Search

CARDE, o museu de carros em Campos do Jordão

Conteúdo atualizado em 29 de janeiro de 2025

Inaugurado em 2024, o CARDE (pronuncia-se cardê) é a nova atração de Campos do Jordão. À primeira vista os desavisados podem achar que é só mais um museu de carro, mas nós estivemos lá e podemos dizer com certeza que é muito mais que isso. A ideia é juntar carros com design, arte, tecnologia e história do Brasil, e o resultado é impressionante! Mesmo aqueles que não entendem ou não gostam especialmente de carros antigos vão gostar, pois o conjunto ficou muito harmonioso, tornando-se uma ótima opção de passeio em Campos do Jordão.


Se for alugar um carro para passear por Campos do Jordão, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!


Como surgiu o CARDE

O CARDE foi idealizado pela sra. Lia Maria Aguiar, filantropa responsável por várias ações culturais e educacionais em Campos do Jordão. Os primeiros projetos de um museu surgiram em 2018, quando a sra. Lia adquiriu grande parte dos carros antigos de um famoso colecionador – muitos desses automóveis haviam feito parte de momentos históricos, e estava plantada aí a ideia de um espaço que unisse os carros à história moderna do Brasil.

Localizado no Alto da Boa Vista, numa grande área de araucárias e ocupando um espaço de 6 mil m2 que originalmente eram apenas uma chácara, o museu oferece um acervo incrível de carros impecáveis, junto a obras de arte, intervenções artísticas e uma impressionante cenografia feita crochê, além de uma disputadíssima escola de restauro de carros antigos. Até o símbolo do museu é um charme, evocando as marchas de um carro!

cenografia de crochê feita por artesãs de Brasília

Como é a visita ao CARDE

O museu é formado por dois pavimentos: no térreo, fica o acervo ligado à história do Brasil; no pavimento superior, uma exposição de carros diversos, um simulador, um pouco da história de Og Pozzoli, o colecionador original da maioria dos carros expostos, e uma varanda com vista para as araucárias.

Na área externa ficam também alguns carros: um antigo carro de bombeiros, uma ambulância e um carro branco onde pode-se deixar a assinatura ao final da visita.

Logo no início da visita, os visitantes são convidados a assistir a um vídeo contando a história do museu, a escolha e distribuição do acervo, a preocupação com a sustentabilidade e a conexão da arte e história com o momento atual. No vídeo há também vários depoimentos de pessoas ligadas ao museu, como a própria sra. Lia.

Só então é possível entrar no prédio, onde a primeira visão é a da foto de abertura desse post. A cenografia feita de crochê, uma arte abstrata que lembra imagens do Brasil em cores fortes, é linda! Dessa sala principal derivam as demais salas, cada uma cobrindo um período da história do Brasil a partir da proclamação da República, em 1889.

Em todas as salas, além das estrelas principais que são os carros, devidamente identificados e brilhando como novos, há sempre um contexto histórico e um vídeo sobre algum momento específico daquele período. Nos vídeos são mencionadas importantes figuras nacionais e internacionais, como Elvis Presley e Roberto Carlos, em cujos filmes havia vários carrões da década de 50 e 60.

Uma das integrações mais bonitas de arte-história-carros é a sala abaixo, com obras de grandes artistas modernistas, como Di Cavalcanti, junto com um imponente Chrysler coupê com detalhes em madeira.

Outra sala muito bacana do térreo é a que homenageia o engenheiro João do Amaral Gurgel e seus carros 100% brasileiros. Quem tem 40+ certamente se lembra dos carros dele, um visionário empreendedor. Vale a pena assistir ao vídeo que conta os detalhes da sua vida e perceber que o cara era mesmo um gênio.

Indo ao piso superior, os verdadeiros amantes de carro (como o pai dos malinhas e nosso malinha caçula) enlouquecem com os carrões em exposição: há desde um “piquenique” de fuscas a antigos Fords T, Porsches e uma McLaren homenageando o saudoso Ayrton Senna, além de outras preciosidades.

Finalizada a visita, pode-se assinar o carro que fica do lado de fora – um monitor controla a entrada e fornece uma caneta para cada visitante deixar sua marca.

O museu conta também com um restaurante, um café e uma lojinha, além da oficina de restauro (é possível visitá-la e conhecer um pouco do seu funcionamento através de um dos monitores) e passeios de “táxi”: uma voltinha pela área do museu em alguns carros antigos (pago à parte do ingresso).

Mais informações sobre o museu CARDE

O CARDE fica no bairro Alto da Boa Vista, próximo a outras atrações de Campos do Jordão, como o Palácio Boa Vista e a fábrica da Baden, e a pouco mais de 6 km do portal de entrada da cidade.

Há estacionamento pago no local (R$ 10 em janeiro/2025) e é possível comprar os ingressos online diretamente no site ou na bilheteria na entrada do museu. Dica: a compra online sai mais cara por conta da taxa de conveniência, sendo que o preço do ingresso já é salgado (R$ 120 inteiro), por isso recomendamos comprar no próprio museu.

Mais detalhes diretamente no site Carde Arte Design Museu e na página do Instagram @carde.museu.

Quem quiser combinar dois passeios em Campos do Jordão no mesmo dia, recomendamos muito visitar também o Museu Felicia Leirner, que fica a apenas 3 km do CARDE – na nossa opinião é um dos lugares mais bonitos da cidade, vale a pena conhecer!

Confira outras dicas de passeios em Campos do Jordão e na região da Serra da Mantiqueira aqui:

Onde se hospedar em Campos do Jordão

Campos do Jordão tem uma infinidade de opções de hospedagem, para todos os bolsos e em todos os formatos. Como moramos pertinho normalmente fazemos bate-volta, mas já passamos alguns fins de semana na cidade e conhecemos as seguintes pousadas:

  • Pousada das Hortênsias e Pousada Villa Capivary – ambas bem localizadas, próximas aos principais restaurantes e lojas
  • Hotel Fazenda Golden Park – localizado antes do portal da cidade, tem uma estrutura bem completa para famílias
  • Pousada Villa Serena – mais afastada do centro, no alto da Vila Inglesa, fica numa linda área verde
  • Espaço Canto – localizada na vizinha Santo Antonio do Pinhal, é uma pousada super confortável e com ótimo atendimento, boa opção para quem não se importar com o deslocamento entre uma cidade e outra

No mapa abaixo, outras opções pelo Booking:

 

Que tal um tour guiado em Campos do Jordão? Confira abaixo algumas opções:


Salve essa imagem no seu Pinterest

Gostou? Compartilhe!

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Garanta ingressos por aqui

Powered by GetYourGuide

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Continue entre Mochilas e Malinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *