Em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, no município de Santo Antônio do Pinhal, fica uma das fazendas produtoras do premiado azeite Sabiá. Nascido de um sonho que se iniciou em 2014, os azeites Sabiá começaram a ser vendidos comercialmente em 2020 e desde então vêm colecionando prêmios internacionais – fato inédito para um país como o Brasil, que até então não tinha nenhuma tradição em produção de azeites.
E uma das coisas mais legais da fazenda é que eles oferecem visitas guiadas para os turistas que quiserem conhecer mais sobre a história da fazenda e a milenar técnica de produção de azeite, e aprender mais sobre esse produto tão único e saboroso. É um passeio perfeito para encaixar num roteiro por Santo Antônio do Pinhal!
Se for alugar um carro para fazer essa viagem, faça uma cotação com nosso parceiro Rentcars.
Sobre a fazenda produtora dos azeites Sabiá
A Fazenda do Campo Alto, onde hoje ficam os olivais da Azeites Sabiá, está localizada a cerca de 9 km do centro de Santo Antônio do Pinhal. Os antigos pastos foram substituídos pelos olivais e embora o terreno montanhoso exija condições diferenciadas de cuidado, hoje (2024) a fazenda já está na sua quarta safra de azeite. Há uma segunda fazenda produtora do azeite Sabiá localizada no Rio Grande do Sul, numa área bem maior, cuja produção começou mais recentemente.
As duas fazendas possuem lagar próprio, isto é, equipamentos onde são processadas as azeitonas. Isso possibilita a extração imediata após a colheita, garantindo a excelência do produto final.
A fazenda em Santo Antônio do Pinhal tem 17 hectares de área plantada, e é possível passear em meio aos olivais. Ah, e não podemos esquecer da oliveira de mais de 300 anos, plantada por espanhóis no Uruguai e trazida para o Brasil – super imponente e fotogênica, e que garante um charme a mais à visita.
Como é a visita à Azeite Sabiá
As visitas à fazenda produtora do Azeite Sabiá em Santo Antônio do Pinhal devem ser agendadas com antecedência (contato aqui: Visitas Azeite Sabiá). Nesta mesma página estão também os dias e horários em que a fazenda está aberta, assim como a disponibilidade e o preço das visitas com degustação.
Uma vez agendada a visita, deve-se chegar com alguma antecedência para organização dos grupos. O passeio começa com a explicação sobre a história e origens do azeite, como era sua produção antigamente e como é hoje, e quais os impactos do modo de produção na qualidade do azeite. Nessa introdução também é apresentada a história da fazenda, em vídeo, e o que torna tão especiais os produtos feitos ali.
No dia em que fizemos a visita o tempo estava fechado e chuvoso, por isso não foi possível fazer a caminhada pelos olivais (uma pena, pois todo o entorno é lindo!). Passamos direto da introdução para a salinha de degustação, onde nosso guia explicou sobre os diferentes tipos de azeitonas, as características de um bom azeite e as melhores condições de armazenamento para manter o produto com qualidade. Também aprendemos porque só recentemente o Brasil passou a produzir azeites e como escolher os melhores produtos disponíveis no mercado.
E passamos finalmente à degustação, que é feita às cegas, isto é: somos convidados a experimentar os tipos de azeite sem saber exatamente quais são (e um deles não é Sabiá), para que possamos identificar as diferentes nuances de sabor sem nenhuma interferência. Uma experiência bem interessante! Experimentamos os azeites puros, com pão e até com frutas – durante a degustação, aprendemos também como harmonizar o azeite com diferentes tipos de alimentos.
Finalizada a degustação, o guia nos convida a ver o maquinário utilizado na produção dos azeites (ficam em salas anexas à sala onde ocorre a degustação). Por fim, é possível dar uma passada na lojinha que oferece, além dos azeites Sabiá, vários outros produtos feitos na região da Serra da Mantiqueira.
Em resumo, uma ótima opção de passeio na serra, vale a pena conhecer de perto a Azeites Sabiá. Mais informações sobre a visita, os produtos, a história da fazenda e etc podem ser encontradas no perfil do Instagram @azeitesabia.
>> Dica extra: Na mesma linha de passeio a produtores de azeite, vale a pena conhecer o Olival em Cunha, que fica numa linda fazenda e também oferece visitas guiadas com degustação. Leia nosso post completo aqui!
Procurando outros passeios na Serra da Mantiqueira? Leia também:
- Escolha um desses restaurantes deliciosos em Santo Antônio do Pinhal para comer
- Um museu incrível ao ar livre: Museu Felícia Leirner em Campos do Jordão
- Um lugar com uma vista sensacional: Mirante Pedra de São Francisco em São Francisco Xavier
- Uma trilha fácil no pico mais famoso da região: Trilha do Bauzinho em São Bento do Sapucaí
Encontre sua hospedagem em Santo Antônio do Pinhal pelo Booking:
Salve essa imagem no seu Pinterest
Respostas de 5
Nossa que lugar gostoso hein. E pertinho de São Paulo. Já ouvi falar muito nessa região. Dica anotada.
Eu preciso ir a Santo Antonio do Pinhal, pois quero conhecer a Guaspari. Adorei essa dica de visita com degustação de azeite. Já posso incluir no meu roteiro.
Poxa, sabe que não visitei o Olival em Cunha? Quem sabe se eu voltar ano que vem para competir de novo… 🙂
Oi Mari! A Guaspari fica em Espírito Santo do Pinhal, que é outra cidade (e também temos post aqui!). De qualquer modo, Santo Antônio do Pinhal também vale a pena conhecer!
Que passeio interessante visitar o Azeite Sabiá em Santo Antonio do Pinhal. Degustar com frutas é uma harmonização que nunca imaginei!! Adoro esse tipo de experiência.
Preciso confessar que não sabia que existia produção de azeite no Brasil… Adoraria fazer esta visita à Azeite Sabiá em Santo Antônio do Pinhal, inclusive a degustação, é claro rs