Mirante da Pedra de São Francisco, na Serra da Mantiqueira

Nem só de Campos do Jordão vive a Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas! Embora seja o destino mais famoso e ponto de partida para um dos picos mais famosos da região – a Pedra do Baú – os amantes de ecoturismo e turismo rural podem contar com muitas outras cidades e atrações por ali.

E como toda região montanhosa, há muitos mirantes com vistas incríveis e que permitem apreciar a beleza do relevo da Serra da Mantiqueira – um deles é o Mirante da Pedra de São Francisco, do qual vamos falar aqui.

Localizada entre o município de Monteiro Lobato e o pequenino distrito de São Francisco Xavier, a Pedra de São Francisco é também conhecida na região como “Pedra do Porquinho”. Em 2003 foi rebatizada com o nome do famoso santo após a propriedade onde fica a pedra trocar de mãos e ser aberta ao público. A imensa rocha redonda ganhou então uma imagem de São Francisco de Assis na sua parte de baixo, uma nova escada de acesso ao topo e toda a área passou a ser conhecida como Mirante da Pedra de São Francisco.

↪ Confira também nosso post completo sobre São Francisco Xavier – Dicas de pousada, trilhas e restaurantes

imagem de São Francisco sob a pedra
placas ilustradas com passagens do calvário

O que é hoje conhecido como Mirante da Pedra de São Francisco é um complexo formado por um restaurante, um café, uma lojinha, trilhas e cachoeiras, passeios a cavalo e, claro, a imensa rocha redonda.

O acesso à Pedra de São Francisco é gratuito, assim como o estacionamento e todo o entorno. Há muitas pedras semelhantes a ela e que rendem fotos lindas – e diversão garantida para as crianças!

o acesso à pedra é feito por uma trilha curtinha
todos os ângulos da serra são lindos
diversão em cima das pedras

Por conta da pandemia (e acredito também que por questão de segurança) o acesso ao topo da pedra de São Francisco é de uma família por vez, que pode ficar lá por alguns minutos para apreciar a vista e tirar muitas fotos. Como o topo é redondo e a pedra é bem alta, é preciso tomar muito cuidado com as crianças. Mas as fotos lá de cima ficam maravilhosas!! Pra nossa sorte, no dia em que estivemos lá o céu estava perfeitamente azul, sem nuvens, permitindo um visual sensacional a 360o.

sensação de estar no topo do mundo
vista da trilha de acesso

O restaurante do mirante se chama Polenta na Pedra e está atendendo com restrições como os demais estabelecimentos comerciais do país: limitação do número de clientes, distanciamento das mesas e atendimento somente com reservas. Sua especialidade é a polenta de milho cozida no fogão à lenha com carne cozida, mas há outras opções no cardápio. O restaurante abre para o café da manhã e almoço – todos os detalhes podem ser conferidos diretamente no site.

restaurante Polenta na Pedra

Nós infelizmente não conseguimos almoçar no restaurante pois não sabíamos que era necessário reserva, então nos contentamos com salgadinhos, picolés e uma cerveja artesanal da região, comprados no café e mercadinho.

Ipa com cambuci

Todos os demais passeios –  cachoeira, trilha e passeios a cavalo – são pagos à parte e podem ser comprados na hora. Os preços e tipos de passeios estão no site.

início do passeio a cavalo

👉 Como chegar no Mirante da Pedra de São Francisco?

O endereço é Estrada do Rio Manso, 1559, Travessa 16 – Monteiro Lobato-SP. Basta colocar no Google Maps e ele indica a rota direitinho.

Para quem já é conhecedor da região, saindo de São José dos Campos basta seguir pela SP-050 sentido Monteiro Lobato. Passando por Monteiro Lobato, seguir sentido São Francisco Xavier e ficar atento às placas Rio Manso/Mirante – a entrada é à esquerda, na rua Emília. Depois disso são cerca de 14 km de estrada de terra em boas condições até o mirante.

trecho da estrada de terra que leva ao mirante

👉 Quer conhecer outros mirantes no Brasil e no mundo? Este post é parte de uma blogagem coletiva com o tema Mirantes. Vale conferir os posts dos outros blogs participantes: 

📌 De Lugar Nenhum | Castelo Montjuic em Barcelona- Mirantes

📌 Destinos Por Onde Andei… | O lindo Miradouro de Santa Luzia em Lisboa

📌 Mulher Casada Viaja | Gornergrat, passeio imperdível em Zermatt, Suíça

📌 Oncotô Travel | Teufelsberg: um Mirante diferente e histórico em Berlim

📌 T+M  | Mirante da Janela Chapada dos Veadeiros: a vista mais incrível da Chapada

📌 Uma Senhora Viagem | Mirantes Incríveis do Rio de Janeiro

📌 Uma Viagem Diferente | Sampa Sky: o mais novo Mirante de São Paulo

📌 Vamos viajar pra onde agora | Mirante do Farol do Cabo Branco

📌 6 Viajantes | Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte

 

– Salve essa imagem no seu Pinterest 👇-

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens (mentais ou reais) desde 2009; e nossos 2 malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 12 e 10 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga. Às vezes somos 5, quando meu enteado, atualmente com 19 anos, nos acompanha – os malinhas amam quando o irmão mais velho está junto!

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Vá de carro

Compre suas passagens

Não viaje sem seguro

Leia com a gente

Posts Recentes

Continue entre Mochilas e Malinhas

29 respostas

  1. Que legal esse lugar. Já tinha visto fotos dessa pedra com a escadinha e não sabia que era a Pedra São Francisco na Serra da mantiqueira. Agora que descobri já quero conhecer! 😀

  2. UAUUUU! O lugar é lindo e absurdamente mais vazio do que a Pedra da Baú. Lembro que uma vez fui nela e tinha fila pra subir. Ameiii essa dica! 🙂

  3. Que incrível esse Mirante da Pedra São Francisco. Diversão garantida com os pequenos. Além disso, um visual incrível da Serra da Mantiqueira. Adorei a dica.

  4. Nunca tinha ouvido falar do Mirante da Pedra de São Francisco, mas fiquei encantada. A vista que se tem da natureza é simplesmente deslumbrante.

  5. Ainda não visitei essa região mas só ouço elogios. Maravilhosa a vista do Mirante Pedra de São Francisco na serra da Mantiqueira. Adoro esse tipo de passeio e legal ter um restaurante no local. Almoçar com esse visual é muito bom.Ótima dica

  6. Amei conhecer o Mirante da Pedra de São Francisco através do seu post! Ainda não tinha ouvido falar, mas espero conhecer um dia

  7. Que incrível a Pedra de São Francisco, formato totalmente diferente. Já passei próximo à região diversas vezes, mas nunca tinha ouvido falar desse mirante. Com certeza, vou dar uma passadinha lá na próxima oportunidade!

  8. Que maravilhosa a vista do Mirante da Pedra de São Francisco, na Serra da Mantiqueira, Cíntia, acredita que nunca tinha ouvido falar?
    Por isto que adoro ler blogs de viagens, eles nos transportam para lugares que nem sabíamos que existiam, além de ser uma viagem virtual deliciosa. Amei o passeio!

    1. Esse lugar não é mesmo muito conhecido fora da região aqui, Gisele… mas agora que já sabe que existe, pode incluir num roteiro pela serra!

  9. Como é linda a Serra da Mantiqueira! Não conhecia ete mirante da Pedra São Francisco, Cintia. Acho que esta lógica de uma faília por vez poderia continuar. Tão difícil ter um pouco de tranquilidade para curtir com nosso grupo, fotografar sem ter um monte de caras desconhecidas junto… Meu lado Monica Geller acredita que deveria ser assim em todo lugar ahahaha

    1. Super concordo, Marcia. Estava tudo tão organizado! E o topo da pedra é estreito, é até perigoso subir muita gente de uma só vez…

  10. Considero este post um verdadeiro achado para mim, que curto muito este tipo de passeio. Confesso que não conhecia o Mirante da pedra de São Francisco na Serra da Mantiqueira. Infelizmente, na região, no lado de SP,só estive em Campos do Jordão. Agora quero explorar a região e vou seguir sua dica. Obrigada.

  11. Realmente, todos os ângulos do mirante da Pedra de São Francisco são espetaculares, que lugar lindo. E pra mim, demonstrou também uma certa espiritualidade, talvez porque eu seja fã de São Francisco, rs. Adoraria visitar.

    1. Sim, é um lugar lindo mesmo, Fabíola. E vc tem razão quanto à espiritualidade, acho que a vista e a sensação de isolamento contribuem pra isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *