Moro em São José dos Campos há mais de 20 anos, e uma das coisas que mais me impressionaram quando me mudei pra cá foi o envolvimento da cidade com a Aeronáutica e tudo que tem a ver com aviões – afinal, aqui ficam a Embraer, o CTA (ou mais corretamente, o DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), todos famosos em nível internacional. Todo mundo aqui na cidade tem pelo menos um vizinho, amigo, pai/mãe do amigo do filho, que trabalha na Embraer ou em uma das empresas ligadas a ela – embora nos últimos anos (e últimas crises econômicas) o número de empregos nessas áreas tenha diminuído bastante, ainda é motivo de orgulho da cidade ser sede de tantos centros tecnológicos.
Dado o contexto, descobrimos há alguns anos a existência do Museu Aeroespacial Brasileiro, colado à Embraer, criado pelo CTA para contar um pouco da história da indústria aeroespacial no Brasil – e nenhum lugar melhor pra isso que uma área enorme ao lado de onde são feitos os aviões, certo?
O passeio já começa do lado de fora, onde ficam expostos alguns aviões e foguetes fabricados no Brasil, além de uma réplica de um VLS (veículo lançador de satélites) – não é permitido que se entre nos aviões, mas pode-se chegar bem pertinho e tirar fotos, como fizemos.
Ao fundo do prédio do museu fica um lago e uma área de preservação, além de uma área de alimentação que parecia desativada.
Dentro do museu, o acervo é dividido em 4 partes: Aeronáutica, Defesa, Ensino e Pesquisas. Na área de Ensino, o foco é a história do CTA (fundação, origem, história do fundador) e a exposição de alguns equipamentos antigos, como o primeiro aparelho de fax utilizado no ITA. Tudo bem didático e explicadinho, com muitas fotos. Interessante que a história do ITA está intimamente ligada ao desenvolvimento da cidade (e até da região do vale do Paraíba como um todo). O foco aqui sempre foi atrair empresas com forte apelo tecnológico.
A área de Aeronáutica é uma das mais interessantes: tem bastante informação sobre Santos Dumont e sua obsessão por objetos voadores, miniaturas do 14-Bis e dos outros protótipos que ele fez, o primeiro carro movido a álcool – sim, existe e é um Dodge! -, e um avião Bandeirante, o primeiro avião fabricado no Brasil.
Na área de Defesa há mísseis, bombas, lançadores, todos desenvolvidos pelo ITA e fabricados por empresas que ficam aqui na cidade, como a Mectron e Avibrás. Essa parte é meio assustadora de ver de perto, pra mim é sempre chocante imaginar que há toda uma pesquisa cujo objetivo é destruir coisas e matar pessoas.
O ambiente Espacial é bem mais interessante: é possível ver foguetes e os lançadores de satélite bem de pertinho.
Há também uma sala toda dedicada ao fundador do CTA e do ITA, com acervo doado pela família – uniformes, medalhas e objetos pessoais.
O museu abre de terça a domingo, e a entrada é gratuita. Um passeio ótimo para as crianças, que vão amar ver foguetes e aviões de pertinho!
Links úteis:
Site do museu -> www.mab.cta.br
Site do CTA -> www.cta.br
Site do ITA -> www.ita.br
**********
Nossos museus preferidos aqui Museu é lugar de criança sim!
– Salve essa imagem no seu Pinterest –
3 respostas
Adorei a dica! Amamos museus desse tipo! 🙂
Bjos,
Helen (Ninho de Jiripoca)
Nós também amamos museus! Esse vale muito a pena conhecer!
Amei conhecer este museu quando fui a SJC! Deu pra ver que os malinhas curtiram também! Bjus!