O interior de São Paulo é cheio de surpresas! Nós já viajamos bastante pelo estado e descobrimos cidades e lugares super interessantes, especialmente para ir com as crianças nas férias.
Neste post vamos falar de algumas cidades perfeitas para viajar em família e aproveitar as férias escolares conhecendo muitos lugares bacanas dentro estado de São Paulo.
Se for alugar um carro para passear pelo interior de SP, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!
1- Olímpia
O paraíso dos parques aquáticos é sempre uma ótima pedida para as férias! Além dos dois parques que atraem multidões – o Thermas dos Laranjais e o Hot Beach – a cidade também tem outras atrações que vão agradar as crianças, como o Vale dos Dinossauros e o Museu de Cera.
Olímpia fica a quase 500 km da capital, por isso a dica é: reserve ao menos um dia para cada parque e mais um dia para aproveitar o restante das atrações. Ah, e se possível evite fins de semana e feriados, dê preferência a ir em dias de semana para não pegar os parques lotados 😉
Veja aqui nossos posts sobre Olímpia:

Onde se hospedar em Olímpia? Quem quiser conforto total pode se hospedar em algum dos hoteis colados aos parques, como o Olímpia Park Resort e o Hot Beach Resort. Mas há outras opções com bom custo-benefício, como a Pousada das Bandeiras (onde ficamos). Veja aqui outras opções de hospedagem em Olímpia.
2- Itu (+Salto e Indaiatuba)
Esse trio de cidades fica a cerca de 100 km de São Paulo e todas são bem pertinho umas das outras. Essa proximidade permite fazer um passeio casado e conhecer o melhor delas em uma única viagem.
Itu é a que possui mais atrações: um centro histórico super preservado e interessante, onde se inclui a Praça dos Exageros; um parque geológico único na América do Sul (o Parque do Varvito); e o complexo cultural Fábrica São Pedro, que reúne museus e tem uma agenda bem variada de exposições e eventos. Leia mais aqui: Roteiro de 1 dia em Itu.

Em Salto, vale destacar o Parque Rocha Moutonnée e seus dinossauros animatrônicos que fazem a alegria das crianças, e o Complexo da Cachoeira, um espaço cheio de natureza e história local às margens do rio Tietê. Detalhe: são todos passeios gratuitos! Leia aqui os detalhes: Parque Rocha Moutonnée e outros passeios em Salto.

E a terceira cidade desse trio, e também a maior delas, é Indaiatuba. Por lá é possível fazer um passeio muito gostoso que combina natureza, tecnologia e história: o Museu da Água, cuja proposta principal é a educação ambiental. O museu fica às margens da represa do Cupini, um ponto de captação de água para a cidade desde a década de 30, que é um cenário perfeito para fotos lindas. Veja detalhes aqui: Museu da Água em Indaiatuba.

Onde é melhor se hospedar? Das três cidades, Indaiatuba e Itu são as que possuem mais opções de hospedagem. Para famílias com crianças, vale destacar o Novotel Itu Terras de São José Golf & Resort e o Gandini Hotel, ambos em Itu. Em Indaiatuba, destacamos o Transamerica Wise Indaiatuba, que oferece até aluguel gratuito de bicicletas aos hóspedes. Veja aqui outras opções de hospedagem na região.
3- Atibaia (+Itatiba)
A cerca de 70 km da capital paulista, Atibaia reúne todos os requisitos de cidade fofa do interior: parques com patinhos e pedalinhos, teleférico, um centro charmoso e até um mirante onde se chega de carro, a Pedra Grande.

Isso sem falar que a cidade é a maior produtora de morangos do estado, e muitas fazendas abrem suas portas para visitação e colheita em determinas épocas do ano. Confira aqui todos os detalhes: O que fazer em Atibaia.
A menos de 40 km de Atibaia fica Itatiba. Vale a pena esticar a viagem e conhecer o Zooparque de Itatiba que, além de zoológico, faz um trabalho lindo de reabilitação de animais e conta com uma programação interativa e bem variada, especialmente nas férias. Veja aqui: Como é o Zooparque Itatiba no interior de SP.

