Search

Memorial Aeroespacial em São José dos Campos

Conteúdo atualizado em 5 de março de 2024

Moro em São José dos Campos há mais de 20 anos, e uma das coisas que mais me impressionaram quando me mudei pra cá foi o envolvimento da cidade com a Aeronáutica e tudo que tem a ver com aviões – afinal, aqui ficam a Embraer, o CTA (ou mais corretamente, o DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), todos famosos em nível internacional. Todo mundo aqui na cidade tem pelo menos um(a) vizinho(a), amigo(a), pai/mãe do amigo do filho(a), que trabalha na Embraer ou em uma das empresas ligadas a ela – embora nos últimos anos (e últimas crises econômicas) o número de empregos nessas áreas tenha diminuído bastante, ainda é motivo de orgulho da cidade ser sede de tantos centros tecnológicos.

>> Leia também nosso post com roteiro de um fim de semana em São José dos Campos <<

Dado o contexto, vamos falar aqui do Memorial Aeroespacial Brasileiro, um espaço vizinho à Embraer, criado pelo CTA para contar um pouco da história da indústria aeroespacial no Brasil – e nenhum lugar melhor pra isso que uma área enorme ao lado de onde são feitos os aviões, certo?

O passeio já começa do lado de fora, onde ficam expostos alguns aviões e foguetes fabricados no Brasil, além de uma réplica de um VLS (veículo lançador de satélites) – não é permitido que se entre nos aviões, mas pode-se chegar bem pertinho e tirar fotos, como fizemos.

Ao fundo do prédio do museu fica um lago e uma área de preservação, além de uma área de alimentação que parecia desativada.

Dentro do museu, o acervo é dividido em 4 partes: Aeronáutica, Defesa, Ensino e Pesquisas. Na área de Ensino, o foco é a história do CTA (fundação, origem, história do fundador) e a exposição de alguns equipamentos antigos, como o primeiro aparelho de fax utilizado no ITA. Tudo bem didático e explicadinho, com muitas fotos. Interessante que a história do ITA está intimamente ligada ao desenvolvimento da cidade (e até da região do vale do Paraíba como um todo). O foco aqui sempre foi atrair empresas com forte apelo tecnológico.

A área de Aeronáutica é uma das mais interessantes: tem bastante informação sobre Santos Dumont e sua obsessão por objetos voadores, miniaturas do 14-Bis e dos outros protótipos que ele fez, o primeiro carro movido a álcool – sim, existe e é um Dodge! -, e um avião Bandeirante, o primeiro avião fabricado no Brasil.

Na área de Defesa há mísseis, bombas, lançadores, todos desenvolvidos pelo ITA e fabricados por empresas que ficam aqui na cidade, como a Mectron e Avibrás. Essa parte é meio assustadora de ver de perto, pra mim é sempre chocante imaginar que há toda uma pesquisa cujo objetivo é destruir coisas e matar pessoas.

O ambiente Espacial é bem mais interessante: é possível ver foguetes e os lançadores de satélite bem de pertinho.

Há também uma sala toda dedicada ao fundador do CTA e do ITA, com acervo doado pela família – uniformes, medalhas e objetos pessoais.

A entrada é gratuita e para saber mais sobre horários, detalhes do acervo e outras informações, basta acessar o site Memorial Aeroespacial Brasileiro.


Se for alugar um carro para passear por São José dos Campos, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


Reserve sua hospedagem em São José dos Campos pelo nosso parceiro Booking.

Booking.com

Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

7 respostas

  1. Cintia, sempre trazendo dicas de lugares legais para passear com a família. Eu gostaria de visitar o Memorial Aeroespacial, quem sabe em.breve quando eu for a São José dos Campos?

  2. Que interessante perceber o vínculo tão forte entre São José dos Campos e a indústria aeroespacial. O Memorial Aeroespacial Brasileiro parece ser uma verdadeira jóia, oferecendo aos visitantes a oportunidade de mergulhar na história fascinante da indústria aeroespacial do Brasil. Definitivamente um destino imperdível para quem visita a cidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *