Museu Interativo de Ciências de São José dos Campos

Nós amamos conhecer um museu novo, se for museu de ciências e ainda por cima na nossa própria cidade… não tinha como não ir!

Recém inaugurado e ainda não totalmente disponível para o público em geral – nos dias de semana ele abre apenas para escolas – o Museu Interativo de Ciências, cujo pomposo nome verdadeiro é Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho, é o novo museu público aberto aqui em São José dos Campos. Sua clara inspiração é o Museu Catavento, em São Paulo, com a diferença que as atividades são todas monitoradas e a entrada somente é permitida a grupos de 40 pessoas aproximadamente por vez. A visita dura cerca de 1h30.

Para o público em geral o museu fica aberto somente aos sábados, das 10h30 às 14h30, e a entrada é gratuita – pede-se a doação de 1 kg de alimento (nós levamos) mas vimos muita gente sem nada. São 5 sessões monitoradas a partir das 10h30. Há estacionamento no local mas também é bem tranquilo para estacionar na rua, próximo à entrada.

O museu tem cerca de 50 atrações disponíveis para os visitantes. No primeiro piso ficam os experimentos de física: eletrostática, magnetismo, energia cinética, potencial, centrípeta, fluidos… o de eletrostática, que levanta os cabelos, é sempre sucesso!

É tudo muito organizado e colorido, e os monitores são simpaticíssimos (pelo que entendemos, são todos professores). Havia um ou outro aparelho que não estava funcionando, mas nada que comprometesse o resultado final.

Fomos então chamados para subir à Sala da Vida, no primeiro andar, onde se fala de vida de modo geral: natureza, corpo humano, animais. Lá fica exposto o caiaque do Pedro Oliva, um atleta joseense que fez o percurso todo do rio Paraíba, assim como vários painéis contando sobre a viagem e fotos com o percurso do rio.

Ali também ficam a réplica de um esqueleto humano, um corpo feminino com órgãos removíveis e vários insetos que podem ser vistos com lupa.

Subindo mais um lance de escadas fica uma sala sobre astronomia, que conta um pouco sobre o sistema solar, a lua e o sol e outras curiosidades sobre o espaço. Uma preparação para o planetário digital, que é a última parte da visita e fica no último piso.

Aliás, nesse museu aprendi a diferença entre planetário e observatório, pois já fui cheia de expectativa achando que ia ver muitas lunetas Um planetário é a simulação do espaço, de partes do céu, normalmente noturno; já um observatório de fato tem equipamentos para observação e estudo dos astros. O planetário desse museu de ciências é uma salinha com poltronas dispostas em círculo, e então é projetado no teto um filme que “passeia” pelo céu e explica um pouco sobre o sistema solar. Apesar do meu desapontamento causado pela própria ignorância adorei o planetário!

A visita acaba no planetário, de lá descemos as escadas e fomos encaminhados à saída. Do lado de fora há vários brinquedos, que à primeira vista parecem de um parquinho comum, mas na verdade são também experimentos (por exemplo, um escorregador reto ao lado de um curvo). Na nossa última visita os malinhas se divertiram a valer ali. É um fechamento perfeito para a visita ao museu.

 

Ficha completa:

Museu Interativo de Ciências Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho

Página da prefeitura com informações sobre o museu e as programações especiais: Museu Interativo de Ciências

Rua Prof. Felício Savastano, s/n – Vila Industrial – São José dos Campos-SP

Horário de funcionamento:

– Terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30 (somente para escolas)

– Sábado, das 10h30 às 14h30 (para melhor aproveitamento da visita monitorada, aos sábados, dependendo do número de visitantes os portões poderão fechar às 13h30)

Valor da entrada: 1 kg de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de Solidariedade

Quem disse que museu não é lugar de criança? Nossos preferidos neste post: Museu é lugar de criança sim!

 Salve essa imagem no seu Pinterest –

 

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens (mentais ou reais) desde 2009; e nossos 2 malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 12 e 10 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga. Às vezes somos 5, quando meu enteado, atualmente com 19 anos, nos acompanha – os malinhas amam quando o irmão mais velho está junto!

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Vá de carro

Compre suas passagens

Não viaje sem seguro

Leia com a gente

Posts Recentes

Continue entre Mochilas e Malinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *