Search

O que fazer em Guararema com crianças

Conteúdo atualizado em 19 de maio de 2024

Guararema é uma cidadezinha que fica a cerca de 80 km de São Paulo, localizada entre Mogi das Cruzes e Jacareí – portanto, bem pertinho também de São José dos Campos, onde moramos. Por conta da proximidade já estivemos lá várias vezes com nossos malinhas e conhecemos a maior parte dos seus pontos turísticos. Há programas para todos os gostos: parques e áreas com muita natureza, atrações históricas e religiosas, e um passeio de trem curtinho e perfeito para levar as crianças. O trem sai da estação de Guararema e para em Luís Carlos, um distrito muito charmoso, ótimo para passear por algumas horas (confira aqui os horários de funcionamento e preços: Trem de Guararema).

>> Leia também nosso post sobre passeios imperdíveis de trem no Brasil

estação de trem em Guararema

A cidade também oferece uma temporada de Natal cheia de atrações, que está mais organizada a cada ano que passa e atrai muitos turistas. Vale muito a pena visitá-la com as crianças nessa época, quando Guararema está toda enfeitada e há uma programação especial com muitas atrações. O destaque fica para as decorações feitas com materiais recicláveis, como a árvore de Natal toda montada com garrafas pet. Mas vale a pena ir em qualquer época do ano, sempre há o que fazer por lá!

Abaixo alguns dos pontos que conhecemos e recomendamos (lembrando que dá pra conhecer vários lugares no mesmo dia, pois a cidade é pequenininha e os lugares são bem próximos uns dos outros).

O que fazer em Guararema: Recanto do Américo

O Recanto do Américo é o cartão postal da cidade, que fica lindo durante o Natal mas vale a pena ser visitado o ano inteiro. É um parque às margens do rio, cheio de pontes e ilhazinhas, de onde se vê a água de pertinho. As crianças amam passar pelas pontes e acompanhar os patos que vivem nadando por lá.

Também é ali que fica aquele clássico letreiro com o nome da cidade, e há quiosques, muitos bares e restaurantes por perto.

O que fazer em Guararema: Praça da Matriz

Como toda boa cidade pequena, Guararema também tem uma igreja matriz e uma praça que concentra muitos eventos e comércios em volta. Além da época do Natal, quando a praça fica toda enfeitada e é palco de vários shows, há outras festas ao longo do ano que também acontecem por ali, como a de São Benedito (padroeiro da igreja) em abril e a quermesse de festa junina.

O que fazer em Guararema: Travessia Dona Victória, Pátio Zé da Bala e Centro Artesanal

A poucos passos da Praça da Matriz fica esse conjunto de pontes e praças: Travessia Dona Victória, Pátio Zé da Bala e o espaço onde fica o Centro Artesanal Dona Nenê, uma galeria os artesãos vendem seus trabalhos. Tudo fica enfeitado na época de Natal, mas o Centro Artesanal funciona o ano todo. É também na pracinha perto do Centro Artesanal que sai um trenzinho turístico e onde ficam a casa do Papai Noel e a maior árvore de Natal da cidade, no período das festas de Natal.

O que fazer em Guararema: Estação de Trem

Como mencionado lá no início do post, é da estação de trem de Guararema que sai o passeio até o distrito de Luís Carlos. A estação foi utilizada de 1876 até meados da década de 70, e desde 2015 opera esse passeio turístico. Na estação fica também o Pátio dos Ferroviários, onde fica estacionada a maria-fumaça, e o Museu Nacional Ferroviário, com muitas peças e objetos originais utilizados na operação de trens de cargas e passageiros.

O blog Viagens de Cá pra Lá tem um post completo do trem de Guararema: Passeio de Trem Maria Fumaça em Guararema uma volta ao passado.

Sobre o Distrito de Luís Carlos

Esse pequeno distrito (que na verdade pertence ao município de Mogi das Cruzes) fica a cerca de 7 km da cidade de Guararema e é o destino do passeio de trem, mas também é possível chegar lá de carro facilmente.

A antiga vilinha foi totalmente restaurada e ficou um charme! As casinhas próximas à estação foram completamente revitalizadas e muitas se tornaram comércio – há restaurantes, sorveterias, lanchonetes e lojinhas. Numa das vielas há um espaço com exposições de antiguidades, e há também uma pequena capela. É um passeio encantador para as crianças, mesmo indo de carro.

O que fazer em Guararema: Igreja Nossa Senhora d’Ajuda

Localizada um pouco mais afastada do centro da cidade, a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda é uma construção muito antiga (estima-se que tenha sido erguida em meados de 1595), às margens do rio Paraíba. Devido à sua localização – no alto de um morro – em princípio o edifício foi usado como uma espécie de forte para controle do comércio dos tropeiros que passavam próximos dali, pois permitia uma visão panorâmica dos arredores. Foi somente em 1682 que foi criada a capela, dedicada à padroeira de Guararema.

Igreja Nossa Senhora d’Ajuda em Guararema

São 85 degraus até a porta da igreja, e de lá de cima a vista é linda! Nos fundos fica um pequeno jardim com flores e árvores frutíferas e a sala de catequese, e na lateral da igreja há uma sala com toda a história da sua construção.

O que fazer em Guararema: Parque Municipal da Pedra Montada

Localizado a cerca de 8 km do centro da cidade, o Parque Municipal da Pedra Montada é um lugar muito agradável e perfeito para um passeio ao ar livre. O nome do parque se deve a uma curiosa formação rochosa, onde duas pedras enormes se equilibram uma em cima da outra. Uma verdadeira escultura da natureza!

O parque fica no alto de um morro e possui muitas formações rochosas curiosas além da Pedra Montada. Numa das trilhas principais fica a Pedra do Tubarão, que realmente parece um tubarão enorme rsrs. Diversão garantida para os pequenos!

Pedra do Tubarão

As trilhas são bem fáceis e curtinhas, e há passarelas de madeira tanto na entrada quanto em outros pontos do parque. A estrutura é muito boa: as trilhas são bem sinalizadas, há vários banheiros e um restaurante e uma lanchonete – o que é bom, pois o parque fica bem afastado da cidade, em meio à uma área rural sem nenhum comércio por perto.

A entrada é gratuita e as instruções de como chegar, horários de funcionamento e outras informações podem ser consultadas na página Parque Municipal da Pedra Montada.



Onde se hospedar em Guararema

Por ser bem pequenininha e estar rodeada por cidades maiores (como Jacareí e Mogi das Cruzes), Guararema oferece poucas opções de hospedagem, a maioria delas localizada fora da cidade e voltada para o turismo rural. A grande exceção é o Guararema Parque Hotel, um resort bastante famoso na região, com uma área de lazer bem grande e uma boa estrutura para famílias.

Confira as demais opções no mapa abaixo:

 

Confira também essas outras cidades perfeitas para passear com as crianças!


Salve essa imagem no seu Pinterest

 

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Continue entre Mochilas e Malinhas

Museus de Futebol para conhecer no Brasil

No país onde o futebol é paixão nacional e tema de todas as conversas, uma lista de museus e visitas guiadas para fã nenhum botar defeito.

3 respostas

  1. Ótimas dicas do que fazer em Guararema com crianças! A cidade parece ficar linda próximo ao Natal! Adoraria conhecer a Parque Municipal da Pedra Montada com ênfase à Pedra do Tubarão… Parece muito mesmo!

  2. Cintia, acho Guararema uma cidade graciosa. Como não tenho filhos pequenos, levei meus pais. Pena que durante a semana o trem não funciona…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *