Apesar de não ser um dos destinos mais procurados no Canadá – e pouca gente saber que é a capital do país – Ottawa é uma cidade linda! Localizada na província de Ontario, do lado leste do país, muitos turistas emendam a viagem a Ottawa com Montreal e Quebec City, que ficam relativamente perto.
Fundada em 1826 como Bytown, ela se tornou Ottawa em 1855 e foi nomeada capital do Canadá em 1857. Há muitas histórias sobre os motivos pelos quais Ottawa se tornou capital, uma vez que havia cidades já muito maiores e mais importantes naquela imensa colônia britânica e Ottawa não era uma delas. Uma das lendas diz que a Rainha Vitória (então rainha da Inglaterra) simplesmente fechou os olhos e apontou um lugar qualquer no mapa rsrs
Na verdade a explicação é bem mais lógica e sem graça. É fato que a rainha achava a região de Ottawa muito bonita e isso pesou um pouco, mas a escolha de Ottawa como capital foi bastante estratégica e se baseou na sua localização. A cidade ficava longe o suficiente dos Estados Unidos (que já era um país independente há décadas) e da sua influência separatista, além de estar exatamente entre as regiões de colonização inglesa e francesa, servindo como elo de ligação entre os dois lados. E das cidades que conhecemos no nosso roteiro de 12 dias pelo leste do Canadá, realmente Ottawa é a mais bilíngue: ouve-se inglês e francês igualmente nas ruas e lugares públicos (ao contrário de Toronto, onde o inglês domina, e de Montreal, onde o francês é mais comum).
Para quem não sabe (ou não se lembra), o Canadá faz parte da organização Commonwealth, sendo uma monarquia constitucional, tendo o rei ou rainha da Inglaterra como chefe de Estado, e uma democracia parlamentar, cuja sede fica em Ottawa, capital do país.


Ottawa cresceu mas ainda é relativamente pequena: é a quarta maior cidade do Canadá, com cerca de 1,2 milhões de habitantes. A influência inglesa na arquitetura é visível em todos os lados – os prédios do parlamento parecem saídos de Londres e muitas ruas têm nomes bem britânicos. Além de ser a capital federal, a cidade é um dos centros tecnológicos do país e possui uma cena cultural interessante, com muitos museus e festivais ao longo do ano.

Nós passamos dois dias em Ottawa e amamos! Neste post vamos falar sobre as suas principais atrações turísticas, o que achamos delas e listar alguns lugares que não conseguimos ir por falta de tempo. Sei de uma coisa: foi uma delícia revisitar essa cidade para escrever o post.
IMPORTANTE: Brasileiros precisam de visto para entrar no Canadá. Antes de começar a planejar sua viagem, confira aqui nosso post com o passo a passo para tirar o visto canadense.
Parliament Hill
A Parliament Hill (Colina do Parlamento, em português) é o ponto central de Ottawa e domina a paisagem da cidade, sendo sua atração turística mais conhecida e visitada. Localizada na margem sul do Rio Ottawa, essa área histórica abriga os principais edifícios do Parlamento do Canadá e é também um local importante de celebrações nacionais e eventos ao longo do ano.

Originalmente, o local abrigava o quartel militar e o Hospital Real. A construção dos edifícios parlamentares começou em 1859, e o Centre Block, principal edifício, foi parcialmente destruído por um incêndio em 1916. Foi reconstruído em estilo gótico vitoriano e, em 1927, a Peace Tower foi inaugurada, servindo como um memorial aos soldados canadenses mortos na Primeira Guerra Mundial. A arquitetura neogótica do local, com torres, gárgulas e arcos pontiagudos, atrai milhões de turistas todos os anos e garantimos: de perto os prédios são ainda mais impressionantes.


Os prédios todos ficam dentro do Major´s Park, um imenso jardim que conta também com diversas estátuas de figuras importantes da História Canadense e mirantes com uma vista incrível da cidade.



O Centre Block está passando por uma profunda reforma, prevista para ser finalizada somente em 2031 ou 2032, e por isso as visitas internas estão suspensas. Mas quem quiser conhecê-lo um pouco mais pode fazer a Parliament Immersive Experience, uma visita virtual que conta com fotos, vídeos e maquetes que dão a sensação de estar dentro do prédio. Nós fizemos e gostamos muito! Também é possível visitar o Senate of Canada Building e a House of Commons – todas as informações estão na página Visit Canada’s Parliament.




Vale mencionar aqui também outros pontos importantes da Parliament Hill. A Torre da Paz é um dos destaques do Centre Block: com 92 metros de altura, é um símbolo da paz e da democracia. Bem em frente fica a Centennial Flame (Chama do Centenário), acesa em 1966 para comemorar o centenário do Canadá. A chama, que nunca se apaga, queima sobre uma fonte de água, mantida aquecida para não congelar mesmo nos invernos rigorosos.


Outro ponto imperdível do complexo de Parliament Hill é a troca da guarda em frente ao Túmulo do Soldado Desconhecido. O monumento que homenageia os militares canadenses é também um túmulo com restos mortais de um soldado morto em combate na França, durante a Primeira Guerra Mundial. E entre os meses de abril a novembro, o túmulo é guardado por três soldados: dois sentinelas ao lado e um terceiro que fica à disposição do público. No final do dia, pontualmente às 17h, os soldados se recolhem com uma pequena cerimônia, conforme registramos nas fotos e vídeo abaixo. Achamos muito curioso!
Byward Market
O ByWard Market é um dos bairros mais antigos e animados de Ottawa, conhecido por ser um importante centro comercial e de entretenimento. É um local imperdível para quem visita a cidade e onde se encontra o letreiro do início do post.
O mercado que dá nome ao bairro foi fundado em 1826 pelo coronel John By e, ao longo dos anos, tornou-se um ponto de encontro para a população de Ottawa. O edifício original foi destruído por um incêndio e reconstruído em 1928, que existe até hoje. Tradicionalmente, o bairro era frequentado pelas comunidades francesa e irlandesa, por isso há muitos pubs, escolas de arte e outras referências dessa herança, mas também é possível identificar referências inglesas e dos povos originários do Canadá, como os típicos totens.





É uma região bem animada especialmente no verão, quando muitos bares e restaurantes contam com música ao vivo e áreas externas super disputadas. Foi num restaurante em ByWard Market que experimentamos o prato local mais famoso: o poutine, uma combinação de batatas fritas e queijo com molho de carne. Gostamos? Não muito rsrs afinal, batata frita é batata frita em qualquer lugar, e o molho que acompanha é bem forte.

Canal Rideau
Considerado um marco histórico e uma obra impressionante de engenharia, o Canal Rideau é um dos cartões postais de Ottawa. No verão, há passeios de barco e seu entorno vira um grande parque; no inverno, ele congela e vira uma pista de patinação.

A história do canal é interessante: construído entre 1826 e 1832 sob a supervisão do tenente-coronel John By (sim, o mesmo do ByWard Market), seu propósito original era criar uma rota de abastecimento segura entre Montreal e Kingston, evitando uma região que era vulnerável a ataques dos Estados Unidos.


Em 2007, o canal foi designado Patrimônio Mundial da UNESCO, reconhecido por ser um dos primeiros canais a serem projetados especificamente para navios a vapor e por ser o único grande canal daquela época na América do Norte a permanecer operacional em seu percurso original, com a maioria das estruturas intactas.
Bytown Museum
O Bytown Museum é um dos museus mais antigos de Ottawa e conta a história da cidade, desde os seus primórdios como uma vila de lenhadores chamada Bytown até se tornar a capital do Canadá.
O museu está localizado em uma posição privilegiada e histórica, próximo às eclusas do Canal Rideau e de frente para o Rio Ottawa. O prédio em si, conhecido como Commissariat Building, é o edifício de pedra mais antigo da cidade, construído em 1827.


Projetado para ser um local de armazenamento de materiais e ferramentas durante a construção do canal, lá também eram guardadas armas, pólvora e havia até um cofre, onde era mantido o dinheiro do pagamento dos trabalhadores.
Hoje as exposições e o acervo se concentram na história da cidade, em detalhes da construção do Canal Rideau e na vida de personagens importantes de Ottawa. Na entrada, junto à bilheteria, são disponibilizados audioguias em várias línguas – mais detalhes no site Bytown Museum.




Canadian Museum of Nature
Outro programa imperdível num roteiro em Ottawa, especialmente para quem vai com crianças: o Canadian Museum of Nature é um museu de história natural que encanta todo mundo. O lindo prédio, construído por trabalhadores escoceses e batizado em homenagem à Rainha Vitória, parece um castelo e é uma atração à parte.
Seu acervo é enorme e fica distribuído em 4 andares mais um subsolo, abrangendo várias áreas da ciência: paleontogia, biologia, geologia, química. Nós passamos um dia todo por lá, e todos os detalhes estão no post abaixo.
Bank of Canada Museum
Esse museu foi uma daquelas surpresas de viagem – a gente nem sabia que existia, entrou e valeu muito a pena!

O Bank of Canada Museum é um museu cultural dedicado a educar os visitantes sobre o papel do banco central do Canadá, como a economia funciona e a história do dinheiro. Falando assim parece um tédio, mas como ele é todo tecnológico e interativo, a visita surpreende! A história da evolução do dinheiro e os joguinhos interativos prendem a atenção, assim como as curiosidades sobre a moeda canadense.
A entrada é gratuita e todas as informações estão no site Bank of Canada Museum.




Curiosidade que aprendemos por lá: Viola Desmond, a mulher que figura na nota de 10 dólares canadenses (fotos acima), é um símbolo da luta por direitos civis no Canadá. A nova nota foi lançada em 2018, fazendo dela a primeira mulher não pertencente à família real inglesa a aparecer sozinha na moeda do país, e a primeira pessoa negra a ser representada na moeda canadense.
National Gallery of Canada
Reconhecido como um dos principais museus de arte do Canadá, a National Gallery of Canada fica num impressionante edifício construído em vidro e granito na Sussex Drive com uma bela vista dos edifícios do parlamento canadense no Parliament Hill.
A galeria tem exposições permanentes e temporárias e é famosa por seu acervo de arte indígena e de artistas canadenses. Mas o que chama a atenção (e todo mundo fotografa) é a imensa escultura em forma de aranha que fica do lado de fora do museu.

Essa obra intrigante e meio assustadora se chama Maman e foi criada pela artista Louise Bourgeois em 1999. Feita de bronze, aço inoxidável e mármore, ela tem mais de 9 metros de altura e pesa mais de 6 toneladas. A artista criou a escultura como uma homenagem à sua mãe, que era tecelã e restauradora de tapeçarias, comparando a habilidade de sua mãe em tecer com a de uma aranha. A obra simboliza a força, o cuidado e a proteção da maternidade. Eu sou mãe mas não me identifiquei muito não rsrs
Nós não chegamos a entrar no museu por falta de tempo, mas todas as informações podem ser encontradas no site National Gallery of Canada.
Outras atrações em Ottawa
Nós conseguimos cobrir uma boa parte dos pontos turísticos de Ottawa em dois dias, mas a cidade ainda tem mais a oferecer. Abaixo alguns lugares que não conhecemos:
- Canadian War Museum – museu da história militar do Canadá, desde o registro da primeira morte violenta da história do país há centenas de anos, até suas mais recentes participações em conflitos armados.
- Cruzeiro no Canal Rideau – nos meses mais quentes há passeios pelo rio Ottawa, saindo do Canal Rideau. Sentimos muito de não ter tido tempo para fazer esse passeio!
- Canadian Museum of History – um dos museus mais importantes e visitados do Canadá. Localizado do outro lado do Rio Ottawa (que já é cidade de Gatineau, província de Quebec) e com uma vista incrível para o Parliament Hill, seu foco é contar um pouco da história do homem ao longo de 20 mil anos e um pouco da história do Canadá.
- Visitas guiadas aos prédios do Parlamento – como mencionamos antes, é possível visitar alguns dos prédios governamentais. Algumas dessas visitas só acontecem no verão, vale verificar antes de ir.
- Festivais e eventos anuais – Ottawa tem uma vida cultural rica e, dependendo da época do ano, é possível presenciar alguma dessas festividades anuais, como o Canada Day (1o de julho) e o Canadian Tulip Festival (meados de maio).
Confira abaixo alguns passeios guiados super bacanas em Ottawa:
Onde se hospedar em Ottawa
Ficamos duas noites na cidade, no ótimo Alt Hotel Ottawa. Super bem localizado (a poucos metros do Parlamento e de uma estação do metrô), quarto muito confortável e atendimento ótimo. Mas a cidade oferece diversas outras opções de hospedagem, inclusive uma que fica numa antiga prisão (meio mórbido, mas dizem que é confortável), o Saintlo Ottawa Jail Hostel.
Use o banner abaixo para encontrar outras opções de hospedagem em Ottawa pelo Booking.

Como chegar e se deslocar em Ottawa
Não há voos diretos do Brasil para Ottawa, mas é possível chegar via Montreal, que é a cidade mais próxima com voos para o Brasil. Também é possível chegar de trem ou avião a partir de Toronto. Nós voamos do Brasil para Toronto e viajamos de trem até Ottawa, uma viagem longa (450 km) mas bem confortável. Leia aqui nosso post sobre como é viajar de trem pelo Canadá.
Como nos locomovemos em Ottawa: usamos uber da estação de trem até o centro da cidade e vice-versa (não é longe, mas foi mais cômodo), e no resto dos passeios fizemos tudo a pé. Também seria possível se locomover de metrô (há uma estação ao lado da estação de trem) e de ônibus, mas não foi necessário para os passeios que fizemos.
Também é possível alugar um carro, especialmente se a intenção for conhecer os arredores e cidades próximas, como Montreal e Quebec City. Se esse for o seu plano consulte a Rentcars, onde é possível cotar várias locadoras e ainda fazer o pagamento em reais com isenção de IOF.
Dica extra: Não viaje para o Canadá sem seguro viagem! Embora o seguro não seja obrigatório para entrar no país, os serviços médicos no Canadá são caríssimos e ninguém quer ter a péssima surpresa de precisar de assistência médica durante a viagem e voltar com uma dívida gigante. Ainda mais viajando em família, essa é a melhor opção. Faça sua cotação com nosso parceiro Real Seguros e escolha o plano que melhor te atende.

Aproveite a promoção Pai Real: Presença que protege. Amor que guia. Viagem que transforma! Todos que adquirirem seguro viagem com a Real, independente da cobertura, até o dia 31/08/2025 e preencherem o formulário enviado após a compra até o dia 01/09/2025 concorrerão ao sorteio de 2 kits: 1 mala de bordo + 1 airtag! Serão dois ganhadores, cada um ganha uma mala e um airtag.
O sorteio será realizado no dia 02/09/2025 (terça-feira) e divulgado no Instagram da Real.
Salve essa imagem no seu Pinterest