Search

Niagara-on-the-Lake: mais que um bate-volta de Toronto

Conteúdo atualizado em 30 de setembro de 2024

Localizada a cerca de 130 km de Toronto, no Canadá, a pequenina Niagara-on-the-Lake é um charme! Com apenas 15 mil habitantes, é um destino turístico perfeito para passar o dia: dá para passear pelas vinícolas, apreciar a vista do rio Niagara e do lago Ontario (com o adicional de ver os Estados Unidos do outro lado do rio e Toronto do outro lado do lago) e ainda perambular pelo centro histórico, que é uma graça. Pela proximidade com Niagara Falls, que é bem maior e mais conhecida, muita gente emenda as duas cidades no mesmo dia – mas se tiver um pouco mais de tempo, dedique um dia somente para Niagara-on-the-lake, vale a pena!

Onde fica Niagara-on-the-Lake

Niagara-on-the-lake é uma cidade histórica localizada numa tradicional região vinícola no leste do Canadá. Ela se localiza a 130 km de Toronto e a 35 km de Niagara Falls, e fica separada dos EUA apenas pelo rio Niagara (inclusive uma das formas de se cruzar a fronteira Canadá-EUA é uma ponte que fica ali próxima).

De carro, leva-se cerca de 1h30 a partir de Toronto e é uma roadtrip bem bacana de se fazer. Nós fomos de carro alugado pela Rentcars, parceiro do blog, e foi perfeito: pudemos visitar algumas vinícolas, que ficam mais afastadas do centro da cidade, e também a parte histórica.



O que fazer em Niagara-on-the-Lake

Visitar as vinícolas de Niagara-on-the-Lake

A região de Niagara-on-the-Lake é muito famosa pela produção de diversos tipos de vinhos e reúne produtores de todos os tamanhos, desde pequenas propriedades familiares a grandes “wineries” que abastecem o Canadá e exportam para o resto do mundo. Um dos vinhos mais conhecidos dessa região é o icewine, produzido com uvas bem maduras e congeladas, que resulta num vinho com sabor bem marcante e doce, quase um licor. Há quem ame e há quem odeie – nós experimentamos e realmente achamos muito doce, no limiar do enjoativo. Mas não dá pra visitar as vinícolas e não experimentar o produto mais típico local, não é mesmo?

Algumas das maiores vinícolas são um passeio completo: oferecem restaurante, bar, uma boutique (nome chique para loja de vinhos e outros produtos de marca própria), degustação e visitação (que pode ou não incluir os parreirais e a fábrica). Nós visitamos duas das mais famosas, que têm tudo isso: a Peller Estates Winery e a Inniskillin Wines.

A Peller é gigante: parreirais a perder de vista, um restaurante bem concorrido, um bar bacaninha e toda uma estrutura para encantar os visitantes. É possível degustar alguns dos vinhos próprios na lojinha, que foi o que fizemos. Depois demos uma volta pela propriedade (que é linda) e tiramos várias fotos. Como era um sábado em pleno verão, o restaurante e o bar estavam lotados.

A segunda vinícola que visitamos era um pouco menos imponente mas ainda assim bem bacana. A Inniskillen também oferece passeios guiados e conta com restaurante, bar e uma boutique, onde é oferecida a degustação de alguns rótulos. Nós adoramos o ambiente informal, com mesinhas ao ar livre e os parreirais bem pertinho. Mas era verão e fazia calor, em outras épocas do ano talvez não seja tão agradável rsrs

Inniskillen Winery em Niagara-on-the-Lake

O roteiro turístico pelas wineries é bem conhecido no país e tem muitas outras opções. Para saber mais sugerimos consultar o site Wineries of Niagara-on-the-Lake.

Dica: Há vários passeios prontos pelas vinícolas, que podem incluir degustação de vinhos e outras comidinhas, degustação ao pôr-do-sol ou até um roteiro de bicicleta por várias vinícolas – clique abaixo para ver todas as opções.

Apreciar a vista onde o rio Niagara deságua no lago Ontario

No finalzinho da Niagara Parkway, a estrada que margeia o rio Niagara, é possível estacionar e ter uma visão espetacular do encontro do rio com o lago. Na margem oposta do rio, já é território norte-americano; e forçando bem a vista, em dias claros, é possível ver a cidade de Toronto – com a CN Tower como referência – do outro lado do lago Ontario. Essa foi uma dica dos nossos amigos que moram no Canadá e já estiveram na cidade várias vezes, e valeu muito a pena! Um pouco antes do fim da estrada há uma prainha, onde as pessoas fazem piquenique, brincam na água, ou simplesmente aproveitam o sol e a vista.

Rio Niagara

Dica extra para quem curte atividades ao ar livre: confira essa lista de 7 aventuras ao ar livre em Ontario, perto de Toronto.

