Search

Museu da Água em Indaiatuba

Conteúdo atualizado em 25 de janeiro de 2024

Aproveitamos que estávamos visitando a minha família e no último dia de um feriado prolongado fomos visitar o Museu da Água, em Indaiatuba (cerca de 100 km de São Paulo), inaugurado há pouco mais de um ano.

Ele fica localizado na represa do Cupini, um ponto de captação de água para a cidade desde a década de 30. A entrada é gratuita e é um passeio do jeito que gostamos: tem um pouco de história, de tecnologia e de natureza. Imperdível!

No prédio principal, todo moderno e com uma entrada linda, ficam a Sala Histórica, a Caixa d´Água (que é uma sala de exposição temporária) e um café. Um guia recebe as pessoas e explica um pouco das salas, e no dia em que fomos, por ser o fim de semana do dia das crianças, havia também atividades especiais para elas do lado de fora.

Logo na entrada havia uma exposição super interessante de dioramas – miniaturas de cenas, reais ou não, ao estilo do Mini Mundo de Gramado – feitos com material descartado, ou seja, com lixo. Havia desde a casa do Gru (Meu Malvado Favorito, adoramos!) até uma cena representando a guerra do Vietnã. Nesse link aqui a matéria completa sobre o artista e as obras que estavam expostas lá.

Ao lado da rampa fica uma parede repleta de frases e fotos relacionadas à importância da água e do consumo consciente, e na parte de cima a Caixa d´Água, com uma exposição interativa curtinha e cheia de tecnologia – ao final, pudemos interagir com os peixinhos numa mesa no meio da sala. Malinhas adoraram!

Na parte de cima também fica a Sala Histórica, onde é contada um pouco da história da captação de água da cidade e ficam expostas algumas peças antigas. Bem didático e simplificado. Saindo dali fica uma varanda, onde dá para tirar fotos lindas com o chafariz da represa ao fundo.

Seguimos então para a trilha ecológica, que margeia a represa. No início, numa espécie de deque, fica a Galeria de Hidrologia, com alguns painéis explicando um pouco sobre as bacias hidrográficas do Brasil e da região – há também um mapa antigo do estado de São Paulo, super bacana.

Ao longo da trilha, há algumas árvores identificadas com placas, com seu nome popular, nome científico e locais de incidência no Brasil. A ideia é mostrar um pouco das árvores típicas tanto do cerrado quanto da mata atlântica, já que ali tem um pouco dos dois. Da trilha sai também um caminho que dá numa biquinha de água cristalina… não tinha nenhuma placa explicativa, mas entendemos que é uma espécie de nascente da represa.

Em resumo: um ótimo passeio de família! Tivemos a sorte do dia estar bonito mas não muito quente, o que deixou o passeio super agradável e as fotos lindas.

Mais informações sobre o museu aqui:

museudaagua.sp.gov.br e www.facebook.com/museudaagua

Reportagem sobre os dioramas e o artista que estava expondo no museu:

http://bit.ly/2hiqxHlMuseudaAguaindaia

Quer conhecer mais sobre Indaiatuba? O blog Turistando com a Lu fez um apanhado geral muito bacana da cidade, cheio de dicas do que fazer lá: O que fazer em Indaiatuba no interior de São Paulo

Museu é lugar de criança sim! Nossa lista de preferidos aqui: Museu é lugar de criança sim!

 – Salve essa imagem no seu Pinterest –

Gostou? Compartilhe!

Planeje sua viagem!

Utilizando os links dos nossos parceiros abaixo, você não paga nada a mais e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo bacana e atualizado.

Search

Quem Somos

Somos uma família de 4: eu, Cíntia, engenheira de formação mas que sempre gostei de escrever e viajar; marido, que me acompanha nas viagens desde 2009; e nossos dois malinhas, Letícia e Felipe, atualmente com 14 e 11 anos, que carregamos por todos os lugares desde que ainda estavam na minha barriga.

Fazemos Parte

Siga no Facebook

Siga no Pinterest

Siga no Instagram

Reserve sua hospedagem

Booking.com

Vá de carro

Viaje de ônibus

Reserve tours guiados e transfers

Não viaje sem seguro

Seguro Viagem Geral 2

Ofertas aqui

Compre livros e muito mais

Posts Recentes

Livros para refletir sobre o racismo

No mês da Consciência Negra, alguns livros para refletir sobre o racismo, suas origens e consequências, em tempos e países diversos.

Como é o Olival em Cunha

Como é a visita a um dos lugares mais bonitos de Cunha: o Olival, na serra entre Cunha e Paraty.

Chegou o momento das férias

O período de férias do meio do ano é a oportunidade esperada para um merecido descanso e poder desfrutar de uma pausa que permita se

Museu Hering em Blumenau

Um museu interativo que reúne história, cultura e moda em Blumenau, através da história da Cia. Hering.

Continue entre Mochilas e Malinhas

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *