2018 foi um ano difícil e extremamente desafiador para nossa família. Um ano em que tivemos surpresas desagradáveis, que precisamos nos unir e nos adaptar a novas situações, que nos fez conviver de maneira muito intensa, que nos obrigou a deixar de lado o planejamento de viagens por uma questão de prioridades financeiras. Teve mudança de escola para os malinhas, teve correria porque estudaram em períodos opostos. Ano de insegurança e muitas dúvidas. Mas como somos otimistas e acreditamos que toda crise nos abre oportunidades, decidimos manter as viagens já planejadas para o primeiro semestre e aproveitar a disponibilidade do marido e pai dos malinhas para fazermos pequenos passeios. E assim, um ano que era pra ser azedo como limão se tornou uma limonada bem geladinha!
Começamos o ano indo para Monte Verde, e provamos que a cidadezinha famosa por ser curtida a dois pode muito bem ser aproveitada também em família. Nos hospedamos num hotel no alto da montanha, fizemos trilhas, comemos muita truta, conhecemos uma escola de falcoaria. Essa viagem rendeu 3 posts maravilhosos:
Review de hospedagem: Meissner Hof Hotel em Monte Verde
Escola de Falcoaria em Monte Verde
A viagem para Foz do Iguaçu, em maio, também já estava programada (e comprada) desde o ano passado. Já havíamos ido lá há 6 anos, mas dessa vez foi muito especial pois viajamos com a família completa e conhecemos ainda mais lugares no entorno. Os posts dessa viagem são:
Roteiro completo: Foz do Iguaçu em 5 dias com 3 malinhas
Cataratas do Iguaçu com 3 malinhas – parque brasileiro X parque argentino
Itaipu Binacional: 1 dia com 3 malinhas
Minas de Wanda e San Ignácio Mini – a Argentina perto de Foz do Iguaçu
E a última viagem longa do ano também foi mantida, apesar de muita hesitação. Em comemoração aos nossos 10 anos juntos, marido e eu fomos para Colonia del Sacramento e Buenos Aires por uma semana, sem nossos malinhas. Foi a viagem mais longa que fizemos sem eles – e como sempre nas viagens a dois, é um misto de alegria e saudade Passamos dias maravilhosos e muito frios longe de casa, aproveitamos a companhia um do outro sem preocupações, aprendemos muito de história, batemos perna até a exaustão. E essa viagem rendeu vários posts:
Colonia del Sacramento e Buenos Aires – sem malinhas! – post geral
Visitas guiadas a Casa Rosada e Teatro Colón – por que valem a pena
Show de tango bonito e barato em Buenos Aires – achamos!
Roteiro da Recoleta: o que fazer e onde comer
Roteiro em La Boca: Camiñito e visita guiada ao La Bombonera
Conhecendo o Navio-Museu Presidente Sarmiento em Puerto Madero – Buenos Aires
História da Argentina em 3 museus de Buenos Aires – post especial
Como o dinheiro estava curto, exploramos muito nossos arredores. Fizemos um roteiro por Guararema e São Luiz do Paraitinga, cidadezinhas que ficam num raio de 80 km daqui, cheias de história e passeios interessantes. Posts completos aqui:
Roteiro em Guararema com 2 malinhas
Roteiro pelo centro de São Luiz do Paraitinga com 2 malinhas
Nas férias de julho fomos ao Hopi Hari, que eu e os malinhas não conhecíamos (e eu nem sabia que tinha reaberto), e nos surpreendemos com o parque. Foi tão bom que os malinhas sempre pedem pra ir de novo. Post desse dia aqui: Hopi Hari com 2 malinhas
Passamos um fim de semana delicioso em Penedo e Itatiaia, quando conhecemos o Museu Finlandês e o Parque Nacional do Itatiaia num roteiro perfeito de 2 dias. Post aqui: Itatiaia e Penedo em um fim de semana com 2 malinhas
Também acrescentamos mais alguns passeios à São Paulo, quando conhecemos o Zoológico, o Museu de Zoologia da USP, a Casa Melhoramentos e voltamos ao Instituto Butantan depois de vários anos. Tudo bem explicadinho em três posts:
Zoológico de São Paulo com 3 malinhas
Passeios animais em São Paulo: Museu de Zoologia da USP e Instituto Butantan
Visitando a Casa Melhoramentos em São Paulo
Aproveitamos também uma ida à Salto, onde mora a minha família, e conhecemos o Memorial do Rio Tietê e o Complexo da Usina, e fizemos a trilha até a Ilha da Usina, que tinha sido recém inaugurada. Conto tudo aqui: Memorial do Rio Tietê e Complexo da Cachoeira em Salto com 2 malinhas
Como amamos um museu, não poderíamos deixar de conhecer o novíssimo Museu Interativo de Ciências aqui em São José dos Campos, um museu aos moldes do Catavento Cultural que os malinhas amaram. Todos os detalhes aqui: Museu Interativo de Ciências de São José dos Campos
Concluindo essa retrospectiva, novamente participamos de duas iniciativas incríveis da turma dos Blogs Experts em Viagens com Filhos. Em outubro, em comemoração ao aniversário de 1 ano do portal Viagens com Filhos, participamos da primeira edição da Revista Viagens com Filhos com uma matéria sobre 10 passeios incríveis próximos a São Paulo. A revista ficou linda, gratuita e contou com a participação de outros 35 blogs, cada um com uma matéria mais interessante que a outra. O link para download está neste post: Revista Viagens com Filhos: um presente de dia das crianças!, e o link para o post com a minha matéria está aqui: 10 incríveis passeios próximos a São Paulo
E agora em novembro participamos de mais uma blogagem coletiva: Entrevistando nossos pequenos viajantes. O resultado foi surpreendente, uma fofurice só! E ainda descobrimos que vários dos nossos filhos compartilham o sonho de conhecer Paris
Finalizo aqui agradecendo a todos que lêem e acompanham esse bloguinho, que tenham todos um ótimo Natal e um Ano Novo cheio de alegria e viagens! E que mesmo com o dinheiro curto, dá pra se divertir por perto, explorando a própria cidade, buscando atrações gratuitas, conhecendo museus. Não é preciso ir pra longe para viajar!
Respostas de 4
Caraca! Isso aqui foi a um ano atras, mas parece que gostaram muito do 2018! Gente, Muita sorte nas suas proximas viajens, em particular nesse 2020! Um forte abraco!
Obrigada! Já preparando a retrospectiva de 2019 e planejando as viagens de 2020 (que já vai começar com viagem)
Olá amigos, eu sou novo no fórum e gostaria de ouvir algumas dicas.
Eu estava vendo as opiniões anteriores e os preços nas agências mencionadas e percebi que elas são um pouco altas para minha economia. Para as quais encontrei as seguintes agências e gostaria de saber se alguém as conhece.
– https://www.incajungle.com
– https://www.choquequiraotrek.com/
– https://www.salkantayperu.com
Espero que você possa me ajudar a realizar meu sonho de viajar para Machu Picchu.
Abracos!
Feliz em inspirar outras pessoas a viajar!