Beco do Batman, um reduto de street art em São Paulo

Ah, a gente ama passear em São Paulo e não perde uma oportunidade de conhecer mais um lugar por lá! Aproveitamos um “vale-night” sem os malinhas para um compromisso na cidade num sábado à noite e esticamos o passeio no domingo de manhã pela Vila Madalena, para explorar o famoso Beco do Batman

Considerada uma galeria de grafite a céu aberto, as vielinhas sinuosas do bairro têm as paredes disputadíssimas pelos artistas – os grafites são temporários e renovados constantemente, por isso as fotos que vemos por aí são sempre diferentes.

A origem do Beco do Batman remonta lá dos anos 80, quando apareceu um desenho do famoso personagem em um dos muros do bairro. Desde então a região atrai artistas plásticos e estudantes de arte, que cobrem de desenhos todas as paredes por ali, o que combinou bem com o estilo meio boêmio da Vila Madalena.

Há muitos barzinhos e botecos de todo tipo nas redondezas, um convite a passear a pé e apreciar os desenhos com calma. Aos domingos, o beco fica tomado de barraquinhas vendendo artesanato de todo tipo, misturados ao comércio já existente.

Os desenhos se concentram na viela da rua Medeiros de Albuquerque, mas há outros grafites espalhados nas ruas próximas. As famosas asas de anjo, onde 10 entre 10 pessoas tiram foto e já mais símbolo do lugar que o próprio Batman, estão atualmente num muro na rua Harmonia.

Em resumo: um lugar que é a cara de São Paulo! Meio artista, meio boêmia, super alternativa, uma mistura de gente e estilos diversos. Um passeio delicioso e descompromissado, para perambular pelas ruas e ir apreciando e fotografando. Adultos e crianças vão amar!

👉 Localização do Beco do Batman:

Basta colocar “Beco do Batman” no Waze ou Google Maps que os aplicativos encontram o lugar correto. O endereço de verdade é Rua Medeiros de Albuquerque, 82-154, Vila Madalena.

👉 Como chegar ao Beco do Batman:

Nós fomos de carro e não foi difícil encontrar um lugar para estacionar ali por perto, mas é bom ficar atento porque os flanelinhas dominam algumas áreas e chegam a cobrar até 30 reais para “olhar” o carro. Como o intuito é passear a pé, vale a pena estacionar um pouco mais distante e evitar os flanelinhas.

É possível também chegar de metrô, a estação mais próximas é a Clínicas.

👉 Vai se hospedar em São Paulo? O blog Garfo & Mala tem uma super dica de hotel na Vila Madalena: Selina Vila Madalena: Hotel mais Descolado de São Paulo

👉 Buscando dicas de onde comer em São Paulo? A cidade tem opções para todos os gostos e bolsos, vale conferir esse post cheio de sugestões bacanas: Restaurantes animados em São Paulo SP

 

 Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens (mentais ou reais) desde 2009; e nossos 2 malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 12 e 10 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga. Às vezes somos 5, quando meu enteado, atualmente com 19 anos, nos acompanha – os malinhas amam quando o irmão mais velho está junto!

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Vá de carro

Compre suas passagens

Não viaje sem seguro

Leia com a gente

Posts Recentes

Continue entre Mochilas e Malinhas

23 respostas

  1. Eu ainda não conheci o Beco do Batman, mas tenho vontade de ver a galeria de perto. Você foi dia de semana? Achou seguro transitar por lá? A feirinha acontece todo dia?

    1. Fabíola, fomos num domingo de manhã e foi bem tranquilo, apesar de ter bastante gente circulando por ali. Acho que as feirinhas só acontecem aos finais de semana.

  2. Adorei rever o beco do batman no seu post! Esse lugar é lindinho mesmo né? Ainda bem que descobri no seu insta q a asa que eu tanto gosto e q tinham me dito que tinha desaparecido voltou!

    1. Os desenhos são refeitos periodicamente, por isso nem sempre a gente encontra o que vê nas fotos – e achei isso um charme a mais, dá pra voltar várias vezes e vai sempre ser uma experiência diferente!

  3. Adoro o Beco do Batman (aliás, há algum tempo não vou lá, preciso dar uma passadinha!), é um lugar belo e de uma vibração incrível! Não à toa é um lugar que todo turista adora visitar. Ou, talvez, seja isso que dá essa energia extra ao lugar. Muito bom o post!

  4. Esse Beco do Batman é super famoso e a gente nunca foi, acredita? Eu fico vendo essas street arts e me encanto com elas, tenho muita vontade de ter uma foto nessa asa linda!

  5. aaaa tambem tneho fotos nessas asinhas em sao paulo! acho legal que os grafites mudam muito no beco do batman, entao cada visita vai ser diferente!

  6. Quando morava em São Paulo trabalhava pertinho do Beco do Batman e adorava visitar já que as street art mudam bastante! Adorei as dicas e quando voltar a São Paulo com certeza vou visitar e usar 🙂

  7. Adorei visitar o Beco do Batman, porque adoro Street Art, e sempre desejei conhecer este famoso reduto no colorido e vibrante bairro de Vila Madalena.
    Tenho fotos lindas de lá, como as artes mudam de tempos em tempos, sempre é bom voltarmos para conhecer o que há de novo, não é? Beijos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *