Quando eu era criança tinha uma ideia muito esquisita de museus em geral: lugares sisudos e sem graça, cheios de velharias, que muito raramente visitávamos em excursões da escola. Só fui verdadeiramente pegar gosto por eles quando comecei a viajar, em especial fora do Brasil, e comecei a perceber o tanto que podemos aprender (e relembrar aquelas aulas de História que não prestamos atenção na escola!) visitando os mais variados tipos de museus. Porque sim, existem aqueles com “velharias” mas também muitos outros tipos de museus, todos com seu encanto – sendo que muitos deles só descobri depois que passei a viajar com os malinhas.
Nesses tempos tão estranhos e polarizados que vivemos no país atualmente, de (falso) moralismo misturado com religião, de tão pouca valorização da educação, acho que vale enfatizar que museus podem e devem ser explorados pelas famílias e são um excelente meio de aprender mais sobre o mundo. E não é necessário que seja um museu super famoso ou enorme, tipo o Louvre ou o Metropolitan (que são maravilhosos!), existem montes de museus no Brasil, muitos deles perto da nossa casa, dos mais variados tipos e tamanhos, que são ótimas opções de passeios com ou sem crianças.
Consegui passar esse amor todo para o marido e malinhas, felizmente! Nossa preferência é por temas mais voltados a História e Ciências, mas sabemos também apreciar arte.
Abaixo alguns museus que já visitamos aqui no Brasil e super recomendamos.
⇝ MUSEUS TECNOLÓGICOS E/OU DE CIÊNCIAS ⇜
Catavento Cultural (São Paulo, SP)
Um dos museus mais divertidos pra levar as crianças, sem dúvidas. Mesmo as pequenas, que ainda não entendem bem os experimentos de física, se encantam com as áreas do corpo humano e a parte externa, onde podem ver de pertinho os aviões e até entrar neles.
Classifiquei o Catavento Cultural como ciências, mas tem também a parte histórica na área externa, onde há uma maria-fumaça, veículos e aviões antigos – além do próprio edifício, que data do início do século XX e é lindo.
Como é um museu enorme e sempre tem atrações temporárias, dá pra repetir muitas e muitas vezes. E de quebra ainda ir a pé até o Mercadão pra completar o passeio com um pastel de bacalhau ou um sanduíche de mortadela!
Detalhes do nosso passeio ao Catavento aqui: Passeios em São Paulo – Catavento Cultural e Mercadão
Museu de Zoologia da USP (São Paulo, SP)
O Museu de Zoologia é um museu gratuito em São Paulo que as crianças certamente vão amar! Todo focado em biodiversidade e evolução, o acervo que à primeira vista parece meio caótico logo se faz entender. E por tratar de assunto tão abrangente, tem de tudo, de dinossauros a conchas, muitos animais empalhados, reprodução dos biomas brasileiros, animais aquáticos, evolução dos hominídeos… Meus malinhas adoraram. E o bacana é que o museu tem uma extensa programação nos finais de semana e feriados, basta consultar no site ou na página do museu no Facebook (/mzusp). Para completar, fica localizado num bairro super antigo e bonito da cidade, o Ipiranga, bem pertinho do Museu do Ipiranga (que infelizmente está fechado há anos).
Post com todos os detalhes da nossa visita aqui: Passeios animais em São Paulo: Museu de Zoologia da USP e Instituto Butantan
Instituto Butantan (São Paulo, SP)
O Butantan é um lugar maravilhoso para se visitar em São Paulo, e combina 3 museus com uma área verde incrível. As crianças amam o Museu Microbiológico e seus microscópios, assim como o Museu Biológico, com cobras, sapos e outros bichos vivos. No Museu Histórico, a chance de ver equipamentos, móveis e documentos antigos e entender a origem do Butantan.
Eu particularmente acho fascinante poder conhecer um pouco do lugar de onde sai a maior parte das vacinas consumidas no Brasil, e onde estão sendo desenvolvidas novas vacinas, como a da dengue.
Mais fotos e informações neste post: Passeios animais em São Paulo: Museu de Zoologia da USP e Instituto Butantan
✈ Memorial Aeroespacial Brasileiro (São José dos Campos, SP)
Puxando a sardinha para o meu lado – afinal moro em São José e amo demais essa cidade – o MAB – Memorial Aeroespacial Brasileiro é uma pequena pérola que mostra um pouco da história da indústria aeronáutica. Fica do ladinho da Embraer, a única fabricante de aviões do país, e na parte externa há aviões, satélites e sondas espaciais que foram construídos no Brasil. No interior, foguetes, homenagens a Santos Dumont, o primeiro veículo movido a álcool, um avião Bandeirante… um pouco da história da aviação em si entrelaçada com o histórico das empresas que se instalaram na cidade. A entrada é gratuita.
Aqui o post contando todos os detalhes desse museu: Memorial Aeroespacial em São José dos Campos
Museu da Água (Indaiatuba, SP)
Museu pequenininho mas maravilhoso, o Museu da Água em Indaiatuba combina com delicadeza informação, história e natureza, perfeito para um passeio em família! Conta um pouco sobre a importância da água na vida de todos, a história da represa e da captação de água para a cidade e redondezas, e na parte externa ficam painéis bem didáticos com mapas das bacias hidrográficas e explicações históricas, além de uma trilha ecológica que margeia a represa. Uma ótima iniciação para quem tem preconceito contra museu. E a entrada é gratuita!
Aqui o post completo sobre o nosso passeio: Museu da Água em Indaiatuba
Museu de História Natural (Taubaté, SP)
O Museu de História Natural de Taubaté é um queridinho aqui de casa: os malinhas já foram com a escola e nós já o visitamos em família várias vezes. Perfeito para crianças de todas as idades, pois tem dinossauros e toda espécie de bichos empalhados. De tempos em tempos o acervo é modificado, o que significa que dá pra repetir o passeio sem risco de ver as mesmas coisas. A parte chata é que não é permitido fotografar dentro do museu
Um post completo com todas as informações dele aqui: Conheça com a gente o Museu de História Natural de Taubaté
Museu da Evolução e Biodiversidade (Itatiba, SP)
Atração inaugurada recentemente dentro do Zooparque Itatiba, no interior de São Paulo, é um museu que reúne muitas informações – desde a origem da vida no planeta até a imensa biodiversidade existente em cada uma das regiões do planeta, passando pela evolução do homem até o Homo sapiens. Quem é fã de dinossauros vai amar os vários esqueletos que ficam no térreo, e as crianças se encantam com os diversos ambientes formados por animais taxidermizados – a área da África é especialmente impressionante!
O museu complementa bem o passeio dentro do zooparque e as crianças amam. Tem post completo aqui: COMO É O ZOOPARQUE ITATIBA NO INTERIOR DE SP
⇝ MUSEUS HISTÓRICOS ⇜
Museu da Imigração (São Paulo, SP)
O Museu da Imigração é um mergulho na história do grande fluxo de imigração que ocorreu no Brasil no início do século XX. Acho que vale a visita para as crianças e para os adultos também, nesse momento que tanto se fala de refugiados de guerra e de países em colapso econômico. Neste prédio no bairro da Moóca – a antiga Hospedaria dos Imigrantes, que funcionava como centro de triagem e quarentena das pessoas que vinham da Europa e do Japão, principalmente, para trabalhar nas fazendas de São Paulo e do Paraná – hoje pode-se conhecer um pouco sobre quem eram essas pessoas, como e porque vinham para cá, em que condições se hospedavam. Ótima oportunidade de conhecer um pouco mais desse pedaço da história do Brasil!
Contei sobre nossa visita nesse post aqui: São Paulo – dicas de passeios curtos
⚽ Museu do Futebol (São Paulo, SP)
Prato cheio pra quem aprecia o futebol! Usando de muita tecnologia, no Museu do Futebol é possível viajar pela história desse esporte tão popular no Brasil. Dá pra ouvir narrações de jogos antigos, assistir a lances de jogos históricos, experimentar a sensação de estar dentro de um estádio, aprender a origem de termos populares no futebol… Mesmo pra quem não é super fã, como eu, é um passeio interessante. Há até uma área onde se relacionam os principais fatos históricos do ano de cada Copa do Mundo, muito legal. E meus malinhas amaram o jogo virtual, onde pode-se chutar uma bola virtual num campo também virtual.
Tudo sobre ele aqui nesse post: Museu do Futebol e Morumbi
Museu Tecnológico Ferroviário (Paranapiacaba, distrito de Santo André, SP)
Conhecer Paranapiacaba, um distrito de Santo André na grande SP, já é entrar num túnel do tempo. A cereja desse bolo é o Museu Ferroviário, repleto de história das ferrovias no Brasil, onde se pode ver partes dos trens e vários objetos utilizados nos trens e nas estações, ver as caldeiras antigas, entender um pouco do funcionamento da estação… tudo em tamanho natural e nos próprios prédios que eram utilizados há mais de um século. Minha malinha mais velha adorou o português antigo das placas, foi uma ótima oportunidade pra entender como nossa língua evoluiu com o tempo. Mesmo para as crianças pequenas é um bom passeio, pois com certeza vão se encantar com o tamanho das peças e se divertir correndo entre um prédio e outro. Nós adoramos o museu e a vila em si.
Aqui nesse post contei tudo sobre o museu e o dia em que passamos na vila -> O que fazer em Paranapiacaba com 2 malinhas
♒ Memorial do Tietê (Salto, SP)
Um local dedicado a contar a história do rio mais importante do estado de São Paulo, e um dos mais importantes na História do Brasil, o rio Tietê. O Memorial do Tietê é uma justa homenagem a esse rio tão judiado por poluição de todos os tipos e frequentador assíduo de noticiários. Muitas histórias fantásticas e lendas que envolvem o rio são contadas em painéis ilustrados, assim como a história de várias cidades importantes do estado que nasceram e cresceram à sua beira. Um passeio gratuito que faz a gente se lembrar de muitas aulas de História e Geografia!
Post completo da nossa visita aqui -> Memorial do Rio Tietê e Complexo da Cachoeira em Salto com 2 malinhas
Museu Finlandês Eva Hilden (Penedo, RJ)
Um pouco da Finlândia no Rio de Janeiro? Pois existe! No pequeno distrito de Penedo, na fronteira do estado do Rio com São Paulo, fica o Museu Finlandês. Penedo foi originalmente fundada por finlandeses, e o museu se originou de uma coleção particular, fazendo parte do Clube Finlândia. A intenção ali é mostrar um pouco da cultura, geografia e costumes da Finlândia, assim como registrar como foi a colonização daquela região. Muito interessante, pois sabemos tão pouco desse país frio!
Todos os detalhes nesse post aqui: Itatiaia e Penedo em um fim de semana com 2 malinhas
Museu Imperial (Petrópolis, RJ)
Esse lindo prédio rosa, em estilo neoclássico e rodeado por um jardim maravilhoso, foi construído para ser a residência de verão da família imperial brasileira (que queria fugir do calor e da febre amarela da capital). Hoje o Museu Imperial é um dos museus históricos mais bem conservados e organizados do Brasil, que conta com detalhes o período imperial no Brasil através de móveis, documentos e outros objetos da época. Uma pena que não é permitido fotografar o seu interior, então temos registros apenas do lindo jardim e do Pavilhão das Viaturas, um prédio ao lado do principal que guarda diversos veículos usados entre os séculos 18 e 20 (inclusive a maria-fumaça utilizada até meados da década de 1960 na Estrada de Ferro da Serra de Petrópolis). Passeio obrigatório numa viagem a Petrópolis!
Mais sobre o museu e a cidade aqui: Roteiro em Petrópolis: 4 dias com 2 malinhas
⇝ MUSEUS DE ARTE ⇜
Pinacoteca de São Paulo (São Paulo, SP)
Estamos longe de ser entendidos de arte, mas a Pinacoteca é um lugar tão icônico da cidade de São Paulo que tem que ser visitada ao menos uma vez. Além de ficar ao lado da Estação da Luz, é um prédio lindo e sempre tem mostras diferentes, capazes de agradar a todos os gostos. Para os menores, há toda uma área onde se pode tocar as obras – uma experiência super interessante até pra nós adultos. Colado a ela fica o Parque da Luz com várias obras também pertencentes ao acervo da Pinacoteca.
Aqui os detalhes desse passeio: São Paulo – dicas de passeios curtos
⛪ Museu de Arte Sacra (São Paulo, SP)
Considero esse um passeio mais “adulto” pois a maioria das impressionantes imagens do Museu de Arte Sacra fica bem à altura de mãozinhas curiosas. Mas é um museu impressionante pelo acervo e pelos detalhes de cada peça, e o seus jardins são lindos, com várias fontes com imagens antigas de anjinhos. Fica bem pertinho da Pinacoteca e pode ser uma boa combinação de passeios – foi o que fizemos.
Os detalhes estão aqui: São Paulo – dicas de passeios curtos
Museu de Arte de São Paulo (São Paulo, SP)
Um ícone da cidade de São Paulo, localizado na Avenida Paulista e ponto nervoso de toda e qualquer manifestação na cidade – quem nunca ouviu falar do “vão do MASP”? Mas o MASP é bem mais que um simples ponto de encontro, a começar pelo prédio cheio de estilo, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi. Ele pretende trazer arte como motivo de questionamento, abordando temas atuais como racismo, feminismo e inclusão social. Além do seu acervo permanente há sempre exposições temporárias, basta consultar o site. Nós fomos na exposição da pintora modernista Tarsila do Amaral, que os malinhas já tinham estudado na escola, e ficamos encantados.
Vale muito a pena visitar o MASP e depois combinar uma caminhada pela Avenida Paulista num domingo, exatamente como fizemos e contamos neste post: MASP + Avenida Paulista com crianças
Museu Oscar Niemeyer (Curitiba, PR)
O MON – Museu Oscar Niemeyer é, sem dúvidas, um dos museus mais lindos que já fomos! O prédio em si é uma obra de arte, os espaços amplos e as exposições com temas variados são as atrações principais. Passeio obrigatório pra quem vai a Curitiba (inclusive faz parte do roteiro dos ônibus turísticos). Com certeza não é necessário ser entendido em arte para apreciar a beleza desse museu.
Todos os detalhes aqui nesse post: Curitiba com 2 malinhas
Museu Felicia Leirner (Campos do Jordão, SP)
Adoramos esse lugar, e é um dos nossos pontos preferidos em Campos do Jordão. As esculturas a céu aberto, onde as crianças podem interagir, ficam em meio à uma paisagem linda. O Museu Felícia Leirner fica no alto de um morro, num local mais isolado, e a vista é incrível. Considero um passeio obrigatório em Campos do Jordão, pra fugir do básico Capivari-lojas-restaurantes… Tenho certeza que mesmo aqueles mais resistentes, que dizem não entender patavina de arte, vão amar esse museu.
Um lugar tão bonito que mereceu um post só pra ele: Museu Felícia Leirner em Campos do Jordão
Poderia continuar escrevendo aqui pra sempre! Com certeza faltaram vários museus nessa lista – nesse post estão apenas aqueles onde estivemos mais recentemente e mais nos marcaram. Vale compartilhar aqui a lista de museus em Belo Horizonte que o blog Expedições em Família fez, todos incríveis: Museus de Belo Horizonte com crianças
De qualquer modo, fica aqui a dica: não perca a oportunidade de entrar em museu! Sempre vai ter algo interessante que vale a pena ser conversado e explorado com os pequenos.
– Salve essa imagem no seu Pinterest –