Entendedores de cerveja sabem: a água é um componente fundamental para uma cerveja de qualidade. E por isso mesmo lugares montanhosos normalmente produzem ótimas cervejas artesanais, uma vez que a pureza da água das nascentes é indiscutível.
É por isso que a pequenina cidade de Cunha, situada nas montanhas entre as serras da Bocaina e do Mar no estado de São Paulo, um lugar repleto de nascentes com água puríssima, abriga uma série de cervejarias que produzem cerveja de excelente qualidade – e o que é melhor, cervejarias que permitem a visitação e a degustação dessas cervejas deliciosas. Muitas delas se transformaram em verdadeiros pontos turísticos, com restaurante e outras atrações. Aqui vamos falar de três delas, as mais famosas e tradicionais cervejarias de Cunha.
Se for alugar um carro para passear por Cunha, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!
Cervejaria Wolkenburg
Sem dúvida uma das mais tradicionais cervejarias de Cunha, a Wolkenburg é uma microcervejaria – sua produção de apenas 8000 garrafas por mês atende somente o consumo local e alguns poucos pontos de revenda na cidade, sempre respeitando as rígidas regras alemãs de produção. Fundada e mantida por um casal alemão, é um local sem luxos nem frescuras (nem cartão aceitam): para consumo local há a opção das cervejas, alguns petiscos de inspiração alemã (pretzels e salsichas) e poucos atendentes, num grande galpão com mesas e bancos.
O local onde fica a cervejaria é lindo, uma colina gramada com lago e árvores frutíferas, e no alto o galpão onde são recebidos os visitantes. Vale dizer que é um lugar bem rústico – estivemos lá há 10 anos e novamente esse ano (2023) e nada mudou, pois é essa a intenção. Também não têm site ou Instagram, apenas uma página no Facebook (Cervejaria Wolkenburg), onde divulgam os horários de funcionamento. Mas o charme deles se baseia exatamente nisso: é um local para se degustar as cervejas em meio à natureza.
O acesso é pela estrada Cunha-Paraty, no km 65 (a mesma saída da Pedra da Macela). Depois do portão de entrada, são alguns poucos quilômetros em meio às montanhas até o estacionamento.
Cervejaria Caminho do Ouro
Outro lugar bastante tradicional em Cunha, que atrai muitos visitantes: a Cervejaria Caminho do Ouro é uma atração mesmo para quem não gosta muito de cerveja rsrs Instalada numa antiga fazenda às margens da estrada Cunha-Paraty, a mais de 1000 m de altitude, tem uma vista linda do entorno e um cardápio com muitas opções: petiscos, pratos, hamburgueres e sobremesas diversas. Nós almoçamos ali e os pratos eram saborosos e bem servidos.
Além de poder degustar no restaurante os vários tipos de cervejas produzidas ali, é possível também comprá-las na lojinha que fica na saída (que além das cervejas, vende também outros produtos locais).
Além do restaurante Ateliê da Cerveja, no mesmo local ficam também a Charcutaria Dom Pedro, instalada num antigo vagão de trem, e a loja de Chocolates Artesanais Imperatriz (que também é uma cafeteria). O local todo é super fotogênico e instagramável – desde o deque e o mirante do restaurante, à maria-fumaça da charcutaria e ao balanço que fica entre o restaurante e a loja de chocolates. Mais fotos e informações podem ser vistas no perfil do Instagram @cervejariacaminhodoouro.
O Atelier da Cerveja Caminho do Ouro fica às margens da estrada Cunha-Paraty, no km 54, bem perto do Lavandário – é impossível não ver!
Cervejaria Reale
Localizada no centro de Cunha, a Cervejaria Reale oferece uma boa variedade de cervejas artesanais e também pratos e petiscos de inspiração alemã. O bar e cervejaria fica instalado numa casa antiga lindíssima, totalmente restaurada, chamada Armazém Artes e Sabores – e além da Reale, funciona também ali um restaurante italiano e uma loja de arte e artesanato.
O interessante é que, como o espaço é compartilhado, é possível consumir dos dois restaurantes – basta pedir aos atendentes de um ou outro. As cervejas que experimentamos eram ótimas e a comida também, e o atendimento excelente. Recomendamos muito!
É possível consultar o cardápio no perfil deles no Instagram: @barcervejaria_reale, e eles abrem para almoço e jantar. O endereço é Praça Coronel João Olímpio, 09 – Centro.
Outros pontos turísticos de Cunha
- Cunha tem também dois campos de lavanda maravilhosos, que ficam na serra Cunha-Paraty: vale a pena conhecer o Lavandário e o Contemplário.
- Que tal conhecer uma plantação de oliveiras? Fizemos a visita guiada ao Olival e super recomendamos!
- O mais famoso mirante da Serra da Bocaina fica em Cunha – nós fizemos a trilha da Pedra da Macela e comprovamos que o visual de lá de cima é mesmo incrível!
- Para ler um resumo do que fazer na cidade, confira nosso post com os top 8 passeios em Cunha.
>> Confira também: Melhores destinos para os amantes de cerveja, pelo blog Descobrir Viajando
Confira o resumo do nosso fim de semana em Cunha aqui:
Encontre sua hospedagem em Cunha pelo Booking:
Booking.comReserve visitas guiadas, excursões e transfers na região de Cunha e Paraty pelo nosso parceiro Civitatis.
Salve essa imagem no seu Pinterest
Respostas de 12
Eu e meu marido adoramos visitar as cervejarias artesanais e por isso já favoritei seu artigo. Vamos em breve para Cunha e pretendo provar todas. Valeu
Vocês vão amar!
Cerveja é uma bebida que eu gosto, mas adotei a dieta sem glúten há 6 anos. Nesse período, comecei a encontrar boas cervejas glúten free, sempre que encontro, experimento. Você lembra de ter visto alguma das cervejarias artesanais em Cunha com esse tipo de opção?
Oi Cynara, não me lembro de ter visto opções gluten-free pois não me atentei… dessas cervejarias, acredito que a mais provável de ter essa opção é a Reale. Mas dá para entrar no site de cada uma delas e verificar antes de ir.
Mesmo não sendo fã de cervejas, já visitei cervejarias e gostei muito. Ainda não conheço Cunha, então quando eu tiver a oportunidade de conhecer a cidade, vou incluir cervejarias artesanais em meu roteiro, principalmente porque aqui em casa tem uma pessoa que adora rs
Água pura é fundamental para muita coisa e um recurso cada vez mais escasso e precioso. Com certeza, sentir-se-á a diferença na produção cervejeira, ainda que eu não perceba muito do assunto rss. Morei um ano no Brasil numa cidade que era famosa por uma cervejaria histórica (acho que se chamava Choperia Pinguim), que eu visitei mas nunca provei a cerveja! Mas a cultura cervejeira está cada vez mais popular. Acredito que muita gente vai salvar este seu post entre os favoritos (incluindo o meu marido).
Ruthia, não acredito que vc morou em Ribeirão Preto e não experimentou o chope do Pinguin hahaha
Eu já estava com vontade de visitar Cunha, agora sabendo dessas maravilhosas cervejarias artesanais eu quero ir meeeesmo!! Amei a dica! Obrigada por compartilhar
Quantas cervejarias artesanais em Cunha! Conheci a Caminho do Ouro por acaso, passando pela estrada. Gostei bastante do ambiente e da comida. Certamente em uma próxima visita a Cunha irei explorar as outras cervejarias indicadas por você.
Cintia, adorei essa sua seleção de cervejarias artesanais em Cunha! Estou inscrita em uma prova de ciclismo nessa cidade e com certeza irei para as cervejarias também. Rs
Os ciclistas adoram cerveja. 🙂
Não sabia que tinha cervejarias artesanais em Cunha, tem até bastante né? mais uma coisa interessante para fazer por lá, bem legal!
Que lugar legal, muito fácil esse passeio ne? Quem não ama um passeio gostoso que ainda prova umas cervejinhas… kakkaka já quero conhecer a cidade. 🙂