Caminhar pela Old Town (centro histórico)

Caminhar pelo centro de Niagara-on-the-Lake é quase como viajar no tempo. As casinhas no estilo vitoriano, os canteiros floridos, as ruas arborizadas, tudo forma um conjunto encantador! Fundada em 1792, a cidadezinha já foi bem importante no passado, quando era capital de uma província inglesa que já não existe há bastante tempo, e por isso o seu centro é tão bonito.

É uma delícia andar admirando os cafés e lojinhas muito fofos, parar para um sorvete, comprar um souvenir, ficar com vontade de se hospedar no Prince of Wales (o hotel da foto de abertura do post, que tem mais de 250 anos e continua um charme!). Tudo é tão fofo que parece cenário de filme.

Onde se hospedar em Niagara-on-the-Lake

Dá perfeitamente para fazer um bate-volta em Niagara-on-the-Lake a partir de Toronto ou mesmo de Niagara Falls, mas se hospedar por lá deve ser uma delícia! Poder explorar as vinícolas com calma ou simplesmente ter tempo para passear à beira do rio Niagara – neste caso é bom se hospedar por lá, e há algumas pousadas super charmosas. Abaixo algumas opções de hospedagem na cidade pelo Booking.

 

Dica extra: Não viaje para o Canadá sem seguro viagem! Embora o seguro não seja obrigatório para entrar no país, os serviços médicos no Canadá são caríssimos e ninguém quer ter a péssima surpresa de precisar de assistência médica durante a viagem e voltar com uma dívida gigante. Ainda mais viajando em família, essa é a melhor opção. Faça sua cotação com nosso parceiro Real Seguros e escolha o plano que melhor te atende.

Seguro Viagem Geral 2

Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema BATE-VOLTA EM Mais uma iniciativa do Grupo 8on8, do qual fazemos parte, onde os blogs integrantes desenvolvem um tema comum, ilustrando com apenas 8 fotos e publicando no dia 8 de cada mês. Vale conferir os demais posts!


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Garanta ingressos por aqui

Powered by GetYourGuide

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Continue entre Mochilas e Malinhas

Respostas de 12

  1. Achei um charme a cidade de Niagara on the Lake. Não sabia das vinícolas da região! Ótima opção para um bate e volta de Toronto mesmo! O Centro Histórico parece ser uma graça!

  2. Imagino que Niagara-on-the-Lake fique ofuscada por Niagara Falls, mas é uma opção de passeio bem charmosa, com história e natureza. Não fazia ideia que se produziam vinhos no Canadá, mas até tem um site especializado! Fiquei bem curiosa em relação ao icewine, um dia espero provar e formar uma opinião. Beijos

  3. Oi, Cintia, benditos os blogs de viagem! Não tinha ideia de que havia vinícolas em Niagara. Como fui em 1996 (rsrs), a única coisa divugada para se fazer por lá eram as cataratas, mesmo. Lembro muito pouco da cidade, só das lojinhas, mas imagino que tenha mudado muito. Vou seguindo seus posts do Leste canadense…

  4. Estou impactada que como uma cidade com apenas 15 mil habitantes possuem tantos e bons atrativos incríveis, como as vinícolas, o centro….me faz analisar e refletir sobre cidades com tantas estruturas e mão de obra não tem a metade do que se construiu em Niagara. E pelo vi nos comentários, a cidade cresceu em termos de turismo. Sensacional.

  5. Oi, Cintia! Niagara-on-the-Lake é uma graça de cidade, hein? Aliás, sou suspeita porque amei conhecer o Canadá, mas como fui de excursão não sabia que dava pra fazer bate e volta de Toronto até essa cidade. Já curti! Um dia quero também fazer isso.
    obrigada pela dica. bjs

  6. Realmente Niagara-on-the-Lake é um charme, amei conhecer também quando fui visitar Niagara Falls, parece uma cidade de contos infantis, toda decoradinha de flores e com casas lindas.
    Pretendo voltar um dia com a família, tenho certeza de que eles vão gostar muito também.
    Sua viagem foi muito linda, Cíntia,, parabéns!

  7. Adoro lugares assim, que são uma mistura de centro historico com natureza 🙂 obrigada pela dica de fazer esse bate e volta de Toronto. Não vejo a hora de conhecer Niagara-on-the-Lake!

  8. Que graça que é Niagara-on-the-Lake, a gente se prende às cidades mais comentadas e passamos direto em lugares como esse. Parece ser uma delícia passar um dia por lá, fiquei encantada e com vontade de incluir no meu roteiro quando for ao Canadá. Adorei a sugestão.

  9. Que delícia de post! Adorei conhecer Niagara-on-the-lake contigo (nunca tinha ouvido falar antes)! As cataratas realmente a ofuscam! E nem sabia existirem vinícolas por ai! Aliás, nao conheço muito os vinhos norte-americanos, conheço pouco dos vinhos da Califórnia, mas certa vez pesquisamos sobre o Icewine e o achamos curioso, mas nunca provamos! Muito doce nao me apeteceria muito nao!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *