Search

O que fazer em Pomerode: melhores passeios com crianças (+ bônus para os adultos!)

Conteúdo atualizado em 14 de fevereiro de 2024

A pequenina Pomerode, no Vale Europeu catarinense, é uma cidade encantadora e perfeita para uma viagem em família. Colonizada por imigrantes alemães da região da Pomerânia (daí o nome da cidade), é visível a influência germânica por todos os lados: as casinhas enxaimel, as cervejarias, o artesanato.

Uma das tradições mais exploradas e que é tema da maior festa da cidade é a confecção de ovos pintados. A Osterfest – festa da Páscoa, que acontece todos os anos entre fevereiro e abril – leva milhares de turistas até Pomerode, e o ovo decorado gigante protagonista da festa já esteve no Guinness por vários anos. Outra atração turística tradicional da cidade é a árvore de ovos (Osterbaum), também recordista do Guinness, com 5 metros de altura e decorada com mais de 100 mil casquinhas de ovos decoradas.

A programação completa de eventos na cidade pode ser encontrada no site Visite Pomerode.

Por ser vizinha a Blumenau, que é uma cidade bem maior, muitos turistas optam por fazer um bate-volta e não pernoitar em Pomerode – afinal, são menos de 30 km de distância entre uma cidade e outra. Mas para quem vai visitar a região com crianças (ou simplesmente quer aproveitar o clima sossegado de Pomerode) nosso conselho é passar pelo menos uma noite na cidade. Dessa forma dá para aproveitar todas as atrações com calma e descansar no final do dia sem ter que pegar estrada.


Se for alugar um carro, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


>>> Também estivemos em Blumenau e contamos tudo aqui: O que fazer em Blumenau além da Oktoberfest <<<

>>> Aproveite e leia também sobre o restante dessa viagem: Roteiro pelo Vale Europeu em família – de bike! <<<

Listamos aqui as atrações mais bacanas em Pomerode para aproveitar em família. Estivemos lá em julho de 2022 e nossos malinhas amaram a cidade!

PASSEIOS EM POMERODE: PARQUE VILA ENCANTADA

Vila Encantada

Um parque de diversões bem diferente do convencional: sem brinquedos eletrônicos, o Vila Encantada faz a criançada se mexer de verdade. Adoramos a proposta e os malinhas se divertiram muito! Todas as atrações envolvem movimento: escalar, pular obstáculos, subir, descer, escorregar… o parque é aberto mas cercado de árvores, perfeito para aproveitar dias bonitos de sol.

Além dos brinquedos, a temática de dinossauros também agrada em cheio as crianças. Há réplicas de dinos espalhadas pelo parque todo e também intervenções guiadas de tempos em tempos. Dá para brincar de paleontólogo, fazer carinho num dino bebê, tirar foto com o Darwin (mascote do parque) – a programação varia de tempos em tempos, mas sempre com o intuito de despertar a curiosidade e aproveitar o tema de dinossauros.

Gostamos tanto do parque que mereceu um post só pra ele, confira todos os detalhes aqui: Parque Vila Encantada em Pomerode. A dica é: vá sem hora para ir embora! Nós ficamos uma tarde toda e foi perfeito. A ideia é deixar as crianças brincarem à vontade – como o parque não é muito grande, se as crianças forem maiorzinhas como as nossas dá pra deixá-los bem soltos e ficar observando de longe. Há uma cantina e vários bancos para sentar e relaxar enquanto elas brincam.

E para informações sobre horários, preços e programação especial, acesse o site oficial: Vila Encantada

PASSEIOS EM POMERODE: ZOOLÓGICO DE POMERODE

Zoológico de Pomerode

Localizado exatamente ao lado do Vila Encantada, o Zoológico de Pomerode complementa bem um passeio de um dia. Assim como vários outros zoos do Brasil, em Pomerode o zoológico se tornou também bioparque, deixando de ser só uma atração para atuar na conservação de espécies e reabilitação de animais que não podem mais ser reintegrados à natureza. Aliás, a grande maioria dos animais ali são oriundos de resgates e chegaram de apreensões do IBAMA, vítimas de acidentes, tráfico ou maus tratos, e não teriam como viver sozinhos na natureza.

Há vários animais que sempre são sucesso, como leões, girafas e macacos, mas foi a história das elefantas que nos tocou mais: resgatadas de maus tratos de um circo, hoje vivem em paz e muito bem cuidadas lá no zoo. Há também uma boa variedade de serpentes e pássaros, além de jacarés, tartarugas e um recinto de pinguins.

E vamos combinar que zoológico é sempre atração bacana para as crianças, não é mesmo? Nossos malinhas amam animais e sempre gostaram de passeios onde podem vê-los e aprender um pouco mais sobre eles. E o zoo de Pomerode não é muito grande, o que torna o passeio gostoso sem ser cansativo.

Mais informações sobre a história do zoo, horários e preços no site oficial: Zoo Pomerode

PASSEIOS EM POMERODE: MUSEU DO BRINQUEDO

Museu do Brinquedo de Pomerode

Localizado também pertinho do Zoo e do Vila Encantada, o Museu do Brinquedo de Pomerode é uma atração que agrada as crianças mas é uma viagem no tempo para os adultos. Com um acervo de mais de 3 mil peças, da década de 20 até atuais, não há como não se sentir nostálgico passeando pelo museu.

Há antiguidades mas também muitos brinquedos que marcaram época, como o Falcon, a Susi, Playmobil, Aquaplay, Ferrorama, Barbies, a boneca Mãezinha e vários outros que nós, pais, nos lembramos com saudades. E é muito bacana poder compartilhar essas lembranças queridas com nossos filhos.

Nos fundos, fica uma réplica da famosa árvore de ovos da cidade, a Osterbaum, cercada por brinquedos. Há também um Hulk gigante e outras réplicas de super-heróis, além de alguns brinquedos pagos à parte, como uma corrida de carrinhos.

Mais informações sobre o acervo, horário de funcionamento e preços aqui: Museu do Brinquedo de Pomerode

PASSEIOS EM POMERODE: MUSEU DO AUTOMÓVEL

Museu do Automóvel de Pomerode

Compartilhando o mesmo prédio do Museu do Brinquedo fica o Museu do Automóvel de Pomerode. Com um acervo de 30 carros antigos, originário de uma coleção particular, esse pequenino museu agrada crianças e adultos pela ostentação dos carros.

Afinal, esses clássicos das décadas de 40, 50 e 60 chamam a atenção de qualquer um, tamanho o luxo dos detalhes. O bacana desse museu é que há guias que atendem os turistas, contando as histórias pitorescas de alguns modelos – como o que foi feito especialmente para a atriz Marilyn Monroe.

Na bilheteria é possível comprar o ingresso casado para os dois museus, o dos Brinquedos e o do Automóvel, com desconto. Mais detalhes e informações no site Museu do Automóvel.

PASSEIOS EM POMERODE: VISITA À NUGALI CHOCOLATES

Nugali Chocolates

Passeio imperdível para os amantes de chocolate, sejam eles adultos ou crianças, é fazer visita guiada por fábricas de chocolate – afinal, sempre tem uma degustação envolvida, não é mesmo? E a visita à fábrica de chocolates Nugali, em Pomerode, não é exceção: além do passeio ser muito bacana, rola uma degustação no meio da visita!

Localizada na Rota do Enxaimel, uma rua onde as casinhas de arquitetura típica alemã são uma atração, a Nugali oferece visitas guiadas às suas dependências todos os dias da semana. Fundada em 2004, foi pioneira no Brasil no conceito “bean-to-bar”, ou seja, a empresa é responsável por todas as etapas da fabricação do chocolate – da compra da matéria-prima diretamente dos produtores até a embalagem e comercialização dos produtos finais. Isso é uma raridade, mesmo em fabricantes de chocolates artesanais.

O tour abrange desde a plantação do cacau, passando pelas etapas de de fabricação, a história do chocolate e a história da própria Nugali, que tem uma preocupação grande com sustentabilidade e hoje produz chocolates premiados mundialmente. Foi um passeio tão gostoso que mereceu um post próprio: Como é a visita à Nugali Chocolates em Pomerode

Todos as informações sobre a história da empresa, horários de funcionamento e preços podem ser consultadas diretamente no site: Nugali Chocolates

PASSEIOS EM POMERODE: CENTRO DA CIDADE

Centro de Pomerode

Por ser uma cidade bem pequenininha, a maioria das atrações se concentra no centro de Pomerode. Vale passar pelo Passeio Pomerano, um espaço onde há vários restaurantes e lojinhas de todo tipo. Do outro lado da rua fica o Museu Pomerano, que conta um pouco da colonização da cidade pelos imigrantes alemães.

Um pouco adiante dica o Centro Cultural de Pomerode, um espaço onde ficam o ovo decorado gigante e a árvore de ovos – no caminho até a árvore, uma parede decorada com as casinhas típicas rende fotos lindas. Aliás, é nesse espaço que acontecem as principais festividades da Osterfest.

Pouco adiante, o Teatro Municipal de Pomerode, em meio a uma praça enfeitada com pequenos coretos com brinquedos de madeira gigantes, e do outro lado da rua, a Praça Torgelow, com esculturas representando os primeiros habitantes da cidade, que vieram da cidade de mesmo nome lá na região da Pomerânia.

Ah, e não se enganem pelas fotos com ruas e lojas vazias! Nossas fotos foram tiradas numa segunda-feira de manhã, por isso a maioria dos lugares estava fechada. Aos finais de semana as ruas e restaurantes lotam durante o dia. E aqui fica uma dica: mesmo nos meses de alta temporada (nós estivemos lá em julho), à noite muitos lugares fecham e pode ser difícil encontrar um restaurante aberto. Talvez por muitos turistas optarem pelo bate-volta, muitos restaurantes e bares fecham à noite.

BÔNUS: COMPRAS E CERVEJARIAS

Nem só de programas infantis vive a cidade de Pomerode! Para os adultos da família vamos deixar duas dicas bacanas.

A primeira envolve compras – entre Pomerode e Blumenau ficam muitas lojas de fábrica de marcas conhecidas. Vale dizer que em termos de preços nem sempre compensam, mas em variedade normalmente essas lojas ganham de longe se comparadas a lojas normais em outros estados.

Em Pomerode vale dar uma passada na Kyly (fabricante de roupas infantis), na Fakini (confecção de roupas adulto e infantil), e nas lojas da Schmidt e da Oxford (porcelanas). Confira o post completo com todas as dicas aqui: Onde fazer compras em Blumenau e Pomerode

A outra dica são as cervejarias – afinal, numa região colonizada por alemães, cerveja é o que não falta! Uma cervejaria que produz ótimas cervejas e fica bem no centro de Pomerode é a Schornstein. Localizada na entrada do Passeio Pomerano, ali é possível comprar os vários tipos de cerveja produzidos pela marca e também fazer a visitação guiada (detalhes aqui: Visitação Schornstein). Para quem for esticar o passeio até Blumenau, vale conferir as cervejarias que citamos no post O que fazer em Blumenau além da Oktoberfest


Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema O QUE FAZER EM. Vale conferir os demais posts com ótimas dicas de roteiros em diferentes lugares!


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

15 respostas

  1. Pomerode é um verdadeiro encanto. Quero muito voltar na Osterfest. Muito boa a lista de passeios, e uma excelente cidade para levar crianças.

  2. Acredita que eu estava planejando essa viagem para outubro desse ano e sem dúvida vou aproveitar cada uma das suas dicas. Mas, como você comentou da árvore de ovos Osterbaum e do ovo chocolate gigante me levou a pensar que vale a pena planejar para próxima páscoa. Essa é uma tradição que eu vi muito no leste Europeu (Croácia, República Tcheca), mas confesso que nunca tinha imaginado ela por aqui no Brasil. Adorei.

  3. Que legal curtir o que que fazer em Pomerode. As atrações com crianças também são boas para os adultos, embora eu tenha curtido muito a parte cervejeira do bônus rsrs

  4. Que delícia ler seu post, já estive na cidade por 2x e não me canso de me encantar com ela. Estive na páscoa e no natal, épocas que a cidade fica ainda mais linda. Amei rever tantas coisas de lá. Parabéns!

  5. Uau, que sítio bom de visitar nesta época do ano e com crianças. Fiquei super interessada e curiosa com o ovo gigante e a arvore de ovos.

  6. Nunca estive em Pomerode, mas achei muito legal as suas dicas, mesmo para quem não viaja com crianças. Eu por exemplo, amaria o museu do brinquedo Mega abraço e ótimo blog, muito bem escrito

  7. Pomerode e uma cidade que nem parece que está no Brasil não é verdade? Ainda não conheço, mas sempre que vejo fotos e leio textos com o que fazer por lá, não imagino que seja aqui. Destino que vale a pena demais conhecer numa viagem com ou sem filhos.

  8. Puxa, tem um pouco para todos os gostos em Pomerode, e este parque com atividades físicas é ótimo para as crianças, como você pontuou. Gostei da sugestão de pernoitar em Pomerode. Nós ficamos no famoso Mundo Antigo, foi uma delícia!

  9. As crianças devem ter amado Pomerode! Dá para ver a felicidade estampada no rostinho deles! Não sabia que essa vila tinha tanta coisa para crianças. Excelente post! Parabéns!

  10. Achei legal que Pomerode tem realmente muitas opções para quem viaja com criança, mas também não deixa de ser um ótimo destino para os adultos. Obrigada pelas dicas, vão me ajudar muito na minha viagem.

  11. Pomerode é uma cidade tão linda! Já estive algumas vezes e não sabia que tinha tanta programação para crianças também…muito legal seu post! Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *