Nós, como a maioria das famílias, nem sempre conseguimos fazer viagens longas – por óbvios motivos financeiros, mas também porque viagens mais longas precisam de mais tempo e nem sempre as férias escolares e do trabalho permitem uma ausência mais prolongada. Sendo assim, nos empenhamos muito em conhecer nossos arredores. Moramos em São José dos Campos, a cerca de 90 km da capital do estado de SP, sentido Rio de Janeiro – uma localização bastante privilegiada, eu diria! Estamos pertinho do sul de Minas Gerais e das montanhas da Serra da Mantiqueira, e também perto do litoral norte. Além disso, minha família mora em Salto, lá para os lados de Sorocaba, então também nos aventuramos por lá; e a família do marido mora em Mogi das Cruzes, que também nos faz ir para aqueles lados. Além, é claro, de gostarmos muito de explorar nossa própria cidade e qualquer outro destino que nos atraia a atenção.
Bastante gente nos pergunta o que dá pra fazer por perto, por isso a ideia deste post-índice: um resumo fácil dos posts sobre os passeios curtinhos que já fizemos. Estão incluídos alguns também de blogs amigos, de passeios que ainda não fizemos mas estão na nossa lista de desejos.
Ele vai ser atualizado sempre que houver um post novo, assim fica bem simples de se localizar, e está ordenado por cidade. Vem com a gente conferir todos eles!
⇝ Brotas ⇜
Conhecida como a capital paulista do turismo de aventura, a cidade tem muitas opções de ecoturismo. Fica a cerca de 250 km da capital.
Roteiro pelo blog Trilhas e Cantos: BROTAS, SP: 5 PROGRAMAS IMPERDÍVEIS PARA FAMÍLIAS
⇝ Campos do Jordão ⇜
Dispensa apresentações, não é mesmo? Fica na serra da Mantiqueira, a 85 km daqui e 180 km de São Paulo.
6 lugares imperdíveis em Campos do Jordão
Museu Felícia Leirner em Campos do Jordão
Campos do Jordão com crianças: Parque do Capivari
⇝ Cunha ⇜
Localiza-se entre Guaratinguetá e Parati, no meio das serras do Mar e da Bocaina, a 235 km de São Paulo.
Lavandário em Cunha com 2 malinhas
⇝ Espírito Santo do Pinhal ⇜
Fica no caminho para Poços de Caldas, praticamente entre as divisas de SP e MG, a pouco mais de 100 km de Campinas e 200 km de SP.
Entre Minas e São Paulo: o que fazer em Andradas e Espírito Santo do Pinhal
⇝ Guararema ⇜
Pertinho de Mogi das Cruzes e daqui, uma cidadezinha cheia de atrações turísticas. Fica a menos de 80 km de São Paulo.
Roteiro em Guararema com 2 malinhas
⇝ Holambra ⇜
Considerada a cidade mais holandesa do Brasil, fica pertinho de Campinas e tem um monte de atrações irresistíveis.
Dica do blog Vamos Por Aí: O que Fazer em Holambra: 13 Coisas que você precisa fazer
⇝ Indaiatuba ⇜
Fica bem próxima a Campinas, e a cerca de 100 km de São Paulo.
⇝ Itatiba ⇜
A pouco mais de 80 km de São Paulo e 40 km de Campinas.
Como é o Zooparque Itatiba no interior de SP
⇝ Itu ⇜
A famosa cidade do exagero – mas além dos souvenirs gigantes, tem um centro histórico interessantíssimo. Fica a uma hora de São Paulo.
Museu Republicano em Itu e arredores
Roteiro completo pela cidade pelo blog Turistando com a Lu: O que fazer em Itu no interior de São Paulo
⇝ Jarinu e Jundiaí ⇜
Conhecidas como terras do morango e da uva, juntamente com Atibaia. Ficam a cerca de 80 km de São Paulo.
O que fazer em Jarinu (SP) com malinhas
⇝ Paranapiacaba ⇜
Distrito histórico de Santo André, fica na grande São Paulo.
O que fazer em Paranapiacaba com 2 malinhas
⇝ Salesópolis ⇜
Cidadezinha onde fica a nascente do rio Tietê, vale a visita!
Onde nasce o Rio Tietê: Parque Nascentes do Tietê em Salesópolis
⇝ Salto ⇜
Minha terra natal! Localiza-se a cerca de 50 km de Campinas e 100 km de São Paulo.
Parque da Rocha Moutonnée e outros passeios em Salto
Memorial do Rio Tietê e Complexo da Cachoeira em Salto com 2 malinhas
Roteiro completo pelo blog World by 2: Estância Turística de Salto/SP – Brasil
⇝ Santo Antonio do Pinhal ⇜
Vizinha à Campos do Jordão, na serra da Mantiqueira, é uma cidadezinha perfeita para passar um dia em meio a lindas paisagens.
O que fazer em Santo Antonio do Pinhal, na serra da Mantiqueira
⇝ São Bento do Sapucaí ⇜
Também na serra da Mantiqueira, quase divisa com Minas e pertinho de Campos do Jordão. Fica a 200 km de São Paulo.
Trilha do Bauzinho em São Bento do Sapucaí
⇝ São José dos Campos ⇜
Nossa cidade linda! Estamos a 90 km de São Paulo, à beira da famosa Rodovia Pres. Dutra, que liga os estados de SP e RJ.
O que fazer em São José dos Campos em um fim de semana
Memorial Aeroespacial em São José dos Campos
Museu Interativo de Ciências de São José dos Campos
4 Parques em São José dos Campos
⇝ São Luiz do Paraitinga ⇜
Cidadezinha histórica a caminho do litoral norte, se localiza entre Taubaté e Ubatuba, a 180 km de São Paulo.
Roteiro pelo centro de São Luiz do Paraitinga com 2 malinhas
⇝ Taubaté ⇜
Pertinho de São José dos Campos, a cidade guarda uma pequena preciosidade e um dos nossos museus favoritos.
Conheça com a gente o Museu de História Natural de Taubaté
Como é o Projeto Selva Viva em Taubaté
⇝ Vinhedo ⇜
Cidade dos parques Hopi Hari e Wet’n’Wild, colada em Campinas e a cerca de 80 km de São Paulo.
Muitas opções, não é mesmo? Espero que inspirem outras famílias a fazer o mesmo! Nossos malinhas adoram passear por aí!
E para quem gosta de explorar a capital paulista, tem também um post-índice com muitas opções de passeios em São Paulo aqui: O que fazer em São Paulo com crianças: muitas dicas!
– Salve essa imagem no seu Pinterest –
2 respostas
Tem muita coisa legal no interior de São Paulo né? gostaria de ter a oportunidade de conhecer mais, só estive em Campos do Jordão mas quero seguir tuas dicas e conhecer mais. muito obrigada
Sensacional esse post índice sobre as cidades do interior de São Paulo para viajar com as crianças. Sou louca pra conhecer muitas de sua lista, só conheço Jundiaí e Campos do Jordão. Orando para o isolamento acabar logo com segurança, pois preciso visitar minha irmã em Jundiaí e vou aproveitar as suas sugestões pra ir nas cidades próximas. Holambra será a primeira. E tem também uma cidade, não me lembro o nome, que tem passeio de trem e a outra é rica no artesanato (sou louca por artesanatos), é Atibaia???