Um dos lugares mais interessantes que conhecemos em Buenos Aires foi um que não estava planejado e nem sequer sabíamos que existia: o Navio Museu Fragata Presidente Sarmiento, que fica em Puerto Madero, próximo à Puente de la Mujer. Estávamos conhecendo as redondezas e fazendo hora até embarcarmos para Colonia do Sacramento quando topamos com esse museu super inusitado! A gente adora um museu, não tinha como passar batido desse.
Sobre a Fragata Sarmiento
A Fragata Sarmiento é um navio de verdade, construído em 1897 e que funcionou como navio-escola até 1961. Foram 37 viagens internacionais ao redor do mundo e inúmeras outras pelo rio da Prata, sempre com o intuito de instrução naval. Em 1962 foi declarado Patrimônio Histórico Nacional e em 1964 inaugurado como museu.
Praticamente todas as dependências do navio podem ser visitadas. Por dentro, a sala de máquinas, o camarote dos oficiais, a sala do barbeiro… Também há muito da história do navio, com fotos e registros das viagens internacionais, assim como curiosidades do tipo roupas de mergulho antigas, uniformes oficiais, objetos de outros países trazidos das viagens (por exemplo, uma pedra da muralha da China!). Há até um cachorro empalhado que foi mascote do navio por alguns anos. Tudo com legendas e bastante explicação, muito didático. O fato do navio ter mais de um século de vida torna tudo mais interessante, pois muita coisa deve ser bastante diferente dos navios mais modernos.
Na parte de fora é possível percorrer quase toda a extensão do navio e conhecer cada canto. Ao lado de alguns equipamentos, como as velas por exemplo, há uma plaquinha explicativa.
De todos os lugares que conhecemos nessa viagem, esse museu foi o que mais sentimos não estar com os malinhas – com certeza eles iam amar entrar nesse navio e explorar cada cantinho!
A entrada custa 20 pesos (cerca de 3 reais no câmbio de julho/18) e é um passeio fantástico em Puerto Madero. Para saber mais sobre o Navio-Museu Presidente Sarmiento acesse: www.ara.mil.ar
Encontre sua hospedagem em Buenos Aires pelo Booking
Booking.com>> Buenos Aires tem outros museus incríveis! O blog Expedições em Família fez uma lista deles: 8 Museus incríveis para visitar em Buenos Aires
Mais posts sobre Buenos Aires aqui:
- Colônia del Sacramento e Buenos Aires – sem malinhas! – post geral
- Buenos Aires em 5 dias a 2
- Visitas guiadas a Casa Rosada e Teatro Colón – por que valem a pena
- Show de tango bonito e barato em Buenos Aires – achamos!
- Roteiro na Recoleta: o que fazer e onde comer
- Roteiro em La Boca: Camiñito e visita guiada ao La Bombonera
- 3 museus para entender a História da Argentina
- Bate e volta de Buenos Aires: o que fazer em Tigre
Reserve visitas guiadas, excursões e transfers em Buenos Aires pelo nosso parceiro Civitatis.
Salve essa imagem no seu Pinterest
Respostas de 10
Confesso que circulo mais pela região de Puerto Madero para ir a restaurantes, mas achei super curiosa essa visita ao navio museu sarmiento. Eu sempre gostei de visitar os navios brasileiros, como o porta aviões Minas Gerais e São Paulo, que agora, viraram sucata (uma pena), além do submarino brasileiro no espaço da Marinha do RJ.
Não sabia que era possível visitar um submarino brasileiro no Rio, já vou anotar a dica.
Que bacana, Cíntia, não sabia da existência deste navio-museu em Puerto Madero. Eu gosto de visitar museus assim, obrigada pela dica!
Quando estive em Buenos Aires também visitei o navio museu sarmiento e achei bem legal a visita, tem uma vista boa para o rio e o bairro que é muito bonito.
Adorei essa dica! O Navio Museu Sarmiento é aquele passeio que traz história e diversão. Boa opção de o que fazer em Buenos Aires.
Estivemos em Buenos Aires num mochilão, nós passámos perto do dia em que chegámos, mas decidimos não ir. Mas indo de férias parece um bom programa.
Pretendo visitar Buenos Aires novamente e espero poder visitar o Navio Museu Fragata Presidente Sarmiento em Puerto Madero. Gostei bastante da dica!!
Sempre tive vontade de conhecer o Navio Museu Fragata Presidente Sarmiento de Buenos Aires, então amei ler a sua experiência
Oi Cintia, curti conhecer pelo seu relato o navio museu Sarmiento. Eu já passei por ele algumas vezes quando estive em Buenos Aires e nunca entrei.
Mas me pareceu um passeio bem interessante. Quem sabe na próxima?
Bjs
Interessante demais a visita ao Navio-Museu. A última vez que estive em Puerto Madero não estava recebendo visitas por algum motivo que não sei precisar! Agora vi tudinho que não consegui ver no dia e matou minha curiosidade! Amei!