Search

O que fazer em Atibaia: 3 lugares imperdíveis

Conteúdo atualizado em 25 de fevereiro de 2024

Localizada a apenas 65 km da capital, Atibaia é uma cidadezinha do interior de São Paulo conhecida como “capital nacional do morango” – e a fama não é à toa: é a maior produtora de morango do estado de SP, e figura mesmo entre as principais produtoras do país (embora não seja a maior). A tradicional Festa do Morango, que acontece anualmente no mês de setembro, atrai muitos turistas e há muitos produtores da fruta que abrem suas plantações para os visitantes.

Outra fama que a cidade de Atibaia carrega é a de possuir o segundo melhor clima do mundo (o primeiro lugar é Davos, na Suíça), segundo uma pesquisa da Unesco de 2009. Isso se deve à sua posição geográfica, que permite a circulação dos ventos e levam a poluição para longe, tornando o ar mais puro. Se ainda é verdade, não sabemos, mas a cidade explora bastante essa informação e a utiliza como atrativo turístico.

Mas independente de sua fama de terra do morango ou melhor clima do mundo, Atibaia é uma cidade muito simpática, com clima ótimo e cercada por paisagens lindas, o que a torna perfeita para um passeio de um dia ou de fim de semana. E se o tempo estiver bom, há lugares que rendem ótimas memórias e fotos incríveis! Nós estivemos lá algumas vezes e reunimos aqui alguns lugares que valem a pena conhecer.

Se for alugar um carro para passear por Atibaia, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!

Pedra Grande

Sem dúvida um dos pontos turísticos mais procurados e famosos de Atibaia, a Pedra Grande é uma formação rochosa enorme localizada a mais de 1400 metros acima do mar. Toda a montanha é tombada como monumento natural e o acesso ao topo se encontra dentro do Parque Estadual do Itapetinga.

Pedra Grande de Atibaia

De cima da Pedra Grande, em dias claros, é possível ver Atibaia e todas as cidades no entorno, uma paisagem incrível! Muitos praticantes de voo livre utilizam as pedras como rampas naturais de decolagem, mas é possível simplesmente chegar lá de carro (sim, não é preciso caminhar nada, só alguns quilômetros de estrada de terra), estacionar e se encantar com a paisagem. Dá também para ficar observando os paragliders, fazer um piquenique, explorar alguma das trilhas curtinhas que levam ainda a pontos mais altos, ou ainda aguardar o pôr-do-sol, um momento bem concorrido do dia.

>> Leia também: Mirantes incríveis em São Paulo, acessíveis de carro <<

voo livre na Pedra Grande

Como chegar na Pedra Grande: O acesso é via Rodovia D. Pedro I, na altura do km 65. A partir dali, basta seguir as placas indicando Pedra Grande. A maior parte do caminho é de estrada asfaltada, mas o último trecho de 10 km é estrada de terra.

Lago do Major

Localizado bem perto do centro da cidade, o Lago do Major é um lago artificial que faz parte de uma imensa área verde bastante utilizada pelos habitantes da cidade. No seu entorno há pistas de caminhada, parquinhos e quadras de areia para a prática de esportes, mas o que garante a diversão dos turistas são o teleférico e o pedalinho. Como bons turistas, fomos nos dois!

Lago do Major em Atibaia

O teleférico passa por cima do lago, num trecho de 550 metros, cruzando todo o parque onde o lago está localizado. É possível parar no topo e descer, e retornar depois. A vista lá de cima é linda e dá pra ver até a Pedra Grande ao fundo.

Já o pedalinho fica disponível bem próximo ao ponto de partida do teleférico, e é diversão garantida para as crianças: nossos malinhas foram sozinhos e se divertiram cruzando o lago de ponta a ponta.

Ali bem pertinho, na avenida que margeia o lago, fica o letreiro EU AMO ATIBAIA da capa desse post – e é óbvio que, na terra do morango, não poderia faltar um morango num dos lugares mais fotografados da cidade rsrs

Como chegar no Lago do Major: o lago fica localizado no centro de Atibaia, na Al. Lucas Nogueira Garcez, 409 – esse endereço corresponde exatamente à bilheteria do teleférico. Não há estacionamento próprio mas é bem tranquilo de se estacionar no entorno do lago.

Parque Edmundo Zanoni

Ficamos apaixonados por esse parque fofíssimo e super agradável de Atibaia! Localizado um pouco mais distante do centro da cidade, o Parque Edmundo Zanoni é uma grande área verde que conta com lago, playground, estrutura para piqueniques e galpão para eventos, além de um pequenino Museu de História Natural e um salão do artesão, com venda de artesanatos produzidos na região.

É um lugar perfeito para passear e deixar as crianças à vontade, observar os muitos passarinhos que vivem por ali, conhecer o museu e ainda aproveitar os eventos de fim de semana. No domingo em que estivemos lá estava acontecendo um evento de diversidade religiosa e uma feira das nações, com produtos de várias partes do mundo, além de um festival de food truck.

lago no Parque Edmundo Zanoni

A entrada para o parque e para o museu é gratuita, somente o pedalinho é pago à parte.

Como chegar no Parque Edmundo Zanoni: a entrada do parque fica na Av. Horácio Neto, 1030. Não há estacionamento próprio mas é fácil encontrar uma vaga nas ruas próximas.

Outras atrações em Atibaia

Eventos e lugares relacionados à produção de morangos

Durante a temporada de morangos, entre agosto e setembro, a cidade fica bem movimentada com a Festa de Flores e Morangos de Atibaia. Como dito anteriormente, há também alguns produtores que abrem suas plantações para os turistas colherem os próprios morangos, como o Orquidário Takebayashi, mas nem sempre há frutas fora da época de colheita (nós tentamos ir em junho, por exemplo, mas nos informaram que não havia disponibilidade naquele fim de semana).

>> Uma boa dica para quem gosta da combinação cidadezinha fofa e flores é conhecer Holambra. O blog Mundo Viajante dá muitas dicas nesse roteiro de 1, 2 ou 3 dias na cidade das flores.

Centro da cidade

No centro da cidade há algumas áreas históricas interessantes, como o trecho entre as igrejas matriz e N. Sra. do Rosário. Ali há casarões antigos muito bonitos e conservados – o mais bonito deles é o Casarão Julia Ferraz, um prédio de 1776 que hoje é um centro cultural.

Onde se hospedar em Atibaia

Para quem vai passar o fim de semana em Atibaia, há algumas boas opções de hospedagem. Por conta do famoso “segundo melhor clima do mundo”, a cidade tem hotéis grandes, como o Bourbon Atibaia Resort e o Tauá Hotel & Convention, que oferecem uma boa estrutura de lazer e também são bastante utilizados em eventos corporativos.

Há também uma boa variedade de hotéis-fazenda, hotéis mais simples e casas de campo – no mapa abaixo é possível ver todas as opções.

Booking.com

Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema LUGARES INSTAGRAMÁVEIS. Mais uma iniciativa do Grupo 8on8, do qual fazemos parte, onde os blogs integrantes desenvolvem um tema comum, ilustrando com apenas 8 fotos e publicando no dia 8 de cada mês. Vale conferir os demais posts!


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

12 respostas

  1. Moro pertinho de Atibaia e nunca fui passear na cidade, acredita? Agora lendo seu artigo decidi que vou nesse fim de semana! Obrigada por compartilhar 🙂

  2. Oi Cintia, não conheço a cidade, mas curti bastante sua sugestão do que fazer em Atibaia. Acho que a Pedra Grande é um belo lugar para apreciar a paisagem e tirar fotos. E nossa quantos anos eu não ando de pedalinho! Fiquei com vontade!

  3. A pequenina Atibaia parece bem simpática para um fim de semana em família, para fazer umas caminhadas, desfrutar da paisagem, fazer um piquenique. Não é preciso um destino super badalado para criar boas recordações com as crianças. O teleférico (para quem não tem medo de alturas) e o pedalinho são sempre divertidos. Gostei muito das suas dicas para curtir a cidade

  4. Oi, Cíntia, este o que fazer em Atibaia me trouxe boas lembranças! Subimos a Pedra Grande pela trilha há uns 59403786 anos (será que ainda tem?) e alguns do grupo fizeram rapel. Infelizmente não havia Internet na época, do contrário teria aproveitado estes outros lugares que vocês conheceram.

    Que sorte pegar uma feira das nações no Parque Edmundo Zanoni, eu adoro, principalmente por causa das comidas típicas.

  5. Atibaia parece ser um local bem pitoresco e visitar o local em Setembro deve ser incrível, principalmente para quem é amante de morangos.

  6. Oi, Cíntia.

    Acredita que nunca fiquei em Atibaia? Sempre passei por lá, mas nunca parei. Confesso que não sabia que tinha muito o que fazer em Atibaia, mas lendo seu post quero muito ficar pelo menos um final de semana por lá. Obrigada pelas dicas. Agora a Pedra Grande está na minha lista. bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *