São Luiz do Paraitinga é uma cidadezinha paulista localizada em meio à Serra do Mar, entre as cidades de Taubaté e Ubatuba. Sua fundação remonta a 1769, quando era utilizada como pouso dos tropeiros que viajavam entre o interior e o litoral. E hoje é um destino turístico muito conhecido e procurado aqui na região do Vale do Paraíba, pelo seu centro histórico super bem preservado (e tombado como Patrimônio Histórico) e as festas tradicionais que acontecem na cidade.
Sem dúvidas o evento que atrai mais turistas é o carnaval, pois a festa é daquelas de antigamente: só blocos com marchinhas tradicionais. Mas há outros, como a Festa do Divino e a Festa do Saci, parte das tradições caipiras que se conservaram ao longo dos anos. De qualquer modo, vale a pena visitar a cidade em qualquer época! Neste post vamos contar um pouco sobre o que fazer em São Luiz do Paraitinga em um dia, conhecendo um pouco dos seus principais pontos turísticos.
Sobre a grande enchente de 2010 em São Luiz do Paraitinga
Antes de falar sobre o que fazer em São Luiz do Paraitinga, vale mencionar que a cidade ficou marcada por uma grande enchente recentemente: em 2010, uma cheia do rio Paraitinga arrasou a cidade, destruindo grande parte do seu centro histórico e deixando muitos desabrigados.
Na época, a perda em termos de edifícios históricos foi grande, mas a reconstrução foi tão bem feita que andando pela cidade hoje é impossível apontar o que é original e o que foi restaurado. Da Igreja Matriz São Luiz de Toloza, por exemplo, construída originalmente em fins de 1700, restou praticamente uma única parede. O bonito é que hoje, além de totalmente restaurada, nas paredes laterais foi criado uma espécie de memorial, com a história da restauração, homenagens aos responsáveis pela restauração (cerca de 150 pessoas) e partes das paredes e detalhes da igreja original, que foram recuperados dos escombros. Muito lindo de se ver!
Centro histórico de São Luiz do Paraitinga
Toda cidade pequena e antiga que se preze tem o conjunto igreja + praça com coreto, e São Luiz do Paraitinga não é exceção. A praça da Igreja Matriz é ponto de encontro da população, com direito a barraquinha de pipoca e churros no fim da tarde, muita gente sentada nos bancos jogando conversa fora e a criançada correndo atrás dos pombos. A maioria das antigas casas em volta da praça foi restaurada e muitas hoje são lojas, restaurantes e lanchonetes, formando um conjunto colorido muito simpático. E a praça é um ponto perfeito para se iniciar um roteiro pelo centro histórico de São Luiz do Paraitinga.
Dali da praça começa o Circuito Turístico de Pedestres, uma indicação para conhecer os principais pontos do centro histórico, que são: a Igreja Matriz, a Capela das Mercês, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a casa de Oswaldo Cruz e o Mercado Municipal. Já adianto que, apesar de ser circuito para pedestres, é preciso pernas fortes e bom fôlego para vencer as ladeiras todas, ainda mais se for um dia com sol a pino como o que pegamos. Mas dá pra ir de carro em todos eles.
Como já mencionado acima, a Igreja Matriz foi quase que completamente destruída na enchente de 2010. Num esforço comunitário muito bonito, a igreja foi totalmente reconstruída respeitando ao máximo suas características originais. E dentro da nova igreja há um espaço dedicado a preservar a memória da igreja original e honrar o esforço da reconstrução – uma espécie de memorial, com fragmentos das paredes de taipa, imagens que foram recuperadas e algumas histórias de como esses objetos foram recuperados.
Subindo uma ladeira ao lado da igreja matriz chega-se à Igreja Nossa Senhora do Rosário. No caminho, uma homenagem aos artistas que se apresentavam num teatro que existia ali e, ao lado da igreja, casinhas coloridas fofas. As ruas são tão íngremes que há escadas em vários pontos, cortando o caminho para os pedestres. É tudo perto mas tem que ser meio atleta pra morar por ali rsrs
Ficamos encantados com o interior da igreja, que estava enfeitada para um casamento. Bem pequenininha, mas os detalhes dos vitrais e o conjunto como um todo formam um cenário muito lindo. Nos fundos fica o cemitério (também uma composição super comum em cidades antigas: igreja e cemitério).
Dali subimos mais um pouco até a Casa do Dr. Oswaldo Cruz. Construída em 1834, foi a casa onde o famoso médico sanitarista que combateu a febre amarela e a varíola no Brasil nasceu e passou a infância, até que se mudasse para o Rio de Janeiro. Hoje a casa funciona como um museu não só sobre o médico ilustre mas também sobre a cidade e seus costumes, como o famoso carnaval.
Há objetos e móveis antigos, vários bonecões utilizados no carnaval, mas o que mais nos impressionou foi a sala dos painéis. Havia alguns físicos e outros interativos contando sobre a história da cidade, fatos sobre a enchente de 2010 e a reconstrução da cidade e curiosidades sobre os costumes dali. Um panorama muito abrangente e didático sobre a rica vida cultural de São Luiz do Paraitinga.
Ao fim da rua, descendo a Ladeira das Mercês, chega-se à Capela das Mercês, que também foi totalmente reconstruída após a enchente. Essa rua foi calçada com pedras retiradas do rio Paraitinga e conta com um painel de azulejos retratando a Rua do Rosário de antigamente. Esse trechinho da rua é fechado aos carros, e eu achei um dos mais bonitos da cidade.
A Capela Nossa Senhora das Mercês foi construída originalmente em 1834 e totalmente reconstruída após a enchente de 2010. Das paredes de taipa pouco restou, mas o sino e os detalhes da época do Brasil colônia permanecem originais. Na placa explicativa do lado de fora, uma curiosidade: ali fica uma das duas únicas imagens de Nossa Senhora grávida existentes no Brasil (embora a barriguinha não seja tão evidente).
Do outro lado da rua fica a Casa de Elpídio dos Santos, músico e maestro local, falecido na década de 70. Da mesma forma que a casa do Oswaldo Cruz, também se tornou uma espécie de museu que pode ser visitado, porém acabamos não entrando pois estava fechado quando passamos por ali.
Por último, não podemos deixar de citar a ponte de pedestres sobre o Rio Paraitinga, que fica bem perto da praça da matriz e rende fotos lindas! Vendo o rio de pertinho dá para entender que qualquer cheia realmente põe em risco o centro histórico, pois ele passa bem perto.
Dicas extras de São Luiz do Paraitinga
Não dá para fechar esse post sem recomendar um lugar para comer: o Cantinho dos Amigos é um restaurante e pizzaria que é a cara de São Luiz do Paraitinga, muito conhecido e tradicional na cidade. Localizado numa rua paralela à praça principal, fica numa casa antiga cheia de detalhes aconchegantes, a comida é por kg num fogão a lenha e o atendimento nota 10 em gentileza. Junto ao restaurante funciona uma lojinha com muitos produtos artesanais: cachaças, doces, artesanatos de todo tipo. E para fazer a alegria das crianças, há um tanque com várias tartaruguinhas que rende muita distração!
A última dica: aproveite as lojas e barraquinhas do centro que vendem artesanato. Em geral o atendimento é simpaticíssimo e vale garimpar algumas pecinhas artesanais e comprar produtos feitos na região. O interessante é andar sem pressa, só perambulando e apreciando as casas antigas. Vale a pena!
Encontre sua hospedagem em São Luiz do Paraitinga e região pelo Booking
Que tal conhecer outras cidades no interior de São Paulo perfeitas para um passeio de um dia? Confira também essas nossas dicas:
- Guararema fica bem pertinho de São Paulo e também tem algumas atrações históricas, além de parques naturais e um passeio de trem que atrai muitos turistas. Leia aqui nosso roteiro em Guararema.
- Atibaia é conhecida pela produção de morangos mas também é um ótimo passeio para um dia. Não vá sem ler nosso post sobre o que fazer em Atibaia.
- São José dos Campos, onde moramos, pode não ser exatamente uma cidade turística mas ainda assim tem muito o que fazer! Temos dicas do que fazer em São José dos Campos com crianças e também um roteiro de um fim de semana em São José dos Campos.
Salve essa imagem no seu Pinterest
Respostas de 11
É sempre assim, né? quando a gente mora pertinho, aí é que deixa para depois mesmo. rsrs.. Adorei conhecer São Luiz do Paraitinga através do seu relato.
Pois é, a gente acaba subestimando o que tem por perto, mas é uma grata surpresa quando descobrimos os tesouros que temos ao lado!
Há tempos que quero conhecer São Luiz do Paraitinga e sempre ficava pensando exatamente a mesma coisa, "será que vai ter lugares legais para conhecer, à parte do Carnaval?!"
Adorei as dicas!
Vou me programar para passar um final de semana lá!
Abraço
Sim, vale muito a pena! Nem só de carnaval vive São Luiz do Paraitinga!
Eu não conhecia São Luiz do Paraitinga e adorei lendo o seu post! Que cidade mais fofa, adoraria ir na próxima ida ao Brasil… Obrigada pelas dicas!
Que bom que gostou das dicas, é mesmo uma cidadezinha fofa.
Nunca tinha ouvido falar de Paraitinga e adorei conhecer pelo seus olhar. Que cidade pequena e bucólica. Não fique com vergonha de não ter ido antes lá apesar de morar pertinho. Isso acontece comigo também aqui no Rio… rsrs
Pois é, a gente acaba subestimando o que tem por perto, não é mesmo?
Tenho muita vontade de conhecer São Luiz do Paraitinga! Fiz uma viagem de carro pelo interior de SP mas acabei não passando por lá. Seu artigo me reacendeu essa lembrança. Obrigada por compartilhar 🙂
Ainda não tinha ouvido falar sobre a cidade e gostei muito das suas dicas do que fazer em São Luiz do Paraitinga em um dia. Parece que a cidade é uma ótima opção para um bate e volta. Muito triste que a enchente tenha causado tantos estragos…
Que cidade lindinha, já deu vontade de conhecer. Amei as dicas. Ruas lindas demais os passeios parecem gostosos, as fotos bem divertidas e alegres. Já está na lista.