Museu Republicano e mais dicas de Itu

Conteúdo atualizado em 11 de janeiro de 2023

A cidade de Itu, a cerca de 100 km de São Paulo, ficou conhecida nacionalmente como a cidade do exagero por conta das piadas de um famoso comediante da década de 70 – como ele era ituano, um dia arriscou uma piada sobre o tamanho dos objetos de sua terra natal, e foi então que a fama pegou. A cidade se aproveitou disso e começou a fazer jus à fama, quando foram instalados um semáforo e um orelhão gigantes na Praça da Matriz, no centro, e proliferaram as lojinhas vendendo souvenirs de todo tipo em tamanho GG.

 

Mas na verdade a cidade de Itu tem uma importância histórica muito maior que essa fama do exagero – até meados de 1860 era uma cidade muito rica e importante na então província de São Paulo devido à cultura da cana de açúcar. Com a crise mundial do açúcar, os ricos fazendeiros da região, insatisfeitos com o governo imperial, passaram então a articular o movimento republicano. Foi em Itu que ocorreu a primeira convenção republicana, originando o Partido Republicano Paulista e fazendo com que a cidade ficasse conhecida como “Berço da República”. Não à toa há muitos lugares públicos na cidade batizados com “convenção”

Refrescada a memória dessa parte da História do Brasil, vamos ao que interessa: o lindo Museu Republicano, que ocupa uma casa construída no final do século 19 e que conta a história da cidade dentro do contexto histórico em que ela progrediu.

O edifício pertencia originalmente à família Almeida Prado, mas em 1921 – ano do cinquentenário da Convenção Republicana – se tornou museu e foi incorporado ao Museu Paulista da USP (do qual faz parte também o Museu do Ipiranga, na capital).

O acervo é bem eclético e pouco manteve da disposição da casa original. Há muitos móveis, objetos e documentos de época, mas a intenção não é mostrar como era a residência e sim dar um panorama histórico do período de final do império e início da república, bem como contar um pouco da história da cidade.

Já no saguão vê-se clara essa intenção: as paredes azulejadas mostram cenas da história de Itu junto a momentos importantes da história do Brasil. Vale dizer que o conjunto é lindo e já causa um impacto ao visitante.

Na sala à esquerda do saguão ficam expostos objetos e pinturas relacionados à história e reconstrução da casa, fotos dos primeiros edifícios da cidade, um painel explicando a importância da cultura da cana de açúcar para a região, e um pedaço de rocha tipo varvito, abundante na região e muito utilizada para revestir as calçadas da cidade.

Subindo as escadas tem-se acesso às outras salas da casa. Alguns cômodos são réplicas de como se vivia no final do século 19, como por exemplo uma sala de jantar, com a mesa posta, um quarto de dormir, e a estrela do museu: uma recomposição da “Sala da Convenção”, com os retratos dos participantes na parede.

De uma das janelas do primeiro andar também se vê o jardim e seu desenho perfeito, um dos lugares mais bonitos da casa.

A última parte do museu fica descendo as escadas: uma sala com documentos, histórias e retratos de figuras importantes da cidade de Itu (inclusive uma parede cheia de caricaturas de um artista local). Na última sala, já próxima da saída, muitas informações sobre o transporte fluvial e a rota das monções entre os séculos 18 e 19. Ali fica exposta também uma parte de um “canoão”, uma embarcação de origem indígena, enorme em tamanho, capaz de transportar toneladas em carga e pessoas, muito utilizada nas expedições entre São Paulo e Mato Grosso.

Quem quiser esticar o passeio pode ir caminhando até a praça, a poucos metros do museu, e ver o famoso orelhão. Vale a pena também entrar na Igreja Matriz, cujo interior está em processo de restauração e é lindíssima – toda a parte próxima ao altar já está concluída.

Ao redor da praça também se concentram as lojinhas dos souvenirs gigantes – portanto, se quiser levar um lápis ou uma escova de dentes enorme, ou ainda tomar o famoso “sorvetão de Itu”, ali é o lugar!

Ficha completa:

Site – www.mp.usp.br/museu-republicano-de-Itu

Aberto de terça a domingo, das 10 às 17 h – entrada gratuita

Rua Barão de Itaim, 67 – Centro Histórico

Contato para visitas guiadas – (11) 4023 -0240 / 4023 -2525

E-mail: mrci@usp.br

No Facebook – @museurepublicano

Quer conhecer mais da cidade de Itu? No blog Turistando com a Lu tem um post com muitas dicas de hospedagem e roteiros: O que fazer em Itu no interior de São Paulo

Quer continuar o passeio pela região? Abaixo outras opções de museus e atrações ótimas próximos de Itu:

Museu da Cidade de Salto e Parque da Rocha Moutonnée, em Salto – post aqui

Memorial do Rio Tietê, em Salto – post aqui

Museu da Água, em Indaiatuba – post aqui

Adegas e restaurantes de Jarinu e Jundiaí – post aqui

 

 Salve essa imagem no seu Pinterest –

 

Gostou? Compartilhe!

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens (mentais ou reais) desde 2009; e nossos 2 malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 13 e 10 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga. Às vezes somos 5, quando meu enteado, atualmente com 19 anos, nos acompanha – os malinhas amam quando o irmão mais velho está junto!

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Compre suas passagens

Não viaje sem seguro

Ofertas aqui

Leia com a gente

Posts Recentes

Continue entre Mochilas e Malinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *