Ah, o futebol… uma parte tão significativa da cultura brasileira, não? Mesmo para quem não é especialmente fã do esporte, como eu, é sempre interessante observar como esse elemento é forte na nossa cultura, moldando comportamentos, interesses e até a geografia das cidades! Esse é o caso do Mineirão, em Belo Horizonte, que é muito mais que um estádio de futebol: faz parte da história da cidade, funciona como espaço de lazer e ainda é exemplo de projeto sustentável (além de ter sido palco daquele terrível 7×1 que ninguém esquece).
Gostando ou não de futebol, vale a pena incluir o tour guiado ao Mineirão num roteiro por Belo Horizonte: além de fazer parte do famoso Circuito da Pampulha, é possível conhecer muito da história da cidade, visitar os bastidores do estádio, chegar pertinho do campo e, porque não, bater uma bolinha na lateral.
>> Confira também nosso roteiro de 2 dias em Belo Horizonte <<
Se for alugar um carro para passear por Belo Horizonte, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!
História do Estádio do Mineirão
O nome verdadeiro do Mineirão é Estádio Governador Magalhães Pinto, mas ele atende também pelo apelido de Gigante da Pampulha. Inaugurado em setembro de 1965 numa área até então pouco habitada de Belo Horizonte, acabou levando a cidade a crescer para aqueles lados, assim como foi fundamental para o desenvolvimento do futebol mineiro. Foi totalmente reformado para poder receber os jogos da Copa do Mundo de 2014: o campo foi rebaixado e foram instaladas cadeiras em toda as arquibancadas (foi o fim da famosa “geral”), além de diversas outras modernizações sustentáveis, como a capacidade de captação de água da chuva para utilização nos banheiros e a utilização de pneus dos tratores usados na reforma como acolchoamento do piso na atual área de aquecimento dos jogadores. Vale ressaltar que o aspecto que é marca registrada do estádio, aquelas famosas colunas inclinadas, não sofreu modificações – de forma que o Mineirão continuasse um dos cartões postais mais conhecidos de BH.
E nem só de futebol vive o Mineirão – foram muitos os shows que aconteceram ali, como os das turnês de Elton John e Paul McCartney, bem como de bandas mineiras famosas como Skank. O estádio também é palco de eventos diversos, de feiras a desfiles de moda, além de funcionar como área de lazer aos finais de semana – sua área externa é perfeita para andar de patins, skate ou bicicleta. Atualmente, quem administra o Mineirão é um parceria público-privada, isto é, o governo do Estado em conjunto com um conglomerado de empresas privadas.
Visita guiada ao Mineirão
São dois os principais roteiros de visita guiada oferecidos no estádio, sendo que os dois incluem os bastidores, vestiários, sala de aquecimento, etc até chegar ao campo – a diferença é a presença ou não do guia também no Museu do Futebol, um conjunto de 14 salas que contam um pouco da história de Belo Horizonte, do futebol e, claro, do Mineirão. Nós compramos o tour completo, que leva 1h30, e foi ótimo: nosso guia era excelente e nos contou muitos detalhes e histórias que enriqueceram ainda mais a visita. Os ingressos podem ser comprados com antecedência pelo site Meu Mineirão ou diretamente no estádio.
A visita começa por uma das entradas do estádio, de onde se tem uma vista panorâmica do campo e das arquibancadas, e onde também ficam expostas as camisetas dos três principais times mineiros (Atlético Mineiro, Cruzeiro e América) e a taça do Campeonato Mineiro de 2014.
Depois seguimos para um saguão onde ficam o mascote da Copa e uma réplica gigante da bola utilizada nos jogos, assim como outros objetos alusivos à Copa das Confederações e Copa América.
Dali seguimos para o Museu, onde as salas contêm muita história e diversos objetos interessantes, contando a história da cidade, o desenvolvimento do futebol em Minas, aspectos táticos dos jogos, camisetas doadas por diversos times brasileiros, instrumentos antigos utilizados na transmissão dos jogos décadas atrás, fotos de diversas partidas ao longo dos anos… Um acervo bastante eclético e que o guia ajuda a entender.
Por fim chegamos aos bastidores mesmo: vestiários, banheiros, sala de aquecimento, sala de imprensa (que na TV parece enorme mas é uma salinha bem pequena), até o corredor que leva os jogadores ao campo. É muito bacana se imaginar saindo para o campo onde mais de 60 mil pessoas aguardam e vibram!
O fim da visita é marcado pela chegada ao campo. Pode-se sentar nas cadeiras dos reservas, ver o gramado de pertinho e até chutar a gol numa trave no cantinho do campo – só não pode pisar no gramado!
Em resumo: recomendamos muito! Como dito anteriormente, não é preciso ser fã de futebol para apreciar a visita.
Todas as informações sobre a visita guiada ao Mineirão podem ser encontradas no site oficial: Estádio do Mineirão
>> O estádio mais famoso do Brasil, o Maracanã, no Rio de Janeiro, também oferece visitas guiadas! O blog Até Onde Eu Puder Ir fez esse passeio e conta como é: Visita e Tour Guiado no Maracanã. E ainda no Rio de Janeiro, fãs de futebol vão gostar de saber como é assistir um jogo no Engenhão, pelo blog Chicas Lokas na Estrada.
Outros estádios onde já fizemos visitas guiadas:
Reserve sua hospedagem em Belo Horizonte pelo nosso parceiro Booking.
Booking.comSalve essa imagem no seu Pinterest
Respostas de 25
Morro de vontade de fazer essa visita guiada pelo Mineirão. Tudo no circuito da Pampulha é o máximo e me falta essa visita porque a última vez que estive em BH à passeio estava em reforma… Adorei conhecer um pouco pelo seu olhar!
Vale muito a pena, Bruna! Nós adoramos.
Que legal! Bom saber que todo o investimento no estádio para a Copa do Mundo não foi em vão! Muito pelo contrário, eu adorei a parte dos bastidores, deve ser mesmo emocionante sentir um pouco o que os jogares sentem na hora de ir a campo! E a visita guiado no Mineirão parece ser muito completa! o Museu do Futebol é bem bonito!
O investimento não foi à toa mesmo, Andressa, o Mineirão é lindo e parece estar sendo muito bem aproveitado.
O Mineirão faz parte da minha história kkk. Não sabia dessa visita guiada. Adorei! Vou fazer quando voltar em Belo Horizonte.
Vale muito a pena, Angela, suas crianças vão adorar com certeza!
Nossa, não sabia que tinha tanta coisa pra ver numa visita guiada no Mineirão! Meu marido quis ir e eu falei que não, agora me arrependi kkkk
Devia ter ido, Marcela, é muito bacana! não perca numa próxima oportunidade 😉
Nem sabia q tinha uma visita guiada pela Mineirão – uma boa dica para os fãs de futebol em Belo Horizonte! Eu estive uma vez nesse estádio para um jogo da Copa das Confederações em 2013, México x Japão – nada memorável rs.
Olha, é legal mesmo para quem não é fã de futebol (tipo eu) kkk tem muito da história de BH, por isso é bem interessante.
Meu marido vai gostar de ver que neste post tem a foto da camisa do América. Rsrs A visita guiada no Mineirão é um passeio muito prazeroso. Adorei
É mesmo, Deyse, nós também gostamos muito!
Não sabia que tinha essa visitada guiada ao estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Já fiz aqui no RJ no maracanã e adorei, também com 2 filhos homens não temo como não ir ne´?
Já fomos ao Maracanã mas ainda não fizemos a visita guiada, quem sabe numa próxima viagem ao Rio?
Só fizemos uma visita guiada em estádio de futebol, mas acabou superando as nossas expectativas porque acabamos aprendendo muito sobre o contexto histórico do país. E essa do Mineirão me pareceu também muito interessante e informativa, um passeio pra incluir em Belo Horizonte com certeza.
É bem isso, Fabíola, na visita guiada há muito mais que somente futebol, por isso gostamos tanto.
Adorei saber sobre essa visita guiada ao Mineirão, aqui são 4 homens (marido e 3 filhos) que adoram futebol e quando vamos a uma cidade que em um estádio grande e com visita é parada obrigatória. Dica anotada.
Tem que conhecer o Mineirão então, Cynara!
Que legal, estou doida pra visitar o Mineirão em Belo horizonte e fazer a visita guiada. Adorei o post, pois me deu vários esclarecimentos. obrigada. beijinhos
Tem que ir, Elizabeth, vale a pena!
A criançada adora essas visitas guiadas ao Mineirão, não é não!? Eles vibram com o desporto e com a história desses lugares. Bom programa.
Essa visita guiada ao Mineirão é um espetáculo – para crianças e adultos. Conhecer um pouco mais a história do clube, dos campeonatos, das vitórias sedimenta o amor que a gente sente. Ótima dica!
Os amantes do futebol devem ir ao delírio fazendo essa visita guiada ao Mineirão! Com certeza é o paraíso dos aficcionados!
Eu não ligo pra futebol, mas como morei em BH fiquei curiosa quando vi o título de sua postagem e acabei gostando muito. Mesmo sem ter grande interesse pelo tema, acho que quando for a BH vou querer fazer essa visita guiada ao Mineirão.
Essa visita guiada ao Mineirão deve ser incrível! Imagino que as crianças devem ter amado! Já quero levar os pequenos lá também.