Inaugurado em 2024, o CARDE (pronuncia-se cardê) é a nova atração de Campos do Jordão. À primeira vista os desavisados podem achar que é só mais um museu de carro, mas nós estivemos lá e podemos dizer com certeza que é muito mais que isso. A ideia é juntar carros com design, arte, tecnologia e história do Brasil, e o resultado é impressionante! Mesmo aqueles que não entendem ou não gostam especialmente de carros antigos vão gostar, pois o conjunto ficou muito harmonioso, tornando-se uma ótima opção de passeio em Campos do Jordão.
Se for alugar um carro para passear por Campos do Jordão, clique no link abaixo e faça uma cotação no nosso parceiro Rentcars!
Como surgiu o CARDE
O CARDE foi idealizado pela sra. Lia Maria Aguiar, filantropa responsável por várias ações culturais e educacionais em Campos do Jordão. Os primeiros projetos de um museu surgiram em 2018, quando a sra. Lia adquiriu grande parte dos carros antigos de um famoso colecionador – muitos desses automóveis haviam feito parte de momentos históricos, e estava plantada aí a ideia de um espaço que unisse os carros à história moderna do Brasil.
Localizado no Alto da Boa Vista, numa grande área de araucárias e ocupando um espaço de 6 mil m2 que originalmente eram apenas uma chácara, o museu oferece um acervo incrível de carros impecáveis, junto a obras de arte, intervenções artísticas e uma impressionante cenografia feita crochê, além de uma disputadíssima escola de restauro de carros antigos. Até o símbolo do museu é um charme, evocando as marchas de um carro!
Como é a visita ao CARDE
O museu é formado por dois pavimentos: no térreo, fica o acervo ligado à história do Brasil; no pavimento superior, uma exposição de carros diversos, um simulador, um pouco da história de Og Pozzoli, o colecionador original da maioria dos carros expostos, e uma varanda com vista para as araucárias.
Na área externa ficam também alguns carros: um antigo carro de bombeiros, uma ambulância e um carro branco onde pode-se deixar a assinatura ao final da visita.
Logo no início da visita, os visitantes são convidados a assistir a um vídeo contando a história do museu, a escolha e distribuição do acervo, a preocupação com a sustentabilidade e a conexão da arte e história com o momento atual. No vídeo há também vários depoimentos de pessoas ligadas ao museu, como a própria sra. Lia.
Só então é possível entrar no prédio, onde a primeira visão é a da foto de abertura desse post. A cenografia feita de crochê, uma arte abstrata que lembra imagens do Brasil em cores fortes, é linda! Dessa sala principal derivam as demais salas, cada uma cobrindo um período da história do Brasil a partir da proclamação da República, em 1889.
Em todas as salas, além das estrelas principais que são os carros, devidamente identificados e brilhando como novos, há sempre um contexto histórico e um vídeo sobre algum momento específico daquele período. Nos vídeos são mencionadas importantes figuras nacionais e internacionais, como Elvis Presley e Roberto Carlos, em cujos filmes havia vários carrões da década de 50 e 60.
Uma das integrações mais bonitas de arte-história-carros é a sala abaixo, com obras de grandes artistas modernistas, como Di Cavalcanti, junto com um imponente Chrysler coupê com detalhes em madeira.
Outra sala muito bacana do térreo é a que homenageia o engenheiro João do Amaral Gurgel e seus carros 100% brasileiros. Quem tem 40+ certamente se lembra dos carros dele, um visionário empreendedor. Vale a pena assistir ao vídeo que conta os detalhes da sua vida e perceber que o cara era mesmo um gênio.
Indo ao piso superior, os verdadeiros amantes de carro (como o pai dos malinhas e nosso malinha caçula) enlouquecem com os carrões em exposição: há desde um “piquenique” de fuscas a antigos Fords T, Porsches e uma McLaren homenageando o saudoso Ayrton Senna, além de outras preciosidades.
Finalizada a visita, pode-se assinar o carro que fica do lado de fora – um monitor controla a entrada e fornece uma caneta para cada visitante deixar sua marca.
O museu conta também com um restaurante, um café e uma lojinha, além da oficina de restauro (é possível visitá-la e conhecer um pouco do seu funcionamento através de um dos monitores) e passeios de “táxi”: uma voltinha pela área do museu em alguns carros antigos (pago à parte do ingresso).
Mais informações sobre o museu CARDE
O CARDE fica no bairro Alto da Boa Vista, próximo a outras atrações de Campos do Jordão, como o Palácio Boa Vista e a fábrica da Baden, e a pouco mais de 6 km do portal de entrada da cidade.
Há estacionamento pago no local (R$ 10 em janeiro/2025) e é possível comprar os ingressos online diretamente no site ou na bilheteria na entrada do museu. Dica: a compra online sai mais cara por conta da taxa de conveniência, sendo que o preço do ingresso já é salgado (R$ 120 inteiro), por isso recomendamos comprar no próprio museu.
Mais detalhes diretamente no site Carde Arte Design Museu e na página do Instagram @carde.museu.
Quem quiser combinar dois passeios em Campos do Jordão no mesmo dia, recomendamos muito visitar também o Museu Felicia Leirner, que fica a apenas 3 km do CARDE – na nossa opinião é um dos lugares mais bonitos da cidade, vale a pena conhecer!
Confira outras dicas de passeios em Campos do Jordão e na região da Serra da Mantiqueira aqui:
- Uma lista de atrações imperdíveis em Campos do Jordão
- Dica de roteiro: O que fazer em Santo Antonio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira
- Gastronomia: Onde comer em Santo Antonio do Pinhal
- Como fazer a Trilha do Bauzinho, em São Bento do Sapucaí
Onde se hospedar em Campos do Jordão
Campos do Jordão tem uma infinidade de opções de hospedagem, para todos os bolsos e em todos os formatos. Como moramos pertinho normalmente fazemos bate-volta, mas já passamos alguns fins de semana na cidade e conhecemos as seguintes pousadas:
- Pousada das Hortênsias e Pousada Villa Capivary – ambas bem localizadas, próximas aos principais restaurantes e lojas
- Hotel Fazenda Golden Park – localizado antes do portal da cidade, tem uma estrutura bem completa para famílias
- Pousada Villa Serena – mais afastada do centro, no alto da Vila Inglesa, fica numa linda área verde
- Espaço Canto – localizada na vizinha Santo Antonio do Pinhal, é uma pousada super confortável e com ótimo atendimento, boa opção para quem não se importar com o deslocamento entre uma cidade e outra
No mapa abaixo, outras opções pelo Booking:
Que tal um tour guiado em Campos do Jordão? Confira abaixo algumas opções:
Salve essa imagem no seu Pinterest