Search

Viaje pela História do Rock: as melhores biografias de rock stars

Conteúdo atualizado em 20 de março de 2024

Quem gosta de rock normalmente gosta também de saber sobre a história dos seus ídolos favoritos – não raro os fatos da vida se entrelaçam com as suas músicas preferidas. Além disso, as biografias dos rock stars oferecem uma chance para nós, fãs, darmos uma espiadinha nos bastidores desse mundo cheio de histórias. Desde as origens (muitas vezes humildes) até as excentricidades, desafios, fracassos e sucessos.

Aqui em casa somos todos fãs de rock e também adoramos uma boa história – e as biografias abaixo são uma ótima combinação dos dois!

Surrender: 40 músicas, uma história

Começo essa lista com a biografia de um dos meus rock stars favoritos, da minha banda favorita desde a adolescência: Bono, do U2. Em sua autobiografia Surrender, ele conta, em primeira pessoa, toda a sua trajetória desde a adolescência até os dias atuais, entremeando fatos pessoais com episódios da banda.

Dividido em 40 capítulos, cada um leva o nome de uma música do U2, só não espere uma narrativa muito linear. Ele segue mais ou menos uma ordem cronológica mas às vezes vai e volta no tempo para explicar determinados acontecimentos. O que chama a atenção é a discrição em relação aos outros membros da banda: embora cite um ou outro fato pessoal, o foco é nele mesmo, inclusive nos seus erros e faltas.

Um prato cheio para os fãs (como eu), que vão amar entender um pouco mais desse ícone e da banda que já completou 40 anos de existência.

This is a call: A vida e a música de Dave Grohl

Conhecido como o “cara mais legal do mundo do rock”, o líder do Foo Fighters Dave Grohl construiu uma carreira muito peculiar – e é exatamente o que esse livro de mais de 500 páginas conta. This is a Call é uma biografia focada na trajetória musical de Dave Grohl, da adolescência até meados de 2012.

O livro é tão extenso porque o autor é um jornalista especializado em rock e detalha muito do contexto e das influências de Dave ao longo da vida. Há todo um espaço destinado ao Nirvana, sua relação com Kurt Cobain e com o sucesso inesperado, assim como detalhes da origem do Foo Fighters e de sua participação em outros projetos, como o Queens of the Stone Age.

Mas não espere detalhes pessoais picantes ou histórias de sexo e drogas – há uma pincelada aqui e ali, mas nada chocante, e o retrato que aparece de Dave Grohl é que na verdade ele é um cara bem careta e família, comparado aos outros.

Outros livros que podem interessar aos fãs do Foo Fighters:

Heavier than heaven – Mais pesado que o céu: Uma biografia de Kurt Cobain

Falando em Nirvana, Heavier than Heaven – Mais Pesado que o Céu é a biografia do talentoso e controverso vocal e líder da banda, Kurt Cobain. O autor se baseia em entrevistas, cartas e relatórios médicos e policiais para traçar toda a vida do cantor e compositor desde sua infância até sua morte aos 27 anos.

Não é raro que artistas geniais sejam almas atormentadas, e esse parece ter sido o caso de Kurt Cobain. Mesmo atingindo o sucesso que ele tanto quis, a depressão e o vício em drogas acabaram vencendo: no auge da fama, já tendo atentado contra sua vida algumas vezes, acabou se suicidando em 1994. Uma perda inestimável para o rock.

Kiss – Por trás da máscara: A biografia oficial

Considerada uma das bandas mais bem-sucedidas e longevas do showbiz, o Kiss completou 50 anos de carreira em 2024 com um show de despedida memorável em Nova York. Mas qual o segredo do sucesso dessa banda tão peculiar? Seus figurinos de couro, as maquiagens que se tornaram marca registrada, os shows bombásticos e a atitude super rock and roll na verdade escondem um máquina comercial bem ajustada e um bom relacionamento entre os membros da banda.

Nessa biografia oficial Kiss – Por trás da máscara, os fãs podem acompanhar toda a trajetória da banda, a história das músicas mais famosas, as trocas de membros ao longo dos anos, tudo isso acompanhado de fotos. Com certeza os fãs mais fiéis vão amar!

Alguns membros atuais do Kiss (e alguns ex-membros) também possuem suas próprias biografias, segue a lista:

Janis Joplin – Sua Vida, sua Música: a Biografia Definitiva da Mulher Mais Influente da História do Rock

Pioneira num meio majoritariamente masculino, dona de uma voz rouca inconfundível e influência para muitos dos rock stars que vieram depois dela, Janis Joplin teve uma carreira curta mas extremamente marcante. A biografia Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música é baseada em entrevistas, cartas, diários e arquivos que mostram uma mulher cheia de personalidade e disposta a quebrar todas as convenções. E infelizmente, assim como Kurt Cobain três décadas mais tarde, acabou sucumbindo ao vício em heroína, morrendo também aos 27 anos.

Outra biografia incrível de Janis Joplin foi escrita por sua irmã Laura: Com amor, Janis conta com um tom muito mais pessoal e fotos inéditas, além de ter inspirado o documentário Janis: Little Girl Blue.

Freddie Mercury: A biografia definitiva

Escrita por uma jornalista que foi amiga íntima do líder e vocalista do Queen, a Biografia Definitiva de Freddy Mercury explora todas as nuances da personalidade dessa figura tão icônica do rock. O homem por trás do mito, com suas inseguranças e carências, mas também todas as histórias do cantor cheio de carisma, capaz de performances grandiosas.

O livro acompanha um encarte com fotos, muitas delas inéditas. E quem quiser ler mais sobre a banda, a recomendação é essa: A Verdadeira História do Queen: os Bastidores e os Segredos de uma das Maiores Bandas de Todos os Tempos.

Eric Clapton – A autobiografia

Considerado como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, quase uma lenda viva, o britânico Eric Clapton há muito deixou de ser apenas um rock star e passou a ser referência para várias gerações de músicos – há até quem o chame de “deus”.

Escrito em primeira pessoa, de maneira muito pessoal e íntima, em Eric Clapton – A Autobiografia ele compartilha detalhes de sua infância e adolescência, seus primeiros passos na música, os diversos problemas com álcool e drogas, as histórias por trás de suas músicas mais famosas, além de falar sobre seus relacionamentos dentro e fora do mundo da música e da perda trágica de seu filho de 4 anos.

Bruce Dickinson – Uma Autobiografia

Vocalista e líder do Iron Maiden há mais de 30 anos, Bruce Dickinson é um homem de múltiplos talentos – além de fazer parte da banda, é piloto e proprietário de uma empresa de aviação, mestre cervejeiro, palestrante, roteirista, escritor, ator e esgrimista (!). E também é conhecido por não gostar de expor sua vida pessoal, o que gera ainda mais curiosidade em seus fãs.

De autoria do próprio Bruce, Uma Autobiografia foi escrita à mão, em sete cadernos, ao longo de dois anos. Pela primeira vez ele conta sobre sua infância, detalhes dos bastidores das turnês do Iron, e o livro ainda conta com um encarte de fotos: um prato cheio para os fãs e amantes de rock.

O Iron Maiden é uma banda conhecida por ter uma legião de fãs muito fiéis – para esses, recomendamos o livro 2 Minutes to Midnight: Atlas ilustrado do Iron Maiden. Essa biografia é considerada a mais completa da banda, editada em capa dura e repleta de fotos e detalhes da carreira de mais de 40 anos.

Outros livros para viajar por aí sem sair de casa


>>>> Todos os títulos e imagens dos livros citados neste post são clicáveis e levam ao site da Amazon, nosso parceiro. Comprando por um desses links, você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo atualizado e de qualidade! <<<<



Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

6 respostas

  1. Adorei sua lista de biografias de rock stars! Eu gosto muito de vários deles, com destaque para o Kurt Cobain. Ótimo post!

  2. Amei a lista de livros de biografias de rockstars. Como você sou fã do U2 e não conhecia essa bio do Bono. Já vou procurar para comprar!

  3. Que seleção maravilhosa de biografias de rockstar. Um gênero literário que eu curto bastante.
    Esse do Kurt tá na minha lista e li um outro do Dave Grohl que adorei.
    Fiquei interessada em ler esse do Bono que você sugeriu. Vou anotar.
    🙂

  4. Que viagem incrível pela história do rock! Suas recomendações de biografias de rock stars são fascinantes e prometem uma leitura envolvente. Mal posso esperar para mergulhar nas vidas desses ícones musicais. Obrigada por compartilhar essas preciosidades!

  5. Não curto ler Biografias, gosto mais de ver documentários rs.. mas pela sua lista de biografias de rock stars, pareceu-me interessante a leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *