Search

Trindade em um fim de semana: o que fazer, onde se hospedar e mais dicas

Conteúdo atualizado em 8 de dezembro de 2024

A pequenina vila de Trindade é um dos destinos mais importantes do município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Localizada estrategicamente pertinho da divisa entre Rio e São Paulo, faz parte da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e do Parque Nacional da Serra da Bocaina, duas regiões importantíssimas de preservação ambiental e repletas de lindas paisagens naturais.

E embora pequena e muito simples, Trindade é perfeita para um fim de semana! Muita gente se contenta com um bate-volta de Paraty, mas passamos esses dois dias por lá e podemos dizer com certeza que vale a pena pernoitar na vila. E é exatamente essa experiência que vamos compartilhar aqui, com dicas do que conhecer em Trindade e onde se hospedar.



Um pouco sobre Trindade

Trindade foi, por muito tempo, uma simples vila de pescadores. Até hoje é muito simples, mesmo atraindo uma multidão de turistas que enfrentam a sinuosa estradinha de pouco mais de 9 km entre a Rodovia Rio-Santos e o centro da vila. Atualmente Trindade vive diretamente do turismo, ao mesmo tempo que enfrenta o desafio de crescer e se estruturar preservando suas belezas naturais e seu estilo rústico. Sua população hoje se compõe de caiçaras (moradores tradicionais da região), de alguns estrangeiros que se encantaram com a beleza local e de pessoas que optaram por viver próximo à natureza, de forma simples e tranquila, longe do stress das grandes cidades.

Portanto, não visite Trindade esperando uma grande oferta de hotéis ou restaurantes estrelados. Também não se espante com o improviso das construções ou com a simplicidade da vila em geral – a grande atração ali é a natureza, com praias, trilhas e cachoeiras lindas. E embora tudo tenha aparência simples, a estrutura é suficiente para atender os turistas.

O que fazer em Trindade: praias, trilhas e cachoeiras para conhecer em um fim de semana

As praias mais famosas de Trindade são:

  • a praia dos Ranchos e a de Fora, bem pertinho da vila;
  • a praia do Cepilho, logo na entrada da vila, famosa pelas ondas e as pedras enormes espalhadas pela areia;
  • as praias do Meio e do Cachadaço, acessíveis por trilha.

Outras atrações famosas e muito visitadas são a Piscina Natural do Cachadaço, no cantinho da praia de mesmo nome e onde só se chega por trilha ou por barco; e a Pedra que Engole, uma formação rochosa em meio a cachoeiras, acessível por trilha a partir da praia do Meio.

No mapa esquemático abaixo é possível ter idéia da localização de todas essas atrações.

Mapa esquemático de Trindade (fonte: www.trindadepousadas.com.br)

Praias de Trindade

As praias do Rancho e de Fora são as que possuem mais estrutura: há barracas, vendedores de tudo que se possa imaginar e fácil acesso à vila. Na verdade a faixa de areia é uma só até a Praia do Cepilho, como dá pra ver no mapa acima, sendo as três parte de uma grande e única baía.

O mar dessas praias tem ondas mas nada que impeça o banho. Nosso malinha, que ama o mar, se divertiu muito na praia do Rancho, onde ficamos mais tempo: o mar estava perfeito para brincar nas ondas e a faixa de areia é bem plana. Na Praia do Rancho há barracas de todo tipo, desde aquelas tipo restaurante até as mais simples.

A Praia do Cepilho é um dos cartões postais de Trindade: é a primeira praia que se vê ao chegar, e as imensas pedras espalhadas pela areia são sua principal característica. As ondas ali também costumam ser maiores, atraindo os surfistas. Mas quase não há nenhuma estrutura, é uma praia bem selvagem.

Praia do Cepilho

A Praia do Meio fica pertinho da vila também, acessível por 250 metros de trilha plana e super fácil. Nela as ondas já são mais fortes, comprovadas pela presença constante de guarda-vidas e das placas vermelhas indicando correnteza. No canto esquerdo fica um riozinho, onde as crianças podem brincar livremente – vale dizer que a praia é linda! Areia clarinha, mar azul, e a vegetação do entorno que parece uma moldura. Uma delícia ficar por ali aproveitando a sombra das árvores, com aquela paisagem incrível em frente.

A partir da Praia do Meio há algumas restrições, por se tratar de área de reserva ambiental (Parque Nacional da Serra da Bocaina): não há barracas e cada um é responsável pelo seu lixo. É da Praia do Meio também que saem as trilhas para a Praia do Cachadaço, da Pedra que Engole e da Piscina Natural.

Praia do Meio

Até aqui, tudo fácil! Mas para acessar os demais pontos turísticos que vamos falar a partir de agora é preciso um pouco mais de fôlego, pois é necessário andar bastante e as trilhas são cheias de pedras.

A trilha para a Praia do Cachadaço, a partir da Praia do Meio, é de cerca de 300 metros – nada mais é que subir e descer o morro que separa as duas baías. Vale a pena enfrentar a trilha curtinha para conhecer! A faixa de areia é longa e ao longo da praia há 3 restaurantes bem bacanas. Nós almoçamos em um deles na volta da Piscina Natural e valeu a pena.

Praia do Cachadaço

Outras atrações naturais de Trindade

A Piscina Natural do Cachadaço fica localizada no pedacinho final da praia do Cachadaço, onde pedras enormes (inclusive uma que parece uma baleia) formam um aglomerado de várias piscinas. Para chegar até lá é bom se preparar para enfrentar uma trilha de nível intermediário: são apenas 500 metros mas com muitas pedras, subidas e descidas, e áreas bem escorregadias caso tenha chovido nos últimos dias.

Por se tratar de um ecossistema muito frágil, há também várias restrições que devem ser respeitadas e estão explicadas nas placas de sinalização: não é permitido levar alimentos (nem em isopores ou coolers), pescar e levar animais de estimação. Há também muitos avisos de perigo, pois as rochas são escorregadias e há muitas pedras no fundo. Mas… apesar de tudo isso, das dificuldades e das restrições, corre-se o risco de encontrar uma multidão espalhada na água e pelas rochas, como aconteceu conosco – muita gente chega à Piscina Natural pelo mar, pois há barquinhos que fazem esse trajeto partindo da Praia do Meio. Para tirar a foto abaixo foi preciso entrar vários metros por entre as pedras para achar uma paisagem que não estivesse tomada de pessoas rsrs.

Piscina Natural do Cachadaço

Trilha para a Pedra que Engole

Ah, esses nomes tão autoexplicativos rsrs A “pedra que engole” na verdade é uma grande formação rochosa no meio de uma cachoeira, onde há um buraco largo o suficiente para uma pessoa entrar e sair alguns metros adiante. Ficamos nos perguntando quem foi o(a) grande aventureiro(a) que descobriu essa peculiaridade no meio de tantas pedras rsrs.

A trilha até a pedra tem mais ou menos mil metros, sendo a maior parte bem fácil. O finalzinho é complicado, pois há muitas pedras (e estavam muito escorregadias no dia em que fomos, pois havia chovido bastante nos dias anteriores) e é preciso atravessar o riozinho e ainda subir um pedaço para chegar na Pedra que Engole. Apesar do caminho complicado, havia muitas pessoas lá em cima e vários se aventurando a ser “engolidos” – aqui nem o pai dos malinhas se arriscou rsrs

parte de baixo da Pedra que Engole

Sugestão para um fim de semana em Trindade

Nós passamos exatamente um fim de semana em Trindade, chegando lá por volta do meio-dia na sexta-feira e partindo de volta pra casa logo após as 13h no domingo – ou seja, dois dias inteiros. Nossa sugestão para um fim de semana nessas condições seria:

  • Sexta à tarde: Praia do Rancho, com caminhada ao longo da praia de Fora até a praia do Cepilho.
  • Sábado: trilha até a Piscina Natural, na volta parando para almoçar em um dos restaurantes da praia do Cachadaço; tarde na praia do Meio.
  • Domingo: trilha até a Pedra que Engole

Onde se hospedar em Trindade

Como já dito lá no início, não espere encontrar hospedagens luxuosas em Trindade – se esse for o seu desejo prefira se hospedar em Paraty, onde há uma infinidade de opções. Mas vale a pena passar uma ou duas noites em Trindade, em alguma das pousadinhas honestas da vila, e aproveitar toda a simplicidade da vila.

Nós nos hospedamos na Pousada Portal das Estrelas, que nos atendeu perfeitamente: um quarto espaçoso, com ar condicionado e uma varandinha com rede, café da manhã simples mas suficiente. A localização dela é muito boa: a cerca de 400 m da Praia do Rancho, bem pertinho da vila mas afastada o bastante para ser silenciosa.

Outras opções semelhantes que vimos por lá foram a Pousada Sítio das Flores e a Pousada Villa Marítima, sendo essa última parte de um restaurante bem simpático de mesmo nome. No mapa abaixo há ainda outras opções, tanto em Trindade quanto em Paraty.

 

Outros lugares de natureza incrível, com a mesma vibe de Trindade:

É possível combinar uma viagem a Paraty e Trindade – confira abaixo algumas opções de ótimos passeios nessa região:


Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema O QUE FAZER EM. Mais uma iniciativa do Grupo 8on8, do qual fazemos parte, onde os blogs integrantes desenvolvem um tema comum, ilustrando com apenas 8 fotos e publicando no dia 8 de cada mês. Vale conferir os demais posts!


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Garanta ingressos por aqui

Powered by GetYourGuide

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Continue entre Mochilas e Malinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *