Localizada na Serra da Mantiqueira, no sul de Minas, a pequenina Gonçalves tem apenas 4 mil habitantes mas figura entre destinos famosos da região: tem cara de cidade de interior, daquelas de antigamente, mas tem também paisagens lindas e ótimos restaurantes. Perfeita para um dia de passeio!
Como chegar em Gonçalves
Gonçalves fica quase na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais e há várias maneiras de chegar lá, todas envolvendo estradinhas sinuosas em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira. Por isso, embora as distâncias não sejam grandes (SP fica a apenas 200 km, por exemplo), sempre leva-se mais tempo para chegar e é preciso levar isso em consideração na hora de planejar a viagem.
Abaixo uma lista com as distâncias entre as principais cidades próximas:
- São Paulo (via Carvalho Pinto): 220 km
- São Paulo (via Fernão Dias): 190 km
- Campinas: 180 km
- S. José dos Campos: 100 km
- Monte Verde (via Cambuí\Fernão Dias): 80 km
- Monte Verde (via Bairro Juncal): 60 km
- Campos do Jordão (via Rod. Ver. Júlio da Silva): 70 km
- Campos do Jordão (via Rod. Monteiro Lobato): 55 km
Aproveitamos um feriado de Corpus Christi para fazer um bate-volta, pois moramos em São José dos Campos, e levamos cerca de duas horas de viagem para chegar em Gonçalves. Decidimos não pegar nenhuma estrada principal para aproveitar a viagem de carro: fizemos o caminho Monteiro Lobato-São Bento do Sapucaí, e então seguimos a indicação para a estrada que leva a Gonçalves. Esse último é sem dúvida o trecho mais bonito, pois vamos subindo, subindo, vendo as fazendas e as cidades lá embaixo.
Achamos a estrada São Bento do Sapucaí-Gonçalves tão bonita que até a mencionamos no nosso post Viagens de carro: uma lista de estradas incríveis no Brasil.
Se for alugar um carro para fazer esse passeio, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!
O que fazer em Gonçalves em um dia
Visitamos Gonçalves em uma quinta-feira, feriado de Corpus Christi, e parte das ruas do centro estava interditada para a preparação dos tradicionais tapetes coloridos no chão. Normalmente, as cidades pequenas têm uma tradição forte na confecção desses tapetes nesta data, e Gonçalves não é exceção.
Pudemos acompanhar um pouco as pessoas trabalhando na preparação dos desenhos, usando serragem, flores, tampinhas de garrafa, papel picado e outros materiais. Nossos malinhas nunca tinham visto isso e ficaram encantados com os desenhos.
A Igreja Matriz fica numa região mais alta do centro da cidade, e próximo à ela há diversas lojinhas cheias de cachaças de todos os tipos e preços (algumas caríssimas), várias marcas de geléias e doce de leite, queijos variados e todo aquele pacote de gostosuras típicas de Minas.
No centro da cidade há diversas ótimas opções de restaurantes, entre eles o Nascente das Trutas, especializado em pratos desse peixe. Escolhemos almoçar ali e foi ótimo! Comida deliciosa e ambiente super agradável, com mesinhas do lado de fora e muito verde em volta.
Após o almoço fomos passear novamente pelo centro da cidade e paramos na Padaria e Café São Francisco para um café e comprar uns queijinhos. A casa onde fica a padaria foi a primeira casa de alvenaria da cidade, segundo nos contaram, construída há mais de cem anos. Ela foi toda restaurada e recebeu essa pintura externa colorida maravilhosa.
Logo na entrada fica a padaria propriamente dita, e à esquerda (onde deveria ser a sala da casa) ficam as mesas do café, com uma estante cheia de livros de todos os tipos, inclusive em inglês e alemão. Nos fundos ficam os queijos (o melhor é que dá pra experimentar todos, e a moça que nos atendeu nos explicou tudo sobre eles, foi ótima!), e ao lado de onde ficam os queijos há uma porta para o sótão, cheio de surpresas. O espaço do sótão foi dividido em salinhas, onde foram distribuídos vários objetos antigos. Meio claustrofóbico, pois o teto é baixo, mas muito bem pensado! Nossos malinhas ficaram fascinados com os objetos, perguntando o que eram e pra que eram usados. Adoraram também a janelinha que dá para a calçada, ficaram lá espiando os pés das pessoas que passavam. Um lugar que vale a pena conhecer!
Gonçalves tem também um roteiro de ecoturismo bem interessante, com trilhas e cachoeiras ao redor da cidade. Não chegamos a conhecer, mas o blog Trilhas e Cantos tem muitas dicas neste post: O que fazer em Gonçalves, Minas Gerais.
Para saber mais sobre passeios, restaurantes e programação de eventos na cidade, sugerimos consultar o Portal da Associação Pró-Turismo em Gonçalves.
Nós fizemos bate-volta mas vale muito a pena se hospedar em Gonçalves e aproveitar mais da cidade! Clique abaixo para ver todas as opções de hospedagem na região.
Confira também nossos posts sobre outras cidades fofíssimas na Serra da Mantiqueira!
- Os melhores passeios em Campos do Jordão
- O que fazer em Santo Antonio do Pinhal
- O que fazer em Monte Verde com crianças
- Todas as dicas da Trilha do Bauzinho em São Bento do Sapucaí
- Trilhas, hospedagem e muito mais em São Francisco Xavier
Salve essa imagem no seu Pinterest
Respostas de 5
que lugar mais lindinho. Não conhecia. cada dia, minha lista de novos destinos para conhecer aumenta kkk
Ainda não tinha ouvido falar em Gonçalves (MG) e achei a cidade muito charmosa. Deve ter sido muito interessante observar a preparação dos tapetes no Corpus Christi.
Gonçalves é uma gracinha, né? Mais um destino que podia ter conhecido durante o ano em que morei no Brasil, já que Ribeirão Preto não fica assim tão longe. Adoraria ficar alguns dias, dormir num hotel fazenda e aproveitar umas trilhas por lá.
Descubro vários lugares legais do interior no seu blog Cintia! Nunca tinha ouvido falar em Gonçalves, mas achei uma graça de cidade! Legal saber que tem trilhas e cachoeiras próximas. É o tipo de passeio que eu curto.
Não sabia sobre Gonçalves, seu roteiro já dá pra ter uma boa ideia do destino, e parece ser bem interessante. Tem muitos lugares lindos em Minas.