O Brasil há anos deixou de ser o país do futebol mas é inegável que o esporte ainda é paixão nacional – vide o destaque que o assunto tem nos noticiários e nas rodas de conversa, não é mesmo? Mas muito além do esporte, há toda uma cultura em torno do futebol e da sua importância ao longo dos anos. E por isso mesmo há vários museus no Brasil dedicados a ele, além dos memoriais de times existentes em alguns estádios.
Neste post vamos falar de três museus de futebol no Brasil imperdíveis para quem é fã do esporte – e até para quem não é, pois é sempre interessante entender como o esporte se entrelaça com momentos históricos e com a cultura brasileira, além de poder conhecer mais os personagens icônicos que fizeram história no futebol e no país. E no final do post, listamos alguns estádios que promovem visitas guiadas e possuem memoriais dos times aos quais pertencem, e que farão a alegria dos amantes de futebol.
Se for alugar um carro para conhecer algum dos lugares citados neste post, faça uma cotação com nosso parceiro Rentcars.
1- Museu do Futebol (São Paulo-SP)
Não há como começar essa lista com outro lugar que não o Museu do Futebol, localizado dentro das dependências do estádio do Pacaembu, na capital paulista. Até seu endereço é uma referência: Praça Charles Miller, nomeada assim em homenagem ao inglês que (reza a lenda) trouxe o futebol para o Brasil.
Com um acervo super eclético – objetos, documentos, áudios, fotografias, livros – o Museu do Futebol pretende contar um pouco sobre a prática, a história e curiosidades do futebol brasileiro e mundial. Na exposição permanente, há muitas atividades interativas, que usam da tecnologia para envolver o visitante. Há também uma grande variedade de exposições temporárias e uma agenda intensa de atividades de lazer, culturais e educativas, tanto dentro do museu quanto na praça em frente ao estádio.
É um ótimo programa para a família toda, especialmente para quem vai levar crianças que curtem futebol. Elas certamente vão adorar as experiências interativas do museu, como essa acima.
Vale conferir todas as informações (como chegar, preço dos ingressos, horário de funcionamento, agenda de eventos) diretamente no site: Museu do Futebol.
2- Museu Brasileiro do Futebol (Belo Horizonte-MG)
Localizado dentro do Mineirão, o Museu Brasileiro do Futebol faz parte do tour pelo icônico estádio de Belo Horizonte. No acervo espalhado pelas 14 salas que compõem o museu há um pouco de tudo: objetos, fotos, documentos e até a impressão das mãos e pés de jogadores famosos que jogaram por lá.
A intenção do MBF é fazer com que o visitante entre no mundo do futebol, contando sobre o esporte e como ele está interligado ao desenvolvimento da cidade e sua importância na cultura brasileira. O museu faz parte da visita guiada ao Mineirão e é a última etapa do tour antes de chegar ao campo. Nós fizemos esse tour em 2021 e contamos todos os detalhes neste post: Como é a visita guiada ao Mineirão.
Para encontrar todas as informações atualizadas e fazer a reserva para o tour, consulte o site Tour Meu Mineirão.
3- Museu Pelé (Santos-SP)
Inaugurado em 2014 e ocupando um casarão no centro histórico de Santos, o Museu Pelé homenageia toda a vida e carreira do maior astro do futebol brasileiro de todos os tempos. O acervo tem como objetivo narrar e guardar a trajetória de sucesso e a memória do “rei do futebol”. No acervo, muitos itens que contam a história pessoal e profissional do ex-jogador: fotografias, documentos, objetos como troféus, taças, uniformes e chuteiras, além de vídeos, áudios e outros recursos tecnológicos que ajudam a compor o cenário das exposições permanente e temporárias.
O museu é gratuito e todas as informações sobre ele podem ser consultadas na página Turismo Santos – Museu Pelé.
>>> Leia também: 14 passeios imperdíveis em Santos
Memoriais e visitas guiadas em estádios pelo Brasil
Memorial das Conquistas do Santos
Localizado dentro do estádio Urbano Caldeira, conhecido como Vila Belmiro, o Memorial das Conquistas do Santos foi inaugurado em 2003 e ocupa uma parte do térreo do estádio. O acervo é bastante eclético: troféus, fotos, camisas, documentos, objetos relacionados a jogos famosos. Não faltam também homenagens aos grandes jogadores que passaram pelo time, sendo o maior deles Pelé.
Além do memorial, que pode ser visitado separadamente, é possível também fazer o tour guiado pelo estádio – todas as informações de preços, horários e agendamentos estão disponíveis no site Memorial das Conquistas.
Memorial do São Paulo
O pai dos malinhas é são-paulino fanático e por isso é lógico que ele já arrastou a família toda para o tour guiado ao Morumbi, o estádio do São Paulo rsrs O Memorial Luiz Cássio dos Santos Werneck faz parte da visita guiada, e lá ficam expostos todos os troféus da história do time, assim como outros elementos históricos: camisas, flâmulas, fotos, etc.
A visita guiada pelo Estádio Cícero Pompeu de Toledo (esse é o nome verdadeiro do Morumbi) acontece todos os dias e os ingressos podem ser comprados online pela página MorumBIS Tour.
Tour pelo Maracanã
Impossível falar de estádios no Brasil sem citar o Maracanã, localizado no Rio de Janeiro, que foi palco de duas finais de Copa do Mundo e de shows memoráveis, e é uma atração muito visitada por turistas de todo o mundo. O Estádio Mário Filho (seu nome verdadeiro) foi totalmente reformado e modernizado para a Copa de 2014, e fazem parte da visita guiada, além dos bastidores, uma área de acervo histórico onde ficam expostos itens relacionados a jogadores que marcaram seus nomes na história do estádio, como Pelé, Garrincha e Zico. Realmente imperdível para quem ama e conhece a história do futebol no Brasil.
Mais detalhes e venda dos ingressos aqui: Tour Maracanã.
Museu Flamengo
Também no Rio, o Museu Flamengo faz parte do complexo do time no bairro da Gávea. Criado para exaltar a história e os feitos do famoso time carioca, o museu dispõe de 14 seções e várias experiências imersivas e interativas. Torcedores do time certamente vão amar conhecer um pouco mais da história e dos personagens! A visita ao museu pode ser ou não acompanhada do tour da Gávea, que é a visita guiada a todo o complexo esportivo. Mais informações em Museu Flamengo e Tour da Gávea.
Allianz Parque Tour
Conhecido também por ser a casa do Palmeiras, o estádio conhecido antigamente como Parque Antárctica hoje é palco de muitos shows importantes na capital paulista, além dos jogos de futebol. O Allianz Parque também oferece uma visita guiada aos bastidores, no modelo de sempre: camarotes, arquibancadas, vestiários, sala de imprensa e campo. Para os fãs e torcedores, há também a Sala de Troféus localizada no térreo do estádio, que foi inaugurada em 2021 com o intuito de reunir e colocar em exposição todos os troféus do Palmeiras.
Mais detalhes na página Allianz Parque Tour.
Dicas extras de um amante do futebol
Ex-goleiro e apaixonado por futebol, o pai dos malinhas ama assistir jogos pessoalmente e não perde a oportunidade de conhecer novos estádios quando viajamos (se for pra assistir jogos normalmente ele vai sozinho, porque eu não compartilho esse gosto nem a paixão passou para os nossos filhos, mas isso é assunto para outra conversa rsrs). E quanto mais “raiz” for o estádio, mais ele gosta! Por isso acho que vale colocar aqui neste post duas indicações dele de estádios muito tradicionais, que ainda têm aquele gostinho de futebol de antigamente, quando a experiência toda de ir assistir um jogo de futebol era muito mais ligada ao bairro e à família que a estádios grandiosos e modernos.
O primeiro fica em São Paulo: o Estádio Conde Rodolfo Crespi, conhecido como Estádio da Rua Javari. Localizado no bairro da Mooca, tradicional reduto italiano na cidade, o estádio é a casa do Juventus e sua história está profundamente entrelaçada à história da comunidade. O clima dos jogos é super familiar, e a tradição de torcer pelo Juventus passa de pai para filho. E para honrar a tradição italiana, o canoli vendido no estádio é famosíssimo!
O segundo “estádio raiz” fica em Curitiba: o Estádio Major Antônio Couto Pereira – ou simplesmente Couto Pereira – fica no tradicional bairro do Alto da Glória e é a casa do Coritiba. Apesar de ser o segundo maior estádio do Paraná, foi construído na década de 30 e nunca foi modernizado, por isso ele ainda tem a cara de estádio de antigamente. O pai dos malinhas teve a oportunidade de ir assistir a um jogo lá na nossa última viagem a Curitiba e adorou.
>>> Leia também: Passeios para todos os gostos em Curitiba
Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema MUSEUS. Mais uma iniciativa do Grupo 8on8, do qual fazemos parte, onde os blogs integrantes desenvolvem um tema comum, ilustrando com apenas 8 fotos e publicando no dia 8 de cada mês. Vale conferir os demais posts!
- Chicas Lokas na Estrada | Museum of Science em Boston
- Destinos Por Onde Andei… | Museu da Memória e dos Direitos Humanos em Santiago, Chile
- Let’s Fly Away | Quais as principais obras do British Museum: o que não deixar de ver
- Mulher Casada Viaja | Museu Norman Rockwell em Stockbridge: passeio pela cultura americana
- O Berço do Mundo | MoMA, o museu de arte moderna de NY
- Travel Tips Brasil | Por Dentro do Museum of Pop Culture em Seattle
- Turistando.in | Conhecendo a Pinacoteca de Brera em Milão
- Viajante Econômica | Museu de Bolzano preserva Ötzi, o homem de gelo
Salve essa imagem no seu Pinterest
Respostas de 16
Adoro estádios de futebol e saber a historia de tudo deve ser mais legal ainda. As grandes finais, vitorias, jogadores e tal, amei o passeio. Já vou colocar na minha lista de museus.
Dos museus de futebol que você citou, só conheço o de Belo Horizonte. Nunca fiz o tour pelo Maracanã… Que vergonha rs! Ótimo post!
Não sabia que tinham tantos Museus de Futebol no Brasil, eu fui só no Rio. O marido que vai gostar de saber rs
Que legal o post, quem gosta de futebol adora visitar estádios. Desses, eu já fui no museu do flamengo na gávea.
Não imaginava que havia tantos museus do futebol no país! Somos o país do futebol mas nunca tinha me ligado nisso rsrs. Um passeio ótimo para fazer com a família toda! Salvei o post 🙂
Que maravilha de post! Eu jà fui (veja, tempo passado -hahaha) fanàtica por futebol e hoje vejo meu pequeno chorar quando time perde (ontem, passou 45 minutos do 2° tempo desesperado com a quase eliminação da Itália – hahahaha). Ele jà foi 2x ao museu do futebol com a escola, mas nunca entrou em um estàdio fora de dias de partida!
Agora: Estàdio na Javari é realmente um clàssico… e nem o famoso canollo você deixou de fora S2.
Eu também não sou apreciadora do desporto rei, mas já visitei alguns museus do futebol, por causa do meu filho, como o do Real Madrid (e assisti a 2 jogos com os rapazes). Claro que as grandes equipas têm mais prémios para mostrar e mais capacidade de montar uma boa exposição. Com a tradição futebolística do Brasil, é razoável contar com bons museus por aí, né? Valeu pelas dicas
Eu amo futebol! Fiquei com pena de não conseguir visitar o Museu do Futebol em SP da ultima vez que fui, pois estava em reforma.
O museu do flamengo é maravilhoso, mas eu sou suspeita para falar né? Meu time de coração.
Sabe que ainda não fiz esse tour no maracanâ? Meu Deus! Tenho que ir!!
Entendo muito o pai dos malinhas por amar tanto futebol, meu filho é uma dessas pessoas que larga tudo para acompanhar uma boa partida ao vivo ou na TV, rsrs.
Suas dicas de Museus de Futebol para conhecer no Brasil com certeza ele vai adorar, obrigada por compartilhar.
Não fazemos esse tipo de turismo, mas é muito comum na Europa ir visitar os museus dos grandes clubes de futebol europeus (como Real de Madrid). O meu marido adora futebol e tem tentado passar essa paixão para a nossa filha. Visitámos na Madeira o museu de Cristiano Ronaldo e acho interessante como um espaço para conhecer uma carreira tão singular. Quando regressar ao Brasil vou estar mais atenta a esses museus.
oi, Cintia. Aqui em casa não somos muito fãs de futebol, mas estes museus e estádios nos remetem a boas lembranças de nossa infância e juventude. Santista de nascimento e de time, mas sem fanatismo, gosto muito do Museu Pelé e do Memorial das Conquistas do Santos FC. Agora com esta lista de museus de futebol pelo Brasil, já fica a dica para conhecer mais alguns. Obrigada pelo post tão completo.
Cintia, que post legal sobre museus do futebol! Nao conhecia esse lado goleiro do seu marido, deve ser emocionante pra ele visitar esses espaços. Eu só conheci o do Pacaembu e claro que como moradora da Mooca já assisti jogo no Juventus e comi canoli! Nem curto futebol, mas adorei a experiência.
De todos conheço apenas o de São Paulo e acho bem legal. Família toda aqui é fã de futebol. Muito legal esses museus.
Eu não sabia que havia tantos Museus de Futebol para se conhecer no Brasil! Fiquei surpresa! A criançada e o maridão devem ter adorado, não é mesmo! Obrigada por compartilhar essas informações tão interessantes!
Muito legal a sua postagem. Eu só sabia da existência de Museu do Futebol em São Paulo. Bom descobrir o de Santos e o de BH.
Só conheço os de São Paulo e do Rio. É um programa que eu gosto de fazer. O de São Paulo, eu fui umas 9 vezes, pra levar a família sempre que alguém ia nos visitar. Acho que é um super programa, todo mundo gosta. Ótimo post.