Onde se hospedar em Atibaia? Dois hoteis bem famosos na região e bastante procurados por famílias são o Bourbon Resort Atibaia e o Tauá Hotel & Convention Atibaia (este último com muitas atrações infantis, vale enfatizar). Mas há outras opções mais econômicas: veja aqui outras opções de hospedagem em Atibaia.
4- Barra Bonita
Conhecida como “cidade simpatia”, a pequena Barra Bonita fica a 300 km de São Paulo. Além de ter aquela vibe típica de cidade de interior, a grande atração da cidade é o rio Tietê: cheio de vida, largo, limpo e repleto de peixes e pássaros, e local de um dos passeios mais legais do estado, o passeio de barco com eclusagem.
Confira aqui todos os detalhes: Passeio de Barco com Eclusagem em Barra Bonita.

Onde se hospedar em Barra Bonita? Isso pode ser um sério problema pois a cidade não tem muitas opções. As mais adequadas para famílias seriam o Hotel Estância Barra Bonita e o Tapri – Hotel Flutuante, uma opção de se hospedar num barco. Quem quiser mais opções de hospedagem ou for esticar a viagem pelas cidades próximas, Jaú pode ser uma boa alternativa. É uma cidade um pouco maior, conhecida pela produção de calçados.
5- Guararema
Cidade encantadora pertinho da capital, Guararema tem muitas atrações para aproveitar com as crianças, além de bons restaurantes e do famoso Trem de Guararema, que vai até o distrito de Luís Carlos.

Passear pelo Recanto do Américo e seguir até a Praça da Matriz é obrigatório. E além do centro da cidade, vale conhecer o Parque da Pedra Montada – as crianças vão amar!
Leia aqui sobre todas as atrações da cidade: O que fazer em Guararema com crianças.
Onde se hospedar em Guararema? Por ser bem pequenininha e estar rodeada por cidades maiores (como Jacareí e Mogi das Cruzes), Guararema oferece poucas opções de hospedagem, a maioria delas localizada fora da cidade e voltada para o turismo rural. A grande exceção é o Guararema Parque Hotel, um resort famoso na região, com uma área de lazer bem grande e uma boa estrutura para famílias.
6- Aparecida
Se engana quem pensa que Aparecida é só destino de peregrinação – apesar da grande atração que é o Santuário Nacional, há vários outros passeios que as crianças vão gostar. O Parque Três Pescadores, o passeio de trem e de bondinho e o aquário são algumas atrações não diretamente ligadas ao turismo religioso e que vão agradar todos os tipos de turista.
Nós estivemos lá em 2025 e contamos como foi neste post: Santuário, Bondinho e Porto: um guia completo do que fazer em Aparecida.

Onde se hospedar em Aparecida? A cidade oferece alguns hoteis maiores e bem tradicionais, bons para se hospedar em família, como o Hotel Rainha do Brasil e o Hotel Rainha dos Apóstolos.
Veja aqui outras opções de hospedagem em Aparecida.
7- Bananal
Bananal é uma cidadezinha fofa em meio à Serra da Bocaina, a maior da região conhecida como Vale Histórico. E seu grande diferencial são as opções de hospedagem em fazendas antigas de café, uma experiência e tanto para quem quer se desconectar da vida urbana.
A Fazenda Boa Vista é a maior e mais conhecida da região – toda a fazenda foi reestruturada para se tornar um hotel-fazenda daqueles bem completos, com lazer e pensão completa. Veja detalhes no site: Hotel Fazenda Boa Vista.
Outra opção bacana e mais autêntica é a Fazenda dos Coqueiros, também uma fazenda antiga adaptada para hospedagem. A diferença é que não se trata de um hotel-fazenda, e sim uma imersão no dia-a-dia de uma fazenda de verdade: ver as plantações, participar da ordenha das vacas, andar a cavalo, pescar no lago… tudo bem tranquilo. As acomodações são confortáveis, o café da manhã é delicioso e as crianças (especialmente as urbanas como as nossas) vão amar poder explorar esse ambiente.

Nós nos hospedamos lá por dois dias e contamos aqui como foi: Fazenda dos Coqueiros: como é se hospedar em uma antiga fazenda de café.
Quer mais opções de passeios no interior de São Paulo? Leia também:
- O que fazer em São José dos Campos com crianças
- Museus de paleontologia para conhecer no interior de SP
- Roteiro de um dia em São Luiz do Paraitinga
- Como é o Projeto Selva Viva em Taubaté
Confira também outros passeios pelo estado de São Paulo oferecidos pela Civitatis:
Salve essa imagem no seu Pinterest



























