Como é a visita à Nugali Chocolates em Pomerode

Ah, chocolate… quem não ama? 🍫🍫 Aqui em casa somos todos chocólatras e não perdemos a oportunidade de conhecer novos tipos e sabores! Também adoramos uma visita a fábricas de chocolate – além do cheiro delicioso que toda fábrica de chocolates tem, é sempre uma oportunidade bacana de ver o processo de fabricação dessas delícias.

E quando estivemos em Pomerode tivemos a chance de fazer o tour numa das fábricas de chocolate artesanal mais famosas e premiadas do Brasil: a Nugali.

Fundada em 2004, a Nugali foi a primeira fábrica de chocolates no Brasil a trabalhar sob o conceito “bean-to-bar” – ou seja, ela é responsável por todas as etapas de fabricação, desde a compra das amêndoas de cacau diretamente dos produtores, passando pela torrefação dessas amêndoas, produção da manteiga de cacau, fabricação do chocolate em si, até a embalagem e venda das barras. Há também uma preocupação grande com a origem do cacau utilizado nos chocolates: a Nugali compra diretamente de produtores na Bahia e no Pará, que plantam num sistema de agrofloresta, sem agredir o meio ambiente.

As visitas acontecem todos os dias e não precisam ser agendadas, pois há grupos a cada 30 minutos (o tempo aproximado do tour). Os ingressos podem ser comprados diretamente no caixa da loja, logo na entrada. Junto com o ingresso ganha-se uma colherzinha, que será usada durante o tour.

A intenção do tour é ser uma experiência multissensorial, e ela começa numa estufa onde o visitante pode ver alguns cacaueiros e entender um pouco de onde vem a matéria-prima do chocolate. Ali também é possível ver a planta da baunilha e suas favas, além de colmeias de abelhas que ajudam na polinização.

Dali se entra na fábrica propriamente dita e o visitante entende um pouco quais são as etapas da fabricação do chocolate. Há também janelas que permitem a visão do processo a cada etapa.

Como parte da experiência sensorial, na sala seguinte é possível sentir o cheiro de alguns ingredientes que fazem parte do chocolate e entender a química envolvida no prazer que o chocolate proporciona ao nosso paladar, além dos seus benefícios para a saúde.

Outra parte interessante da visita conta sobre a história da Nugali e seu modo de trabalhar, sempre pensando no manejo sustentável da matéria-prima e no compromisso com o meio ambiente – coisas raras de se ver, especialmente nos grandes fabricantes de chocolate. Vale ressaltar que a Nugali exporta grande parte dos chocolates que fabrica, e já venceu diversos prêmios mundiais de qualidade.

E para completar a tal experiência multissensorial (e usar a colherinha!), chega-se ao melhor ponto da visita: 3 torneirinhas de chocolate líquido, que o visitante pode experimentar quantas vezes quiser 😋 Basta aproximar a colherinha e se deliciar com as opções de chocolate meio amargo, chocolate ao leite e chocolate branco… todos bons demais! Um desfecho perfeito para a visita.

A fábrica da Nugali fica na Rota do Enxaimel, a alguns quilômetros do centro de Pomerode, no alto de uma pequena colina. O estacionamento é gratuito e do lado de fora da fábrica há vários cantinhos para fotos.

Recomendamos muito esse passeio para quem estiver visitando a linda cidade de Pomerode, e garantimos que agrada crianças e adultos.

Informações completas sobre horários, preços e mais sobre a marca e a fábrica podem ser encontradas no site Nugali Chocolates.

Confira também nossos outros posts de Santa Catarina para complementar seu roteiro!

↪ Beto Carrero com 2 malinhas e Beto Carrero com chuva

↪ Onde fazer compras em Blumenau e Pomerode

↪ O que fazer em Urubici, na serra catarinense

↪ 2 dias em Balneário Camboriú

👉 Comer também pode ser uma viagem, não é mesmo? Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema Comida-Culinária-Comida típica – vale conferir as dicas de todos os blogs participantes! 

📌 Comidas pelo Mundo | Comidas Típica da Espanha, melhores pratos e curiosidades

📌 Mulher Casada Viaja | Comida no Egito: dicas para viagem

📌 Uma Viagem Diferente | Restaurantes Temáticos em Gramado

📌 Vamos viajar pra onde agora | 10 lugares para comer no RJ

📌 Viajando com Moisés | Comida Mexicana, melhores pratos e curiosidades

📌 6 Viajantes | 10 Comidas de Halloween para uma lancheira divertida

 

 

 Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-

 

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens (mentais ou reais) desde 2009; e nossos 2 malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 12 e 10 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga. Às vezes somos 5, quando meu enteado, atualmente com 19 anos, nos acompanha – os malinhas amam quando o irmão mais velho está junto!

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Vá de carro

Compre suas passagens

Não viaje sem seguro

Leia com a gente

Posts Recentes

Continue entre Mochilas e Malinhas

7 respostas

  1. Anotando tuas dicas de Pomerode! Esse tour da Nugali é bem legal e logo no começo você já respondeu a um de meus questionamentos: a origem do cacau. Está mais complicado viajar e consumir com preocupações éticas e ecológicas, mas necessárias.

  2. Quando fui pra Pomerode, nem visitei a Nugali rs mas adoro visitas a lugares assim cheios de informações sobre o assunto! Não sabia que a Nugali foi a1a no Brasil a fazer chocolate bean to bar – hoje são os chocolates que mais gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *