O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se desconectar da rotina diária e recarregar as energias para o segundo semestre. Enquanto alguns optam por relaxar em casa, são muitos os que optam por viajar para destinos turísticos populares, seja no próprio país ou comprando passagem para Buenos Aires e visitar a sempre hospitaleira cidade de ‘los hermanos’.
A América Latina oferece uma ampla gama de ofertas para desfrutar das férias de inverno. E Buenos Aires é o lugar que nunca vai faltar em uma viagem à Argentina por inúmeros motivos, entre eles porque é um dos destinos urbanos mais atraentes do hemisfério sul e onde chegam todos os voos internacionais das companhias aéreas mais importantes.
Oferta de história e cultura
Uma boa maneira de começar a conhecê-la é pela Plaza de Mayo. Ao seu redor, a Catedral -que alberga os restos mortais do Libertador San Martín-, a Casa Rosada, sede do governo que destaca pela cor estridente de sua fachada, e o histórico Cabildo. A poucos quarteirões fica o Palácio do Congresso, sede do poder legislativo e um dos maiores do mundo. Todos eles com entrada gratuita e visitas guiadas. Erguido na Avenida 9 de Julio -das mais largas do mundo, com 12 faixas de tráfego- o Obelisco é quase um selo portenho. O Palácio Barolo é um dos mais interessantes e peculiares, seu arquiteto foi inspirado na Divina Comédia e coroou o edifício com uma cúpula e um mirante maravilhoso. O Teatro Colón, autêntico templo das artes cênicas, já foi considerado o melhor do mundo pela acústica e pode ser desfrutado com um bom espectáculo ou com uma visita guiada.
Muito para ver e fazer
Poucas cidades nesta parte do planeta oferecem a variedade de expressões culturais que Buenos Aires tem. Cosmopolita e vibrante, é diferente do resto das capitais da América Latina. A Avenida Corrientes é famosa por abrigar os teatros mais importantes é também ideal para caminhadas, já que a parte baixa é só para pedestres. A principal rua comercial continua sendo a eterna Flórida, com as melhores lojas de griffes é ideal para fazer compras sem ter que entrar num shopping. Na avenida Santa Fé fica a livraria El Ateneo, a segunda mais bonita do mundo segundo o jornal britânico The Guardian. Cada um de seus quatro andares é um universo diferente, e também possui uma elegante cafetaria.
Os bairros mais interessantes
O charmoso bairro de San Telmo tem vida noturna agitada, galerias com antiguidades e diferentes produtos no mercado dominical. Puerto Madero, o bairro mais novinho, é uma das áreas mais exclusivas com iates atracados já que ali está a marinha. A zona de restauração é muito recomendada pelos bons restaurantes e cafés e pelo já famoso Puente de la Mujer, do arquiteto Calatrava. O bairro de Palermo está dividido em duas zonas principais. A mais residencial, Palermo Hollywood, conta com bares e restaurantes sempre lotados. Palermo Soho, mais boêmio e alternativo, é hoje o bairro mais moderno e tendencioso da cidade. Galerias de arte, lojas de moda, esplanadas, restaurantes e bares alternam-se nas suas ruas empedradas da época da colônia. A Plaza Cortázar, conhecida como Plaza Serrano, tem um pequeno mercado de artesanato que é organizado diariamente.