A cidade de Itu, a cerca de 100 km de São Paulo, ficou conhecida nacionalmente como a cidade do exagero por conta das piadas de um famoso comediante da década de 70 – como ele era ituano, um dia arriscou uma piada sobre o tamanho dos objetos de sua terra natal, e foi então que a fama pegou. A cidade se aproveitou disso e começou a fazer jus à fama, quando foram instalados um semáforo e um orelhão gigantes na Praça da Matriz, no centro, e proliferaram as lojinhas vendendo souvenirs de todo tipo em tamanho GG.
Se for alugar um carro para passear por Itu, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!
Importância de Itu na História do Brasil
Na verdade a cidade de Itu tem uma importância histórica muito maior que essa fama do exagero. Até meados de 1860, Itu era uma cidade muito rica e importante na então província de São Paulo devido à cultura da cana de açúcar. Com a crise mundial do açúcar, os ricos fazendeiros da região, insatisfeitos com o governo imperial, passaram então a articular o movimento republicano. Foi em Itu que ocorreu a primeira convenção republicana, originando o Partido Republicano Paulista e fazendo com que a cidade ficasse conhecida como “Berço da República”. Não à toa há muitos lugares públicos na cidade batizados com “convenção”
Refrescada a memória dessa parte da História do Brasil, vamos ao que interessa: o lindo Museu Republicano, que ocupa uma casa construída no final do século 19 e que conta a história da cidade dentro do contexto histórico em que ela progrediu.
Museu Republicano de Itu
O edifício onde hoje é o Museu Republicano pertencia originalmente à família Almeida Prado, mas em 1921 – ano do cinquentenário da Convenção Republicana – se tornou museu e foi incorporado ao Museu Paulista da USP (do qual faz parte também o Museu do Ipiranga, na capital).
O acervo é bem eclético e pouco manteve da disposição da casa original. Há muitos móveis, objetos e documentos de época, mas a intenção não é mostrar como era a residência e sim dar um panorama histórico do período de final do império e início da república, bem como contar um pouco da história da cidade.
Já no saguão vê-se clara essa intenção: as paredes azulejadas mostram cenas da história de Itu junto a momentos importantes da história do Brasil. Vale dizer que o conjunto é lindo e já causa um impacto ao visitante.
Na sala à esquerda do saguão ficam expostos objetos e pinturas relacionados à história e reconstrução da casa, fotos dos primeiros edifícios da cidade, um painel explicando a importância da cultura da cana de açúcar para a região, e um pedaço de rocha tipo varvito, abundante na região e muito utilizada para revestir as calçadas da cidade.
Subindo as escadas tem-se acesso às outras salas da casa. Alguns cômodos são réplicas de como se vivia no final do século 19, como por exemplo uma sala de jantar, com a mesa posta, um quarto de dormir, e a estrela do museu: uma recomposição da “Sala da Convenção”, com os retratos dos participantes na parede.
De uma das janelas do primeiro andar também se vê o jardim e seu desenho perfeito, um dos lugares mais bonitos da casa.
A última parte do museu fica descendo as escadas: uma sala com documentos, histórias e retratos de figuras importantes da cidade de Itu (inclusive uma parede cheia de caricaturas de um artista local). Na última sala, já próxima da saída, muitas informações sobre o transporte fluvial e a rota das monções entre os séculos 18 e 19. Ali fica exposta também uma parte de um “canoão”, uma embarcação de origem indígena, enorme em tamanho, capaz de transportar toneladas em carga e pessoas, muito utilizada nas expedições entre São Paulo e Mato Grosso.
Um pouco do centro histórico de Itu
Quem quiser esticar o passeio, é possível conhecer um pouco do centro histórico de Itu. Saindo do Museu Republicano, é possível ir caminhando até a praça da matriz, a poucos metros do museu, e ver o famoso orelhão gigante. Vale a pena também entrar na Igreja Matriz, cujo interior está em processo de restauração e é lindíssima – toda a parte próxima ao altar já está concluída.
Ao redor da praça também se concentram as lojinhas dos souvenirs gigantes – portanto, se quiser levar um lápis ou uma escova de dentes enorme, ou ainda tomar o famoso “sorvetão de Itu”, ali é o lugar!
Mais informações sobre o Museu Republicano de Itu
A entrada no museu é gratuita, e a programação de eventos e horários de funcionamento podem ser consultados no perfil do Instagram @museurepublicano.
O museu fica na Rua Barão de Itaim, 67 – Centro.
>> Quer conhecer mais da cidade de Itu? No blog Turistando com a Lu tem um post com muitas dicas de hospedagem e roteiros: O que fazer em Itu no interior de São Paulo
>> Quer continuar o passeio pela região? Abaixo outras opções de museus e atrações ótimas próximos de Itu:
- Museu da Cidade de Salto e Parque da Rocha Moutonnée, em Salto – post aqui
- Memorial do Rio Tietê, em Salto – post aqui
- Museu da Água, em Indaiatuba – post aqui
- Adegas e restaurantes de Jarinu e Jundiaí – post aqui
Encontre sua hospedagem na região de Itu pelo nosso parceiro Booking.
Booking.comSalve essa imagem no seu Pinterest
Respostas de 7
A alegria dos seus filhos no Museu Republicano é uma graça, que bom que gostam de museus.
Quando ouço falar em Itu, a única coisa que me vem à cabeça é que lá tudo é gigante, engraçado isso. Que bom que a cidade não se resume a isso, tem um Museu Republicano e outras atrações independentes da fama que tem, é uma surpresa pra mim.
Obrigada pelas dicas incríveis sobre o Museu Republicano e outros pontos de Itu! Fiquei animada para explorar essa cidade cheia de história e charme. Seu artigo foi muito útil na minha pesquisa de viagem. Parabéns pelo conteúdo!
Só fui conhecer Itu durante a pand3m1a e o Museu Republicano estava fechado. Quero muito voltar lá, agora com o museu reaberto, porque já tinha lido sobre ele aqui no seu blog!
Eu não conheço Itu e com certeza visitarei o Museu Republicano em uma ida à cidade. Gostei de saber da relevância histórica da cidade durante a articulação do movimento republicano.
Só conheço Itu pela fama, então foi bom saber ver de muitas coisas legais relacionadas à cidade!
São tantos museus interessantes no Brasil que a gente perde a conta! Não conheço ITU (ainda!) mas na primeira oportunidade, o Museu Republicano estará, certamente, no roteiro!