leva o seu cooler, com comida e bebida. Esqueça o carrinho de sorvete e os vendedores de tudo a que estamos acostumados aqui rsrs
A água é cristalina e bem gelada, mas o fato de não ter ondas permite que todos nadem e se divirtam livremente: há bóias de todos os tipos, gente pilotando jet-skis (bem longe da margem, vale dizer), muitas crianças nadando e brincando na água.
Nós ficamos próximos a um dos principais mirantes da praia, que é também um ponto importante em termos de estrutura: havia banheiros (super limpos), uma lanchonete, alguns brinquedos para as crianças e até uma pessoa tocando teclado lá no alto – uma música ambiente bem agradável, diga-se de passagem. Perto do mirante há também um estacionamento enorme, que estava lotado.
E além da praia, o que fazer? Há muitos bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, lojas de roupas e souvenirs, e muitos locais para jogar minigolf. Havia até um inspirado em Jurassic Park, onde nosso dinolover obviamente quis uma foto. Almoçamos em um bar-restaurante com estilo bem praiano e andamos pelas lojinhas. A cidade estava fervendo de gente, a pé e passeando de carro.
Nós fizemos bate-volta mas quem tiver mais tempo pode se hospedar por lá e aproveitar mais da cidade. Abaixo algumas opções de hospedagem em Grand Bend.
>> Nós fizemos um roteiro de 12 dias pelo Canadá, que incluiu também as cidades de Toronto, Ottawa e Montreal. Leia nosso post completo aqui: Roteiro pela costa leste do Canadá
Dica extra: Não viaje para o Canadá sem seguro viagem! Embora o seguro não seja obrigatório para entrar no país, os serviços médicos no Canadá são caríssimos e ninguém quer ter a péssima surpresa de precisar de assistência médica durante a viagem e voltar com uma dívida gigante. Ainda mais viajando em família, essa é a melhor opção. Faça sua cotação com nosso parceiro Real Seguros e escolha o plano que melhor te atende.
Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema PRAIA. Mais uma iniciativa do Grupo 8on8, do qual fazemos parte, onde os blogs integrantes desenvolvem um tema comum, ilustrando com apenas 8 fotos e publicando no dia 8 de cada mês. Vale conferir os demais posts!
- Destinos Por Onde Andei… | Porto Antico di Genova, Italia
- Viajante Econômica | AirBnb: Dica de apartamento em São Vicente – SP
- Travel Tips Brasil | Praia na Costa Rica: minha experiência na Playa Herradura
Salve essa imagem no seu Pinterest
Respostas de 5
Fiquei impressionada como fica cheia a praia! Mas legal que é calmo e todo mundo pode se divertir. Só não sei se encararia a água gelada
Boa dica! Adoro saber de lugares diferentes!
O Canadá é um país surpreendente, né? Fui duas vezes e fiquei muito impressionada com a forma de ser dos canadenses. Não tive a oportunidade de conhecer praias de lago como esta em Grand Bend. Gostei muito da dica e se um dia voltar, quero conhecer também.
Obrigada pelo post cheio de informações.
Bjs
Adorei esta praia de lago!! Sou uma apaixonada por praias e sempre que vou a algum lugar e fico sabendo da existência de uma, quero ir, nem que seja para olhar! Grand Blend parece top, só falta o vendedor de mate hahaha Brincadeira! Mais uma atração bacana do Canadá!
Vamos fazer uma escala em Montreal agora em dezembro e tenho lido os seus artigos sobre o Canadá com curiosidade. Não conhecia as praias lá. É pena a água ser fria
Nunca vi uma praia de lago, que legal, nem parece um lago rs , legal a dica sobre Grand Bend, mas também só molharia os pés, não curto água gelada hahhah