Search

Museu Interativo de Ciências de São José dos Campos

Conteúdo atualizado em 8 de maio de 2024

Inspirado no modelo do Museu Catavento de São Paulo, o Museu Interativo de Ciências de São José dos Campos é um espaço destinado a divulgar o interesse pela ciência através da interação com diferentes experimentos. Inaugurado em 2018 sob o pomposo nome de Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho, é mais uma atração muito bacana na cidade, perfeita para levar as crianças.

Principais atrações do MIC

O Museu Interativo de Ciências oferece mais de 50 atrações de física, química, astronomia, e seu grande diferencial é que as atividades são todas monitoradas – assim é possível usufruir da atividade e aprender muito mais. Não à toa o principal público do museu são as escolas, que contam com horários especiais de visita.

No primeiro piso ficam os experimentos de física: eletrostática, magnetismo, energia cinética, potencial, centrípeta, fluidos… o de eletrostática, que levanta os cabelos, é sempre sucesso!

É tudo muito organizado e colorido, e os monitores são simpaticíssimos (pelo que entendemos, são todos professores).

No primeiro andar fica a Sala da Vida, onde se fala de vida de modo geral: natureza, corpo humano, animais. Lá fica exposto o caiaque do Pedro Oliva, um atleta joseense que fez o percurso todo do rio Paraíba, assim como vários painéis contando sobre a viagem e fotos com o percurso do rio.

caiaque do atleta joseense Pedro Oliva

Ali também ficam a réplica de um esqueleto humano, um corpo feminino com órgãos removíveis e vários insetos que podem ser vistos com lupa.

Subindo mais um lance de escadas fica uma sala sobre astronomia, que conta um pouco sobre o sistema solar, a lua e o sol e outras curiosidades sobre o espaço. Uma preparação para o planetário digital, que é a última parte da visita e fica no último piso.

Aliás, para quem não sabe a diferença entre planetário e observatório (como nós não sabíamos), fica aqui a explicação: um planetário é a simulação do espaço, de partes do céu, normalmente noturno; já um observatório de fato tem equipamentos para observação e estudo dos astros. O planetário do MIC é uma salinha com poltronas dispostas em círculo, e então é projetado no teto um filme que “passeia” pelo céu e explica um pouco sobre o sistema solar.

A visita acaba no planetário, de lá os visitantes são encaminhados à saída. Do lado de fora há vários brinquedos, que à primeira vista parecem de um parquinho comum, mas na verdade são também experimentos (por exemplo, um escorregador reto ao lado de um curvo). Na nossa última visita os malinhas se divertiram a valer ali. É um fechamento perfeito para a visita ao museu.

A entrada no MIC é gratuita e todas as informações sobre como chegar, horários de funcionamento e agenda de eventos podem ser consultadas na página MIC.SJC.

Outros museus para visitar por perto

Outro ótimo museu para levar as crianças em São José dos Campos é o Memorial Aeroespacial Brasileiro. Localizado pertinho da Embraer e do aeroporto de SJC, e instalado numa ampla área verde, esse museu tem um acervo muito interessante: aviões e foguetes na área externa, e muitos objetos e equipamentos ligados à aeronáutica do lado de dentro. Também é gratuito e vale muito a pena conhecer! Temos um post dele contando como é a visita: Memorial Aeroespacial em São José dos Campos.

Seguindo a vibe de museus de ciência, indicamos também o Museu de História Natural de Taubaté, localizado na cidade vizinha e a cerca de 30 minutos de São José dos Campos. O acervo dele é interessantíssimo e vai além dos fósseis e réplicas de dinossauros, pois a intenção ali é mostrar a evolução da vida na Terra ao longo do tempo. Nós amamos esse museu e já fomos vários vezes! Confira aqui o post completo: Conheça o Museu de História Natural de Taubaté.



Encontre sua hospedagem em São José dos Campos pelo Booking

Booking.com

Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Continue entre Mochilas e Malinhas

3 respostas

  1. Adoraria conhecer o Museu Interativo de Ciências de São José dos Campos. Gosto de saber que o valor da entrada é 1 kg de alimento não perecível para doação. Ótima dica!

  2. Acho maravilhosos esses museus de ciência e o Museu Interativo de Ciências em SJC parece bem dinâmico. Um programa que é legal também para adultos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *